quinta-feira, dezembro 25, 2025

Fenatran e mais 25 feiras entram para o calendário estratégico de São Paulo

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São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, conhecida por sua vibrante diversidade e forte dinamismo econômico. Tomou uma decisão estratégica ao incluir as feiras de negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade. Destacando-se a 24ª edição da Fenatran, sem dúvida, a principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina.

O anúncio da inclusão ocorreu em uma cerimônia no Edifício Matarazzo, sede do poder público municipal, no dia 24 de abril. Reforçando o compromisso da cidade com o fomento econômico e o turismo de negócios. Estavam presentes importantes figuras políticas e do setor de eventos, bem como, o Prefeito Ricardo Nunes, Paulo Octávio Pereira de Almeida, Diretor-Presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UFBRAFE), e outros dignitários.

Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran, expressou seu entusiasmo:

eventos estratégicos
Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran

“Uma honra para mim estar presente representando um evento tão importante como a Fenatran, que agora faz parte do calendário oficial. Este evento não só serve como uma vitrine para as empresas do setor mostrarem seus lançamentos, mas também influencia diretamente a evolução do transporte rodoviário de cargas no país, sendo um espaço crucial para geração de negócios.”

A Fenatran está programada para acontecer entre os dias 04 e 08 de novembro no São Paulo Expo e mais de 600 marcas participarão do evento. O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma iniciativa da RX Brasil e tem o apoio de entidades importantes como a Anfavea, NTC e Anfir.

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Além da Fenatran, outras feiras de renome foram incluídas no calendário estratégico. A saber, a ABCasa Fair, Abrin, Intermodal South America, e muitas outras que abrangem diferentes setores da economia. Essa diversificação de eventos é uma clara indicação do papel crucial que São Paulo joga como um centro de negócios internacional. A principio, atraindo visitantes e expositores de todo o mundo.

Conheça os 64 eventos que estão no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo: https://cidadedesaopaulo.com/calendario-de-eventos-estrategicos/

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Mercedes-Benz Sprinter substitui Cadillac SW em nova versão do filme Caça-Fantasmas

Baseado no filme de 1984, um dos maiores sucessos do cinema. O novo filme “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”, a Mercedes-Benz Sprinter não é apenas um veículo; é uma estrela. Aliás, com a estreia bem-sucedida nos Estados Unidos no último mês. Assim,  a produção da Sony Pictures traz agora sua aventura cheia de ação e suspense aos cinemas brasileiros. Destacando-se com a Sprinter, apelidada de ECTO-Z, no centro da trama.

Caça-Fantasmas
O filme já está em cartaz no Brasil
Caça-Fantasmas
Equipado com um rack retrátil que armazena equipamentos essenciais, como mochilas de prótons, armadilhas de fantasmas e limpadores de partículas, o veículo garante que o equipamento crucial esteja sempre pronto para uso

O carro usado pelos Caça-Fantasmas no filme de 1984 é conhecido como Ectomobile ou Ecto-1. A equipe dos Caça-Fantasmas utilizou este veículo icônico para se deslocar pela cidade em suas missões de capturar fantasmas e outros vilões. O Ecto-1 foi originalmente projetado com poderes, incluindo viagens interdimensionais e desmaterialização. A saber, ele tem sua base em um Cadillac Fleetwood Station Wagon dos anos 1980.

Em “Ghostbusters: Apocalipse de Gelo”, a família Spengler, com os Ghostbusters originais, enfrenta um desafio monumental: salvar o mundo de uma nova era do gelo. Desencadeada por uma invasão espectral que cobre a cidade com um frio mortal. O quartel-general dos caçadores de fantasmas retorna ao emblemático quartel de bombeiros de Nova York, onde certamente, equipam seu laboratório com tecnologia de ponta para elevar a caça aos fantasmas a um novo patamar.

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Edição nº 40

O ECTO-Z, uma Mercedes-Benz Sprinter customizada, desempenha um papel crucial nesta missão. Equipado com um rack retrátil que armazena equipamentos essenciais, bem como, mochilas de prótons, armadilhas de fantasmas e limpadores de partículas, o veículo garante que o equipamento crucial esteja sempre pronto para uso.

Seu design versátil não apenas maximiza o espaço de armazenamento, mas também se adapta perfeitamente às demandas de um ambiente de caça aos fantasmas, enquanto enfrentam condições climáticas adversas com facilidade. Graças ao aquecimento dos assentos e sistemas avançados de assistência ao motorista, o ECTO-Z proporciona conforto e segurança, mesmo nas estradas mais traiçoeiras.

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DAF Caminhões na Agrishow 2024 destaca modelos para o agronegócio

Conheça como será a presença da DAF Caminhões na Agrishow 2024. O estande da marca será palco para a apresentação dos principais modelos da fabricante. Certamente, voltados ao setor agrícola, incluindo o robusto DAF XF 6×4 e o versátil DAF CF 8×2.

Durante os cinco dias de feira, a empresa exporá os modelos XF, nas configurações de 480 cv e 530 cv, e CF, com 310 cv. A saber, projetados para atender às demandas específicas do agronegócio, como o transporte de insumos agrícolas, produtos frigoríficos, e cargas secas e líquidas.

Gabriel Fernandes, diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil. Destaca o crescimento histórico de 15,1% do agronegócio no último ano, alcançando um total de R$ 677,6 bilhões.

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“A Agrishow é uma excelente oportunidade para realizar bons negócios com os principais produtores e empresários do país,” comenta Fernandes.

O DAF XF é o modelo mais vendido da empresa e é amplamente reconhecido por seu desempenho superior no transporte de cargas agrícolas, mas especialmente em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Já a linha DAF CF é conhecida pela sua adaptabilidade, com caminhões semipesados e pesados que suportam cargas a partir de 15 toneladas.

Particular destaque é dado ao modelo DAF XF Off-Road, pensado especialmente para o escoamento das safras de cana-de-açúcar. Afinal, é um segmento que obteve um novo recorde na safra de 2023/2024, ultrapassando 713 milhões de toneladas.

“O setor agrícola é um parceiro estratégico para nosso negócio e tem um impacto significativo não apenas nas nossas vendas, mas também em toda a cadeia de fornecedores e serviços associados ao transporte,” acrescenta Fernandes.

Saiba mais:

MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA

A tecnologia dos caminhões DAF inclui sistemas operacionais e mecânicos eficientes que aumentam a disponibilidade e produtividade do frotista, bem como, tecnologias de motorização que reduzem o consumo de combustível e de Arla 32, além de design e aerodinâmica que contribuem para viagens mais seguras.

Com o avanço contínuo do setor agrícola, a demanda por caminhões robustos e versáteis tem crescido substancialmente. Celebrando uma década de operação no Brasil em 2023, a DAF alcançou a marca de 35 mil caminhões em sua frota e cobre 100% do território nacional. A empresa continua a expandir sua rede de concessionárias, com a DAF MacPonta e DAF Caminho representando as regiões sul e sudeste na Agrishow.

“A expectativa para os negócios na Agrishow 2024 é alta, considerando especialmente o papel vital do agronegócio na economia paulista e na balança comercial do país,” diz Osmar Hirashiki, diretor-geral do Caminho Group, concessionário DAF Caminhões.

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Piaggio estreia na Agrishow com triciclos para logística de carga e passageiros

,A Piaggio estreia na Agrishow. Trata-se de uma renomada fabricante italiana de ciclomotores e pioneira no setor com 75 anos de história. Por certo, marcará presença na 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). Que ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Representada no Brasil pelo Grupo 2W Motors, a Piaggio apresentará os modelos Apé Cargo e Apé City Passenger, ambos a gasolina. Assim, marcando a primeira participação da marca na principal feira de tecnologia agrícola da América Latina.

Surgidos no pós-guerra em 1948 a partir da adaptação da icônica Vespa, os triciclos Piaggio são um símbolo do lifestyle europeu, oferecendo versatilidade, economia e leveza. Desde que chegaram ao Brasil em 2022 pela 2W Motors, os triciclos têm conquistado tanto o mercado corporativo (B2B) quanto o consumidor final (B2C), proporcionando soluções práticas de mobilidade.

No agronegócio, ambos os modelos podem atender o transporte de cargas de até 500 kg de capacidade útil, bem como, de funcionários e visitantes, em fazendas, em terras batidas, como em pátios das agroindústrias, distribuição e transportadores, além de atender no trânsito urbano das cidades próximas às empresas.

Piaggio estreia na Agrishow
O modelo Apé Cargo tem capacidade de 500 kg de carga útil e cabine totalmente fechada e espaçosa. Fotos: Renato Durões

“Defendemos a mobilidade urbana desde nossa fundação, dado nosso histórico no mercado de duas rodas. Com os triciclos no Brasil, visamos oferecer soluções inovadoras que atendam desde o pequeno empreendedor e agricultor até grandes corporações, graças ao seu ótimo custo-benefício e capacidade de customização”, explica Raul Fernandes Jr, sócio-diretor do Grupo 2W Motors. E agora, a Piaggio estreia na Agrishow.

Características e modelos

Atualmente, dois modelos principais estão no mercado: o Piaggio Apé City Passenger, ideal para transporte de até quatro pessoas, e o Piaggio Apé Cargo, com capacidade de carga de até 500 kg. Ambos são facilmente customizáveis para atender as necessidades específicas de cada cliente e já são populares em locais como shoppings, eventos, condomínios e campos de golfe.

Eles podem ser customizados com diferentes tipos de carrocerias, bem como baú, oficina mecânica etc.

Os triciclos da Piaggio destacam-se pela facilidade de dirigibilidade, com comando por guidão, exigindo CNH categoria A. Aliás, eles se beneficiam de vantagens como IPVA reduzido e isenção de rodízios municipais, além de serem econômicos — com consumo de até 33 km por litro de gasolina e velocidade de até 60 km/h.

Opções e Preços

Os modelos Piaggio Apé estão disponíveis em quatro cores, com o Apé City Passenger oferecendo 300 kg de capacidade e 12 cv de potência e o Apé Cargo, carregando até 500 kg com 14 cv. Estão disponíveis a partir de R$ 39.900,00, mais frete.

Para os clientes B2B, a 2W Motors pode customizar o atendimento de manutenção técnica na casa do cliente.

Piaggio estreia na Agrishow
O modelo Apé City Passanger transporta 4 pessoas, incluindo o condutor

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Depoimentos de clientes

Clientes como o mestre cervejeiro Francisco Schmitz da OPA BIER e o empresário Fernando Pilatos do Mínimo Bar ressaltam a versatilidade, economia e o charme vintage dos triciclos, cruciais para suas operações diárias. Alexandre Padrão, advogado e colecionador, também enfatiza que a Piaggio não é apenas um meio de transporte, mas um estilo de vida.

Sobre o Grupo 2W Motors

Comandado pelos irmãos Raul e Maurício Fernandes, o grupo representa várias marcas europeias de destaque no Brasil, incluindo motocicletas da Husqvarna e da Fantic. Recentemente, ampliou suas operações para incluir bicicletas elétricas e outros acessórios, com foco em inovação e qualidade.

Para mais informações sobre os triciclos e outras iniciativas da Piaggio, visite www.piaggiobrasil.com.br e acompanhe as novidades pelo Instagram @piaggiocommercialvehiclesbr. Informações sobre o Grupo 2W Motors e as marcas representadas podem ser encontradas em www.2wmotors.com.br.

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Volvo Trucks adota HVO, Hitech Electric tem ação de estreia e Iveco Bus vence com ônibus a hidrogênio

As fabricantes de caminhões Volvo Trucks e Mack (Volvo Group) anunciaram uma significativa mudança ambiental em suas operações. As fábricas de New River Valley, na Virgínia, e Lehigh Valley Operations, na Pensilvânia, estão abastecendo os novos caminhões com óleo vegetal hidrotratado (HVO), conhecido como diesel renovável, antes de enviá-los aos clientes.

Vale lembrar que o HVO ainda não está disponível no Brasil. No entanto, a Volvo do Brasil teve iniciativa similar com o diesel menos poluente disponível no mercado brasileiro, o Diesel R5, fornecido pela Petrobras e já distribuído pela Ipiranga. O R5 é menos poluente do que o biodiesel convencional. O Frota News noticiou esta iniciativa em agosto do ano  passado e o artigo detalha o que é o R5 pode ser lindo a partir do seguinte link:

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

Segundo Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America, a adoção de diferentes tecnologias é essencial para um futuro sustentável. A Volvo está abastecendo os caminhões que saem da fábrica de NRV com 20 a 25 galões de HVO por tanque, assim, substituindo o diesel fóssil em uma iniciativa que espera substituir 1.125.000 galões de diesel fóssil anualmente. Isso deve levar a uma redução nas emissões de CO₂ de 75% a 85% para as operações da Volvo Trucks na América do Norte.

Hitech Electric lança promoção de inauguração

A Hitech Electric estreou sua primeira concessionária exclusiva em São Paulo, em parceria com o Grupo Carueme. Para comemorar a abertura, a empresa lançou uma promoção especial com descontos de até 13% em toda a sua linha de veículos utilitários elétricos, porém, válida até o final de maio ou para as 100 primeiras unidades vendidas.

A oferta inclui modelos como o e.coDelivery (de R$ 130 mil por R$ 115 mil), e.coCargo (de R$ 160 mil por R$ 140 mil) e e.coTruck (de R$ 158 mil por 137 mil), assim, oferecendo aos comerciantes e empreendedores uma oportunidade de adotar tecnologia limpa a preços atrativos.

Leia mais sobre a Hitech Eletric no artigo publicado no Frota News a partir do seguinte link:

Hitech Electric inaugura concessionária de veículos elétricos para logística urbana em São Paulo

Iveco Bus E-Way H2 é agraciado na Alemanha

A revista alemã Busplaner agraciou o E-Way H₂ da Iveco Bus com o “Prêmio Internacional de Sustentabilidade 2024”. Por certo, destacou-se na categoria de ônibus de 12 metros movidos a hidrogênio. O modelo E-Way H₂ conta com capacidade para até 100 pessoas e uma autonomia de 450 km sob condições normais de operação.

A Hyundai fornece a célula de combustível de hidrogênio equipada neste ônibus movido a hidrogênio. Ele possui também quatro tanques de hidrogênio instalados no telhado a fim de abastecer uma bateria NMC de 69 kWh. Esta é fabricada, certamente, pela FPT Industrial e o motor elétrico de 310 kW, pela Siemens Elfa 3.

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Destaques de capa da edição 40

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Ghelere aumenta frota com mais 56 novos caminhões + outras notícias

A Ghelere Transportes, empresa com matriz em Cascavel (PR), investiu cerca de R$ 50 milhões em novos veículos para aumentar a frota e capacidade de atendimento. Este ano, a empresa optou por 56 caminhões da Scania, modelos R 450 e R 460 Super, e 60 semirreboques da Facchini. Todos os novos caminhões contam com um sistema de frenagem autônoma para reduzir a possibilidade de colisão traseira, tecnologia oferecida por todas as marcas do segmento premium. Com a aquisição, a empresa chega a quase 400 veículos na frota.

Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes, explica que, com esses novos caminhões, a empresa ganha uma segurança adicional que ajuda a evitar batidas na traseira, aumentando a segurança dos carros à frente, dos motoristas e das cargas. “Para além da integridade da carga, quando temos uma tecnologia que nos ajuda a evitar sinistros, ficamos menos sujeitos a atrasar carregamentos e entregas, e a pontualidade e a garantia de entrega são um grande compromisso em nossa operação. Os novos caminhões também têm itens de conforto para o motorista, como geladeira interna, além dos adicionais que colocamos, como câmeras com I.A., defletores e painel de energia solar.”

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União contra o roubo de cargas

Na última semana, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) reuniu-se com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). O objetivo foi debater a comunicação e o fluxo de informações entre os órgãos públicos e as transportadoras. Outro objetivo foi pautar as questões de roubo de cargas e veículos, as burocracias e a falta de integração entre os órgãos competentes, dificultando a recuperação desses ativos.

Luiz Gustavo Nery, diretor do SETCEPAR, destacou a importância da integração dessas informações não somente aos associados do Setcepar, mas à cadeia logística na totalidade, visto que, hoje, a maioria dos veículos dessas organizações roda em diversos estados do país. O atual momento do TRC vem exigindo alianças e relacionamentos estreitos entre todos os representantes para o desenvolvimento contínuo do modal. Segundo dados do relatório anual desenvolvido pelo Centro de Inteligência da Overhaul – empresa de software de gerenciamento de riscos e visibilidade da cadeia de suprimentos –, foram registradas 17.108 ocorrências de roubo de cargas no Brasil em 2023, uma alta de 4,8% em relação ao ano anterior.

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Destaques de capa da edição 40

Segurança de Medicamentos

O transporte dos medicamentos do fabricante ao consumidor final conta com um reforço regulatório significativo. A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 653/2022) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impõe requisitos estritos para o transporte de produtos farmacêuticos, incluindo o monitoramento rigoroso de temperatura e umidade do início ao fim da cadeia de distribuição.

As empresas de transporte que não cumprirem com as diretrizes atualizadas estão sujeitas a sanções severas, incluindo multas e até a perda do registro para operar no setor farmacêutico, conforme estipula a Lei n.º 6.437, de 1977. Segundo Marcus Cunha, diretor Corporativo do Grupo Apisul, a companhia já implementa soluções que atendem a esses padrões desde 2019, destacando-se no mercado pela sua capacidade de monitorar a temperatura dos medicamentos “minuto a minuto”.

FEINAGRO em Goiás

Pelo segundo ano consecutivo, a Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil e uma grande empregadora no Estado de Goiás, participa da “V FEINAGRO — Feira de Negócios Agropecuários”, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA). O evento ocorre até sexta-feira (26) no Parque de Exposições Agropecuárias de Mineiros (GO).

Chafick Fair Luedy, gerente de Gente & Gestão da Atvos, vê a participação na FEINAGRO como uma chance de consolidar o papel de liderança da empresa em eventos significativos na região. Segundo ele, a feira coincide com o início da safra 2024/2025, proporcionando uma excelente oportunidade para compartilhar tendências e novas tecnologias.

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23ª Edição do Seminário Brasileiro do TRC

No próximo dia 8 de maio de 2024 acontecerá a 23ª Edição do Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, das 9h às 13 horas, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Ghelere
O evento vai reunir os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico

O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em parceria com a NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e apoio institucional do Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e ITL – Instituto de Transporte e Logística) e da FuMTran (Fundação Memória do Transporte).

O encontro vai reunir os principais representantes do TRC, assim como lideranças, parlamentares, autoridades governamentais e integrantes do meio acadêmico, para debater temas de grande importância para o setor e para o país. Para inscrições: www.portalntc.org.br

Atalaia renova frota com novos Volksbus 17.230

A Viação Atalaia acaba de anunciar a renovação de sua frota em Aracaju (SE) com a aquisição de trinta novos ônibus Volksbus 17.230. Com este novo investimento, a transportadora de passageiros concretiza a aquisição de cem veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus adquiridos nos últimos anos, representando 60% de toda a frota. Segundo Alberto Almeida, proprietário da empresa, a Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju e a entrega desses novos carros sinaliza nossos esforços em garantir a qualidade do serviço prestado.

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De olho no futuro do agro brasileiro

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O Brasil passou de importador a um dos principais exportadores mundiais de alimentos em apenas quatro décadas. De olho no futuro, por Fábio Torquato*

Viagens técnicas no âmbito do agronegócio representam imersões fundamentais que promovem conhecimento, prática e conexões estratégicas com produtores e empresas, tanto no território nacional quanto no exterior.

Essa ferramenta estratégica tem ganhado destaque nos itinerários corporativos, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade do agro. Em 2023, o setor de viagens corporativas registrou um recorde de faturamento, alcançando a marca de R$ 13,5 bilhões. Conforme dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), revelando o crescente interesse e investimento nesse tipo de experiência.

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Embora as missões técnicas do agronegócio ainda não tenham uma fatia específica nesse amplo mercado bilionário, é notório seu crescimento. A importância do agronegócio para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, aliada à busca incessante por inovação, conhecimento e networking, impulsiona essa demanda. Cada vez mais empresas, produtores e profissionais utilizam essas viagens para explorar oportunidades de negócios e analisar tendências sob novas perspectivas.

O Brasil passou de importador a um dos principais exportadores mundiais de alimentos em apenas quatro décadas. No entanto, o cenário climático incerto e seus impactos na safra de grãos, juntamente com a volatilidade dos preços das commodities, traz desafios significativos para 2024. É crucial aprimorar o uso de tecnologias, promover a sustentabilidade, fortalecer a gestão das propriedades e impulsionar a profissionalização no campo.

Neste sentido, as missões técnicas surgem como ferramentas valiosas para superar desafios e impulsionar o crescimento do setor. Representam um investimento estratégico na construção do futuro, aproximando seus participantes das mais recentes inovações agrícolas e dos especialistas, proporcionando benefícios imediatos por meio do aprendizado prático. Os destinos mais procurados variam conforme os objetivos das empresas, profissionais do agronegócio e produtores, abrangendo desde fazendas modelo no Brasil, referências em inovação de cultivo, até eventos agropecuários para acessar as últimas tendências do mercado, e centros internacionais com conhecimento de ponta em desenvolvimento de tecnologias.

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É possível visitar diversas regiões em diferentes países e encontrar tecnologias que possam ser aplicadas no Brasil. Por exemplo, no sul da Espanha, a região de Almería é reconhecida como a horta da Europa, com aproximadamente 30 mil hectares de estufas beneficiadas por um microclima ameno, propício ao cultivo de espécies como pimentão, tomate e pepino, exportados para toda a Europa. Da mesma forma, o México apresenta um cenário produtivo semelhante ao brasileiro, enquanto a região de Santiago, no Chile, também se destaca na horticultura.

Iowa, nos Estados Unidos, desponta como um dos maiores produtores de soja e biodiesel, responsável por 14% da produção norte-americana de soja, além de ser importante produtor de milho. Juntamente com Illinois, o estado registra altas produtividades nas duas culturas, atraindo brasileiros interessados em conhecer as características das lavouras.

Já a província de Mendoza, na Argentina, demonstra que, mesmo em condições climáticas adversas, é possível manter a produtividade das lavouras. O cultivo de videiras, oliveiras, frutas e hortaliças, otimizado pela irrigação, atrai a atenção de profissionais do setor.

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Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

Apesar dos desafios políticos, Israel é reconhecido como um dos cinco principais mercados de tecnologia agrícola no mundo, recebendo grupos de brasileiros interessados em compreender como as pesquisas desenvolvidas podem ser aplicadas globalmente e em diversas culturas.

Temos conduzido brasileiros para conhecer de perto a pecuária no Texas, a produção de cana-de-açúcar na África do Sul, entre diversos outros destinos, além de participar de feiras nacionais e internacionais. O objetivo é proporcionar uma experiência transformadora, capaz de inspirar os profissionais a compartilhar suas vivências, priorizando a participação em missões técnicas e estimulando a aplicação de novas técnicas e tecnologias no Brasil.

* Fábio Torquato, diretor da AgroTravel Viagens Técnicas.

Scania a gás 6×4 para bitrem e rodotrem será lançado na Agrishow 2024

A Scania Brasil anunciou uma expansão em sua linha de caminhões movidos a gás natural veicular e/ou gás renovável biometano. A novidade inclui a introdução de dois novos modelos com potências de 420 cv e 460 cv. E o destaque será a opção de tração 6×4 com 460 cv para tração de bitrem 9 eixos e rodotrem. Já as versões 6×2 são indicadas para o implemento com 4º Eixo e o bitrem de 7 eixos.

O modelo de 460 cv destaca-se por sua autonomia aumentada, alcançando até 650 km. O primeiro modelo lançado durante a Fenatran 2019, o G 410, contava com autonomia de cerca de 500 km (norma europeia) e 350 km (norma Inmetro).

O lançamento público do modelo 460 cv a gás ocorrerá na 29ª edição da Agrishow, que será realizada de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto, São Paulo. Já disponíveis para venda, as entregas desses novos modelos estão programadas para começar no segundo semestre deste ano.

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A marca já realizou a primeira venda de 20 unidades do modelo 460 6×2 para a empresa Logás S/A, uma distribuidora de gás de Minas Gerais, marcando um forte início para essa nova oferta.

Esses lançamentos são parte da estratégia da Scania para ampliar ainda mais a penetração de caminhões a gás no mercado brasileiro, explorando novos nichos de mercado e ampliando seu portfólio de produtos. Os caminhões podem ser configurados em trações 4×2, 6×2 e agora, 6×4, adequando-se a uma variedade de necessidades de transporte, desde aplicações tradicionais até transporte de cargas pesadas e operações no setor agrícola.

André Gentil, gerente de Vendas de Soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou o modelo GH 460 6×4 como um marco para a atuação da empresa no setor agrícola.

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Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania, destacou a capacidade dos caminhões de operar com maior autonomia. Além disso, a capacidade de suportar diferentes configurações de carga e tração, facilitando operações em diversas frentes, desde o transporte de cana e soja até configurações mais robustas como rodotrens.

Os caminhões com motores mais modernos a gás podem abastecer-se com os diferentes tipos de gases. No momento, o tipo mais utilizado é o GNV (Gás Natural Veicular), ao ser o de maior disponibilidade no Brasil. No entanto, este tipo é o que oferece menos benefícios ambientais em comparações ao biometano. Mesmo assim, pode representar uma redução de alguns tipos de emissões em até 15%. Além disso, há a opção também do GNL (Gás Natural Liquefeito) com significativas vantagens.

Recentemente, as empresas Virtu GNL e Eneva realizam a maior compra de 180 caminhões Scania a GNL, sendo o maior volume de aquisição na América Latina até o momento. A maior vantagem do GNL em relação ao GNV é a maior autonomia.

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Gestores de transporte apresentam soluções em Seminário no Teatro Fabet

O GNL é uma forma de armazenar o gás natural em estado líquido, por certo, reduzindo seu volume em cerca de 600 vezes. Isso facilita o transporte e, além disso, o abastecimento dos veículos, que podem rodar até 1.100 km sem precisar reabastecer. Além disso, o GNL emite cerca de 20% menos CO₂ do que o diesel, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Em termos ambientais, o biometano é o que oferece um real passo para a transição energética a fim de realizar a descarbonização do transporte. A sua redução de emissões CO₂ chega em torno de 90% em relação ao diesel.

A produção do biometano, um biocombustível renovável, resulta da purificação do biogás. Ele é gerado pela decomposição de resíduos orgânicos, a fim de ser uma solução inteligente para a gestão de resíduos e promovendo o desenvolvimento econômico local. Ele pode ser produzido em qualquer lugar no Brasil e, certamente, não depende de complexos gasodutos como redes de distribuição.

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Maior estudo para a “Descarbonização da Mobilidade” com tecnologias brasileiras

O MBCBrasil apresentou, no dia 23 de abril, o estudo completo “Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade”. A saber, encomendado à LCA Consultoria Econômica e MTempo Capital. Foram 10 meses de pesquisas para ter uma compreensão mais profunda sobre os caminhos e as alternativas utilizando o potencial brasileiro.

O MBCB, ou MBCBrasil, é um movimento criado a partir de cooperação entre diversas empresas de diferentes segmentos. Assim como, sucroenergético, biogás, fabricantes de veículos, autopeças e entidades que desejam acelerar a transição energética e descarbonização da mobilidade por veículos de passeios e comerciais no País.

O objetivo do Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) é promover o uso do potencial bioenergético brasileiro. Por certo, garantindo a sustentabilidade econômica, ambiental e empregos para toda a sociedade. O movimento não é apenas uma resposta à crise climática global. No entanto, é uma oportunidade para o Brasil fortalecer sua economia e liderar globalmente com uma neoindustrialização da economia circular.

Os desafios para veículos pesados

Durante a apresentação, o Professor Luciano Coutinho, da MTtempo Capital, e Fernando Camargo, da LCA Consultoria. Destacaram a urgência na descarbonização da frota e o protagonismo brasileiro em direcionar o setor de transportes para uma era de baixa emissão de carbono, por meio de tecnologias mais limpas e renováveis.

Entre os pontos abordados estava os desafios para a descarbonização de veículos pesados. Representando apenas 6% da frota nacional, caminhões e ônibus são responsáveis por mais de 53% das emissões de CO2. Um dos desafios é a falta de um modelo eficaz para medição dessas emissões.

O Prof. Coutinho destacou que a descarbonização dos veículos pesados depende da combinação entre viabilidade econômica e ambiental. Dessa forma, apostando em diferentes rotas tecnológicas, tais como biodiesel de segunda geração, biometano, HVO, eletrificação, além do hidrogênio verde com uso do etanol como fonte primária, ainda em fase de estudo no Brasil.

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Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

José Eduardo Luzzi, presidente da MWM Motores e Geradores, lembra haver outros caminhões para transformações, como o retrofit de caminhões a diesel convencional por caminhões a gás, o que já realizado pela MWM.

Outros projetos que estão em desenvolvimento é o de veículos pesados híbridos. Pois, com a utilização de motores a combustão movido por bioenergia como geradores de energia elétrica para as baterias que alimentam os motores elétricos, tornando o veículo independente de carregadores externos.

Veículos leves

Em relação aos automóveis, o estudo indica que o cenário com predominância de veículos híbridos propicia redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa e tende a impulsionar a economia brasileira. Promovendo mais empregos, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias.

Segundo os pesquisados, os veículos elétricos 100% a bateria geram menos benefícios ambientais em comparação com os híbridos. Isso considerando o conceito berço ao túmulo, pois a fabricação de veículo 100% elétrico gera uma extração de muitos metais da natureza, principalmente, para produção das baterias. Dessa forma, gerando um grande déficit ambiental muito grande.

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Representando o MBCBrasil, o evento contou com a presença de Aroaldo Oliveira da Silva, presidente da Industriall, Evandro Gussi, presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, J. Eduardo C. Luzzi, CEO da MWM Motores e Geradores, Renata Beckert Isfer, presidente da ABiogás – Associação Brasileira do Biogás, Roberto Matarazzo Braun, diretor de Comunicação da Toyota do Brasil e Luis Roberto Pogetti, presidente do Conselho da Copersucar S/A.

O Brasil está em uma posição única para liderar essa transformação, graças à sua matriz energética predominantemente limpa e à sua longa história com biocombustíveis. O estudo oferece um roteiro para o país não apenas atender, mas também superar seus compromissos ambientais, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social.

A disponibilidade do estudo completo para o público é um convite à ação. Ele fornece uma base de conhecimento valiosa para formuladores de políticas, empresas e cidadãos. Incentivando a participação ativa na criação de um futuro mais verde e próspero para o Brasil e para o mundo.

Descarbonização
O estudo pode ser baixado em duas versões: completa, com 171 páginas, ou resumida, com 35 páginas

O estudo completo está disponível em www.mbcbrasil.com.br.

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Gestores de transporte apresentam soluções em Seminário no Teatro Fabet

O Teatro Fabet em São Paulo foi palco do encerramento do Curso de Gestão em Segurança do Transporte nesta quinta-feira, marcando o fim de mais uma turma. Este curso reuniu gestores de diversas empresas de transporte que apresentaram suas conclusões finais em um seminário de grande relevância, onde compartilharam iniciativas para aumentar a segurança e a sustentabilidade nas operações de transporte de carga e passageiros.

Durante o seminário, os projetos apresentados abordaram temas cruciais discutidos ao longo do curso. Os tópicos incluíram a importância da gestão em segurança no transporte, a aplicação de tecnologias para controle de operação, e a estruturação dos processos das transportadoras, sempre priorizando o bem-estar dos motoristas e a humanização do trabalho, integrados às mais recentes tecnologias.

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A presença e a contribuição dos membros da banca avaliadora foram essenciais para o sucesso do encerramento. Além deste jornalista, a Prof.ª Dr.ª Barbara Zecchinato, e os especialistas Renato Leocadio e Valter Ottoti, como membros da banca de avaliação, ofereceram insights valiosos que enriqueceram as discussões e avaliações dos projetos.

O curso contou com a participação de diversas transportadoras, cuja colaboração foi fundamental para o sucesso do evento. Entre elas, destacam-se a Tropical Transportes Ipiranga, Vibra, Ipiranga, Menegazzo Ambev, Ouro Verde Transportes, Tassi Transtassi, Fadel Transportes e Logística, Transportes Santa Maria, Citrosuco, JD Cocenzo Transportes, Transportadora Garbuio, Morada Logística, Cita Transportes Ltda., TransParaná, Rio Transportes, Crossatti e Paiva Assessoria, Consultoria e Treinamentos, Pra Log Rentals, Ivoglo Transportes, EuroChem Brasil, I.B. Logística e Transportes, Trans Kothe Transportes Rodoviários, Rodowall, Nitro Química e G2L Logística.

Com a conclusão deste curso, a Fabet São Paulo reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais seguro e sustentável para o setor de transporte. A combinação de conhecimento técnico e prático proporcionada pelo curso promete trazer melhorias significativas para as operações das empresas envolvidas, influenciando positivamente a indústria de transporte na totalidade.

Em breve, mais informações sobre as principais ideias e soluções apresentadas neste Seminário.

2ª Edição

As inscrições para a 2ª Edição do Curso Gestão em Segurança no Brasil já estão abertas.

Teatro Fabet
As inscrições para a segunda edição já estão abertas

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