segunda-feira, maio 20, 2024

CASE: COMO O GRUPO RD FEZ PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E DE EMISSÕES

Nota do editor: no artigo abaixo, o gerente executivo de transportes do Grupo Raia Drogasil (Grupo RD), Gláucio Rocha, escreve sobre os resultados mensurados em redução de consumo e emissões. Sobretudo, após investimento em treinamento de motoristas e executivos da área de logística na Fabet-SP. Isso, além de centenas de horas de dedicação para que os resultados fossem alcançados. Abaixo, o artigo:

PERFORMAR DE FORMA SUSTENTÁVEL, ESSE É O COMBUSTÍVEL QUE NOS MOVE!!!

Há 2 meses atrás publiquei uma matéria falando sobre a valorização do treinamento “treinar é valorizar” (se você não leu essa matéria, recomendo). Na ocasião, apresentei que concluímos a formação de toda nossa equipe há exatamente 1 ano. Em primeiro lugar, conquistamos, em mês de Abril 2023, o melhor resultado histórico no consumo de combustível. E os ganhos não param por aí. Além do fator orçamentário, impactamos de forma significativa para uma frente que veio para ficar. O E.S.G, pilar de “SUSTENTABILIDADE” com a redução da emissão de 920,76Ton de CO2 entre 03/2022 a 04/2023.

Precisamos estar atentos a todos os impactos estratégicos no nosso negócio. Bem como, termos atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata de apenas um pensamento ou ações simples e sim de mudar hábitos e costumes de formas mais sustentáveis, pensando nisso elaboramos um plano envolvendo toda a Gestão da Frota.

Plano

1. Processo e qualidade: mapear toda a gestão de transporte identificando oportunidades, definindo indicadores estratégicos e claros, revisando as malhas logísticas cada vez mais eficientes, bem como análise e qualificação dos fornecedores de toda a cadeia;

2. Inovação: estar atento as tendências, sim, estamos falando do que tem de mais novo no mercado, novos tipos de combustíveis, tecnologias diversas e sistemas que contribuam para toda a gestão;

3. Meio Ambiente: rastreamento de todo o processo desde a geração do resíduo até o descarte final envolvendo seu tratamento, mapeamento de potenciais riscos e licenças.

Podemos, sim, aprender com os erros para que não se repitam no futuro, assim vamos evoluindo na certeza de que possamos contribuir com um mundo mais limpo. Portanto, em breve, serão divultados nos projetos.

Aproveito para agradecer primeiramente a todo meu time Brasil por acreditarem. Vocês fazem a diferença, ao meu Diretor Eduardo Pereira por todo o apoio e parceria e ao time de Sustentabilidade representada pela Diretora Giuliana Ortega, vocês são fantásticas, Ana Clara Rossetto , Paloma Marcondes de OliveiraJuliane Andrade Rocha e demais integrantes, eu acredito nesse projeto fantástico.

Grupo RD

Leia também: AS RAZÕES PARA SER EFICIENTE NA GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

2 COMENTÁRIOS

  1. É realmente incrível o que estamos construindo na RD. Os ganhos são excelentes e tudo isso graças ao entendimento da equipe sobre a importância de trabalharmos de forma mais consciente e focados em resultados sustentáveis.

    A nossa liderança tem um papel fundamental nesse processo e tem desafiado toda a equipe para esses resultados, o diferencial nesse desafio está relacionada às ferramentas e treinamentos proporcionado por nossa liderança…

    Vamos juntos, que ainda teremos melhores resultados…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui