quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

Como será o teste com três DAF XF 530 6×4 da JBS movido 100% a biodiesel

- Publicidade -

O que é o projeto com DAF XF 100% biodiesel da JBS? É um projeto da maior produtora global de carnes, para introduzir o uso de biodiesel 100% (B100) em sua frota própria de caminhões, em um teste que busca dar visibilidade às vantagens ambientais do biocombustível frente ao diesel.

Nesta fase inicial do projeto, três cavalos mecânicos DAF XF 530 6×4 com PBTC de 74 toneladas serão utilizados e vão rodar, juntos, 1.200 km por dia, entre Lins (SP) e o Porta de Santos (SP).

Como é o caminhão 100% biodiesel da JBS?

O caminhão tem uma cor verde e branca, com inscrições “MOVIDO 100% BIODIESEL” nas laterais. Os caminhões são originais de fábrica e não precisam de adaptação para usar o biocombustível. Nos testes iniciais, segundo a JBS, o consumo é similar ao do diesel convencional.

Leia também

Mercado: em 10 anos, a DAF Brasil já é quase do tamanho da Scania Brasil com 66 anos

Quais são os benefícios do caminhão 100% biodiesel da JBS?

O caminhão 100% biodiesel da JBS tem como benefícios a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, reduz a dependência de importação de diesel, a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades e o aproveitamento do sebo bovino, subproduto do processamento de carnes, como matéria-prima para o biodiesel.

Os objetivos do projeto?

A JBS tem interesse em expandir o uso de B100 em suas frotas, como parte do seu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A empresa relatou ainda que, para os testes atuais, com poucos caminhões, não houve necessidade de autorização da agência reguladora do setor de combustíveis. Mas destacou que já fez pedido de permissão à ANP para quando o volume de consumo de 10 mil litros por mês for superado.

Leia mais:

Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil

Sobre a JBS Biodiesel

Vale lembrar que o Grupo JBS conta com a JBS Biodiesel, a maior produtora do biocombustível a partir do sebo bovino no Brasil.

Este trecho da página atual fala sobre a JBS Biodiesel, uma empresa que produz biodiesel a partir de resíduos orgânicos. As principais ideias são:

Produção de biodiesel: A JBS Biodiesel tem três plantas em Mafra (SC), Lins (SP) e Campo Verde (MT), que produzem 720 milhões de litros de biodiesel por ano, sobretudo, usando sebo bovino e óleo de cozinha usado como matérias-primas.

Participação no mercado: Ela é a maior produtora de biodiesel do Brasil, ademais, com cerca de 10% do consumo nacional. A empresa também exporta o biocombustível para outros países, como Estados Unidos e Europa.

Contribuição para a sustentabilidade: A JBS Biodiesel foi a primeira empresa do setor a emitir créditos de descarbonização (CBIOs), sendo certificados que comprovam a redução de emissões de gases de efeito estufa pelo uso do biodiesel. A empresa, por fim, participa do programa RenovaBio, do Governo Federal, que incentiva a produção e o consumo de biocombustíveis no país.

Marcos Villela | LinkedIn

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui