sábado, maio 25, 2024

PRIMEIRO PONTO DE PARADA DE CAMINHÕES AUTÔNOMOS EM ESTRADA FOI ABERTO NOS EUA

A Kodiak Robotics,  empresa de tecnologia de caminhões autônomos, uniu forças com a Pilot Company para inaugurar um marco revolucionário no setor de transporte.

O primeiro “ponto de caminhões autônomos” do mundo foi aberto no Pilot Travel Center, posto de serviços para caminhões situado em Villa Rica, Geórgia.

Esta instalação localizada a oeste de Atlanta funcionará como um centro vital para motoristas que realizam entregas de primeira e última milha em caminhões autônomos.

Motorista de segurança

Ainda não se trata de caminhões autônomos Nível 5 (sem motoristas, o que ainda não é permitido), mas de caminhões até Nível 4, com a presença do condutor.

O truckport de última geração oferece uma série de serviços essenciais, incluindo reabastecimento no Pilot Travel Center, serviços de manutenção leve e inspeções pré-viagem. Uma característica destacada é a realização de “Inspeções Aprimoradas”, meticulosamente adaptadas para os caminhões autônomos.

Em um marco significativo, a Kodiak Robotics conquistou o pioneirismo ao pilotar as inspeções aprimoradas da Commercial Vehicle Safety Alliance (CVSA).

Essa conquista requer um inspetor certificado pela CVSA, que tenha completado um curso de treinamento intensivo de 40 horas e tenha obtido sucesso no exame correspondente.

Esses especialistas conduzirão inspeções minuciosas em combinações de caminhões autônomos, com validade de 24 horas. Importante destacar que os caminhões autônomos transmitirão os resultados dessas inspeções, juntamente com informações cruciais de segurança, para as autoridades rodoviárias.

Nos siga no LinkedIn!

Rotas mapeadas para autônomos

Aqueles que passarem por esse processo estarão isentos de inspeções rotineiras em postos de pesagem e outros locais de verificação.

O truckport em Villa Rica é um pilar fundamental na extensa rede de implantação autônoma da Kodiak, cobrindo uma extensão impressionante de 29.000 quilômetros de rotas mapeadas exclusivamente para caminhões autônomos.

Atualmente, os caminhões autônomos ainda operam com um “motorista de segurança” presente na cabine, para supervisão das operações.

Importância dos pontos de parada

A Kodiak enfatizou a importância dos Truckports para a ampliação das operações autônomas, que estão redefinindo o cenário do transporte de carga de longa distância.

A empresa expressou sua visão em um comunicado à imprensa. Ela declarou: “Nossa porta de caminhões em Villa Rica é um passo em direção ao nosso objetivo. Queremos permitir que caminhões autônomos lidem com quilômetros de rodovias de longa distância. Por fim, deixando as entregas locais de primeira e última milha para motoristas profissionais que podem ficar mais perto de casa”.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui