quarta-feira, maio 22, 2024

DAF LANÇA SÉRIE XB HVO E ELECTRIC QUE SÃO NOVA REFERÊNCIA EM ATÉ 19 T

A DAF Trucks lançou a nova geração de caminhões de distribuição urbana DAF XB movido a HVO e XB Electric. Esta série de veículos elétricos surge como um divisor de águas no setor, pois pode ser considerada um novo referencial em elevado padrão tecnológico em caminhões elétricos urbanos.

A nova série DAF XB não é apenas uma simples evolução dos caminhões de distribuição, mas sim uma redefinição dos padrões de eficiência e sustentabilidade.

Projetada para aplicações de 7,5 a 19 toneladas, esta série abrangente de veículos elétricos. Os modelos de 12, 16 e 19 toneladas com alcance de até 350 quilômetros com uma única carga. O carregamento da bateria é otimizado para ser atingindo de 20% a 80% entre 40 e 70 minutos. Essa rápida recarga é crucial para manter as operações em andamento, sem comprometer a eficiência.

Motores PACCAR PX-5 e PX-7

Os motores a combustão PACCAR PX-5 e PX-7 impulsionam a nova geração de caminhões DAF XB.

Eles oferecem potências variando de 124 kW (170 cv) a 227 kW (310 cv). Esses motores apresentam torque máximo em baixas rotações, permitindo uma condução eficiente e econômica.

Além disso, eles estão prontos para utilizar HVO, um combustível alternativo que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 90%, desde o processo de produção até a rodagem.

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Sistemas de assistência ao motorista

Os novos caminhões de distribuição DAF XB estão disponíveis com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor para segurança e conforto.

O sistema AEBS (Advanced Emergency Braking System) possui um radar e uma câmera que sinalizam os usuários vulneráveis da estrada à frente do veículo (Drive-off Assist).

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist avisa se houver ciclistas nos pontos cegos dos veículos.

A nova Detecção de Sonolência DAF avalia o estado de alerta do condutor e avisa quando é necessária uma pausa.

Além disso, cada XB vem com Reconhecimento de Limite de Velocidade que informa o motorista sobre os limites de velocidade reais, enquanto o Lane Change Assist passivo ajuda a evitar manobras perigosas

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist alerta caso os ciclistas estejam nos pontos cegos dos veículos.da a evitar manobras perigosas alertando para mudanças de faixa potencialmente não intencionais.

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Cabines verdadeiramente urbanas

O posicionamento baixo da cabine, os grandes para-brisas e janelas laterais, e as linhas baixas das janelas proporcionam a obtenção da visão direta. Como opção, está disponível uma janela de visualização do meio-fio para uma visão desobstruída dos outros veículos da estrada do lado do acompanhante. O design fino dos novos espelhos permite a combinação perfeita de visão direta e indireta.

As cabines Day, Extended Day e Sleeper têm degraus de entrada posicionados em uma posição de cabine baixa para melhor acessibilidade.

Os assentos apresentam o mesmo estofamento dos caminhões DAF XD, XF, XG e XG+, com os quais o New Generation XB também compartilha o nível de ajuste e acabamento, o novo volante e o atraente display digital do painel de 12 polegadas (30,48 cm). Ele mostra todas as informações relacionadas ao veículo de uma só vez e é configurável conforme a preferência do motorista.

XBC para aplicações de construção

Juntamente com a série XB para aplicações em estrada, a DAF também apresentou a série XBC. Esta é para operações severas, como no segmento de construção. O XBC tem um chassis de 19 toneladas e apresenta uma elevada distância ao solo de 255 milímetros, um grande ângulo de ataque de 25 graus, uma placa de radiador dianteira em aço para proteger o compartimento do motor e um robusto para-choques em aço.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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