domingo, dezembro 21, 2025

A DB SCHENKER AMPLIA ADOÇÃO DE ELÉTRICOS E INCLUI BRASIL NO PLANO

Como um dos maiores operadores globais de logística, a DB Schenker avança no seu plano de substituição dos caminhões a diesel por elétricos na última milha. O plano de eletromobilidade da empresa chega ao Brasil.

  • Elétrico Volta Zero de 16 toneladas de PBT em teste para uso em larga escala
  • Aquisição do Scania 25 P
  • Os elétricos adotados Brasil
  • Vídeo curto sobre os 150 anos de história da DB Schenker

Para enfrentar essa questão, a DB Schenker se uniu à Volta Trucks, sediada em Estocolmo, e realizou o maior pedido de caminhões elétricos da Europa.

O Volta Zero totalmente elétrico, com capacidade de 16 toneladas, está atualmente em fase de testes e será utilizado nos terminais europeus da DB Schenker para transportar mercadorias dos centros de distribuição para os centros das cidades e áreas urbanas.

Trata-se de um primeiro veículo projetado especificamente para logística urbana, reduzindo significativamente o impacto ambiental das entregas de carga nos centros urbanos. Projetado desde o início com uma autonomia puramente elétrica de 150 a 200 quilômetros.

Saiba mais:

A segurança também é uma prioridade para a Volta Trucks, e o Volta Zero foi projetado não apenas para ser totalmente elétrico, mas também para ser o veículo comercial mais seguro nas estradas.

Sem um motor de combustão interna, o motorista fica em uma posição central de direção, com uma altura de assento muito mais baixa do que em um caminhão convencional. Essa configuração, combinada com o design da cabine em formato de estufa, oferece ao motorista um campo de visão panorâmico de 220 graus, minimizando os pontos cegos perigosos e protegendo os usuários vulneráveis das vias públicas.

Embora haja ainda muitos desafios a serem superados no caminho para a neutralidade de carbono, a parceria em grande escala com a Volta Trucks permite à DB Schenker acelerar significativamente a eletrificação de sua frota.

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Semipesado Scania 25 L

A empresa adquiriu quatro caminhões Scania, incluindo dois caminhões totalmente elétricos de 25 toneladas e dois híbridos Scania PHEV, que possuem motores a diesel e elétricos trabalhando em conjunto.

“Já operamos com veículos elétricos em toda a Suécia e sabemos como funciona. Agora estamos dando o próximo passo e investindo na distribuição eletrificada em uma região inteira, para fazer uma diferença real. Além disso, adquirimos um conhecimento valioso sobre operações eletrificadas, tanto em áreas urbanas com muitas paradas e partidas quanto em áreas rurais com distâncias superiores a 300 quilômetros”, diz Viktor Strömblad, vice-presidente da DB Schenker.

“O que a DB Schenker está fazendo em Gotland, com uma solução de transporte livre de combustíveis fósseis. Ela nos ensina muito sobre os desafios e possibilidades que surgem quando um centro de distribuição inteiro é eletrificado. Além disso, no futuro, observamos o mesmo potencial para a frota internacional de caminhões da DB Schenker”, diz Evalena Falck, vice-presidente da Scania Group.

No Brasil

A DB Schenker Brasil está introduzindo quatro caminhões elétricos em suas operações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, essa iniciativa se destaca por promover a igualdade de gênero, designando motoristas mulheres para operar esses veículos.

Diferentemente das soluções na Europa, o caminhão adotado no Brasil é um modelo leve, alto, importado da China e com capacidade de carga útil em torno dos 3.000 kg. A razão disso é a falta, por enquanto, de opções desenvolvidas exclusivamente para a atividade de logística urbana.

Ex-executivos da Marcopolo criaram a startup Arrow Mobility no Brasil, com fábrica em Caxias do Sul (RS). Decerto, ela está desenvolvendo um inovador veículo 100% elétrico tanto para o transporte de carga quanto de passageiros. Assim, ele, substitui somente a plataforma de carregamento do compartimento traseiro. Ou seja, o mesmo veículo pode funcionar como furgão ou van, porém, ainda não há notícias sobre a adoção do modelo por transportadores no país.

Sobre a DB Schenker

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a DB Schenker, no Brasil e no mundo. Estamos orgulhosos de introduzir caminhões elétricos em nossas operações e, especialmente, de ter motoristas mulheres operando esses veículos. Certamente, queremos ser agentes de mudança no setor, impulsionando a transição para uma logística mais sustentável e igualitária”, explica Luís Marques, CEO da DB Schenker Brasil.

Gottfried Schenker fundou a Schenker & Co. em 1872, em Viana, na Áustria. Então, a Deutsche Bahn comprou a transportadora após diversas expansões pelo mundo em 2002, consolidando a operação multimodal em escala global como DB Schenker. Por fim, no Brasil, a empresa conta com filiais em São Paulo, Campinas, no Rio de Janeiro, Curitiba e Itajaí.

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CORREIOS ADQUIREM BICICLETAS ELÉTRICAS PARA ENTREGAS EM 11 ESTADOS

Recentemente, os Correios concluíram a aquisição de 609 bicicletas híbridas, além de 762 bicicletas elétricas, que serão utilizadas para realizar entregas de cartas e encomendas em 11 estados do país.

Atualmente, cerca de 4.000 carteiros realizam entregas pedalando por todo o país. No entanto, a partir do próximo mês, muitos deles farão seu trabalho em bicicletas elétricas. A aquisição das 762 bicicletas elétricas modelo long tail (área de carga estendida) é parte de um projeto maior, que prevê a aquisição de um total de 2.500 bicicletas elétricas, representando um investimento de até R$ 32,4 milhões.

Estudos com Aliança Bike

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Os Correios deram início a esse projeto antes mesmo da pandemia, em parceria com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ). Foram realizados estudos em Praia Grande (SP) com carteiros locais, a fim de testar modelos de bicicletas elétricas nas operações da empresa.

O estudo teve como objetivo testar diferentes modelos e avaliar a eficiência das bicicletas elétricas cargueiras nos serviços de entrega dos Correios, que possuem características específicas. A bicicleta elétrica modelo long tail mostrou-se altamente funcional e eficiente, superando as motocicletas em mais de 80% das áreas de entrega, de acordo com Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike em artigo publicado no site da entidade.

Uma grande varejista de equipamentos já conta com uma bicicleta elétrica da marca própria para carga. Por enquanto, só na Europa, mas deve chegar ao Brasil

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4 vantagens da e-bike

Além de reduzir o esforço dos carteiros durante o trabalho, a adoção das bicicletas elétricas pelos Correios oferece outras vantagens significativas. Vejamos algumas delas:

1. Agilidade:

As bicicletas elétricas dos Correios possuem uma velocidade média de 25 km/h. Essa potência combinada ao menor esforço físico exigido dos carteiros resulta em maior eficiência na chamada “última milha”, reduzindo o tempo entre as entregas. Isso significa que as encomendas chegarão mais rapidamente às mãos dos clientes, especialmente em percursos longos e terrenos íngremes.

2. Manobrabilidade:

As bicicletas elétricas são mais leves em comparação aos veículos convencionais, como carros e motocicletas, e são mais ágeis do que as bicicletas tradicionais. Carteiros que já utilizam as e-bikes destacam a facilidade de condução e a redução do esforço necessário em longas distâncias. Rosângela Lima, carteira há 22 anos e ciclista há mais de seis, percorre cerca de 12 quilômetros por dia durante suas entregas em Praia Grande, região metropolitana de Santos (SP).

3. Facilidade de estacionamento e manutenção:

Congestionamentos, locais de parada limitados e restrições são desafios enfrentados pela logística urbana atualmente. Nesse sentido, as bicicletas elétricas oferecem uma solução viável e eficiente. Além disso, as baterias das e-bikes podem ser recarregadas em tomadas convencionais, e a manutenção desses veículos é semelhante à das bicicletas comuns. Ademais, a maioria das oficinas especializadas em bicicletas já está preparada para reparar ou substituir peças desgastadas.

4. Menor impacto ambiental:

As bicicletas elétricas são uma opção de transporte que utiliza energia limpa, não emitindo dióxido de carbono (CO2) ou outros gases poluentes na atmosfera. Por fim, o carteiro pode percorrer de 30 a 50 km, dependendo do relevo, seu peso e a carga transportada, e ele pode recarregar as baterias em aproximadamente sete horas. Essa mudança contribui para que as entregas sejam realizadas de forma mais eficiente e responsável. Atualmente, os cerca de 4 mil carteiros ciclistas dos Correios percorrem, juntos, 67 mil quilômetros por dia.

Correios

PESADOS ELÉTRICOS E A GÁS TÊM FORTE QUEDA, MAS NÃO É PARA DESANIMAR. SCANIA APOSTA EM NOVOS MODELOS

Os dados de emplacamentos de pesados elétricos e a gás do primeiro semestre deste ano mostram forte queda em relação ao mesmo período. Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Leia:

  • Nos 2023 x 2022 oficiais
  • Scania x-gás
  • Entrada de novas marcas

Com relação aos modelos a gás, foram emplacados apenas 50 unidades. No mesmo período de 2022, foram 177 caminhões movidos a gás licenciados. Por enquanto, apenas a Scania vende este tipo de veículo. A queda foi de 71,8%. A Iveco chegou a emplacar algumas unidades, um número pequeno apenas de demonstração.

No caso dos pesados elétricos, nos seis primeiros meses de 2023, contou com o emplacamento de 219 unidades. Em 2022, quase o dobro, 425 veículos entre caminhões e ônibus. A queda foi de 48,5%. Com exceção dos caminhões VW e-Delivery, a maior queda foi sentida pelas marcas que importam da China, como a JAC Motors e BYD. Os ônibus têm uma participação menor no bolo, sendo a maioria da BYD ou Eletra.

Já no caso dos caminhões e ônibus a diesel, o volume de unidades emplacadas no primeiro semestre deste ano foi de 63.605. Em 2022, de 64.311, com uma leve queda de 1,6%.

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pesados elétricos
Fonte: Anfavea

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Scania X-gas

Este cenário não desanima a Scania. A fabricante, por enquanto, a única do segmento de veículos pesados a gás, lançou mais um modelo no mercado brasileiro.

O Scania X-gas tem uma autonomia inédita no país, de 900 km abastecido com gás natural veicular (derivado de combustível fóssil) ou biometano (gás com origem na reciclagem de materiais orgânicos).

pesados elétricos

O X-gas é um modelo G 410 8×2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000 Nm. A distância entre-eixos é de 6.950 mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito cilindros com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l. Dessa forma, o volume total suporta 406 metros cúbicos de gás. Decerto, é o que possibilita o propulsor levar o produto por cerca de 900 km. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6×2) mais um reboque) — com capacidade de até 56 toneladas — ou na configuração de rodas 8×2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).

Para se ter ideia de comparação com o cavalo mecânico Scania G 410 6×2 a gás, o entre-eixos é de 3.750 mm (ou 3.950 mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118 l ou 95 l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.

Novos competidores

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Os dados do primeiro semestre eram, mais ou menos esperados, e muitos fabricantes fazem os seus planos para o longo prazo. Assim, tanto que a BYD, ao anunciar o investimento para três fábricas na Bahia, colocou a produção local de caminhões e ônibus como prioridades. Certamente, outras duas fabricantes que também anunciaram que vão produzir caminhões elétricos no Brasil, a GWM, que já produz automóveis elétricos em Iracemápolis (SP), e a Foton, que começou importando o modelo iBlue EV-6 e vai produzi-lo em cerca de dois anos.

Para 2024, a Scania pretende ampliar o portfólio de modelos a gás com a introdução do motor de 460 cv. Por fim, a Iveco Brasil já está com unidades do cavalo mecânico S-Way a gás em teste por transportadores e deve iniciar as vendas ainda este ano. Ambas marcas já contam com pesados elétricos na Europa, mas ainda não há planos para este tipo no Brasil.

PACTUS AMPLIA FROTA COM 21 VW METEOR E ABRE NOVAS VAGAS DE TRABALHO

Com foco no agronegócio, a operadora logística Pactus Transportes comprou 21 VW Meteor 29.530 6×4.

A empresa está expandindo sua frota devido a novos contratos firmados com clientes e tinha uma demanda imediata que foi prontamente atendida pela concessionária Mônaco Diesel. Douglas Gewehr, sócio da Pactus Transporte, destaca o custo-benefício do VW Meteor.

Com presença em diversos estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás e Minas Gerais, a Pactus Transporte foca suas operações no agronegócio.

Oportunidades de trabalho na Pactus Transportes em Cuiabá (MT)

A Pactus Transportes, uma renomada empresa do setor de logística e transporte, está com seis vagas em aberto na cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. Se você está em busca de novas oportunidades profissionais e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica e comprometida, essa pode ser a sua chance de se destacar no mercado de trabalho.

1. Supervisor de Frota:

A vaga de Supervisor de Frota é uma oportunidade para um profissional qualificado e experiente na área de logística. O candidato selecionado será responsável pela distribuição dos veículos, pelo atendimento aos motoristas, pelo suporte nas operações e pelo acompanhamento de todos os processos operacionais da área. Será necessário ter habilidades de liderança, organização e capacidade de solucionar problemas eficientemente.

2. Analista de Transporte (2 vagas):

As duas vagas de Analista de Transporte são destinadas a profissionais que possuam habilidades analíticas e consigam lidar com a gestão cadastral de motoristas e proprietários terceirizados contratados para prestação de serviço de frete. Os selecionados serão responsáveis pela elaboração da documentação necessária ao desembarque de cargas e pelo atendimento aos clientes. É fundamental ter conhecimentos sólidos em logística e habilidades de comunicação eficaz.

3. Analista de Frota:

O Analista de Frota terá a responsabilidade de garantir a eficiente distribuição dos veículos, bem como o atendimento aos motoristas e o acompanhamento dos processos operacionais da área. É desejável que o candidato possua experiência prévia na área de logística e conhecimentos em sistemas de gestão de frota. Além disso, é necessário ter habilidades de organização e capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas.

4. Marketing:

A vaga de Marketing Interno é ideal para profissionais criativos e apaixonados pela área de marketing. Dessa forma, o selecionado será responsável por cuidar de todos os procedimentos relacionados a mídias sociais, site, criação de artes, vídeos e fotos da empresa. Assim, os funcionários deverão atender às demandas internas solicitadas e promover a imagem da empresa de maneira eficiente. Ademais, a empresa considera habilidades em design gráfico, produção de conteúdo e conhecimentos em estratégias de marketing digital como diferenciais..

5. Analista de RH

A vaga é para administrar o processo de recrutamento e seleção, administração de benefícios, cargos e salários, TD e endomarketing, promovendo ações através de planejamento. Certamente, realizar os indicadores de desempenho e ter conhecimento do subsistemas de RH.

Por fim, o interessado pode cadastrar na página trabalhe conosco no site da Pactrus Transportes.

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Pactus

GOVERNO FEDERAL VAI ANUNCIAR NOVO PAC PARA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

O governo federal agendou a cerimônia de lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para o próximo dia 27 de julho. O programa retoma obras paralisadas, intensificar aquelas que já estão em andamento e implementar novos projetos em diversas áreas, com destaque para o setor de transportes. Os investimentos serão feitos por meio de recursos públicos, privados e parcerias público-privadas (PPP).

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou no dia 10 de julho que sua pasta receberá 50% dos investimentos do novo PAC. O programa escolheu a primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), na Bahia, como a obra inicial. Além disso, espera-se investimentos em ferrovias, rodovias, portos, aeroportos e hidrovias.

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A escassez de infraestrutura de transportes no Brasil é um dos principais desafios para a competitividade do país. Segundo Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44, empresa provedora de tecnologias de visibilidade para a cadeia de suprimentos, o Brasil possui apenas 28 mil quilômetros de ferrovias, enquanto os Estados Unidos e a China têm, respectivamente, 150 mil e 100 mil quilômetros de trilhos instalados. Além disso, muitos portos operam no limite de sua capacidade e com instalações antiquadas, e as hidrovias são subutilizadas em apenas um terço de seu potencial.

PAC
Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44

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Transportes multimodais

Jacquin ressalta que o Novo PAC pode ser uma oportunidade para fortalecer as malhas de transportes multimodais. A integração entre diferentes modais de transporte é fundamental para reduzir os custos logísticos internos, que correspondem a 12,5% do PIB brasileiro, enquanto na Europa representam 10% e nos Estados Unidos, 8%.

A expectativa é que o lançamento do Novo PAC ocorra antes da aprovação definitiva do novo arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados, prevista para agosto. Para 2024, o Orçamento da União deverá destinar cerca de R$ 70 bilhões (0,6% do PIB) para investimentos. No entanto, especialistas esperam que esse valor possa ser ainda maior. É essencial que o governo federal utilize os recursos criteriosamente. Com isso, estabeleça uma articulação eficiente com estados e empresas para acelerar a movimentação de produtos no Brasil.

Com o lançamento do Novo PAC, o governo federal visa impulsionar a infraestrutura de transportes no Brasil. Assim, o programa desempenhará um papel fundamental na retomada de obras paralisadas, no fortalecimento das malhas de transportes multimodais e na ampliação dos investimentos em setores estratégicos. Certamente, entre eles, ferrovias, rodovias, portos, aeroportos e hidrovias.

Enfim, resta agora aguardar o evento no dia 27 de julho e acompanhar a implementação das medidas previstas no programa.

CAMINHÃO IVECO AUTOMATIZADO COM PLUSDRIVE INICIA TESTES EM VIAS PÚBLICAS

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A IVECO, em parceria com a empresa Plus, anunciou o caminhão IVECO S-Way equipado com o sistema de assistência ao motorista PlusDrive já está em fase de testes nas vias públicas da Alemanha. É o primeiro Iveco automatizado desta parceria.

Esse marco representa o resultado de um minucioso processo de teste e validação, que incluiu extensos testes em circuitos fechados, validação de dados prévios coletados e um treinamento intensivo dos motoristas de teste sobre as avançadas características de segurança do caminhão.

Além disso, a TÜV SÜD, uma organização independente de testes, verificou a segurança funcional do conceito de segurança para esses testes em vias públicas. A coleta abrangente de dados reais durante essa fase crucial de teste está preparando o caminhão automatizado com motorista para a futura industrialização.

“A próxima geração de tecnologia preditiva de segurança baseada em IA, como o PlusDrive, tem o potencial de tornar o transporte rodoviário mais seguro, fácil e sustentável. Ela pode ajudar a reduzir o risco de acidentes, melhorar a economia de combustível, aumentar a retenção de motoristas e combater a escassez de caminhoneiros em toda a Europa”, afirmou Marco Liccardo, Chief Technology & Digital Officer do Grupo Iveco.

“Estamos muito satisfeitos em dar esse próximo passo em nossa parceria com a Plus. Vamos demonstrar a crescente maturidade do nosso IVECO S-Way com PlusDrive por meio de testes em vias públicas e operações comerciais”, acrescentou Liccardo.

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Sensores de última geração

Equipado com um software avançado de direção autônoma baseado em inteligência artificial. O caminhão conta com sensores de última geração, como lidars, radares e câmeras. Decerto, o PlusDrive proporciona aos motoristas uma percepção ampliada do ambiente ao redor do veículo.

Os testes continuarão na Alemanha nos próximos meses. Depois, estendidos para a Áustria, França, Itália e Suíça, visando coletar dados reais de diversas rotas e condições de direção na região. Além disso, eles demonstrarão que o PlusDrive pode realizar com segurança, Inclusive, manobras automáticas supervisionadas pelo motorista. E mais centralização de faixa, fusão de faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema e assistência em engarrafamentos.

Boné CapMuscle

“Estamos orgulhosos do trabalho árduo que as equipes realizam para levar essa solução inovadora de direção para testes em vias públicas. Algumas das maiores frotas do mundo já estão usando o PlusDrive para o transporte de carga. Assim, podemos disponibilizar esse produto para mais frotas, maior será o impacto que poderemos ter”, afirmou Shawn Kerrigan, diretor de Operações e Cofundador da Plus.

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Com a combinação da experiência da IVECO e a tecnologia de direção autônoma da Plus, a expectativa é que traga benefícios para o setor de transporte. Ademais, isso pode contribuir para a segurança nas estradas, melhorando a eficiência operacional e enfrentando desafios como a escassez de motoristas.

Enfim, o avanço desses testes em vias públicas na Alemanha representa um importante passo em direção à produção em fábrica do caminhão automatizado IVECO S-Way com PlusDrive.

DICAS PARA ATRAIR E RETER MOTORISTAS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

A escassez global de motoristas profissionais está se tornando um grande problema que afeta toda a indústria de transporte. Mas existem maneiras pelas quais os empregadores podem atrair motoristas e mantê-los motivados. Além do investimento em treinamento para atrair os jovens, quais são as principais prioridades dos motoristas e como o conhecimento delas pode beneficiar a operação diária de sua frota?

Conforme a pesquisa anual de motoristas da IRU* de 2022, mais de 2,6 milhões de vagas de motorista de caminhão não foram preenchidas em 2021, apesar dos aumentos salariais gerais e de uma força de trabalho prontamente disponível. Segundo o relatório, a razão para isso é um problema geral em atrair jovens para o papel de motorista, em combinação com uma alta proporção de motoristas mais velhos que se aproximam da aposentadoria. Isso não afeta apenas os operadores de transporte e seus serviços. As consequências podem ser vistas em todas as cadeias de abastecimento, afetando empresas e consumidores em todo o mundo.

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Pesquisa Volvo

Para um motorista, existem diferentes tipos de motivos para permanecer e permanecer motivado em seu trabalho. De acordo com uma pesquisa de pesquisa interna da Volvo (2019) com base em 151 entrevistas com caminhões de longo curso de 16 nacionalidades dedicados ao transporte internacional, as três principais prioridades dos motoristas são conforto e espaço na cabine e segurança. O estudo também indica uma crescente conscientização sobre saúde, principalmente por parte dos motoristas mais jovens, e um interesse crescente em sistemas de transmissão que não agridem o meio ambiente.

“Conforto, espaço e segurança são as mesmas prioridades há muitos anos, então definitivamente há uma continuidade para esses requisitos básicos. Também podemos ver uma correlação entre a duração da jornada e o nível de satisfação de determinadas marcas. Quanto mais tempo você passa em seu caminhão, mais importante é o espaço e a segurança”, diz Delphine Maury, Analista Sênior de Inteligência de Produto do Volvo Group Truck Technology (GTT).

As prioridades do motorista podem variar entre as nacionalidades e em quais países e rotas você dirige. Nem todos os motoristas podem pagar por paradas seguras de caminhões, acrescenta Delphine.

O que motiva um motorista profissional?

CONFORTO DO MOTORISTA: Segundo a pesquisa, o conforto do motorista se refere principalmente aos arranjos para dormir e descansar, sendo considerados muito importantes, assim como o conforto do banco do motorista. Quando questionados sobre o que preferem, além do conforto básico do banco do motorista, mais de 58% priorizam um espaço maior para descanso e relaxamento.

ESPAÇO DA CABINE: O espaço da cabine é essencial. 72% de todos os motoristas questionados, priorizaram isso como muito importante. Cada centímetro pode agregar valor e a sensação de espaço e espaço é ainda mais importante para motoristas de longa distância.

SEGURANÇA: O aspecto de segurança envolve tanto a segurança do caminhão quanto a segurança do motorista. Em termos de segurança, as 3 principais prioridades de recursos solicitadas são alerta de roubo de combustível, alarme para ataques de gás e uma trava de segurança interna da porta da cabine complementar. Para a segurança do motorista, 62% dos motoristas em um estudo on-line interno recente (2022) da Volvo** disseram preferirem a assistência à direção, como manutenção de faixa, assistência na mudança de faixa, frenagem de emergência etc. de alarmes; como proteção contra o adormecimento e prevenção contra agressão e roubo (55%).

Pesquisa interna de 2021 em inglês, alemão, francês e sueco conclui que as operadoras precisam se concentrar nos motoristas atuais e novos para resolver o problema da escassez de motoristas.

Salário é o principal

Novos motoristas foram atraídos para a profissão por baixos requisitos de entrada e, para 36% deles, o salário é a principal prioridade, seguido por treinamento (16%) e viagens (11%). Para motoristas experientes, 42% citam o salário como principal motivador, seguido por autonomia, liberdade de estar na estrada (19%) e ter um empregador valorizado (16%) como mais valioso.

Há também uma indicação clara do que desmotiva os motoristas. Para 49% dos novos motoristas, a incerteza de encontrar um emprego é uma grande preocupação. Decerto, embora as empresas de transporte tenham uma alta demanda por sua competência. Consequentemente, há um potencial para os operadores começarem cedo com um processo de integração positivo. Isso garante um relacionamento de longo prazo com seus potenciais motoristas. 

Os novos motoristas estavam preocupados em encontrar um emprego. Mas também ao serem contratados sentiam que não estavam bem preparados para lidar com as demandas da profissão quando recém-saídos do treinamento. A pressão intensa de um empregador para entregar rapidamente, combinada com inseguranças sobre como manobrar um caminhão no trânsito intenso e medo de acidentes. São considerados fatores para desistir mais cedo devido ao estresse.

Motoristas experientes

Para motoristas experientes, os empregadores e as condições de trabalho têm uma grande influência em seu trabalho. Um empregador que trata mal os motoristas fez com que eles conferissem a profissão sob uma luz menos favorável. As condições de trabalho incluíam alta pressão, estresse e risco de acidentes, todas vistas como motivos para sair ou mudar de emprego.

Como atrair e manter seus motoristas

São vários os aspectos que afetam a satisfação do condutor: dependem da experiência, bem como onde, como e por quanto tempo os condutores trabalham. Então, segundo Delphine Maury, algumas recomendações gerais podem ser feitas.

1. Comunicação e proatividade. Dessa forma, o diálogo e as interações com seus motoristas são o aspecto mais importante. “Os motoristas geralmente ficam felizes em dar feedback e contribuir. Assim, estar atento ao feedback do motorista é essencial, para sentir que está sendo ouvido e ouvido. Principalmente em relação aos tipos de dificuldades e desafios que enfrentam durante a jornada de trabalho”, diz Delphine.

2. Escolha e recursos do caminhão. Ademais, conselhos e recomendações dos motoristas sobre os requisitos de recursos do caminhão e as opções gerais de fabricação são cruciais. Certamente, preste atenção ao que pode estar faltando e dê sugestões construtivas sobre quando e por que as sugestões do motorista podem ou não ser atendidas.

3. Recompensas e incentivos. Por fim, os incentivos são fundamentais. Quando se trata de consumo de combustível ou bateria, por exemplo, a maioria dos operadores tem metas e ambições altas. “Podemos ver uma falta geral de incentivos e feedback positivo. Os motoristas são mais criticados quando não atingem as metas, mas menos se fala quando continuam cumprindo ou superando suas metas”, diz Delphine. 

Prosper, O novo trem do Pampa, chega a Sant’ana do Livramento, no RS

Sant’Ana do Livramento, uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, recebe uma nova atração turística. Trata-se do Prosper. Ele é o primeiro veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail. A marca é uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos.

O Prosper foi entregue à Giordani Turismo, uma operadora turística com sede em Bento Gonçalves, e está programado para entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano, percorrendo o trajeto conhecido como “Trem do Pampa”.

Made in Brazil

O Prosper é um trem 100% nacional. “Com o início dessa operação em Sant’Ana do Livramento, a Marcopolo Rail consolida sua atuação no mercado ferroviário e demonstra a versatilidade da companhia em atender aos diversos segmentos, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Leia também: MERCADO: O MELHOR ANO E O PIOR ANO DAS MARCAS DE PESADOS

Então, uma grande operação logística foi realizada para o deslocamento do Prosper, envolvendo mais de 35 pessoas em uma jornada de aproximadamente 730 quilômetros. Decerto, o comboio contava com duas carretas para cargas especiais, cada uma medindo 28 metros, além de outras duas carretas de apoio. Dessa forma, durante a viagem de quatro dias entre Bento Gonçalves e Sant’Ana do Livramento, o comboio foi escoltado por batedores, garantindo a segurança e o sucesso da operação.

Trem do Vinho

Assim, o “Trem do Pampa” é uma iniciativa da Giordani Turismo, a operadora turística responsável pelo famoso passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho em Bento Gonçalves.

Certamente, Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani, destaca a resiliência da equipe durante todo o processo e ressalta que o “Trem do Pampa” é um projeto que irá agregar valor à região, contribuindo para o desenvolvimento do enoturismo e proporcionando mais uma opção aos turistas que buscam Sant’Ana do Livramento para compras e experiências culturais.

Paisagens do Pampa

Por fim, durante os vinte quilômetros de percurso a bordo do Prosper, entre as estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas, os passageiros terão a oportunidade de mergulhar na história e cultura local, apreciar a paisagem única do Pampa, contemplar o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade, e deslumbrar-se com os parreirais em forma de espaldeira, características marcantes dessa região.

Características técnicas da versão Intercidades

  • • Fabricação 100% Nacional
  • • Atendimento às normas internacionais ferroviárias
  • • Ampla área envidraçada
  • • Movimentação Bidirecional
  • • Alta capacidade de customização
  • • Baixo LCC – life cycle cost
  • • Largura externa máxima 2.900 mm
  • • Altura máxima do veículo 3.900 mm
  • • Comprimento aproximado de cada unidade 18.000 mm
  • • Capacidade total: até 122 passageiros sentados na versão 2 carros (Intercidades)
  • • Velocidade máxima operacional: 80 Km/h

MERCADO: O MELHOR ANO E O PIOR ANO DAS MARCAS DE PESADOS

A DAF Caminhões comemorou 30 mil unidades produzidas em sua fábrica de Ponta Grossa (PR) no acumulado desde 2013. Qual foi o melhor ano em emplacamentos da DAF no mercado brasileiro? E das demais marcas do segmento de pesados? E qual foi o pior ano? Vamos responder abaixo com base nos dados do Anuário da Anfavea, associação que representa esta indústria.

O caminhão de número 30 mil foi o DAF XF FTS 6×2 comprado pela Transportadora Boa Viagem e entregue em cerimonial na fábrica para os representantes da empresa, Wilson Sturmer e Juliano de Souza.

O melhor e o pior ano entre 2002 e 2022

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No quadro abaixo, excluímos os dois primeiros anos da estatística, por ser o período de início e sempre é em baixa escala. Também consideramos apenas as duas últimas décadas, pois as condições econômicas do Brasil anteriores são muito diversos dos últimos 20 anos.

Tabela

MarcaMelhor AnoPior Ano2022 x Melhor Ano
DAF2022, com 6.793 unidades produzidas e emplacadasApós os dois primeiros anos, no terceiro, em 2016, teve 672 unidades licenciadasA história da DAF difere das demais marcas. Ela, desde que começou a produção, cresce de forma contínua. Portanto, 2022 é o melhor ano da marca e ela já aponta tendência para que 2023 seja melhor do que o ano anterior, já que o primeiro semestre de 2023 foi 18,2% maior para a marca em relação ao mesmo período de 2022
Caoa Hyundai2015, com 893 produzidas do modelo HD752017, com apenas 12 unidades, uma queda de 98,7% em relação ao melhor ano anterior ao pior.Em 2022, a Caoa Hyundai emplacou 244 caminhões HD80, único modelo da marca, uma queda de 72,7%
IvecoEm 2011, com 14.155 caminhõesEm 2003, com 1.705 unidades, portanto, 647 a menos do que o ano anterior, ou queda de 27,5%.No ano passado, a Iveco emplacou 10.609, queda de 25,1%
Mercedes-BenzEm 2011, com 39.837 unidades2017, com 13.293 caminhões. Em comparação com 2011, a queda foi de 66,6%Em 2022, a Mercedes-Benz teve 30.563 licenciamentos de caminhões, queda de 23,3%
ScaniaEm 2013, com 19.659 caminhões emplacadosEm 2003, com 3.453 unidades, após ter tido volume de 6.977 em 1997Em 2022, a Scania emplacou 13.193 unidades, com queda de 32,9%
Volkswagen CaminhõesEm 2011, com 50.824 unidadesEm 2016, com 13.686 caminhõesEm 2022, a VWCO teve 34.506, queda de 32,1%
VolvoEm 2022, com 24.091 unidadesEm 2002, com 4.213 caminhõesA Volvo teve o melhor ano em 2022

Leia também: ANFIR: ANUÁRIO 2023 DA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

Ranking em percentual

O mercado de caminhões, apesar do atual ambiente adverso de desafios, será impactado positivamente nos próximos meses. Já foram anunciados diversos investimentos em indústrias, agronegócio, mineração, infraestrutura, energia e logística, sinalizam um potencial muito grande de voltar ao crescimento. Assim, temos o ranking das marcas que tiveram a maior queda em relação ao melhor resultado próprio, sinalizando, qual patamar deve voltar a crescer.

MarcaPercentual da queda
Caoa Hyundai-72,1%
Scania-32,9%
VWCO-32,1%
Iveco-25,1%
Mercedes-Benz-23,3%
DAF0,0%
Volvo0,0%

VOLVO VMX MAX FOI A ESCOLHA DA CFA CONSTRUÇÕES PARA A SUA FROTA

Os investimentos em infraestrutura geram diversos setores da economia, entre eles, automotiva com a produção de caminhões e implementos rodoviários. A CFA Construções atua na construção de rodoviárias e ferrovias e acaba de receber 10 caminhões Volvo VMX MAX Euro 6. Os modelos compradores via Tracbel, concessionária Volvo no Norte do País.

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A Tracbel acaba de entregar um lote de 10 caminhões Volvo VMX MAX Euro 6 que serão utilizados em obras de infraestrutura no Norte do Brasil.

Segundo Victor Franco, CEO da divisão de caminhões do Grupo Tracbel, “é uma grande satisfação concretizar esta parceria com a CFA, uma empresa com longa tradição em infraestrutura e uma das melhores em seu setor”. A CFA é uma das maiores companhias especializadas em rodovias no Norte do País e tem sede na cidade de Benevides, na região metropolitana de Belém.

Os veículos trabalhar em diferentes tarefas na construção de estradas estaduais no Sul do Pará. Os caminhões foram implementados com caçamba e vão transportar terra, areia, brita e outros materiais durante a execução das obras das estradas.

VMX MAX

O caminhão Volvo VMX MAX conta com chassi rígido, tração 6×4, motor de 360 cv e freio motor VEB de 300 cv. O Peso Bruto Total (PBT) é de 34 toneladas, duas a mais que o antecessor (VM 32 tons), assegurado pelo chassi duplo reforçado, combinado com uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas e traseira semielíptica de 26 toneladas.

O VMX MAX traz ainda o mesmo eixo com redução nos cubos do FMX. Decerto, com para-choque de aço, ele vem também com a nova caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, a mesma do FH. Assim, é uma solução inteligente para garantir produtividade e alta disponibilidade. Dessa forma, é o caminhão ideal para a CFA”, diz Alberto Simoneti, gerente comercial da Tracbel na região Norte. 

Tracbel Pará

A Tracbel tem quatro casas no Pará: Marituba, Marabá, Paragominas e Miritituba. Certamente, o Grupo mantém estruturas para atendimento de caminhões nestas filiais e em outras as partes do Estado. Ademais, são consultores, mecânicos, técnicos de campo e pessoal administrativo que atuam com serviços, peças e veículos. Por fim, no Brasil, a Tracbel tem 30 unidades distribuídas em 15 Estados.