domingo, maio 19, 2024

FÃS DE CAMINHÕES CRUZAM CONTINENTES EM ÉPICA VIAGEM ATÉ O MAIOR FESTIVAL EUROPEU

Uma façanha incrível marcou o cenário dos caminhões quando dois entusiastas chineses da estrada embarcaram numa viagem épica de 15.900 km. Eles viajaram a bordo de um Scania 650 S de Xangai, na China, até Assen, na Holanda, para participar do Truckstar Festival.

Liu Weitao e Guo Longxian, motoristas e proprietários da Shanghai Haizhou Transportation Company, decidiram levar sua paixão por caminhões para um nível completamente novo.

Eles enfrentaram as estradas sinuosas, cruzaram continentes e superaram desafios para participar do renomado Truckstar Festival, na Holanda. Este feito marcou um momento histórico, sendo a primeira vez que uma placa de caminhão chinesa brilhou na competição Truckstar.

Leia também: VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

O Truckstar europeu

Com mais de 2.200 caminhões e cerca de 57.000 visitantes, o Truckstar Festival é um evento anual que reúne apaixonados pelo transporte de toda a Europa no circuito TT em Assen, na Holanda.

É considerado o maior e mais divertido festival de transporte do continente, com diversas atrações, como corridas de caminhões, shows musicais, exposições de caminhões customizados. Também ocorre o caminhão mais bonito da Holanda.

A edição de 2023 ocorreu no final de julho. Com a determinação e o entusiasmo típicos dos verdadeiros aficionados, os transportadores embarcaram nessa jornada não apenas para competir, mas também para absorver conhecimento e experiência dos entusiastas europeus dos caminhões.

Liu compartilhou suas motivações: “Queremos participar pessoalmente do festival e aprender com ele. A participação é incrível com muitas pessoas presentes. Cria uma atmosfera particularmente boa e queremos trazer esta experiência de volta à China.”

Nos siga no LinkedIn!

O Truckstar chinês

O transportador também é o organizador do primeiro festival de caminhões chinês, e ele espera aplicar as ideias e conhecimentos que absorveu na Holanda para aprimorar a próxima edição do evento em Xangai.

A influência da cultura dos caminhões tem crescido notavelmente na China nos últimos anos. Tradicionalmente, os caminhões eram vistos como veículos utilitários baratos, mas essa percepção está mudando.

A viagem

Liu e Guo experimentaram essa conexão em primeira mão durante sua jornada. Viajando no Scania 650 S, eles percorreram 15.900 km sem problemas significativos. “A cabine é muito alta e espaçosa e as condições de vida são extremamente confortáveis. Dormimos, enfim, no caminhão por duas semanas, percorrendo cerca de 13 mil km, e isso não nos causou nenhum problema durante toda a viagem,” compartilhou Liu.

Durante sua passagem pela Suécia, os caminhoneiros visitaram a oficina de Sven-Erik Bergendahl, assim, um renomado construtor e personalizador de caminhões Scania.

A jornada épica de Liu Weitao e Guo Longxian não só demonstrou o poder da paixão pelos caminhões, mas também a crescente influência da cultura dos caminhões na China. Com o Truckstar Festival como um catalisador inspirador, esses entusiastas da estrada estão levando de volta para casa não apenas memórias incríveis, mas também conhecimento valioso que irá enriquecer ainda mais a cena dos caminhões chineses.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui