O SETCEPAR é o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná. A entidade acaba de completar 80 anos. Na época, começou como Sindicato dos Empregadores em Transporte Terrestre de Curitiba (Setrep), sendo, posteriormente, transformado em estadual. O sindicato representa 12 mil empresas em 265 cidades do estado. Ele oferece aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no Transporte Rodoviário de Cargas.
O sindicato trabalha para apoiar, defender e fortalecer as empresas do transporte de carga. A celebração dos 80 anos foi no dia 7 de julho, em Curitiba. O evento contou com a presença de muitos associadas e do presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio. Ele prestigiou a ocasião e fez questão de expressar sua gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pela entidade ao longo de todos esses anos ao setor de transporte.
Durante a cerimônia, o presidente entregou uma placa de agradecimento como forma de homenagem pelo trabalho. Também pelos diversos benefícios que o SETCEPAR trouxe para o setor no Paraná e no Brasil todo nas mãos do presidente da entidade, Silvio Kasnodzei.
Sobre o SETCEPAR
O SETCEPAR representa os empresários do TRC em variadas atividades. Entre elas, há negociações coletivas de trabalho, aproximação com autoridades e autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa.
Também lidera a articulação de questões técnicas, operacionais e mercadológicas com seus associados, promovendo eventos para debate e formação. Então, entre os principais serviços oferecidos, destaca-se ainda treinamento qualificado aos profissionais do TRC. Decerto é feito por meio do Instituto SETCEPAR de Educação no Transporte (Iset). Certamente, há recrutamento e seleção de profissionais para empresas, locação para eventos, além de parcerias com companhias de diferentes áreas de atuação.
Por fim, seu sistema de gestão da qualidade para os serviços de atendimento ao associado (englobando programa ambiental, assessoria jurídica e de segurança). Ademais, o SETCEPAR foi o primeiro sindicato da América Latina a obter a certificação NBR ISO 9001:2000, revisada para NBR ISO 9001:2008.
A Ford inicia a venda nova Ranger e redefine os padrões do segmento
As versões topo de linha, XLT e Limited, são as primeiras da Ford Ranger a serem lançadas neste mês de junho. Esta nova geração do modelo representa um salto em termos de qualidade, desempenho, capacidade, design, segurança, conforto, dirigibilidade, tecnologia e conectividade.
Ambas as versões vêm equipadas com um motor diesel V6 3.0 de 250 cv e 600 Nm de torque. A transmissão é transmissão automática de 10 velocidades. Os preços iniciais são de R$ 289.990 e R$ 319.990, respectivamente.
Os aprimoramentos da Nova Ford Ranger
“A Ford é uma autoridade global em picapes e utilizou toda a sua experiência de mais de 100 anos no segmento para criar a Nova Ranger”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “Esta picape foi desenvolvida sem fazer concessões, trazendo inovação em todos os aspectos e estabelecendo um novo padrão para a categoria. Ela reforça o papel da Ranger como referência entre as picapes médias, oferecendo potência, tecnologia e desempenho incomparáveis.”
A Nova Ranger 2024 apresenta uma série de aprimoramentos em relação ao modelo anterior. A suspensão, direção e freios foram refinados, proporcionando uma dirigibilidade ainda mais suave e confortável em diversos tipos de terrenos. Além disso, a picape conta com um design moderno e robusto, com linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados que conferem um visual impactante.
Conectividade
No interior, a Ranger oferece um ambiente superior e tecnologia avançada. O destaque fica por conta da multimídia com uma tela vertical de 12 polegadas, que oferece uma interface intuitiva e de fácil navegação. Além disso, a conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay permite que os usuários sincronizem seus smartphones e desfrutem de todos os recursos de entretenimento e comunicação enquanto estão a bordo.
A segurança também é uma prioridade na Nova Ranger. A picape vem equipada com tecnologias já utilizadas em veículos da mesma faixa de preço, como o piloto automático adaptativo com função para e anda (muito útil em engarrafamentos), que ajusta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego, e o assistente de frenagem de ré, que auxilia o motorista em manobras de estacionamento.
Segurança
Além disso, o monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e as câmeras 360° proporcionam uma visão ampla e clara do ambiente ao redor do veículo, aumentando a segurança durante as manobras.
A Nova Ranger também se destaca pela sua capacidade de carga e tração. Com um sistema de tração 4WD inédito, segundo a fabricante. Além disso, o motor diesel V6 3.0 proporciona uma potência, com torque de 600 Nm, o mesmo de um caminhão médio, como o VW Delivery 13.180 6×2 e com capacidade de 13.200 kg de PBT.
Mercado
O mercado de picapes total nos cinco primeiros meses de 2023 foi de 144.342 unidades, sendo que 55.995 foram de picapes pequenas, como a Fiat Strada, líder deste subsegmento com 41.521 emplacamentos. E 88.347 unidades foram de picapes médias e grandes.
Entre as picapes médias, a Ford Ranger foi a terceira mais vendida nos primeiros cinco meses de 2023, atrás apenas da líder Toyota Hilux e da Chevrolet S10. Foram 6.901 unidades emplacadas de janeiro a maio deste ano. A expectativa para até o final de 2023, após o início das vendas da nova geração, é de que esses números sejam maiores para a picape fabricada na vizinha Argentina, na planta de Pacheco.
Tamanho intermediário
A picape traz um design totalmente renovado, inspirado nas irmãs Maverick e F-150. Em tamanho, a Ranger ocupada uma posição intermediária entre essas duas outras opções da marca.
A dianteira tem uma grade ampla com uma barra horizontal que invade os faróis em forma de grampo, de LED matriciais. A traseira tem lanternas e tampa da caçamba cheias de vincos. As rodas podem ser de até 20 polegadas (50,8 cm), dependendo da versão.
Por dentro, a nova Ranger oferece um acabamento primoroso, com bancos de couro e um painel digital de 12,4 polegadas (31,5 cm). Certamente, a central multimídia também é de 12 polegadas (30,48 cm). Aliás, ela fica na posição vertical, e conta com o sistema SYNC 4, que permite controlar diversos parâmetros da picape, como as câmeras 360.º, as luzes externas e os modos off-road.
Por fim, em termos de motorização, a Ford anunciou três opções de motores turbodiesel: o V6 3.0 já citado e duas variações de um 2.0 de quatro cilindros em linha com uma ou duas turbinas. Além disso, eles ainda não divulgaram a potência e o torque dos motores 2.0.
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
A Volvo Trucks, com experiência de quem já vendeu mais de 313.000 caminhões só no Brasil entre 1980 e 2022 (imagina no mundo?), nos conta 8 dicas para evitar quebras de caminhões.
O artigo foi escrito por Bert Johansson, gerente de Desenvolvimento operacional na Volvo Trucks, e o Frota News fez a tradução para o nosso leitor.
Fonte: Bert Johansson — Tradução e adaptação: Marcos Villela — Imagines: Acervo Volvo Caminhões
Garantir que seu caminhão continue funcionando é fundamental para evitar paradas em seus negócios. Aqui estão 8 razões comuns para avarias — e o que você pode fazer para evitá-las.
É justo dizer que é quase impossível evitar todos os tipos de paradas do caminhão, graças ao desgaste natural. Mas também há muita manutenção preventiva que você pode fazer para reduzir o risco de avarias.
Uma recomendação básica geral para aumentar o tempo de atividade é realizar inspeções regulares. As verificações diárias significam que os motoristas podem agir antes que qualquer problema se torne algo maior ou mesmo um grande problema. Muitos problemas também podem ser evitados com a manutenção programada do seu caminhão.
Aqui está uma lista dos 8 mais comuns e o que você pode fazer sobre eles.
1. A BATERIA
O motivo mais comum para a quebra de um caminhão moderno é o mau funcionamento da bateria. Um caminhão atual é altamente dependente de funções e sistemas que precisam de energia da bateria. Se usados em excesso, eles podem fazer com que a bateria descarregue. Baterias bem carregadas e limpas, juntamente com uma caixa de bateria bem conservada e conexões elétricas são cruciais quando se trata de evitar avarias. Para evitar mau funcionamento, mantenha as baterias limpas e carregadas e certifique-se de que as conexões elétricas na caixa da bateria estejam limpas e livres de corrosão usando spray anticorrosivo.
2. EVITE FREIOS BLOQUEADOS OU DESGASTADOS
Os freios ficam expostos a muito desgaste e freios travados ou presos são problemas muito comuns que requerem assistência na estrada. Os motivos para esse tipo de avaria podem incluir discos rachados, pastilhas de disco gastas e/ou pinças presas. Tudo isso pode ser evitado por meio de verificações regulares de manutenção preventiva. Certifique-se de seguir os intervalos de manutenção programados.
3. VERIFIQUE SE O MOTOR DE PARTIDA ESTÁ COM AS CONEXÕES ELÉTRICAS LIMPAS
Na posição número três encontramos problemas no motor de partida, que podem causar mau funcionamento do motor. Muitas vezes, isso ocorre devido a conexões elétricas soltas ou ruins, causadas — neste caso — por corrosão. Para evitar isso, verifique as conexões do motor de partida e, se necessário, limpe-as e lubrifique-as com spray anticorrosivo.
4. VERIFIQUE SEUS PNEUS DIARIAMENTE
Em quarto lugar, encontramos diferentes tipos de danos aos pneus: por exemplo, estouros de pneus. Ao verificar seus pneus diariamente, você pode evitar muitos problemas. Procure desgaste incomum e danos nas roscas e paredes laterais do pneu.
5. PROCURE POR VAZAMENTOS DE ÓLEO
Vazamentos de óleo também podem causar frequentemente paradas desnecessárias, com vazamentos mais frequentemente vindos de mangueiras e tubos. Vazamentos podem ser encontrados tanto na direção hidráulica quanto nos sistemas de óleo do motor e geralmente ocorrem devido ao uso e degradação normais. Ao procurar vazamentos de óleo embaixo do veículo, você pode evitar uma pane antes que ela aconteça.
Em 6º lugar para causas de avaria encontramos problemas relacionados com a embreagem. Vários motivos podem causar isso, como discos de embreagem desgastados ou vazamentos de mangueiras pneumáticas. Durante as revisões, é possível detectar os problemas. Se o motorista utilizar incorretamente a caixa de câmbio no modo manual, é recomendável fornecer treinamento para garantir o uso adequado da caixa de câmbio e embreagem.
7. TROQUE OS FILTROS NO TEMPO CORRETO
Se você não substituir os filtros (como filtros de combustível e separadores de água) de acordo com o cronograma de manutenção, eles correm o risco de entupir, o que pode resultar em paradas muito caras. Para manter o motor em bom estado e garantir sua vida útil esperada, é crucial substituir os filtros de óleo do motor nos intervalos de manutenção. Certifique-se de manter um diálogo regular com sua oficina de serviço — e, se necessário, atualize seu intervalo de serviço e planeje suas visitas à oficina a tempo de se adequar à sua operação.
8. VERIFIQUE OS BOLSÕES DE AR QUANTO A RACHADURAS E DANOS
A maioria dos caminhões hoje possui suspensão a ar com bolsões de borracha. Ademais, à medida que envelhecem, as chamadas “rachaduras de ozônio” podem causar danos ao bolsão, o que pode levar a um vazamento repentino de ar, resultando em uma avaria. Assim, para evitar isso, você precisa garantir que seus bolsões de ar estejam em boas condições — o que significa que você deve mantê-los o mais limpos possível. Certamente, durante as verificações regulares de manutenção preventiva, é possível fazer isso..
Reduza custos desnecessários com medidas simples
Por fim, nota do tradutor: algumas das dicas de manutenção preventiva mencionadas aqui podem parecer autoexplicativas ou diretas. Mas as avarias podem ter consequências graves para o negócio de caminhões e resultar em custos significativos. Afinal, o custo médio de detalhamento para esses tipos de emissões pode variar de R$ 11 mil a R$ 30 mil, dependendo da localização e das circunstâncias. Ademais, os caminhões sempre precisarão de manutenção e reparos, independentemente de quão bem construídos sejam, e todas as causas comuns de avarias mencionadas aqui baseiam-se em exemplos da realidade.
Por fim, como disse Bert Johansson: “existe uma diferença entre tempo de inatividade planejado e tempo de inatividade não planejado, mesmo do ponto de vista do custo. A chave para cortar custos com paradas é conhecer e otimizar a manutenção planejada, para que você tenha menos paradas e quebras não planejadas”.
A FSJ Logística é uma empresa especializada em cargas fechadas com rotas fixas para todo o país que, recentemente, conquistou a homologação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o transporte de medicamentos e cosméticos. Com essa nova conquista, a FSJ amplia seu leque de serviços e espera crescer cerca de 15% em faturamento.
A operadora em logística investiu aproximadamente R$ 150 mil para obter a homologação da ANVISA e agora está autorizada a transportar todas as classes de produtos relacionados à saúde. Isso inclui medicamentos e insumos, cosméticos e produtos de higiene, saneantes e domissanitários. Com essa aprovação, a empresa se destaca como uma das melhores opções do mercado para o transporte desses produtos sensíveis.
Infraestrutura
Rafael Jacobsen, diretor de operações da FSJ Logística, explica que a empresa realizou todas as ações necessárias para obter a homologação da ANVISA. Isso incluiu a contratação de um profissional técnico responsável, o pedido de alvará sanitário e as autorizações junto à agência. Aliás, agora, a FSJ está apta a transportar todos os tipos de medicamentos, desde os termoestáveis até os sujeitos a controle especial.
Além dos investimentos realizados para obter as licenças, a FSJ Logística também adequou sua infraestrutura. A empresa conta com carretas isotérmicas inspecionadas pela ANVISA e possui um galpão para a armazenagem temporária dos produtos, conforme as normas da agência. Todos esses cuidados são essenciais para garantir a segurança e a qualidade durante o transporte.
A FSJ Logística também se preocupou em capacitar seus motoristas para o transporte de medicamentos e cosméticos. Afinal, a empresa promoveu treinamentos específicos, visando assegurar que todas as operações ocorram com segurança e segundo as regulamentações da ANVISA. Dessa forma, a FSJ oferece um serviço de excelência, garantindo a integridade dos produtos transportados.
Com a homologação da ANVISA, a FSJ Logística está pronta para expandir seu portfólio de clientes na área da saúde. A empresa já possui pelo menos três clientes nesse segmento e espera aumentar ainda mais sua participação no setor. Dessa forma, a previsão é de um incremento de 15% no faturamento anual em 2023.
Sobre a operadora
A FSJ Logística nasceu em 2015, com foco nas grandes transferências (Middle Mile) de cargas do e-commerce. Ademais, a empresa é familiar sendo gerenciada por Emerson Davo, filho de José Afonso Davo, fundador e acionista da Jadlog, uma empresa de transporte com uma trajetória reconhecida no setor. Por fim, com uma frota de mais de 500 veículos, incluindo cerca de 100 carretas blindadas, a empresa consegue atender às demandas mais exigentes do mercado.
A ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) acaba de lançar o Anuário da Indústria de Implementos Rodoviários 2023.
É uma publicação de 178 páginas com muitas informações sobre esse universo que inclui centenas de indústrias que fabricam equipamentos para o transporte de cargas rodoviárias. Os textos são publicados em três idiomas: português, espanhol e inglês. Decerto, a excelente produção editorial foi de responsabilidade da Agência Ponto e Letra.
Os principais conteúdos do anuário são:
Análises e artigos, como a Perspectiva 2023, resultados da última Fenatran, avanço do implemento de quatro eixos, locação, entre outros.
Dessa forma, há também o artigo: “O futuro da cadeia automotiva no Brasil pode se basear na prosperidade e protagonismo”, escrito pelo economista-chefe da ANFIR, George Rugitsky.
Dados da indústria de implementos
Dessa forma, apresentamos a visão geral do setor, com informações sobre as 1.468 empresas produtoras, sendo 164 associadas à ANFIR, além de mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, produção, vendas internas, exportações e receita do setor.
Certamente, temos das empresas associadas em ordem alfabética, entre muitas outras informações.
É uma associação brasileira composta por 164 empresas da indústria de implementos associadas. Além disso, a ANFIR fundou-se em 1980 com o objetivo de proteger os interesses coletivos das empresas do setor, oferecer assistência técnica e jurídica, ampliar a representatividade e desenvolver iniciativas que contribuam para o aprimoramento do setor de implementos rodoviários no Brasil.
Por fim, a associação concentra seus esforços no aprimoramento do setor. Incluindo o crescimento do número de associados. Trabalha na melhoria da segurança passiva e desempenha um papel importante no desenvolvimento do setor de implementos rodoviários, contribuindo para o crescimento econômico do país.
E mais: PACTUS AMPLIA FROTA COM 21 VW METEOR E ABRE NOVAS VAGAS DE TRABALHO
Com foco no agronegócio, a operadora logística Pactus Transportes comprou 21 VW Meteor 29.530 6×4.
A empresa está expandindo sua frota devido a novos contratos firmados com clientes e tinha uma demanda imediata que foi prontamente atendida pela concessionária Mônaco Diesel. Douglas Gewehr, sócio da Pactus Transporte, destaca o custo-benefício do VW Meteor.
Com presença em diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás e Minas Gerais, a Pactus Transporte foca suas operações no agronegócio.
GOVERNO FEDERAL VAI ANUNCIAR NOVO PAC PARA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
O governo federal agendou a cerimônia de lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o próximo dia 27 de julho. O programa retoma obras paralisadas, intensificar aquelas que já estão em andamento e implementar novos projetos em diversas áreas, com destaque para o setor de transportes. Certamente, os investimentos serão feitos por meio de recursos públicos, privados e parcerias público-privadas (PPP).
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou no dia 10 de julho que sua pasta receberá 50% dos investimentos do novo PAC. Ademais, o programa escolheu a primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na Bahia, como a obra inicial. Além disso, espera-se investimentos em ferrovias, rodovias, portos, aeroportos e hidrovias.
Por fim, a escassez de infraestrutura de transportes no Brasil é um dos principais desafios para a competitividade do país. Segundo Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44, empresa provedora de tecnologias de visibilidade para a cadeia de suprimentos, o Brasil possui apenas 28 mil quilômetros de ferrovias, enquanto os Estados Unidos e a China têm, respectivamente, 150 mil e 100 mil quilômetros de trilhos instalados. Além disso, muitos portos operam no limite de sua capacidade e com instalações antiquadas, e as hidrovias são subutilizadas em apenas um terço de seu potencial.
O lançamento do primeiro SUV elétrico da VW foi lançado como uma luva para os gestores de frotas corporativas que buscam aumentar as práticas de ESG na gestão da empresa. Trata-se do ID.4. Esse é o primeiro carro da Volkswagen a ser introduzido no mercado brasileiro exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive.
O ID.4 faz parte da estratégia ACELERA VW da marca, que visa promover a mobilidade elétrica e sustentável. Com esse lançamento, a Volkswagen dá mais um passo rumo à eletrificação, seguindo seu compromisso global e as estratégias locais. Além disso, o ID.4 se junta ao ID.Buzz, que também foi confirmado recentemente para o Brasil.
Segundo Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o lançamento do ID.4 é um marco para a marca, representando a conclusão de um ciclo fundamental na evolução da Volkswagen no Brasil. Após anos de trabalho, estudos e testes com os veículos elétricos da linha ID, ele destaca que finalmente os clientes poderão vê-los nas ruas. Através do programa de assinatura VW Sign&Drive, a Volkswagen disponibilizará o ID.4 como seu primeiro modelo exclusivo.
O VW Sign&Drive é o serviço de assinatura de carros da Volkswagen, que oferece aos clientes a possibilidade de assinar um veículo por 24 meses. O preço da assinatura é de R$ 9.990,00 e inclui todos os serviços do programa, como manutenção, seguro, documentação, entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreamento. Além disso, os clientes têm a opção de incluir um wallbox de 7,4 kW e até mesmo solicitar a entrega do veículo blindado.
Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services Brasil e América do Sul, destaca a proposta do VW Sign&Drive como uma opção inteligente e completa de mobilidade. Ele ressalta que milhares de brasileiros já estão aproveitando os benefícios do programa, que oferece serviços inclusos e elimina preocupações com revenda. Os clientes podem contratar a assinatura do ID.4 de forma rápida, tanto através do site do VW Sign&Drive como pelas concessionárias participantes.
O ID.4 Pro, versão disponível no Brasil, traz um conjunto elétrico montado no eixo traseiro com 150 kW, oferecendo 204 cv e 31,6 kgfm de torque. O veículo possui tração nas rodas traseiras e uma bateria de 77 kWh, que permite uma recarga rápida de até 80% em cerca de 40 minutos usando um carregador DC (150 kW). Montaram a bateria e o motor elétrico no assoalho do veículo, o que otimiza o espaço interno.
Equipamentos de série e de segurança
O design do ID.4 Pro apresenta faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar, além de rodas de 21 polegadas “Narvik”. O veículo estará disponível em duas opções de cores: Azul Dusk e Cinza Moonstone, ambas com teto em Preto Piano.
No interior, o ID.4 oferece conforto e tecnologia avançada. Os bancos ergoActive possuem ajuste elétrico e revestimento feito de couro e tecido 100% reciclados. Decerto, o volante multifuncional touch e o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas, chamado de ID.Cockpit, proporcionam uma experiência minimalista ao condutor. Dessa forma, a central multimídia “Ready 2 Discover Max” possui uma tela de 10 polegadas com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de recursos exclusivos.
Quanto à segurança, o ID.4 Pro oferece sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma de emergência (AEB) e função Stop&Go. Assim, a lista segue com assistente de conversão transversal (Turn Assist) e assistente de faixa (Side Assist). Ademais, o veículo também possui o sistema Park Assist Plus. Certamente, ele permite estacionar de forma semiautônoma, e o Travel Assist, que mantém o veículo na faixa de forma ativa.
Outros destaques do ID.4 Pro incluem abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas. Por fim, segue com câmera 360°, iluminação interna em LED com várias opções de cores, para-brisa de conforto, teto panorâmico de vidro e muito mais.
Esta edição News#6, temos os seguintes resumos de notícias:
Estatísticas recentes da APVS Truck sobre roubo de caminhões
Seminário inédito da NTC&Logística sobre inovação
Balanço de vendas de implementos rodoviários da Anfir
Novas concessionárias nas redes Mercedes-Benz e Volkswagen
A solução Scania para coleta de lixo com caminhão elétrico
Roubo de caminhões
O Brasil está enfrentando um aumento preocupante nos roubos de caminhões nas estradas. Segundo a Associação de Proteção Veicular APVS Truck, os casos de roubo e furto de caminhões aumentaram 22,5% entre janeiro e maio de 2023 em comparação com o ano anterior. A falta de segurança nas estradas é apontada como um dos principais facilitadores desses crimes. A APVS Truck sugere o aumento do policiamento e monitoramento das vias, além de melhorias na malha rodoviária. Somente no estado de São Paulo, mais de 4.600 assaltos a caminhões foram registrados em 2022, com Guarulhos e São Paulo liderando o número de roubos. A APVS Truck oferece aos associados serviços de monitoramento e rastreamento de veículos, e também orienta medidas preventivas, como planejar rotas antecipadamente e evitar padrões fixos de abastecimento e descanso. Os transportadores estão em busca de soluções para garantir a segurança dos caminhoneiros e das cargas.
Seminário NTC de Inovação Tecnológica TRC
No próximo dia 12 de julho de 2023, a subsede da NTC&Logística em São Paulo vai sediar a primeira edição do Seminário NTC de Inovação Tecnológica do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento pretende apresentar as mais recentes inovações do mercado aos empresários do setor, destacando o papel das empresas transportadoras na transformação diária desse segmento. Mais informações no site da entidade.
Implemento rodoviários
A venda de implementos rodoviários deve cair 13% em 2023, devido ao fraco desempenho das carrocerias leves, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). No primeiro semestre, foram vendidas 72.971 unidades, uma queda de 2,8% em relação ao ano passado. As carrocerias leves recuaram 11,3%, enquanto os equipamentos pesados tiveram um aumento de 4,6% nas entregas. A projeção anual da Anfir foi revisada para 135 mil unidades. O presidente da associação mencionou dificuldades na obtenção de crédito e o segmento de caminhões também registrou queda nas vendas. As exportações cresceram 11,5% até maio de 2023.
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz Vans contam com uma nova concessionária em Três Lagoas (MS), cidade considerada a capital da celulose e a de maior renda per capita daquele estado. Portanto, a concessão da nova sede e o investimento é do Grupo Aoki, concessionário Mercedes-Benz desde 1959, que possui outras seis concessões da marca. Então, com uma infraestrutura de venda e pós-venda de caminhões, ônibus e vans Sprinter, a nova unidade está em conformidade ao padrão mais moderno da Mercedes-Benz. Decerto, a concessionária inaugurada em Três Lagoas fica na Rodovia 262, nº 2.984, km 12, no bairro Alto dos Ipês.
Rede Volkswagen Caminhões e Ônibus
Os clientes da VWCO têm agora mais uma nova concessionária, a Gaplan em Uberaba (MG). A nova unidade inaugurou-se na BR-050, km 185, no sentido de São Paulo, em um terreno de mais de 14 mil m² e uma construção de quase 4 mil m². Certamente, é a oitava unidade da Gaplan no país e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões. Assim, o representante do grupo Gaplan, Wladimir Gazzola, comemora a expansão do projeto e espera inaugurações futuras. Aliás, Eduardo Pignata, supervisor de Treinamento e Desenvolvimento da Rede da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destaca a satisfação de ter várias concessionárias em todo o Brasil, sendo a nova Gaplan em Uberaba uma referência em assistência especializada, disponibilidade de peças e manutenção veicular.
Scania elétrico na coleta de lixo
Por fim, os caminhões elétricos da sueca Scania já são realidade em Singapura. A ALBA W&H Smart City adquiriu 15 unidades. Os veículos fazem parte do plano de, além da redução da emissão de CO₂, reduzir o nível de ruído urbano. O modelo é Scania 25 com a cabine (L) de serviços urbanos e acesso baixo para facilitar o constante entra e sai do motorista. Ademais, o motor elétrico é de 230 kW (310 cv) e torque de 2.200 Nm, com baterias de 165 kWh ou 300 kWh, podendo ter uma autonomia máxima de 350 km com PBT de 40 toneladas, e 250 km com PBT de 65 toneladas.
Caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) da Iveco estão ganhando cada vez mais destaque na América do Sul. Este tipo de caminhão oferece vantagens em relação ao modelo movido a gás natural veicular (GNV), porém, exige um investimento inicial maior para entregar os benefícios superiores. A principal é a autonomia, que pode chegar a 1.600 km. No entanto, já bateu o recorde de 1.728 km.
As empresas estão escolhendo essa opção não apenas para cuidar do meio ambiente, mas também para reduzir os custos operacionais, sem comprometer a produtividade.
Entre as marcas presentes na região, a Iveco é a que conta com mais experiência global, sendo mais de 25 anos em pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos, mesmo não tendo sido a pioneira no Brasil.
Entregas globais
Reinaldo Rossoni, diretor Comercial da Iveco para a América Latina, enfatizou a confiabilidade da tecnologia GNL, que foi totalmente validada pela empresa europeia. Desde 1996, a Iveco já fabricou mais de 45.000 unidades de caminhões movidos a GNL, que percorreram mais de um bilhão de quilômetros.
“O cliente pode ter certeza de que está adquirindo um produto de alta performance. Para cuidar do meio ambiente, não precisamos renunciar a potência ou rentabilidade, mas a tecnologia que utilizamos em nossos veículos nos permite oferecer o mesmo desempenho de um veículo a diesel, reduzindo os custos operacionais e proporcionando maior rentabilidade para as transportadoras”, acrescentou Rossoni.
A Iveco está comprometida em atender às diversas demandas dos mercados, buscando entender as necessidades do transporte e sua evolução. A marca possui uma rede de atendimento comercial e de serviços que trabalha em conjunto com os clientes, contribuindo para a construção da marca e a análise do mercado local.
O S-Way pode receber diferentes composições de tanques, conforme a autonomia desejada
S-Way GNL
Na Argentina, um dos principais mercados da região, a Andes Motor se tornou um novo parceiro estratégico da Iveco em 2022. Por meio dessa parceria, 15 caminhões S-Way movidos a GNL foram entregues ao Grupo San Gabriel, que possui a maior frota de caminhões Iveco movidos a GNL na América Latina. Esses veículos serão utilizados para o transporte de produtos da multinacional Nestlé e uma parte deles será conduzida exclusivamente por mulheres treinadas pelo Grupo San Gabriel por meio do programa “Mujer, dirige tu futuro” (Mulher, conduza o seu futuro).
Carlos Niebirt, gerente assistente de Caminhões da Iveco no Chile, afirmou que a introdução do primeiro S-Way movido a GNL no mercado latino-americano representa um marco importante. Ele destaca a inovação que a Iveco e a Andes Motor estão buscando ao oferecer novas alternativas de combustão.
O S-Way movido a GNL é o primeiro caminhão do mercado que utiliza gás natural. Foi projetado especialmente para o transporte internacional de longa distância. Ele detém o recorde mundial de autonomia para um veículo movido a GNL, podendo percorrer uma distância de 1.728 km com uma única carga.
TotalEnergies
Na República Dominicana, através do distribuidor oficial Martí, foram entregues os primeiros caminhões X-Way movidos a GNL para a TotalEnergies. Dessa forma, a multinacional adquiriu 13 veículos visando sua ambição de se tornar o principal player de energia responsável e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
William Costa, gerente de Vendas da Iveco na América Latina, destacou que essa é a primeira compra da TotalEnergies de caminhões movidos a gás natural. Assim, a empresa já está negociando novos pedidos para renovação de sua frota em 2024. Ademais, a ideia é substituir uma grande parte dos veículos a diesel por novas unidades movidas a GNL.
Os caminhões X-Way movidos a GNL possuem tecnologia Euro 6 de Gás Natural. Certamente, eles podem reduzir as partículas poluentes em até 99% e emitindo o mínimo de ruído. Ademais, também apresentam caixas Hi-Tronix de 12 velocidades. A cabine é espaçosa, com melhor ergonomia para os motoristas, sistemas de segurança ativa e passiva, além de proteção para cargas perigosas. Por fim, esses veículos já receberam inúmeros prêmios de design em todo o mundo.
Supremo Tribunal Federal (STF) considerou 11 dispositivos da Lei dos Caminhoneiros inconstitucionais
Os impactos positivos e negativos
Todo o período à disposição fica considerado jornada de trabalho, exceto intervalos dos motoristas para refeição, descanso e repouso
Tempo de espera em carga e descarga conta como hora de trabalho
O mesmo com o descanso com o caminhão em movimento em caso de dois motoristas em revezamento
Descanso de 11 horas a cada 24 horas, ficando o fracionamento proibido
Descanso de 35 horas a cada 6 dias
Decisão foi por 8 votos a 3, e é definitiva
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 8 votos a 3, derrubar dispositivos da Lei dos Caminhoneiros (Lei 13.103/2015) que tratam de jornada de trabalho, descanso e fracionamento de intervalo dos motoristas. Desta forma, todo o período a disposição passa a ser considerado jornada de trabalho do motorista, como, por exemplo, o tempo de espera para o caminhão ser carregado e descarregado.
Ficam excluídos da jornada os intervalos para refeição, repouso e descanso. Também não será possível o repouso dos motoristas com o veículo em movimento, mesmo que dois motoristas revezem a viagem, sendo necessário que o descanso seja com o veículo estacionado.
O intervalo deverá ser de 11 horas ininterruptas dentro de 24 horas de trabalho, ficando proibido o fracionamento e a coincidência do descanso com a parada obrigatória na condução do veículo.
O motorista deverá usufruir do descanso semanal (35 horas) a cada 6 dias e não será possível acumular descansos no retorno à residência.
“A finalidade do descanso diário entre as jornadas de trabalho é justamente permitir um repouso reparador, tanto físico quanto mental, devendo ser usufruído em condições necessárias para tanto. A possibilidade do devido repouso fica ainda mais comprometida se se considerar que 59% das estradas brasileiras são classificadas como regulares, ruins ou péssimas”, escreveu Alexandre de Moraes, relator.
“Problemas de trepidação do veículo em movimento, buracos nas estradas, ausência de pavimentação nas rodovias, barulho do motor, etc., são algumas das situações que agravariam a tranquilidade que o trabalhador necessitaria para um repouso completo, prejudicando a recuperação do corpo para encarar a próxima jornada laboral”, acrescentou.
O julgamento, realizado em plenário virtual em 30 de junho, tem um impacto significativo para a segurança nas estradas. Ao mesmo tempo, ele traz uma consequência negativa para a economia, pois os custos terão que ser repassados para o frete, e consequentemente, para a carga transportada.
Em memoriais anexados ao processo, o setor produtivo informa que as mudanças podem trazer aumento de, no mínimo, 15% do custo operacional da logística no Brasil. O impacto será maior em viagens a longa distância, no qual os custos podem aumentar em 30%.
Entidades que representam a iniciativa privada afirmaram que os custos irão subir. A empresa precisará contratar mais motoristas. Além disso, a redução do tempo de direção diária impactará na produtividade e na quilometragem percorrida por dia. Devido ao baixo número de pontos de descanso nas rodovias, a empresa terá que disponibilizar estrutura para descanso semanal fora de sua base.
Já a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTT), autora da ação, defende que a nova lei retirou importantes direitos trabalhistas dos motoristas de carga do país, e, com isso, viola direitos constitucionais como a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, a irredutibilidade salarial, entre outros.
Acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, os ministros Marco Aurélio, Nunes Marques, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia. O ministro Dias Toffoli acompanhou o relator, com ressalvas.
Divergiram os ministro Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e Rosa Weber, isso porque além dos 11 itens considerados inconstitucionais por Moraes, eles apontam outros. Lewandowski, por exemplo, entendeu serem inconstitucionais os itens que tratam do vínculo trabalhista do Transportador Autônomo de Carga (TAC). O ministro, que está aposentado, havia votado antes de deixar o tribunal.