domingo, dezembro 21, 2025

DESTAQUES NO TRANSPORTE: VENCEDORES DO PRÊMIO NTC

São Paulo foi palco da cerimônia de entrega do XXI Prêmio NTC Fornecedores do Transporte. O majestoso Palácio dos Transportes recebeu empresários finalistas, empresas parceiras e entidades de todo o Brasil para celebrar a conquista no setor.

Desde sua estreia em 1998, o evento anual tornou-se um marco na indústria, congregando líderes das empresas finalistas, empreendedores do transporte de carga e proeminentes representantes de entidades. Esta edição não foi exceção.

A cerimônia, uma tradição que ganhou ainda mais destaque ao ser incorporada à Fenatran em 2022, assinalou não apenas o retorno das atividades presenciais, mas também a evolução do prêmio ao longo de duas décadas. Agora, o evento reconhece empresas em 16 categorias distintas, desde montadoras de caminhões até corretoras de seguro de cargas.

Leia também: o triciclo Piaggio Apé Cargo para entregas urbanas

A pesquisa

A edição atual contou com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) como colaborador, responsável pelo desenvolvimento e verificação da pesquisa. A pesquisa concentrou-se exclusivamente em transportadoras associadas à NTC&Logística, abrangendo entidades afiliadas, sindicatos e federações.

Na abertura da solenidade, o presidente Francisco Pelucio compartilhou suas emoções: “Estou profundamente emocionado e feliz por todos vocês aqui presentes. Realizamos um dos maiores eventos, o CONET&Intersindical, que enriqueceu minha gestão e nossa entidade. Agora, avancemos para a PREMIAÇÃO e expresso minha gratidão aos patrocinadores, colaboradores e empresários. Essa conquista é resultado do esforço coletivo. Juntos, continuaremos a escrever capítulos de sucesso.”

Após os discursos iniciais, a atenção voltou-se para a revelação dos vencedores em cada categoria. O presidente da Associação, Francisco Pelucio, juntamente com o vice-presidente Eduardo Rebuzzi, o diretor financeiro Marcelo Rodrigues e a economista e coordenadora de projetos do IPTC, Raquel Serini, entregaram os prêmios aos vencedores:

Premiados

1. Montadora/modelo de caminhões semileves e leves: Mercedes-Benz

2. Montadora/modelo de caminhões médios: Mercedes-Benz

3. Montadora/modelo de caminhões semipesados: Scania

4. Montadora/modelo de caminhões pesados: Scania

5. Montadora de caminhões elétricos: Volkswagen

6. Rede de concessionárias de caminhões: Scania

7. Empresas de cartão combustível: Pamcard

8. Empresa de pagamento de pedágio: Sem Parar

9. Fabricante de carrocerias ou implementos: Randon

10. Fabricante de pneus: Michelin

11. Rastreador eletrônico e telemetria para gestão de frotas: Sascar

12. Corretora de seguro de cargas: Pamcary

13. Administradora de Consórcio para o segmento de veículos pesados: Consórcio Scania

14. Rede de Abastecimento: Petrobras

15. Concessionária de Rodovias: Grupo CCR

16. Cooperativa de Crédito: Sicredi

Leia também:

 

MERCEDES-BENZ TESTA eACTROS 600 ELÉTRICOS EM ESTRADAS SOB ALTAS TEMPERATURAS

0

A eletrificação de frotas com caminhões no Brasil não pode ser comparada com o estágio avançado que está na Europa e Estados Unidos. Mas, fabricantes chineses já estão com os seus planos adiantados para o Brasil, como dizem a BYD, GWM e XCMG Brasil. A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi pioneira na produção local com o VW e-Delivery, e a Volvo do Brasil já está com o FM Electric em teste por transportadores e embarcadores brasileiros, como Citrosuco e PepsiCo. A Mercedes-Benz Trucks agora, já testa o eActros 600 Elétrico em ambientes quentes similares aos do Brasil. Isso não significa que a marca já prepara o lançamento no nosso mercado, mas é mais um passo dado.

O eActros 600, um caminhão elétrico a bateria projetado para transporte de longa distância, passou por cinco semanas de testes em Andaluzia, na Espanha. Durante esse período, engenheiros de teste submeteram o veículo a altas temperaturas de até 44 graus Celsius.

Nos liga no LinkedIn!

Lançamento previsto para outubro

O foco desses testes abrangeu diversas áreas, desde o funcionamento do sistema de ar-condicionado em temperaturas extremas até o desempenho do trem de força elétrico e a gestão térmica da bateria. Medidas durante o processo de carregamento rápido nas estações de recarga também foram parte do escopo de avaliação.

Um protótipo do eActros 600 completou uma jornada de mais de 2.000 quilômetros, partindo de Granada, Espanha, passando por Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon, e finalmente chegando ao centro de desenvolvimento e testes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, Alemanha.

A estreia mundial do eActros 600 está agendada para 10 de outubro deste ano no mercado europeu. A produção em série está planejada para começar em 2024.

Dr. Konrad Götz, vice-chefe de Testes Globais de Caminhões Mercedes-Benz, comentou sobre os testes, afirmando: “O eActros 600 enfrentou desafios rigorosos, desde testes de inverno na Finlândia até altas temperaturas na Espanha. Agora, aguardamos ansiosamente os testes em situações reais com nossos clientes.”

Durabilidade

O eActros 600 apresenta uma nova linguagem de design, com uma cabine que mistura elementos do protótipo-conceito revelado no IAA, combinando linhas aerodinâmicas e claras. Equipado com três conjuntos de baterias, totalizando mais de 600 kWh de capacidade, e dois motores elétricos gerando potência contínua de 400 kW e pico superior a 600 kW, o veículo oferece um desempenho impressionante.

A Mercedes-Benz Trucks também está trabalhando para garantir que o eActros 600 atenda aos padrões de durabilidade comparáveis aos caminhões pesados convencionais, com a meta de 1,2 milhão de quilômetros rodados em um período de dez anos.

As baterias do eActros 600 utilizam tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que garantem longa vida útil e maior energia utilizável. Os planos incluem a capacidade de carregar as baterias de 20 a 80% em menos de 30 minutos. Isso com uma estação de carregamento de cerca de um megawatt.

Leia também:

ONSV CRIA CAMPANHA POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O Ministério da Saúde e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam que o número de mortes no trânsito brasileiro em 2022 foi superior a 33 mil, levando em conta todos os tipos de vias.

Esses dados mostram um aumento em relação aos anos anteriores, indicando uma tendência preocupante para a segurança viária no país.

Segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a necessidade de ação é clara, e é por isso que diversos órgãos, empresas e entidades estão unindo forças para lançar a Semana Nacional de Trânsito 2023.

Com o lema “No trânsito, escolha a vida“, a Semana Nacional de Trânsito 2023 ocorrerá entre 18 e 25 de setembro. Essa iniciativa, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visa conscientizar a sociedade sobre a importância de comportamentos seguros e responsáveis nas vias, respeitando as leis e os direitos de todos os usuários.

Parceria Pela Vida nas Estradas

Para combater essa realidade preocupante, o OBSERVATÓRIO lançou uma campanha de educação no trânsito. Em colaboração com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Ministério da Infraestrutura, a campanha visa propagar a mensagem de que fazer a escolha certa é crucial nas estradas, seja você motorista, passageiro, pedestre, ciclista ou motociclista.

A campanha da Semana Nacional de Trânsito 2023 disponibiliza diversos recursos educativos, como cartazes, folders, vídeos, spots de rádio e posts nas redes sociais. Esses materiais serão distribuídos pelos parceiros do evento para ser utilizado pelos meios de comunicação, como nós, do Frota News vamos fazer.

 Além disso, uma variedade de atividades on-line e presenciais está planejada. Estão inclusos palestras, cursos, blitzes educativas, simulados, exposições e concursos culturais que terão suas agendas divulgadas por nós.

Convite à Participação

O OBSERVATÓRIO está convidando todos os cidadãos a se envolverem na Semana Nacional de Trânsito 2023. Todos nós podemos fazer escolhas em prol da vida no trânsito. Uma vez que as estradas são compartilhadas por pessoas, cada indivíduo tem o poder de contribuir para torná-las mais seguras e humanas. É hora de fazer a diferença nas ruas do Brasil, optando por um trânsito mais seguro e consciente.

Conheça também o triciclo Piaagio Apé Cargo para entregas urbanas

Educação no transporte é fundamental para a segurança veicular:

ALGUMA EMPRESA DE TELEMETRIA ESTÁ FAZENDO O QUE A RIO ESTÁ?

Como em todas as famílias nas quais sempre haverá um filho mais tímido e rejeitado. O mesmo ocorre em grupos empresariais. O TRATON Group possui cinco marcas: MAN Truck & Bus, Navistar, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e? RIO.

O nome RIO não tem nada a ver com o Rio de Janeiro, mas tem a ver com a analogia da fluidez dos rios, como o Rio Amazonas.

De uma forma simples, a RIO é uma empresa do TRATON Group para dar fluidez aos dados da gestão de frota, como uma rede inteligente de operações das transportadoras e empresas de logística. Oferece telemetria e muito mais do que só telemetria. É complexo e simples ao mesmo tempo.

Como o RIO é tímido, encontrei uma operação com a Schmitz Cargobull, uma fabricante alemã de implementos rodoviários, para exemplificar como o RIO é útil.

A Schmitz Cargobull não está presente no Brasil e nem tem planos para abrir fábrica por aqui. Mas, a RIO está, mesmo que a maioria das pessoas não saibam.

Nos siga no LinkedIn!

Entendo a RIO no Brasil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) oferece os serviços da RIO nos veículos dela. Porém, quando a RIO começou a ser oferecida no Brasil, os frotistas já utilizavam serviços de centenas de empresas que oferecem serviços similares, tendo a telemetria como serviço principal.

A VWCO faz um esforço enorme para que os clientes comprem os caminhões dela com os serviços da RIO. Porém, o artigo 39º do Código de Defesa do Consumidor é rigoroso com empresas que fazem vendas casadas.

O cliente que compra um caminhão VW não é obrigado a comprar os serviços da RIO sem precisar. O cliente precisa ser convencido que os serviços são melhores do que ele tem e das centenas de outras empresas que atuam no mercado de telemetria.

Na prática, a VWCO oferece um pacote básico gratuitamente para quem compra um caminhão ou ônibus VW. Por ser gratuito, desconfigura a venda casada e passa a ser legal.

Agora, vamos entender, como a RIO na Europa está encontrando caminhos inteligentes para ser uma empresa com serviços além da telemetria como conhecemos.

Leia mais sobre implementos rodoviários!

Parceria Inovadora

Na vanguarda da transformação digital, a Schmitz Cargobull e a RIO uniram forças para criar uma parceria inovadora.

A colaboração visa desenvolver novas comunicações digitais entre reboques e cavalos mecânicos.

Por meio da integração com a RIO, os dados dos reboques Schmitz Cargobull são enviados para o portal da empresa, enquanto os dados telemáticos dos caminhões fluem por meio da conectividade com o TrailerConnect Data Management Center.

“Despachantes e gerentes de frota agora podem acessar, em tempo real e em um único lugar, dados abrangentes de caminhões e reboques. Isso simplifica agendamentos e a coordenação de chamadas de serviço”, afirma Matthias Cordes, chefe de telemática de gerenciamento de produtos.

Menos complexo do que parece

A integração não exige hardware adicional, fornecendo uma visão clara e detalhada dos principais dados de caminhões e semirreboques em uma plataforma única.

As informações da empresa digital e Schmitz Cargobull Trailer são exibidas em tempo real, incluindo insights abrangentes sobre a frota e mapas.

“Esta interface entre RIO e Schmitz Cargobull TrailerConnect é um passo crucial para simplificar os processos logísticos, rompendo com os vazios de dados do passado”, afirma, certamente, Jan Kaumanns, CEO do RIO.

Num piscar de olhos, assim, os gerentes de frota têm acesso centralizado aos dados telemáticos de caminhões e semirreboques no portal TrailerConnect. Isso otimiza o despacho, a roteirização, ademais, e o gerenciamento de horários, elevando a eficiência da frota e reduzindo custos operacionais.

 Os dados combinados, enfim, também aprimoram a gestão de manutenção, com alertas em tempo real para planejamento de reparos e redução de tempos de inatividade.

Por fim, ao oferecer dados telemáticos de reboques, a Schmitz Cargobull impulsiona a transformação digital da indústria, criando uma base sólida para controle otimizado de logística integrada e eficiência com baixo custo total de propriedade (TCO).

FÃS DE CAMINHÕES CRUZAM CONTINENTES EM ÉPICA VIAGEM ATÉ O MAIOR FESTIVAL EUROPEU

Uma façanha incrível marcou o cenário dos caminhões quando dois entusiastas chineses da estrada embarcaram numa viagem épica de 15.900 km. Eles viajaram a bordo de um Scania 650 S de Xangai, na China, até Assen, na Holanda, para participar do Truckstar Festival.

Liu Weitao e Guo Longxian, motoristas e proprietários da Shanghai Haizhou Transportation Company, decidiram levar sua paixão por caminhões para um nível completamente novo.

Eles enfrentaram as estradas sinuosas, cruzaram continentes e superaram desafios para participar do renomado Truckstar Festival, na Holanda. Este feito marcou um momento histórico, sendo a primeira vez que uma placa de caminhão chinesa brilhou na competição Truckstar.

Leia também: VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

O Truckstar europeu

Com mais de 2.200 caminhões e cerca de 57.000 visitantes, o Truckstar Festival é um evento anual que reúne apaixonados pelo transporte de toda a Europa no circuito TT em Assen, na Holanda.

É considerado o maior e mais divertido festival de transporte do continente, com diversas atrações, como corridas de caminhões, shows musicais, exposições de caminhões customizados. Também ocorre o caminhão mais bonito da Holanda.

A edição de 2023 ocorreu no final de julho. Com a determinação e o entusiasmo típicos dos verdadeiros aficionados, os transportadores embarcaram nessa jornada não apenas para competir, mas também para absorver conhecimento e experiência dos entusiastas europeus dos caminhões.

Liu compartilhou suas motivações: “Queremos participar pessoalmente do festival e aprender com ele. A participação é incrível com muitas pessoas presentes. Cria uma atmosfera particularmente boa e queremos trazer esta experiência de volta à China.”

Nos siga no LinkedIn!

O Truckstar chinês

O transportador também é o organizador do primeiro festival de caminhões chinês, e ele espera aplicar as ideias e conhecimentos que absorveu na Holanda para aprimorar a próxima edição do evento em Xangai.

A influência da cultura dos caminhões tem crescido notavelmente na China nos últimos anos. Tradicionalmente, os caminhões eram vistos como veículos utilitários baratos, mas essa percepção está mudando.

A viagem

Liu e Guo experimentaram essa conexão em primeira mão durante sua jornada. Viajando no Scania 650 S, eles percorreram 15.900 km sem problemas significativos. “A cabine é muito alta e espaçosa e as condições de vida são extremamente confortáveis. Dormimos, enfim, no caminhão por duas semanas, percorrendo cerca de 13 mil km, e isso não nos causou nenhum problema durante toda a viagem,” compartilhou Liu.

Durante sua passagem pela Suécia, os caminhoneiros visitaram a oficina de Sven-Erik Bergendahl, assim, um renomado construtor e personalizador de caminhões Scania.

A jornada épica de Liu Weitao e Guo Longxian não só demonstrou o poder da paixão pelos caminhões, mas também a crescente influência da cultura dos caminhões na China. Com o Truckstar Festival como um catalisador inspirador, esses entusiastas da estrada estão levando de volta para casa não apenas memórias incríveis, mas também conhecimento valioso que irá enriquecer ainda mais a cena dos caminhões chineses.

VOLKSWAGEN SAVEIRO 2024: INOVAÇÃO NA PICAPE TRADICIONAL

0

A Volkswagen traz para 2024 a mais recente evolução da sua icônica picape, a Saveiro. Completando 41 anos de história ininterrupta no mercado brasileiro, a nova Saveiro apresenta um design mais robusto e imponente, além da estreia da versão Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok.

A Volkswagen renovou o design da Saveiro 2024 para seguir a nova linha de desenho da marca. A introdução de duas novas cores exclusivas, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, soma-se às opções já conhecidas – Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Conheça também: novo triciclo Piaggio Apé Cargo para entregas urbanas

A Saveiro sempre se destacou como ferramenta tanto para trabalho quanto para lazer. A linha 2024 da Saveiro chega com itens exclusivos de série em todas as versões.

Sensores de estacionamento traseiros, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (Hill Hold Control) e freios a disco nas quatro rodas são apenas alguns dos destaques que a picape oferece para garantir segurança e conforto aos seus ocupantes.

LP2

Desempenho econômico

Sob o capô, a Saveiro mantém o motor EA211, um 1.6 que entrega 116 cv e 158 Nm de torque, ademais, combinado a um câmbio manual de cinco marchas. Com uma suspensão dianteira levemente elevada, certamente, a picape garante uma condução confortável tanto nas estradas quanto em terrenos mais acidentados.

A versão Extreme, herdada da Amarok, enfim, é o ápice da gama Saveiro 2024. Com design exclusivo, adesivos marcantes e acabamentos diferenciados, ademais, a Extreme é uma opção para quem busca uma picape versátil.

Por fim, neste ano, até julho, a Volkswagen vendeu 24.442 unidades da picape Saveiro, sendo 23.336 unidades por vendas diretas. Portanto, 95,94% foram das vendas foram para pessoas jurídicas.

Saiba como melhorar o transporte:

DEPUTADO VISITA FABET-SP: EDUCAÇÃO PARA UM TRANSPORTE MAIS SEGURO E EFICIENTE

O deputado estadual Vitor Alexandre Rodrigues — Vitão do Cachorrão (Republicanos), que está em seu primeiro mandado na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), teve o seu primeiro Projeto de Lei (391/2023) em prol dos caminhoneiros aprovado pelos colegas parlamentares.

Eleito duas vezes como vereador de Sorocaba (SP), inclusive como o mais eleito no último mandato na cidade, Vitão do Cachorrão abraçou as causas do transporte como um dos propósitos dele na política.

Para conhecer mais sobre os transportes, o deputado visitou a Fabet São Paulo. Trata-se da única fundação educacional especializada no setor do transporte sem fins lucrativos do Brasil. Ela é pioneira em programas de formação, especialização e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas empresas do segmento e áreas afins.

Fundação sem fins lucrativos

O político foi recebido pela gerente-geral da Fabet-SP, Salete Argenton. Ela apresentou todas as instalações da instituição em Mairinque (SP), que já formou mais de 200 mil alunos somente na filial São Paulo.

Salete reforçou a importância da instituição no processo de formação avançada de novos motoristas. Trata-se de uma categoria de profissionais escassa atualmente e o quanto é necessário investir no preparo de quem vai conduzir veículos modernos e tecnológicos.

A capacitação garante que esses mesmos profissionais auxiliem na redução dos sinistros que acontecem nas estradas, humanizando o trânsito e contribuindo para o setor ser mais seguro, eficiente e produtivo.

O deputado também conversou com os motoristas profissionais que estão em uma das turmas em andamento na Fabet-SP (foto).

Segurança viária faz parte de ESG

Por se tratar de uma fundação educacional no transporte, principalmente, para melhoria da segurança viária, o deputado estadual se comprometeu levar para os órgãos públicos estaduais responsáveis a questão de melhoria da segurança no acesso dos alunos, professores e demais públicos à instituição.

A Fabet-SP fica às margens de uma das mais modernas rodovias do Brasil. Enfim, ela é administrada pelo Grupo CCR, grupo este que pode contribuir com melhorias de acesso por meio de suas políticas de ESG.

Por fim, fica o desejo explícito aqui de toda uma categoria para os órgãos públicos investirem mais nessa instituição que se tornou modelo para além das fronteiras do Brasil.

deputado
Com alunos em frente a frota de caminhões escola

Cursos da Fabet-SP com inscrições abertas para 2023

A Fabet-SP é reconhecida como uma instituição de excelência na formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas de transporte, logística e mobilidade. Com uma infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado, ademais, a Fabet-SP oferece diversos cursos voltados para o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil.

Ao escolher a Fabet-SP, os alunos terão acesso a uma estrutura completa e especialmente pensada para proporcionar o melhor ambiente de aprendizado. Certamente, a sede São Paulo conta com salas de aula modernas, laboratório de aprendizado, dormitórios para alunos de outras regiões, restaurante para refeições durante o período do curso, moderno teatro para 300 pessoas, e claro, frota com furgão, caminhões leve, truck e composições de diferentes configurações para treinamento, incluindo biarticulados.

Conheça os cursos que estão com inscrições abertas!

Curso para área de gestão:

cursos da Fabet
cursos da Fabet-sp
Os cursos da Fabet-SP são pioneiros na inclusão das mulheres

Para garantir uma vaga nessa oportunidade única, interessados devem entrar em contato com o departamento comercial da Fabet-SP por meio do WhatsApp (49) 9918-8844 / 49 9966-9983 ou telefone (11) 4708-1784. Então, o departamento fornecerá todas as informações sobre valores de investimento e formas de pagamento.

Por fim, além dos cursos anunciados, a Fabet-SP disponibiliza uma equipe especialização para customização de cursos em sua sede em Mairinque (SP) ou In Company, além dos cursos on-line no formato EaD.

Abaixo, links para outros artigos relacionados:

CASE: COMO O GRUPO RD FEZ PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E DE EMISSÕES

EXPOINTER 2023 MOSTRA A RIQUEZA DO AGRO GAÚCHO

A Expointer 2023, uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina, ocorre entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento, que vai até o dia 3 de setembro, promete reunir milhares de visitantes, expositores, produtores rurais, pesquisadores e autoridades do setor.

A feira contará com a participação de 372 expositores de máquinas e equipamentos agrícolas, artesanato, produtos da agricultura familiar e gastronomia típica.

A programação da Expointer 2023 também inclui diversos eventos técnicos, culturais e educacionais, como seminários, debates, lançamentos de livros, fóruns, palestras e shows. Entre os temas abordados estão a irrigação, a estiagem, a parceria econômica Brasil-China, o biogás, as mudanças climáticas e a erva-mate.

Produção rural gaúcha

A subsecretária do parque, Elizabeth Cirne-Lima, afirmou que a Expointer 2023 alia as tradições e a qualidade da produção rural gaúchas com o uso de novas tecnologias. Assim, ela destacou que a feira é uma oportunidade para mostrar o potencial do agronegócio do estado e do país para o mundo.

Os ingressos para a Expointer 2023 já estão disponíveis para compra online no site oficial no final deste artigo ou pontos de venda físicos. O valor é de R$ 15 para adultos e R$ 7 para crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 65 anos. O horário de funcionamento da feira é das 8h às 20h30min.

Como chegar

Para chegar ao parque, que fica localizado no km 13 da BR-116 (via lateral) em Esteio/RS, os visitantes podem optar pelo carro, pelo ônibus ou pelo trem. Certamente, há estacionamento no local e linhas especiais de transporte coletivo que saem de Porto Alegre e de outras cidades da região metropolitana. Também, ademais, é possível acessar o parque por trem, de Porto Alegre a Novo Hamburgo, desembarcando na estação Esteio.

A Expointer 2023 é uma realização do governo do estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O evento é em parceria com as entidades copromotoras. São elas: Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e, enfim, o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

Por fim, para mais informações sobre a Expointer 2023, acesse o site oficial: Expointer

Entenda os cinco níveis de veículos autônomos definidos pela SAE

0

O termo veículo autônomo e semiautônomo são usados de forma generalizadas, na maioria das vezes, confundindo o leitor. Porém, em 2014, a Sociedade Americana de Engenheiros (SAE) divulgou, pela primeira vez, as definições em 5 níveis para criar um parâmetro de entendimento pela indústria automotiva.

Os Estados Unidos são o país mais adiantado no tema, com cerca de 29.000 km já mapeados para o tráfego de caminhões autônomos Nível 4, inclusive, já com um ponto de parada tecnológico para este tipo de veículo.

Então, conheceremos os cinco níveis, conforme a SAE:

Nível 0: Sem automação. O veículo não possui nenhum sistema que auxilie o motorista na condução, sendo totalmente responsável por acelerar, frear, direcionar e monitorar o ambiente.

Nível 1: Assistência ao condutor. O veículo possui alguns recursos que auxiliam o motorista a controlar a velocidade ou a direção, mas não os dois ao mesmo tempo. Por exemplo, o piloto automático inteligente, alerta de colisão, entre outros.

Nível 2: Automação parcial. O veículo consegue controlar a velocidade, a direção e a posição na pista simultaneamente, mas apenas em algumas situações e condições, como em estradas com as faixas de rolagem visíveis. O motorista ainda precisa estar atento e pronto para assumir o controle a qualquer momento.

Nível 3: Automação condicional. O veículo consegue acelerar, desacelerar e até mesmo ultrapassar os outros veículos sem intervenção humana, mas apenas em certas condições e cenários. O motorista pode se distrair com outras atividades, mas eventualmente terá que assumir o controle em situações de risco.

O Brasil neste contexto

Neste Nível 3, as fabricantes Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen já contam com modelos autônomos para uso em automação condicional, ou seja, em ambiente controlado, como fazendas de cana-de-açúcar e outros ambientes fechados. O primeiro modelo para uso em indústria é um Mercedes-Benz Atego em operação dentro Ypê, em Amparo (SP).

Leia também: PRIMEIRO PONTO DE PARADA DE CAMINHÕES AUTÔNOMOS EM ESTRADA FOI ABERTO NOS EUA

Nível 4: Automação de alto nível. O veículo é capaz de se movimentar por conta própria em quase todas as situações e condições, sem necessidade de intervenção ou supervisão humana. O motorista pode até dormir durante a viagem, mas ainda há um volante e pedais disponíveis para emergências. Nos Estados Unidos já há alguns modelos neste nível sendo comercializados, como o Freightliner New Cascadia, do grupo Daimler Truck nas fotos deste artigo.

SAE

Nível 5: Automação total. O veículo é capaz de se movimentar por conta própria em qualquer situação e condição, sem necessidade de nenhum tipo de intervenção ou supervisão humana. O veículo não possui volante nem pedais, apenas botões para iniciar e parar a viagem.