sábado, maio 25, 2024

MERCEDES-BENZ TESTA eACTROS 600 ELÉTRICOS EM ESTRADAS SOB ALTAS TEMPERATURAS

A eletrificação de frotas com caminhões no Brasil não pode ser comparada com o estágio avançado que está na Europa e Estados Unidos. Mas, fabricantes chineses já estão com os seus planos adiantados para o Brasil, como dizem a BYD, GWM e XCMG Brasil. A Volkswagen Caminhões e Ônibus foi pioneira na produção local com o VW e-Delivery, e a Volvo do Brasil já está com o FM Electric em teste por transportadores e embarcadores brasileiros, como Citrosuco e PepsiCo. A Mercedes-Benz Trucks agora, já testa o eActros 600 Elétrico em ambientes quentes similares aos do Brasil. Isso não significa que a marca já prepara o lançamento no nosso mercado, mas é mais um passo dado.

O eActros 600, um caminhão elétrico a bateria projetado para transporte de longa distância, passou por cinco semanas de testes em Andaluzia, na Espanha. Durante esse período, engenheiros de teste submeteram o veículo a altas temperaturas de até 44 graus Celsius.

Nos liga no LinkedIn!

Lançamento previsto para outubro

O foco desses testes abrangeu diversas áreas, desde o funcionamento do sistema de ar-condicionado em temperaturas extremas até o desempenho do trem de força elétrico e a gestão térmica da bateria. Medidas durante o processo de carregamento rápido nas estações de recarga também foram parte do escopo de avaliação.

Um protótipo do eActros 600 completou uma jornada de mais de 2.000 quilômetros, partindo de Granada, Espanha, passando por Valência, Barcelona, Montpellier e Lyon, e finalmente chegando ao centro de desenvolvimento e testes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, Alemanha.

A estreia mundial do eActros 600 está agendada para 10 de outubro deste ano no mercado europeu. A produção em série está planejada para começar em 2024.

Dr. Konrad Götz, vice-chefe de Testes Globais de Caminhões Mercedes-Benz, comentou sobre os testes, afirmando: “O eActros 600 enfrentou desafios rigorosos, desde testes de inverno na Finlândia até altas temperaturas na Espanha. Agora, aguardamos ansiosamente os testes em situações reais com nossos clientes.”

Durabilidade

O eActros 600 apresenta uma nova linguagem de design, com uma cabine que mistura elementos do protótipo-conceito revelado no IAA, combinando linhas aerodinâmicas e claras. Equipado com três conjuntos de baterias, totalizando mais de 600 kWh de capacidade, e dois motores elétricos gerando potência contínua de 400 kW e pico superior a 600 kW, o veículo oferece um desempenho impressionante.

A Mercedes-Benz Trucks também está trabalhando para garantir que o eActros 600 atenda aos padrões de durabilidade comparáveis aos caminhões pesados convencionais, com a meta de 1,2 milhão de quilômetros rodados em um período de dez anos.

As baterias do eActros 600 utilizam tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que garantem longa vida útil e maior energia utilizável. Os planos incluem a capacidade de carregar as baterias de 20 a 80% em menos de 30 minutos. Isso com uma estação de carregamento de cerca de um megawatt.

Leia também:

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui