quarta-feira, maio 22, 2024

Logistik Schmitt avança com frota de caminhões elétricos com o eActros 300 e FM Electric

Convencer um cliente pagar quase o triplo do que está acostumado a pagar por um caminhão cavalo mecânico elétrico e mais ao equivalente a R$ 300 mil em sistema de carga rápida de bateria não é uma tarefa fácil para um vendedor.

O comprador precisa acreditar muito na eletrificação de frota como a melhor solução para a logística, ter consciência que está pagando alto por uma tecnologia nova (motores elétricos e baterias existem há mais de um século, mas como é feito hoje é inédito) e ter consciência que esta tecnologia está sendo aperfeiçoada de forma exponencial, portanto, um caminhão modelo 2023 será antigo e menos competitivo perto um modelo 2025.

Neste cenário, a Mercedes-Benz Trucks conseguiu fazer a sua primeira venda do modelo Actros 300 para um cliente alemão.

A Logistik Schmitt comprou seis Mercedes-Benz eActros 300.  e recebeu a primeira unidade na semana passada. A Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks postou hoje (30 de outubro) no LinkedIn informações sobre a entrega da primeira unidade do modelo.

Em julho deste mês ano, a Logistik Schmitt já havia emitido comunicado sobre a parceria com a Volvo Trucks além da Mercedes-Benz. A transportadora utilizada também caminhões pesados mais potentes. Ela já incorporou na frota o modelo Volvo FM Electric, cavalo mecânico, com 490 kW (657 cv) de potência e PBTC de 44 toneladas.

Leia também:

Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil

Planejamento antes de tudo

O cliente é uma empresa familiar com sede em Bietigheim, Baden-Württemberg, que se tornou a primeira na Alemanha a receber o cavalo mecânico Mercedes-Benz eActros 300, marcando um passo significativo em direção à eletrificação da logística e transporte de mercadorias.

O modelo e-truck produzido em série foi entregue pelo chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, ao sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt.

Inicialmente, o eActros 300 será usado para transportar motores entre a fábrica de logística da Logistik Schmitt em Germersheim e a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, a uma distância de 25 km, operando em turnos múltiplos.

Produção em série

A série do trator de semirreboque eActros 300 já havia sido apresentada em junho de 2023, quando o primeiro veículo foi entregue à empresa holandesa de logística de alimentos Simon Loos. A produção em série do eActros 300 está prevista para começar no final deste ano.

Para a Logistik Schmitt, a decisão de investir em tratores de semirreboques elétricos não foi tomada sem estudos.

O diretor de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, enfatizou a importância da Logistik Schmitt como um parceiro vital nos testes de desenvolvimento do eActros desde 2019. Ele afirmou: “A Logistik Schmitt tem sido um parceiro importante para testar o eActros desde 2019. Desde o primeiro protótipo até o caminhão articulado elétrico, certamente, a Logistik Schmitt apoiou as etapas de desenvolvimento do caminhão elétrico com testes intensivos. Estamos ainda mais satisfeitos que a empresa esteja agora incluindo o eActros permanentemente em sua frota.”

Logistik Schmitt
Primeiro  eActros 300 à Logistik Schmitt, na foto: v.l.t.r. Ronald Ott, chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO Alemanha e Rainer Schmitt, sócio-gerente da Logistik Schmitt
Foto; morlock-fotografia/Daimler

O sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt, compartilhou suas impressões sobre o eActros, por certo, pela parceria com a Mercedes-Benz Trucks.

Infraestrutura de carregamento

Além disso, a Logistik Schmitt tem se preparado para a transição do diesel para novas tecnologias, desenvolvendo uma infraestrutura de carregamento adequada em seus locais, o que exige substancial investimento. Estações de carregamento, sobretudo, estão disponíveis nos pontos de descarga da fábrica de Wörth, garantindo a disponibilidade e eficiência dos tratores de semirreboques eActros 300.

O valor do investimento na infraestrutura ainda não foi revelado. Além disso, nem se a fonte de produção de energia é sustentável.

Características técnicas

O eActros 300, por fim, compartilha tecnologia com o eActros 300/400 com chassi de plataforma, que já está em produção em série desde 2021. Equipado com três baterias de 112 kWh de capacidade instalada cada, a fim de que o eActros 300 ofereça uma autonomia impressionante de até 220 km com uma única carga de bateria. Além disso, o processo de carregamento de capacidade carregamento é de até 160 kW (215 cv). Essa característica permite, ademias, que as baterias atinjam de 20 a 80% de carga em pouco mais de uma hora. Desde que em uma estação de carregamento rápido DC padrão com corrente de carregamento de 400 A.

Marcos Villela | LinkedIn

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui