A Octa, startup brasileira para transformação da cadeia automotiva em economia circular, comemora mais uma parceria com a Marcopolo. Mais de 600 mil reais em descontos foram conquistados pela Octa para os clientes do grupo Marcopolo S.A, fabricante brasileira de carrocerias para ônibus. Isso foi possível graças à correta destinação dos veículos antigos para centros de desmontagem homologados, garantindo que peças e materiais fossem reaproveitados de forma sustentável.
Com sua especialização em economia circular, a Octa conta com uma plataforma tecnológica que permite a destinação de veículos com mais de 20 anos para centros de desmontagem registrados no DETRAN. Isso gera o certificado de desmontagem necessário para obter descontos na compra de veículos novos, conforme a medida provisória 1175/2023, publicada no Diário Oficial da União.
“Estamos muito felizes em observar o sucesso desse trabalho em conjunto com a Marcopolo S.A e os benefícios alcançados por meio da aplicação da medida provisória. A Octa está comprometida em promover a economia circular no setor automotivo e esse resultado demonstra o impacto positivo que podemos oferecer à indústria”, ressalta Arthur Rufino, CEO e fundador da Octa.
No Brasil, anualmente, deveriam ser retirados de circulação de 3 a 5 milhões de veículos, porém apenas 5% deles são reciclados. Diante deste mercado com potencial e necessidade de avanços, a Octa trabalha arduamente para fomentar a circularidade no setor.
Além de viabilizar a comercialização de veículos no final de sua vida útil de forma rentável e , sustentável, a startup facilita a reciclagem. As peças usadas de maneira ética e responsável do ponto de vista ambiental.
A medida provisória do Governo Federal destina R$1,5 bilhão para o programa de descontos na aquisição de veículos sustentáveis. Ademais, são R$300 milhões específicos para veículos de transporte de passageiros. Os descontos variam de R$38.000 a R$99.400, dependendo do tamanho do veículo.
A Octa, totalmente baseada em soluções digitais, capacita tanto indivíduos quanto empresas com frota. Certamente, isso promove a economia circular, incentivando a redução do desperdício e a tomada de decisões conscientes em relação ao meio ambiente.
A plataforma da startup, enfim, já reúne mais de 340 empresas cadastradas. E mais de 200 veículos foram transacionados por meio do processo de desmobilização sustentável. Por fim, isso resulta em uma redução de emissões de mais de 740 toneladas de CO₂ da atmosfera.
O utilitário chassi-cabine de até 3.500 kg de Peso Bruto Total (PBT) ganha espaço nas frotas urbanas de veículos comerciais e no portfólio das marcas. Dessa forma, no mercado brasileiro já são sete opções com a chegada do Ford Transit Chassi. Neste comparativo técnico, vamos fazer a análise da versão de 3,5 t deste lançamento com um dos líderes em vendas nesta categoria, o Iveco Daily 30-160. Ambos oferecem características competitivos em desempenho, motorização, conforto e sistemas de segurança. Porém, um só reúne no mesmo produto maior capacidade técnica de peso, maior número de equipamentos de série, maior conectividade e menor preço. Qual deles é a melhor escolha?
Potência e desempenho
Começando pelo motor, o Iveco Daily 30-160 é equipado com um motor FPT F1C Max de 160 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 380 Nm entre 1.600 rpm e 2.900 rpm.
O Ford Transit Chassi apresenta um motor Diesel 2.0 EcoBlue que entrega 165 cv a 3.500 rpm e 389 Nm de torque entre 1.750.
Aparentemente, o Ford Transit leve vantagem em potência e torque. No entanto, a faixa de torque do motor FPT é mais ampla, favorecendo para melhor dirigibilidade por exigir menos trocas de marcas. Outra vantagem do motor F1C é o fato dele já contar com uma história mais antiga no Brasil e, inclusive, passou a equipar o VW Express na geração Euro 6.
Ambos os veículos oferecem uma transmissão manual de 6 velocidades e tração traseira, mais adequada para veículos comerciais em regiões com aclives e em pisos com menos atrito.
Equipamentos para conforto e conectividade
Todas as informações abaixo são colhidas das fichas técnicas produzidas e disponibilidades ao público pelos próprios fabricantes. O Ford Brasil apresenta uma ficha bastante completa. No caso da Iveco, a ficha é mais resumida, mas já solicitamos para a empresa as informações faltantes e, assim que formos respondidos, atualizemos este artigo.
Iveco Daily 30-160
Ford Transit Chassi
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnico
2 alto-falantes e 2 tweeters; ar-condicionado frontal e banco do motorista com ajuste de distância, altura, encosto e lombar. Além disso, conta com chave canivete, comandos de áudio no volante, direção elétrica e entradas USB. Para facilitar a condução e a carga, o veículo dispõe de gancho para reboque dianteiro, ganchos para amarração de cargas, retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e indicador de direção, porta copos e garrafas, vidros elétricos dianteiros com sistema de abertura / fechamento com um toque para cima / baixo e volante com ajuste de altura e profundidade.
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnico
Computador de bordo em tela TFT 2,3”. O FordPass™ permite que você controle o seu veículo remotamente, verificando o condição do hodômetro, do combustível, do travamento e da localização. O proprietário também pode receber alerta de funcionamento do veículo e agendar serviços. O MyKey é uma chave programável que permite que você defina limites de velocidade e volume do som, entre outras configurações. O Start & Stop desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado, economizando combustível e reduzindo as emissões. O Sync Move é um sistema multimídia que integra comandos de voz em português, conexão Android Auto / Apple Car Play, conexão Bluetooth, conexão Wifi, rádio AM/FM e tela multifuncional de LCD touchscreen com 8″. Com o Sync Move, você pode acessar seus aplicativos favoritos, fazer ligações, enviar mensagens e ouvir música com facilidade e segurança.
HHC (Hill Hold Control) mantém a pressão nos freios, auxiliando na partida do veículo; HBA (Hydraulic Brake Assist) aumenta a pressão do freio quando o pedal de freio for acionado de forma rápida; HFC (Hydraulic Fading Compensation) detecta condições anormais do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS; HRB (Hydraulic Rear Wheel Boost) aumenta a pressão nos freios traseiros em caso de uma frenagem de emergência, aumentando sua capacidade de manobra; EUC (Extended Understeering Control) atua intervindo no torque e no freio do veículo quando perder aderência das rodas dianteiras, aumentando sua capacidade de manobra; RMI (Roll Movement Intervention) mitiga situações de rolagem perigosa; ROM (Roll Over Mitigation) mitiga situações de rolagem perigosa durante situações quase estacionárias; TSM (Trailer Sway Mitigation) detecta a presença de um reboque; Por fim, o LAC (Adaptive Load Control) estima a distribuição de carga no veículo.
Assistência em frenagens de emergência: ajuda a reduzir a distância de frenagem em situações críticas; Assistente de partidas em rampas: evita que o veículo recue ou avance em aclives, ou declives quando o motorista solta o pedal do freio; Controle adaptativo de carga: ajusta a pressão dos freios segundo o peso e a distribuição da carga no veículo; Controle eletrônico anti-capotamento: detecta e previne situações de risco de capotamento, aplicando os freios individualmente e reduzindo o torque do motor; Controle eletrônico de estabilidade: monitora e corrige a trajetória do veículo em curvas ou manobras bruscas, evitando derrapagens ou saídas de pista; Estabilização de vento lateral: compensa os efeitos de ventos fortes ou turbulências, mantendo o veículo na direção desejada; Luz de emergência em frenagens bruscas: acende as luzes traseiras intermitentemente para alertar os veículos que vêm atrás. Além disso, a Ford Transit possui alerta de limite de velocidade, luz de condução diurna, trava elétrica das portas e travamento automático das portas.
Fonte: ficha técnica dos fabricantes
Capacidades
A Lei da Balança não deixa dúvidas com relação à superioridade da Transit Chassi. Por quê? Segundo as últimas resoluções do Contran (210 e 211), o PBT técnico é o limite máximo aceito para veículos com PBT legal até 23.000 kg. Então, o que significa isso? O PBT homologado da Transit e da Daily em 3.500 kg é valido para legislações relativas a CNH categoria B. Assim como, para circulação de veículos em cidades com restrições aos caminhões. Por outro lado, se a operação vai incluir reboque, o CMT do Daily é maior.
Ademais, outra característica é para pagamento de pedágio, já que o rodado do eixo traseiro é simples. No entanto, para efeitos de fiscalização de peso, vale o PBT técnico. Porém, não se deve abusar dele, pois o PBT técnico é o limite máximo de carga sobre o chassi, suspensão, eixos e pneus. Além disso, esses modelos estão com rodado simples no eixo traseiro e o sobrepeso pode comprometer a segurança.
Capacidades
Iveco Daily 30-160
Ford Transit Chassi
PBT legal
3.500 kg
3.500 kg
PBT técnico
3.900 kg
4.700 kg
CMT – capacidade máxima de tração – para tracionar o próprio mais reboque
6.500 kg
4.700 kg
Peso em ordem de marcha (o peso do veículo sem implemento, acessórios e ocupantes)
Os dois chassis são, sem dúvida, duas das melhores opções do mercado brasileiro. A vantagem da Ford Transit Chassi está no maior PBT técnico, na superior quantidade de equipamentos de série e no menor preço: R$ 250 mil. O Iveco Daily 30-160 City pode ser uma excelente opção do preço for inferior aos R$ 250 mil. No entanto, segundo a pesquisa Fipe, o Daily 30-160 está cotado em mais de 276 mil. Este preço deve cair com a chegando deste novo concorrente.
A Autonor 2023, a Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste, acontece entre os dias 13 e 16 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento, que é considerado a segunda maior feira do segmento do Brasil. Ela deve reunir mais de 50 mil pessoas do setor de lojistas, distribuidores, balconistas e mecânicos.
A expectativa é que a Autonor 2023 gere R$ 60 milhões em negócios, com a participação de mais de 100 caravanas vindas do interior de Pernambuco e de outros estados da região nordestina². A entrada será gratuita e o horário de funcionamento será das 15h às 21h de quarta a sexta-feira e das 14h às 20h no sábado.
TAKAO
A Autonor 2023 contará com a presença de diversas empresas do segmento automotivo. Entre elas a marca TAKAO, distribuída pela GOOP Distribuidora, vai apresentar seus lançamentos. Para Luiz Fernando Hartner, Diretor de Demanda e Experiência do Cliente da GOOP Distribuidora, estar na Autonor reforça o posicionamento estratégico da marca TAKAO. Dessa forma, com proximidade com o aplicador, que vai proporcionar um espaço exclusivo com os lançamentos.
Além da exposição dos produtos, certamente, a feira também oferecerá vários seminários de capacitação para os profissionais do setor, promovidos pelo Sebrae e pela revista O Mecânico. Os temas abordados na Autonor serão as inovações tecnológicas aplicadas aos veículos recém-lançados no mercado brasileiro, a gestão empresarial e as perspectivas futuras do segmento.
Mais uma turma de profissionais do setor de transporte foi capacitada pelo Curso de Gestão em Segurança no Transporte da Fabet-SP. O evento de encerramento, que aconteceu no final de agosto deste ano, decerto, reuniu 26 participantes de 13 empresas distintas em uma celebração de aprendizado e compartilhamento de experiências.
Por fim, o curso, ministrado em três módulos intensos ao longo dos meses de junho, julho e agosto, destaca-se por ser único no Brasil. Desenvolvido sob medida para profissionais que, decerto, desempenham funções de liderança na segurança do transporte. Decerto, tanto em transportadoras quanto em embarcadores, ofereceu uma imersão profunda nas complexidades e desafios desta área crucial.
O Grupo MIRA Transportes, com 45 anos de experiência no setor de cargas fracionadas nas regiões Sul e Sudeste com destino às regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, está expandindo suas operações no Estado de São Paulo. Agora, a empresa oferece serviços de distribuição e coleta de cargas em todo o estado, em resposta à crescente demanda de seus clientes. Além disso, o MIRA Transportes firmou parcerias com empresas regionais em cidades como Campinas, Birigui e Ribeirão Preto, e está estudando a abertura de filiais no interior paulista.
A empresa já mantinha operações e clientes em São Paulo, incluindo sua sede localizada no bairro Parque Novo Mundo, na capital, ocupando uma área de 30 mil metros quadrados. Diante do aumento na demanda por serviços de distribuição de cargas fracionadas no estado, o MIRA decidiu expandir suas operações e estabelecer parcerias estratégicas com empresas regionais.
Roberto Mira Júnior, Diretor Geral do MIRA Transportes, afirma: “São Paulo é o estado mais robusto economicamente em nossa federação. Portanto, não poderíamos deixar de atender às necessidades de nossos clientes que precisam de serviços de distribuição e coleta de cargas em todo o território paulista. Estamos investindo na região e planejando a abertura de novas filiais no interior para melhor atender nossos clientes nas regiões Centro-Oeste e Norte, conectando-os de maneira mais eficiente com o Sudeste.”
Essa expansão no Estado de São Paulo faz parte da estratégia do Grupo MIRA para fortalecer sua presença na região Sudeste. Recentemente, a empresa ampliou sua filial no Espírito Santo devido à alta demanda por distribuição de cargas no estado capixaba. A nova instalação é três vezes maior que a anterior e possui 34 docas de carga.
Inaugurada em agosto de 2021, a filial conta com veículos próprios e um armazém de 3.000m². Antes de se mudar para o novo terminal de cargas, o grupo já realizava a coleta de cargas em todo o Espírito Santo.
45 Anos de História
O Grupo MIRA comemora 45 anos de história em 2023 e passou por uma reestruturação significativa. Houve mudanças em todas as equipes, redução de custos e um foco maior na profissionalização. Dessa forma, transformando-se de uma empresa familiar em uma das maiores transportadoras do país.
Roberto Mira Júnior conclui: “Estamos em um momento empolgante na empresa. Com expansão para novas regiões no último ano, incluindo novas filiais no Espírito Santo e Amazonas. Nossos clientes cresceram. Com isso surgiu a necessidade de atendê-los de maneira mais abrangente nessas regiões, mantendo a qualidade e tecnologia que nos destacam no setor.”
Expansão para Norte, Sul e Sudeste
O atual momento do Grupo MIRA, decerto, é parte de um plano de expansão que abrange as regiões Norte, Sul e Sudeste. Em agosto de 2021, a empresa inaugurou uma base em Vila Velha (ES) e, em janeiro de 2022, abriu uma filial em Cachoeirinha (RS). Dessa forma, em junho de 2022, foi a vez de inaugurar uma nova filial em Manaus (AM), com planos futuros de expansão na região. Por fim, o MIRA, com capital 100% nacional, possui infraestruturas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, com instalações dedicadas a operações de transporte de cargas (crossdocking).
A Ford Pro inicia este mês a venda da Transit Chassi, uma nova versão da van que promete ampliar as possibilidades de uso no transporte de carga e serviços. Com este lançamento, a marca dá um passo importante na expansão de seu negócio de veículos comerciais. O mercado de chassi-cabine cresce no mercado por causa da versatilidade de opções de implementos que ele pode ter sobre o chassi.
A Ford Transit furgão já ocupa um lugar de destaque no segmento mesmo com pouco tempo de mercado após o seu retorno, no final de 2021. Nos oito primeiros meses de 2023, a Ford já emplacou 1.909 unidades (furgão e passageiros), bem mais do que as 311 unidades do Fiat Ducato que, no passado, era o líder do segmento.
Novos recursos
Além das qualidades já reconhecidas da Transit, como robustez, motor eficiente com tração traseira e tecnologias avançadas, a Transit Chassi vem com novos recursos.
A Transit Chassi se destaca como a única do segmento a oferecer um modelo base com rodado duplo, capaz de atender a duas aplicações: com PBT de 3,5 t (CNH B) e 4,7 t (CNH tipo C), simplificando a gestão da frota.
Para celebrar o lançamento, a Ford preparou uma oferta especial. A versão de 4,7 t está disponível por R$ 240.000 e a de 3,5 t por R$ 250.000, mas essa promoção é limitada às primeiras 100 unidades somando ambos os modelos.
Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, destaca a importância do lançamento: “a Transit Chassi nos permite atender a versatilidade, robustez e durabilidade que o cliente comercial precisa, com o que há de melhor em tecnologia.”
Dois PBT
Com capacidade volumétrica de até 21 m³ e balanço traseiro ajustável, permite um comprimento total de 6,10 ou 6,60 m. Ela oferece duas homologações legais, com capacidade máxima de carga de 2.601 kg na versão de 4,7 t e 1.401 kg na versão de 3,5 t.
O modelo com o PBT (Peso Bruto Total) de 3.500 kg apresenta várias vantagens na logística urbana. As vantagens desta categoria de veículos vão além da vantagem da CNH categoria B. São elas: não há as mesmas restrições de circulação dos caminhões, apenas a mesma de rodízio dos automóveis e dependendo da cidade. Poder estacionar nas mesmas vagas de automóveis, valor de pedágio e demais regras dos automóveis do CTB serem as mesmas dos automóveis. A exceção deve ser observada para o tipo de atividade. Decerto, se o carro será emplacado com placa comum (atividade para uso pessoal ou negócio próprio) ou placa grafia vermelha (atividade remunerada para terceiros).
Equipada com o motor 2.0 EcoBlue diesel de 165 cv, a Transit Chassi é a única da categoria com três modos de condução.
Para clientes comerciais, o custo de operação é crucial. A Ford Transit Chassi promete custo total 25% menor que a principal concorrente, abrangendo seguro, consumo de combustível, manutenção e peças de colisão.
A Transit Chassi oferece conectividade embarcada de fábrica, assim, permitindo uma gestão mais eficiente dos veículos. Com o aplicativo FordPass e o portal FordPass Pro, os clientes podem acompanhar, certamente, o consumo de combustível. Ademais, a localização do veículo e receber alertas de funcionamento.
Por fim, a Transit Chassi se junta à linha Transit, que inclui Minibus, Vidrada, Furgão e E-Transit. A indústria de veículos comerciais leves acima de 6 m³ representa cerca de 40.000 unidades/ano, e, decerto, a Transit Chassi atenderá dois subsegmentos importantes.
Mais uma turma de profissionais do setor de transporte chegou à conclusão do Curso de Gestão em Segurança no Transporte da Fabet-SP. O evento de encerramento, que aconteceu no final de agosto deste ano, reuniu 26 participantes de 13 empresas distintas em uma celebração de aprendizado e compartilhamento de experiências.
O curso, ministrado em três módulos intensos ao longo dos meses de junho, julho e agosto, destaca-se por ser único no Brasil. Desenvolvido sob medida para profissionais que desempenham funções de liderança na segurança do transporte, tanto em transportadoras quanto em embarcadores, ofereceu uma imersão profunda nas complexidades e desafios desta área crucial.
No palco do Teatro Fabet, os alunos apresentaram seus trabalhos para os colegas e a banca de jurados durante o Seminário do Curso de Gestão em Segurança no Transporte, marcando o evento de encerramento.
Os profissionais das empresas, decerto, tiveram a oportunidade de compartilhar seus projetos finais de conclusão de curso, que têm como foco a promoção da segurança, eficiência e sustentabilidade nas operações de transporte. Os temas abordados nos trabalhos refletiram as discussões essenciais realizadas durante as aulas unindo conhecimento acadêmico com experiências na gestão da segurança das frotas de caminhões.
Um destaque importante foi dado à priorização do motorista e aos aspectos relacionados à humanização do trabalho e às tecnologias. Especialistas renomados, Luiz Augusto Coelho Paim, Leonardo Armbruster Barbato e Renato Leocadio, compuseram a banca avaliadora, enriquecendo ainda mais o encerramento do curso.
Membros da banca
As apresentações no Seminário – RD e Kater Rioce
– Grupo RD (Raia Drogasil) com os alunos Alex Alves da Cruze Silva e Rafael Pedrozo, que abordaram o tema “Segurança no Transporte“. Para alcançar os objetivos, o grupo priorizou investimento na qualificação profissional dos motoristas. Entre setembro de 2021 e maio de 2022, mais de 300 profissionais, entre motoristas profissionais, motoristas educadores e gestores da área de transportes passaram por cursos de aprimoramento e capacitação na Fabet, com resultados solidamente medidos pela empresa. O resultados foram observados também na redução de consumo de combustível e emissões.
Rafael e Alex – Grupo RD
– Kater Rioce, representada por Aline Gonçalves dos Santos, com a apresentação sobre a “Reestruturação de SSMAQ“. Neste trabalho, os resultados superam os 60% em alguns índices medidos após melhorias aplicadas.
Aline – Kater Riocer
Transpedrosa e Ypê
– Transpedrosa, cujos alunos Ana Carolina Silva Muniz, Naiara Monteiro Passos Oliveira e Rosana Carolina Corral Miranda falaram sobre “Tecnologia Aliada à Gestão de Processos e Pessoas“. Com outros colegas já tendo feito este curto, os três deram continuidade na implementação da plataforma digital para padronização de processos. Decerto, melhorias das tecnologias para segurança no transporte foram acrescentadas.
Ana, Naiara e Rosana – Transpedrosa
– Ypê, com Andressa de Arruda Sales Gottardello, apresentando a “Torre de Controle – Segurança e Monitoramento“.
Andressa – Ypê
PepsiCo e JBS
– Pepsico do Brasil, cujos alunos Cicero Agostinho da Silva, Deivid Francisco Voltolin e Fabiane de Lima Vilar dos Santos abordaram o “Uso de simuladores e carreta escola no desenvolvimento dos condutores“. O objetivo do investimento é realizar o aprimoramento contínuo dos cerca de 300 motoristas da operação primária. Certamente, o simulador foi montado dentro de uma carreta que viaje até as bases dos condutores, onde é feito o treinamento pelo simulador.
Deivid, Fabiana e Cicero – PepsiCo
– JBS Transportes, representada por Darlan Rodrigues Benevides, que tratou do tema “Cuidando da nossa gente“. A partir disso, a empresa, responsável pelo transportes de diversos produtos e insumos do Grupo JBS, trabalha para implementação da cultura de segurança, redução de violações e acidentes. Além disso, o maior engajamento dos condutores de uma frota com cerca de 1.300 caminhões.
Pra Frente Brasil e Athivalog
– Pra Frente Brasil, com Diógenes de Souza Lazari Bernardo e Thales Marques Rosa, que exploraram “A inserção de placas solares no Transporte de Combustíveis: desafios e benefícios“. Ao adotar diversas tecnologias nos caminhões, a empresa entendeu que havia necessidade de mais energia. Para não sobrecarregar e reduzir a vida útil da bateria do caminhão, foi instalado o sistema de geração de energia por placas fotovoltaica. O resultado foi a redução do impacto ambiental com o aumento da vida útil das baterias e redução do consumo de combustível, principalmente, quando o caminhão está parado sem precisar do motor ficar ligado.
Darlan – JBSDiógenes e Thales – Pra Frente Brasil
– AthivalogTransportes, com os alunos Eryck dos Reis Cadima e Rodolfo Miranda dos Santos, apresentando a “Gestão da Fadiga“. Com a identificação e análises das ocorrências de sonolência, a empresa traçou metas e ações para prevenir e, ademais, antecipar os motivos que interferiu diretamente no evento crítico.
Hungaro e Simarelli
– HungaroTransportes, representada por Roberto Miranda Joaquim, que falou sobre “Incorporando Inteligência Artificial Para Potencializar o Setor de Transporte“. Com o uso da IA, a Hungaro conseguiu evoluir na identificação do comportamento do motorista e, assim, criar ações que tiveram impactos tangíveis para melhoria da comunicação empática e com maior constância com os condutores.
Eryck e Rodolfo – AthivalogRoberto – Hungaro
– Simarelli Transportes, com Gustavo Guizelini e Luciana Luiz de Oliveira Stein, abordando o “Uso da tecnologia no processo de melhoria contínua da Transportadora“. A evolução tecnológica foi com a implantação de um aplicativo que digitalizou diversos processos que eram feitos manualmente. Dessa forma, a empresa pode ter e analisar de forma rápida diversos dados, com checklist, inconformidades, gerenciamento de manutenção e pode aplicar treinamentos mais assertivos.
Carraro e WLGC
– Carraro / WLGC Transportes Rodoviários, representada por Isabele Conforto da Silva (Carraro) e Willian Pereira de Souza (WLGC), que discutiram os “Impactos da Fadiga relacionados à Saúde Mental de Motoristas de Distribuição Urbana” na conclusão. Para mitigar os problemas de fadiga, a estratégia foi unir o uso da tecnologia das câmeras de fadiga, a família do motorista e, principalmente, o acompanhamento por profissionais capacitados, como psicólogos. O principal resultado, além dos objetivos, foi a maior satisfação dos condutores por terem uma maior assistência ao trabalho deles.
Isabele (Carraro) e Willian (WLGC)Gustavo e Luciana – Simarelli
LVA e Solistica
– LVA Transportes, com Jânio José Andrade Luzia, Marcos Alves Moreira e Vanessa Ribeiro Costa Alexandre da Silva, na conclusão, exploraram a “Gestão de Fadiga – Fadiga Zero“. Compreendido que a tecnologia, decerto, não vai resolver o problema, a empresa passou a realizar diversas ações antes da jornada de trabalho, durante e pós-jornada, envolvendo profissionais de outras áreas da transportadora, profissionais especializado e familiares.
Jânio, Vanessa e Marcos – LVA
– Solistica Transportes, com Ricardo Travalim e Andrea Florismina Bezerra Ramos, que abordaram o “Mapeamento de vulnerabilidades X Ações propostas” para a conclusão. O plano foi elaborado para ser amplo para gerar resultados positivos em sustentabilidade, eficiência, segurança e economia em manutenção. Além disso, a redução no consumo de energia e uso de diferentes tipos de combustíveis. Após o plano entrar em execução, a Solistica começou a registrar redução de acidentes e consumo, rotas com caminhões vazios, e melhores contratações.
Ricardo – Solistica
Próxima Turma
Após a conclusão desta turma, certamente, a próxima turma já tem agenda confirmada para o 1º Módulo para os dias 18, 19 e 20 de outubro. Assim, garanta sua vaga e esteja pronto para alcançar alta performance profissional, alinhando segurança, eficiência e produtividade.
Este evento reforça o compromisso do setor de transporte com a capacitação e a busca contínua pela excelência. Por fim, promove avanços significativos em segurança.
A Mercedes-Benz dá início a uma ação itinerante a Caravana BlueTec 6. Ela começou no dia 4 de setembro e percorrerá mais de 20 cidades em todas as regiões do Brasil. O objetivo é demonstrar os diferenciais de sua linha de caminhões Euro 6, incluindo apresentações e test-drives.
A primeira parada da Caravana será na cidade catarinense de Içara, onde ficará até 6 de setembro, no concessionário Ingá Veículos. A última etapa do ano está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Rondonópolis (MT), nas instalações da Rodobens. Além disso, essas etapas serão realizadas em conjunto com concessionários da marca ou com ações de parceiros do Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz para conscientizar sobre a importância da participação das mulheres no transporte.
A iniciativa da Mercedes-Benz é voltada para frotistas, autônomos e motoristas que terão a oportunidade de experimentar os caminhões Mercedes-Benz Euro 6 em detalhes. Dessa forma, os participantes poderão conhecer a tecnologia BlueTec 6.
Quatro modelos de caminhões estarão disponíveis para test-drive na Caravana BlueTec 6. A saber, caminhão médio Accelo 1317 6×2, o semipesado Atego 3033 8×2, o Actros 2548 e o extrapesado Actros 2653 6×4, todos preparados para proporcionar a melhor experiência de condução. Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, afirma: “Vamos levar soluções para todas as demandas dos clientes”.
O atual portfólio de caminhões da Mercedes-Benz se destaca pela compatibilidade com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Certamente, a marca introduziu no mercado a tecnologia BlueTec 6 para atender a essa nova legislação, que entrou em vigor no Brasil em 2023, visando reduzir as emissões de poluentes ao meio ambiente.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destaca que todos os caminhões do portfólio garantem uma redução significativa nas emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado, dessa forma, contribuindo para a proteção ambiental e a melhoria da qualidade do ar.
A Mercedes-Benz garante que a compatibilidade ambiental, a tecnologia BlueTec 6 proporciona aos clientes da Mercedes-Benz a redução de custos operacionais. Ademais, o consumo de óleo lubrificante é de 10% a 15% menor, com intervalos de trocas de óleo similares aos dos caminhões da geração anterior, a Proconve P7 (Euro 5).
A tecnologia BlueTec 6 oferece vantagens adicionais, como a intercambialidade de peças e componentes entre modelos da mesma família de caminhões, bem como a facilidade de manutenção.
A Mercedes-Benz ampliou a linha 2023 de caminhões para atender a uma variedade de necessidades do mercado. A saber, mineração, construção e atividades do agronegócio.
Em 4 de setembro de 1993, lançaram um modelo de caminhão pesado que se tornou um ícone no transporte de longa distância na Europa e no Brasil. O Volvo FH acaba de completar 30 anos de idade.
Com quase 1,4 milhões de caminhões vendidos em cerca de 80 mercados globais, o Volvo FH é um verdadeiro sucesso na indústria. Desde o seu início, em 1993, este caminhão estabeleceu um novo padrão de excelência em condução, segurança e eficiência de combustível, tornando-se um ícone ao longo de três décadas. No Brasil, a produção do FH começou um ano depois. No mercado brasileiro, ele já foi líder do segmento por 10 vezes, sendo cinco consecutivas, incluindo este ano.
“O Volvo FH é a representação de uma mentalidade focada no cliente e de um modelo que vem ultrapassando limites há 30 anos. Em todas as áreas cruciais, como conforto do condutor, eficiência de combustível, segurança e produtividade, nunca paramos de melhorar este caminhão. Estou muito orgulhoso de que hoje os nossos clientes possam encomendar o Volvo FH nas versões elétrica, a gás e a diesel”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Desde o seu lançamento, o Volvo FH tem sido um líder em inovação. Apresentando um chassi totalmente novo e design flexível para várias aplicações de transporte, este caminhão revolucionou o mercado.
A inovadora linha motriz incluiu um motor de 12 litros completamente novo e um de 16 litros para o Volvo FH16). As inovações continuaram ao longo dos anos, sempre com base nos valores da Volvo: segurança, qualidade e respeito pelo meio ambiente. Dessa forma, alguns marcos notáveis incluem o airbag do condutor. Ademais, a solução de caixa de velocidades automatizada I-Shift e a Direção Dinâmica Volvo, que torna a direção sem esforço e altamente manobrável.
No que diz respeito ao design exterior, os espelhos retrovisores com um design fino exclusivo oferecem melhor visibilidade ao condutor. Assim como, enquanto os faróis em forma de V não só melhoram a visibilidade, mas também conferem ao caminhão uma aparência distintiva.
“A primeira geração do Volvo FH foi um divisor de águas que transformou totalmente o conceito de um caminhão moderno. Desde então, continuamos a estabelecer novos padrões no transporte rodoviário e lançamos mais cinco gerações deste caminhão. Nossa abordagem tem sido utilizar a tecnologia mais recente. Isso, certamente, de uma forma que acrescenta sempre benefícios claros para os nossos clientes e motoristas. Decerto prova dos nossos esforços bem-sucedidos de melhoria contínua e evolução constante.
Ylva Dalerstedt, gestor do Segmento de Longo Curso da Volvo Trucks, expressa seu orgulho pelo fato de o Volvo FH ser o único caminhão que foi selecionado três vezes como “Caminhão Internacional do Ano”.
A Argentina continua a ser um dos destinos primordiais para as exportações brasileiras de caminhões e ônibus, graças a acordos de comércio internacional. Com desafios competitivos em outros mercados devido a impostos indiretos, custos adicionais e burocracia, o desempenho das vendas nesse país vizinho torna-se crucial. Neste artigo, vamos revelar quais caminhões e ônibus lideraram as vendas em 2023, incluindo a lista Top 10.
As principais montadoras que operam na Argentina são as mesmas que têm fábricas no Brasil, incluindo Volkswagen, Iveco, Volvo, Scania, DAF e Mercedes-Benz. O mercado de caminhões lá é altamente competitivo e tem um impacto direto na indústria brasileira, que também importou mais de 2.400 caminhões em 2022.
O relatório de patentes foi divulgado durante o oitavo mês de 2023. Vamos descobrir quais foram os caminhões e ônibus mais vendidos na Argentina. Vale esclarecer que as estatística lá são de veículos pesados, misturando caminhões e ônibus.
Em agosto, os licenciamentos de caminhões e ônibus registraram, certamente, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, as montadoras que produzem localmente lideraram as vendas, devido às restrições às importações.
Segundo a Associação de Concessionários Automotivos da República Argentina (ACARA), decerto, foram vendidos 1.443 modelos pesados em toda a Argentina (incluindo caminhões e ônibus). Assim, um aumento de 8,3% em relação a agosto de 2022, que teve 1.333 unidades vendidas.
No que diz respeito às marcas, a Mercedes-Benz mantém a liderança com 561 unidades vendidas, mas a Iveco está logo atrás, com 527 unidades, aproximando-se da líder alemã no acumulado anual.
Quanto aos modelos individuais, o Iveco Tector 170 E, um modelo produzido em Córdoba de 17 toneladas, continua liderando com folga entre os caminhões, quase duplicando as vendas do segundo colocado, o Mercedes Atego 1729 S, decerto, também produzido localmente.
Ademais, é importante destacar que a Mercedes-Benz mantém sua hegemonia no “top ten”, com cinco das seis primeiras posições entre os caminhões e ônibus mais vendidos no mercado argentino.
Número de emplacamentos dos países do Mercosul. Fonte: Anfavea
Enfim, aqui está o ranking dos caminhões e ônibus patenteados em agosto de 2023:
TOP 10 em vendas
Modelo > Agosto/Acumulado 2023
1. Iveco Tector 170 E > 166 / 1.182
2. Mercedes-Benz Atego 1729 S > 89 / 456
3. Mercedes-Benz Accelo 815 > 73 / 519
4. Mercedes-Benz Atego 1729 > 63 / 248
5. Mercedes-Benz Accelo 1016 > 61 / 387
6. Mercedes-Benz Accelo 1721 > 57 / 405
7. Iveco Tector 110-190 > 44 / 202
8. Agrale MT 15.0 > 41 / 273
9. Iveco Cursor 450 C > 35 / 168
10. Mercedes-Benz BMO 384 > 35 / 191
Com esses números, por fim, fica claro que a competição acirrada entre Iveco e Mercedes-Benz continua a aquecer o mercado argentino de caminhões e ônibus em 2023.
O Chevrolet Onix LT 1.0 MT e o Volkswagen Polo Track são dois dos carros mais vendidos no Brasil. Decerto, são opções interessantes para frotas. Ambos os modelos oferecem um bom equilíbrio entre desempenho, economia e conforto, mas existem algumas diferenças importantes entre eles.
Os números de vendas diretas dos dois modelos já mostram qual é o favorito dos frotistas até o momento. Um é líder em vendas direitas e o outro ocupa a 17ª posição. Como não queremos influenciar a sua opinião antes de ver este comparativo técnico, os números de emplacamentos são revelados no final deste artigo.
Motor e câmbio
O Chevrolet Onix LT 1.0 MT conta com motor 1.0 flex de três cilindros, que entrega 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque com etanol, e 78 cv e 9,6 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de 6 marchas e a tração é dianteira.
O VW Polo Track 1.0 também conta com motor 1.0 flex de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.
Até aqui, a vantagem, mesmo que pequena, fica para o Chevrolet Onix, principalmente, por causa do câmbio de 6 velocidades, o que permite melhor escalonamento das marchas e o trabalho do motor em rotações menores.
Dimensões e capacidades
O Onix tem 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O peso é de 1.037 kg e o porta-malas tem capacidade para 291 litros. O tanque de combustível comporta 44 litros.
O Polo tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O peso é de 1.070 kg e o porta-malas tem capacidade para 300 litros. O tanque de combustível comporta 52 litros.
As diferenças de medidas e capacidades são bastante similares. Se o Polo não consumisse mais combustível, a maior capacidade de combustível no tanque poderia apresentar uma maior autonomia. Porém, o consumo maior do Polo anula esta suposta vantagem.
O consumo médio do Chevrolet é de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol, e de 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,3 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h.
O consumo médio do VW é de 9,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, e de 14 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos e a velocidade máxima é de 173 km/h.
Os números de consumo são do INMETRO e os de desempenho dos fabricantes. Aqui, fica claro os benefícios do câmbio de 6 marchas do Onix, pois o melhor consumo está na estrada, quando a 6ª marcha permite velocidade cruzeiro com uma rotação menor, consequentemente, menor consumo. A caixa com 6 velocidades também permite uma relação mais curta na 1ª marcha, com arrancadas mais seguras em aclives e com o carro carregado.
O Chevrolet Onix LT conta com itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, computador de bordo, rádio com conexão Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras.
O VW Polo Track conta com itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, volante multifuncional, computador de bordo, rádio com conexão Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras.
Uso de mais tecnologiaCâmera de ré do OnixCinco estrelas no crash-test do Onix
Mercado
O preço médio praticado pelo mercado, segundo a Fipe, é de R$ 90.552 para o Chevrolet Onix LT 1.0 e de R$ 83.896 para o VW Polo Track. Desse modo, os números de emplacamentos revelam qual desses dois modelos foi o favorito dos frotistas no primeiro semestre 2023.
Nos seis primeiros meses, segundo a Fenabrave (associação dos distribuidores autorizados), de longe o VW Polo foi o mais comprado por frotistas, com 8.360 unidades emplacadas por pessoas jurídicas. Certamente, com este resultado, o VW Polo ocupou a posição do automóvel mais emplacado em vendas diretas. Já o Chevrolet Onix ocupou a 17ª posição, com 1.828 unidades no mesmo período.
Por fim, os dados técnicos mostram que existe uma superioridade tecnológica do Chevrolet Onix em relação ao VW Polo. Porém, sendo o VW Polo satisfatório, as políticas de preço, desconto e relacionamento com os clientes frotistas são decisivas para o sucesso em vendas para frotas.