Em um movimento significativo no mundo da tecnologia e da inteligência computacional, a Altair anunciou a aquisição da Cambridge Semantics, conhecida por suas inovadoras soluções de mapeamento de dados baseadas em gráficos. Esta aquisição destaca-se não só pela expansão das capacidades tecnológicas da Altair, mas também pelo potencial de ampliar significativamente seu alcance e eficiência em análise de dados e inteligência artificial.
A Cambridge Semantics, que surgiu em 2007 por um grupo de especialistas do Grupo de Tecnologia da IBM, ganhou notoriedade por desenvolver um dos principais bancos de dados analíticos do mercado, especializando-se em gráficos semânticos que integram dados empresariais estruturados e não estruturados numa visão unificada. Essa tecnologia permite a criação rápida de modelos de dados que respondem dinamicamente às consultas do usuário, facilitando assim uma compreensão mais profunda e aplicada dos dados corporativos.
Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, enfatizou a importância da aquisição.
“A integração das soluções da Cambridge Semantics enriquece nosso portfólio com tecnologias avançadas que oferecem grandes vantagens competitivas, colocando nas mãos de nossos clientes ferramentas ainda mais poderosas para tomada de decisões baseadas em dados.”
Essa fusão estratégica incorpora a tecnologia de gráficos semânticos da Cambridge Semantics às ferramentas já consolidadas da Altair, como o Altair® RapidMiner®. Com isso, espera-se que as organizações usufruam de uma plataforma robusta para a construção de ecossistemas analíticos que integram inteligência artificial de maneira eficaz no dia a dia operacional das empresas.
James R. Scapa, fundador e CEO da Altair, destacou o papel crucial dos gráficos de conhecimento nesta nova era de IA.
“Os gráficos de conhecimento são essenciais não apenas para a análise de dados, mas como fundamentos das aplicações de IA generativa, ajudando a eliminar erros e aprimorar a qualidade dos dados fornecidos.”
Charles Pieper, presidente da Cambridge Semantics, comentou sobre a transição.
“Estamos animados com a integração à Altair, que permitirá uma adoção mais acelerada de nossa tecnologia, beneficiando não só as áreas governamental e de defesa, mas também setores como ciências da vida e manufatura.”
Esta aquisição representa não apenas um fortalecimento significativo nas capacidades de inovação e oferta de serviços da Altair, mas também reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam as organizações a explorarem seus dados de maneira estratégica e inovadora.
Um dos ensinamentos em comunicação: se você não se explica, você dá asas para a imaginação, e pior, para os concorrentes. Entre vizinhos, familiares e amigos, essa teoria é conhecida como fofoca. No meio corporativo e político, é preciso ter uma boa gestão da comunicação. Queira as empresas ou não, as pessoas vão falar delas. Então, vamos fazer o exercício de imaginar, com dados e fatos para não ser apenas fofoca, das razões de a Iveco Bus ter um portfólio de ônibus modernos na Europa e no Brasil ultrapassados.
O mercado brasileiro de transporte de passageiros caminha para uma grande evolução. Os chineses estão aqui para provar isso. Mais por iniciativas dos empresários do setor do que por políticas públicas. Se existissem políticas públicas, a virada de chave estaria mais avançada. O Brasil tem os maiores fabricantes de ônibus do mundo, mas, no setor urbano, dois são dominantes (Mercedes-Benz e Volkswagen), e no rodoviário, três são dominantes (Mercedes-Benz, Volvo e Scania). A Iveco não está nessas contas e, quem sabe, queira entrar. No discurso dizem que sim, na realidade, não encontramos nada. O jornalismo tem esta obrigação: comparar o discurso com a vida real.
A burocracia e ineficiência da gestão pública são os maiores impedimentos da evolução do transporte público de passageiros, principalmente, o urbano. Sempre que tenho oportunidade, converso com os motoristas, pois conversar com a alta direção das empresas é quase cotidiano. O jornalista precisa transitar em todos os ambientes, e por isso, eu ando de ônibus, de caminhão e demais modais.
Em uma ocasião, em Belo Horizonte, eu perguntei a um motorista por qual motivo havia, praticamente, só ônibus com motor dianteiro em BH. O motorista respondeu: “é porque a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus não fabricava ônibus com motor traseiro”. Logo, podemos concluir que também temos o problema da “ausência” de conhecimento. Isso me fez lembrar da Volvo do Brasil, que só fabricava ônibus com motor traseiro e crítica ao ônibus com motor dianteiro por razões óbvias. Porém, para atender o mercado brasileiro, quase chorando e pedindo Perdão, a Volvo lançou um modelo com motor dianteiro.
Já fiz comparativos entre muitas capitais no mundo, e cada uma tem o seu defeito, e no Brasil, as cidades conseguem ter a maioria dos defeitos, considerando o conhecimento e as tecnologias disponíveis. A tecnologia está disponível e entidades de educação no transporte, como a Fabet e Sest Senat também. Educar é uma escolha. Não educar tem consequências graves. Portanto, não é por falta de ferramentas para melhorar o transporte, é por outros problemas, que vamos chamar de escolhas políticas.
Citarei dois exemplos: em São Paulo, preciso sacar dinheiro em caixa eletrônico, pagar a taxa de saque (R$ 7,90, mais cara do que a passagem R$ 4,40) para pagar a passagem de ônibus ou metrô (não é prático ter o Bilhete Único como nos países que conheço), por isso ainda não tenho o Bilhete Único. É muito burocrático para fazer, mas estou tentando ainda.
Em BH, eu pago com o meu celular por meio do aplicativo BH Bus ou o cartão magnético BH Bus que você compra em várias esquinas, mas ando em ônibus com chassi de caminhão, transmissão manual, suspensão mecânica como nos caminhões, motor dianteiro (gerando surdez no ouvido direito dos motoristas e gastando mais energia para o torque chegar nas rodas traseiras), entre outros problemas.
Este tipo de veículo foi revolucionário em 1826, quando o ônibus foi criado em Nandes, na França. Em 2024 não faz mais sentido, mas é melhor do que andar 20 quilômetros com Havaianas e, por isso, os passageiros são inertes.
Nem vou dizer como são os ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de BH, pois o nível baixa muito.
Ônibus urbano versus rodoviário
O transporte rodoviário de passageiros tem a sorte de não estar sujeito as legislações de mais de 5.700 municípios, APENAS 27 Unidades da Federação e da ANTT no transporte rodoviário. Sim, os transportadores que atuam no Brasil inteiro precisam contratar consultorias para ter pessoas que acordam na madrugada para ler os diários oficiais dessas 27 províncias, contadores para fazer os ajustes, advogados para interpretar as novas regras e processar o Estado. Algumas décadas depois, esses processos viram “precatórios”, e a geração atual não sabe o que é precatórios. Em poucas palavras, precatórios são punição dos erros do servidor público, entre outras razões, por erros no passado. O nome disso também é “Custo Brasil”.
É difícil compreender por que empresas como Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania Brasil, Volvo Buses e Iveco Brasil mantém o interesse de fabricar e vender ônibus no Brasil. Pelo ponto de vista empresarial mais prático da vida, vender sem ter muitos problemas, seria melhor ser como a Havaianas EAA – a Alpargatas Brand, que é muito mais feliz vendendo chinelo, precursor do pneu. As Havaianas atendem a mobilidade das pessoas que utilizam os próprios pés para ir de um ponto ao outro em pequenas distâncias. Há relatos de grandes distâncias.
Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo Buses, Scania Brasil e Iveco Brasil são corajosas em insistir neste segmento, como fornecedoras de chassis de ônibus. Todas essas fabricantes têm no portfólio ônibus modernos, com suspensão a ar, transmissão automática, sistemas de segurança semiautônomos etc. A decisão de comprar o ruim ou o bom é política. No mundo todo! Nós só precisamos melhorar as nossas decisões políticas.
No caso das encarroçadoras, como a Marcopolo S.A., é compreensível, ao ser o core business delas. No caso das marcas de chassi citadas, elas são gigantes na fabricação de caminhões. Compare os números de vendas de caminhões e de chassi de ônibus em 2023: 108.024 caminhões e 20.435 ônibus, segundo a Anfavea. São dados oficiais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e são dados públicos.
Fonte: Carta da Anfavea de janeiro de 2024. A terceira coluna de números apresenta os emplacamentos de 2023, e a quinta, de 2022. A última coluna de números apresenta diferença percentual
Podemos analisar o portfólio de todas as marcas no Brasil e na Europa. No entanto, analisaremos uma marca para o texto não ficar muito longo. Veremos a Iveco, por ser gigante na Europa, e a marca que tem o maior contraste no Brasil, pois as demais, tecnologicamente, oferecem soluções mais próximas das europeias, e a Volkswagen é uma fabricante brasileira, tendo os principais acionistas europeus. No Brasil, de forma tímida, a Iveco tem à disposição os seguintes modelos: Micro 10–190, Micro 15–210, chassi 17-280, e acabou. Por isso, ela vendeu 582 chassis de ônibus em 2023 um mercado que comprou 20.435 unidades.
Ou seja, a Iveco Bus tem 2,85% de participação no mercado de ônibus. No site desta empresa, na seção para investidores, a Iveco diz ser líder no mercado de ônibus na Europa. No Brasil, lógico que a conta não fecha. A empresa dá prejuízo neste segmento, e ela precisa decidir se vai ser um fabricante importante ou vai continuar sendo um peso para os acionistas e motivo de piada entre os transportadores. Sim, piada mesmo, pois o motorista de Iveco guarda a chave no bolso por vergonha, enquanto os motoristas de Volvo e Scania têm orgulho de pendurar a chave no pescoço. Quem vai comprar ações da Iveco na bolsa de valores com esses resultados?
Agora, conheceremos um pouco mais da linha da Iveco Buses na Europa. Saiba também que ela conta com outra marca de ônibus, a HEULIEZ BUS.
Há o Crossway Hybrid em três comprimentos: 10,8 metros, 12 metros e 13 metros, nas versões POP e LINE, operando a gás natural e biometano. Esses modelos têm iluminação full LED e os novos sistemas de assistência ao condutor (ADAS). O Crossway Hybrid consegue operar com combustíveis XTL (X-To-Liquid), uma alternativa aos combustíveis tradicionais que minimiza ainda mais a emissão de poluentes. Além disso, a nova caixa de câmbio Voith DIWA NXT trabalha em conjunto com um motor elétrico de recuperação de energia de 35 kW, montado no teto, que captura e reutiliza a energia cinética durante as frenagens e desacelerações.
A Iveco Bus continua a expandir sua linha Crossway para atender a diversas necessidades de transporte intermunicipal. Além do novo modelo híbrido, a linha inclui versões movidas a gás natural (CNG), compatíveis com biometano, e modelos que operam com B100, todos equipados com motores que atendem à norma Euro VI Step E, promovendo uma operação mais limpa e sustentável.
Giorgio Zino, head de Operações Comerciais Iveco Bus na Europa, destacou a importância dessa inovação: “A introdução do modelo híbrido na linha representa um passo significativo para a redução dos custos operacionais e das emissões de CO₂.” A Iveco investiu muito na fábrica de Sete Lagoas (MG), lançou o S-Way para o segmento rodoviário, mas está demorando muito a evoluir.
A Iveco possui modelos para rodar com diversas alternativas de energia renovável, principalmente, movidos a biometano e elétricos. Por que esses modelos não existem no Brasil? O S-Way a gás foi apresentado na Fenatran de 2022. Estamos em abril de 2024. Cadê? A Scania lançou os modelos a gás e eles estão nas ruas, valorizados por importantes embarcadores, como a L’ Oréal, PepsiCo, DHL, entre outros.
A Iveco Bus, para não ter problemas de relacionamento com os políticos, prefere o silêncio ou uma desculpa polida. Mas não convence os jornalistas e gestores de frotas. Nós, jornalistas, podemos dizer algo mais próximo a realidade: “A Iveco não está podendo rasgar dinheiro”. Porém, parece que os chineses estão podendo rasgar dinheiro, pois estão dominando o segmento de ônibus elétrico urbano.
No Brasil, há uma burocracia, entre outros impedimentos, e a falta de políticas de Estado para evolução do transporte de pessoas. O Frota News não cobre a notícia “hard news”, pois só grandes veículos de comunicação, com dezenas de jornalistas, conseguem fazer isso. Pela nossa especialização, fazemos análises das notícias. Esta é a análise sobre a Iveco Bus no mercado brasileiro de ônibus hoje. A Iveco Bus pode ser melhor amanhã, então, faremos uma nova análise.
Curitiba será o ponto de encontro para os entusiastas do universo ferroviário com a realização da 7ª Mostra de Modelismo Ferroviário. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril no saguão de embarque do trem da Serra Verde Express e promete atrair centenas de visitantes de todo o Brasil.
A 7ª Mostra contará com a presença de diversos ferromodelistas que irão exibir suas maquetes detalhadas, miniaturas e dioramas. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar de mini passeios de trem, que serão oferecidos por um valor acessível de R$ 30. Esses passeios serão realizados dentro do pátio da Serra Verde Express e ocorrerão de hora em hora, com duração de cerca de 20 minutos cada.
“É uma oportunidade de conhecer mais sobre o universo ferroviário, se encantar com o trabalho desses artistas e andar de trem a preços bem acessíveis”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express.
Além das atrações modelísticas, o evento também oferecerá atividades para crianças e opções gastronômicas variadas, garantindo entretenimento para toda a família. Os ingressos para os passeios de trem podem ser adquiridos com antecedência no site da Serra Verde Express, proporcionando uma experiência organizada e sem filas para os participantes.
Conheça mais sobre o Roteiro Automotivo
O Roteiro Automotivo é uma seção do Frota News, em parceria com o Guia de Turismo e Gastronomia de São Paulo, que tem o objetivo de apresentar temas que unem as paixões automotivas com as da gastronomia e entretenimento, atendendo também, sugestões de eventos alinhados com as necessidades dos eventos corporativas. As principais pautas estão relacionadas com os temas:
Dicas Gastronômicas: Para artigos relacionados a restaurantes e experiências culinárias.
2. Eventos Automotivos: Para cobertura de eventos, lançamentos de carros, feiras e exposições.
3. Viagens de Carro, ônibus ou trem : Para conteúdo sobre viagens, rotas cênicas e aventuras automotivas ou ferroviárias.
4. Entretenimento Automotivo: Para notícias sobre filmes, séries, jogos e outros entretenimentos relacionados a carros.
5. Lazer Motorizado: Para atividades de lazer, como track days, passeios de moto e outras experiências com veículos.
6. Negócios Automotivos: Para informações sobre eventos corporativos, negócios da indústria automotiva e networking.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Livelo, programa de recompensas do Brasil, lançou o Trucker Napp — Descanse e Ganhe. Uma iniciativa pioneira que transforma o sono dos motoristas em pontos que podem ser trocados por uma variedade de benefícios. O projeto, atualmente em fase piloto com a participação da transportadora Carsten Serviços e Transportes. Monitora o sono dos motoristas por meio de dispositivos wearables conectados a um aplicativo que registra a duração e qualidade do sono.
O programa não só promove um estilo de vida mais saudável para os motoristas, como também contribui para a segurança nas estradas. Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Revelou que 42% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados à falta de sono adequado. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, afirma que o objetivo do programa é incentivar rotinas mais saudáveis entre os motoristas, reduzindo os riscos nas estradas.
O Trucker Napp permite que os motoristas acumulem pontos Livelo ao usar relógios inteligentes que monitoram o sono. como resultado, os mesmos podem ser trocados por uma ampla gama de prêmios, incluindo dinheiro, produtos, viagens e até mesmo experiências.
Marcelino Cruz, diretor-executivo de Desenvolvimento de Negócios B2B da Livelo, destaca que a flexibilidade na escolha dos prêmios é um grande atrativo do programa, proporcionando liberdade aos motoristas para escolherem o que mais valorizam.
Perspectivas
Após a fase inicial de três meses com a Carsten, a Volkswagen Caminhões e Ônibus planeja expandir o Trucker Napp para mais empresas, ampliando o impacto do programa. A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla para promover segurança e bem-estar nas estradas, elementos essenciais para a sustentabilidade do setor de transportes.
A AlmapBBDO criou o projeto, vendo no Trucker Napp uma oportunidade de redefinir a segurança nas rodovias por meio da inovação e tecnologia. Segundo Fernando Duarte, diretor-executivo de criação da agência. O programa não só beneficia os motoristas, mas também todos os usuários da estrada, garantindo maior segurança e saúde para os profissionais.
Empresas interessadas já podem se cadastrar no projeto através do site http://www.truckernapp.com.br e conhecer mais sobre essa inovadora abordagem que está mudando a vida dos motoristas e a segurança nas estradas brasileiras.
O Frota News entrevistou o fundador e presidente da Braspress, Urubatan Helou, sobre a transição energética em sua frota de caminhões. O empresário, referência no setor, foi bastante enfático da necessidade desta necessidade. No entanto, os seus 47 anos de experiência nos apresenta uma visão de quem estuda as alternativas e ainda não tem uma resposta definitiva. Porém, tem bons questionamentos e sobre isso que este artigo aprofunda.
A Braspress empresa entende a importância da transição energética, pois as mudanças climáticas devido, em parte, do uso de combustíveis fósseis, são evidentes. A empresa está disposta a utilizar todas as alternativas de energias mais limpas, caso exista a viabilidade econômica. Para Urubatan Helou, isso precisa ser uma política de Estado. Sigamos para esse entendimento.
A Braspress já utiliza 30 caminhões elétricos da JAC Motors Brasil, o JAC iEV1200T, e ouvimos só elogios pelos resultados deles na operação. Mas a Braspress quer mais. Ela é cliente fiel da Mercedes-Benz desde 1977. Por isso, a Braspress já está testando um caminhão 100% elétrico da marca das três estrelas. Tanto o empresário quanto a Mercedes-Benz não quiseram informar muito detalhes sobre isso, pois, lógico, faz parte da estratégia das empresas não revelar muitas informações prematuramente.
Porém, os executivos da Mercedes-Benz não confirmaram qual modelo. No entanto, o atual portfólio da empresa conta com os modelos eActros 300 e eActros 600. O presidente da Braspress também não confirmou qual o modelo em teste. No entanto, ele disse cairia como uma luva em sua operação um caminhão elétrico com PBT de 15 toneladas e autonomia em torno de 600 km. E se for Mercedes-Benz, melhor ainda.
O Mercedes-Benz eActros LongHaul é um caminhão 100% elétrico que estreou no Salão de Hannover (IAA 2022). Ele se destaca por sua autonomia de 500 km e capacidade de carregamento ultrarrápido com potência de até 1 MW. Equipado com três pacotes de bateria, totalizando mais de 600 kWh, e dois motores elétricos, o eActros LongHaul oferece uma potência contínua de 400 kW e um pico de saída superior a 600 kW. Utilizando células LFP (fosfato-ferro-lítio), que proporcionam maior vida útil e quantidade de energia utilizável. Esse caminhão elétrico promete durabilidade de mais de 10 anos e 1,2 milhão de km. Além disso, sua bateria pode ser recarregada de 20 a 80% em menos de 30 minutos usando uma estação de carregamento com saída de cerca de um megawatt. A produção em série do Mercedes eActros LongHaul já está em pleno vapor.
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, presente na mesma ocasião da entrevista com Urubatan Helou, não confirmou e nem desmentiu que seja o Actros e300 o modelo em teste no Brasil. Disse que a Mercedes-Benz Caminhões conta com um portfólio de caminhões elétricos e, que no caso do Brasil, confirmou haver modelos em testes, mas, a maior preocupação ainda é com a infraestrutura, mas estará pronta para fazer os lançamentos em breve. Inclusive, irá revelar novidades ainda neste ano.
Para se ter como exemplo, na Alemanha, a Mercedes-Benz Trucks não vende um caminhão exclusivamente. Ela vende o pacote completo: caminhão, consultoria para infraestrutura, e acompanhamento de pós-venda para garantir a maior vida útil do caminhão elétrico, pois, se houver mal uso, o projeto dará errado, como ocorre com as locadoras em relação aos automóveis elétricos no mundo todo, inclusive no Brasil.
Urubatan Helou Jr., também na mesma ocasião, disse que o que ele pensa sobre caminhões elétricos na frota hoje é diferente de dois anos atrás e pode ser diferente daqui a dois anos. No entanto, hoje, estão muito satisfeitos com os 30 JAC elétricos, pois conseguem cumprir a roda diária gastando, no máximo, 40% da energia da bateria e quase zero custo de manutenção até o momento, apenas com pneus.
E para abastecer os caminhões, a Braspress compra energia mais limpa do Mercado Livre de Energia e está se preparando para produzir a própria energia elétrica para abastecer os caminhões, pois a transição energética precisa de fontes limpas de eletricidade.
Para concluir, Urubatan Helou deixou claro que a Braspress testará e está disposta a adotar todas as alternativas em sua frota, quando for sustentável ambiental e economicamente.
Aqui no Frota News, já noticiamos sobre os testes que a Amaggi, um dos maiores grupos do agronegócio brasileiro, está fazendo com o uso do B100 (100% de biodiesel) em caminhões da frota própria. Agora, conheceremos outra inovação deles: a operação da primeira fazenda no Brasil a utilizar 100% biodiesel (B100) na movimentação de suas máquinas. Este projeto pioneiro, realizado em parceria com a John Deere, representa um avanço substancial no programa de descarbonização da empresa, que começou em 2018 com a produção de biocombustível.
A Amaggi também utilizará o biodiesel B100 em sua frota fluvial. Ainda em fase de testes, a companhia conseguiu a primeira autorização do país para uso do biocombustível em uma embarcação. O último dia 11 de abril viu a Diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP) conceder a permissão.
Até aqui, não há conhecimento sobre projeto maior do que este da Amaggi para uso de B100 em caminhões, máquinas agrícolas e embarcações fluviais. Há estudos paralelos, em dimensões menores. Na Europa, outros clientes da Scania, como grupo EMT Group com Ecotrans, em Mônaco, que utiliza B100 há cerca de cinco anos em poucas unidades do Scania P 410 betoneira.
B100 versus mistura com diesel fóssil
Localizada em Diamantino, Mato Grosso, a Fazenda Sete Lagoas é agora um modelo de sustentabilidade no setor agrícola. Com mais de 22 mil horas de testes com B100, a Amaggi demonstra não apenas a viabilidade do uso de biocombustíveis, mas também seu compromisso com a autossuficiência energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Antes de tudo, devemos entender que o uso de 100% de biodiesel é muito diferente do uso de biodiesel com diesel fósseis misturados. As dezenas de problemas relatados por transportadores e estudos técnicos da Confederação Nacional do Transporte (CNT). São relativos aos efeitos da mistura do biodiesel com o diesel derivado de petróleo em percentual acima de 10%. No caso dos testes da Amaggi, como os da JBS, são com B100 totalmente controlados desde a produção, estocagem e utilização.
O problema da mistura há complexas reações químicas entre o biodiesel e o combustível fóssil e o controle dos processos da mistura, armazenagem e distribuição até a chegada ao tanque de combustível do veículo.
Ricardo Tomczyk, diretor de Relações Institucionais do grupo. A principio, destacou a importância do projeto durante o Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Segundo ele, o projeto B100 é um passo decisivo para alcançar a descarbonização e a autossuficiência energética, além de confirmar a viabilidade do biodiesel como alternativa aos combustíveis fósseis.
A iniciativa da Amaggi está alinhada com as discussões globais sobre a transição energética e a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis, como evidenciado na COP28 realizada em Dubai.
A Fazenda Sete Lagoas, que abriga uma das nascentes do Rio Paraguai, destaca-se não apenas pela sua produção de soja e milho em seus 3,6 mil hectares, mas também por seu papel na preservação ambiental e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis.
A escolha da Fazenda Sete Lagoas para este projeto inovador não foi por acaso. Sua relevância ambiental é indiscutível, pois a área contribui para a formação do Rio Paraguai. Aliás, um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul, atravessando biomas como o Cerrado e o Pantanal. A operação com B100 na fazenda é um exemplo concreto do compromisso da Amaggi com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
Este projeto é apenas o começo de uma série de iniciativas que a Amaggi planeja implementar, visando a descarbonização completa de suas operações. O sucesso da Fazenda Sete Lagoas com o uso de B100 abre caminho para a expansão do uso de biocombustíveis em outras áreas da empresa, além disso, inclui sua frota rodoviária e, eventualmente, sua logística fluvial.
A Amaggi e a John Deere, ao colaborarem neste projeto, não apenas estabelecem um novo padrão para a indústria agrícola brasileira, mas também inspiram outras empresas a seguir o exemplo e investir em soluções sustentáveis para o futuro do agronegócio e do meio ambiente. A transição para energias renováveis é uma jornada desafiadora, mas iniciativas como a da Fazenda Sete Lagoas provam ser um caminho viável e necessário para um futuro mais verde e sustentável.
De acordo com representante da Amaggi, a fazenda começa as operações sem uso de combustível fóssil a partir de maio, após anuência da Agência da Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP). “Com isso vamos aumentar os testes para outras máquinas e estabelecer um ciclo completo, do cultivo passando pela produção do biodiesel ao consumo.”
Em sua apresentação, Tomczyk mostrou resultados promissores com o uso B100. Em mais de 22 mil horas de testes com o biocombustível, as máquinas não apresentaram nenhuma alteração substancial caso o abastecimento fosse feito com o diesel convencional. “O projeto caminha com bases comparativas. As máquinas são de fábrica, sem qualquer adaptação, e não apresentaram nenhumas avarias, bem como alterações em desempenho e consumo.”
Em paralelo, o projeto também se estende para as operações logísticas. Em parceria com a Scania, a empresa absorverá 100 caminhões para rodar com o B100. Os veículos atuarão em rotas cativas que proporcionarão informações provenientes da malha logística da companhia que soma mais de 57 mil km.
“O desafio agora também seguirá para embarcações, em nossa logística fluvial. A autorização já temos para fazer a primeira viagem, entre Porto Velho–RO e Itacoatiara–AM”, adiantou o diretor da Amaggi. No caso, a embarcação percorrerá os Rio Madeira e Amazonas e deverá consumir 150 mil litros de biodiesel.
Em um encontro realizado no dia 18 de abril, na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil (São Bernardo do Campo–SP). O Frota News acompanhou a entrega de 135 caminhões para a expansão da Braspress. A empresa é referência no transporte e distribuição de encomendas por todo o País. O cliente juntou à sua frota 90 modelos leves Accelo 817, além de 30 pesados Actros 2045 e 15 unidades do Atego 1419 do segmento de médios. Essa venda foi realizada pelo concessionário De Nigris, de Guarulhos–SP.
O evento contou com a presença de Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou Jr, diretor de frota da Braspress e Milton Petri, vice-presidente e co-fundador da Braspress. Eles foram recepcionados por executivos da empresa, liderados por Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, e Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Achim Puchert, Urubatan Júnior, Urubatan Helou e Jefferson Ferrarez
“Essa aquisição faz parte de um investimento de R$ 116 milhões na renovação e ampliação da nossa frota de caminhões e de carretas”, afirma Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress. “Inovação e investimentos fazem parte das atividades da organização desde sempre e, ao iniciarmos mais um ano de trabalho, não poderia ser diferente. Nós não medimos esforços para atender nossos clientes, sempre prezando pela qualidade e responsabilidade”.
“A parceria com a Mercedes-Benz vem desde a criação da nossa empresa, em 1977, quando a empresa comprou o primeiro caminhão Mercedes-Benz usado, pois na época, era um sonho comprar um Mercedes-Benz zero quilômetro. Ao longo desse tempo, desenvolvemos uma relação de muito comprometimento com os nossos negócios, envolvendo também a De Negris”, ressalta Urubatan Helou.
Jefferson Ferrarez reiterou o valor dessa longeva parceria. “Mais de 80% da frota de 3.090 caminhões da Braspress é da nossa marca, uma verdadeira demonstração de confiança e satisfação com nossos veículos ao longo de quase cinco décadas”, disse Ferrarez.
Com esta nova aquisição, a Braspress agora opera uma das maiores frotas do setor no Brasil e no Mercosul. Além disso, conta com 117 filiais, aproximadamente 2.000 veículos agregados e mais de 9.000 colaboradores. Consolidando ainda mais sua liderança no transporte e distribuição de encomendas pela região.
Fundada em 1977 por Urubatan Helou e Milton Petri, a Braspress começou como uma pequena operação e cresceu para se tornar uma das líderes do setor de transporte de cargas no país.
Com sua matriz localizada em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a Braspress se expandiu para ter uma presença nacional com 117 filiais. Esta expansão permite que a empresa realize mais de 70.000 entregas diárias. Cobrindo uma distância de 200.000.000 de quilômetros anualmente, não apenas em todo o território brasileiro, mas também no Mercosul.
Com a aquisição dos 135 novos Mercedes-Benz, a sua frota própria teve a expansão para 3.090 caminhões, além dos, aproximadamente, 2.000 veículos agregados e mais de 9.000 colaboradores, garantindo a cobertura de todo o território nacional.
Além disso, a Braspress é conhecida por seu investimento contínuo em inovação tecnológica. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, a capacidade de se adaptar e incorporar novas soluções é crucial para manter a competitividade. A Braspress reconhece isso e investe pesadamente em sistemas que otimizam suas operações. Aliás, desde o rastreamento de cargas até a gestão de frota, bem como a automação de processos.
Em breve, publicaremos a entrevista com os empresários de transporte Urubatan Helou e Urubatan Júnior.
A edição 40 da Newsletter Frota News Digital oferece um panorama completo e atualizado do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros.
Neste número, destacamos o lançamento da maior linha de ônibus elétricos pela Ankai, refletindo a tendência de sustentabilidade no transporte público de passageiros. Marcelo Rezende, da BorgWarner, discute os avanços na nacionalização de sistemas de baterias para veículos comerciais em uma entrevista exclusiva.
No âmbito da inovação automotiva, a Mercedes-Benz introduz o novo Actros L, revolucionando o segmento de caminhões pesados, enquanto a Toyota continua a investir em tecnologia híbrida com o lançamento do RAV4 XSE Plug-in Hybrid.
Destaques de capa da edição 40
A edição também ressalta o aumento da participação feminina no setor logístico, mostrando a importância da diversidade para a inovação e desenvolvimento do mercado. Além disso, o Fabet-SP anuncia um novo curso para condutores de furgões, enfatizando a preparação para os desafios do transporte urbano.
Exploramos ainda a gastronomia paulista com dicas de locais como La Braciera e Base Barbecue & Samba, e discutimos a interpretação dos sinais vitais em sistemas de monitoramento de motoristas no artigo “Bocejar não significa sonolência”, alertando para a segurança no transporte.
Finalmente, a seção “Últimas Notícias com Objetividade” para que os profissionais do setor estejam sempre bem informados.
A Frota News Digital é um veículo de comunicação gratuito que oferece conteúdo de qualidade para mais de 600 mil profissionais do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. A newsletter é enviada por grupos de WhatsApp e-mail para um público qualificado. Além disso, ela pode ser acessada na plataforma www.frotanews.com.br e pelas redes sociais do Frota News e parceiros.
De 6 a 8 de agosto, a cidade de São Paulo se tornará o palco do maior evento de transporte coletivo e mobilidade da América Latina, a Lat.Bus Transpúblico 2024. Este evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio de várias entidades de destaque no setor. A feira já desponta como um sucesso, com todos os espaços comercializados meses antes de sua inauguração.
Os expositores do evento variam e incluem representantes da indústria de ônibus, autopeças, acessórios e provedores de tecnologia. Os produtos mais inovadores e sustentáveis ganham destaque, com ênfase na descarbonização do transporte de passageiros, incluindo modelos elétricos e outras fontes de energia limpa.
“Teremos um evento grandioso, marcando uma nova fase da mobilidade no Brasil”, celebra Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.
Paralelamente à feira, o Seminário NTU ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto. Por certo, terá a participação de especialistas, autoridades e profissionais da área, a fim de, discutir temas atuais e cruciais para o transporte urbano, bem como eletrificação, legislação e tarifas.
Francisco Christovam, diretor-executivo da NTU, destaca: “Vamos fazer um apanhado geral do que está acontecendo no setor, abordando desde o marco regulatório até reforma tributária e modelos de negócios”.
Além do Seminário NTU, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) realizará seu seminário no dia 8 de agosto. A saber, juntamente com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e o Fórum Paulista de Secretários de Transporte. O Fórum Transporte Sustentável, também agendado para o dia 8, abordará painéis e cases focados na mobilidade sustentável.
A Lat.Bus Transpúblico 2024 conta ainda com o apoio de entidades como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest/Senat.
A Makro Engenharia recebeu as primeiras unidades do modelo XF FTT 530 SPACE CAB, fornecidas pela DAF Fornecedora Caminhões, concessionário da marca no Ceará. A entrega dos novos caminhões ocorreu na sede da DAF em Itaitinga–CE, marcando um importante avanço na parceria entre as duas empresas.
Luciana Cacau, gerente de Suprimentos da Makro Engenharia, esteve presente no evento e destacou a confiança na qualidade dos caminhões DAF. “Essa aquisição é um passo significativo para ampliarmos nossa eficiência operacional e flexibilidade logística, elementos essenciais para o sucesso de nossos projetos”, explicou Luciana.
A relação entre a Makro Engenharia e a DAF Fornecedora Caminhões, reforçada por essa nova transação, certamente demonstra o compromisso de ambas as empresas com a excelência e a satisfação do cliente. “Antes de efetivarmos a compra, avaliamos minuciosamente vários aspectos, incluindo a qualidade dos veículos, o suporte pós-venda, as condições comerciais e a reputação da DAF no mercado. Estamos confiantes de que essa parceria será duradoura e frutífera”, acrescentou Luciana Cacau.
Pyerson Fontenele, gerente Comercial da DAF Fornecedora, também expressou otimismo com a continuidade da relação entre as empresas. “Temos o compromisso de oferecer aos nossos clientes os melhores produtos e serviços, e estamos confiantes de que os caminhões atenderão às necessidades da Makro Engenharia com excelência”, comentou.