domingo, dezembro 21, 2025

RAM 1500 OU FORD F-150: QUAL É A MELHOR PICAPE MÉDIA PREMIUM?

Picape média premium pode ser um sonho de consumo para muitos brasileiros, mas também um desafio para o bolso. Com preços acima de R$ 450 mil, esses veículos oferecem muito espaço, conforto, tecnologia e potência, mas também exigem cuidado com o consumo e a manutenção, com o custo das peças pareados ao dólar. O segmento de picape média conta com muitas opções, mas, neste padrão de sofisticação, há somente a Ram 1500 e Ford F-150, ambas importadas dos EUA.

Neste cenário, duas picapes se destacam: a Ford F-150, recém-lançada no Brasil, e a Ram 1500, que chegou ao país no final de 2022. Qual delas é a melhor opção para quem quer se aventurar no segmento das picapes premiums?

No seu primeiro mês completo, a Ford F-150 teve 249 unidades emplacadas contra 204 da Ram 1500.

Design premium

As duas picapes têm um visual imponente e robusto, que chama a atenção por onde passam. A Ford F-150 conta com tem uma grade dianteira preta na versão Lariat e cromada na versão Premium, com o nome Ford em destaque, faróis de led com luzes diurnas em formato de C, para-choques metálicos e rodas de liga leve de 20 polegadas.

A Ram 1500 tem uma grade dianteira preta com o nome Ram em letras grandes (nas versões Rebel e Limited Night) e cromada na Limited, faróis full-led com luzes diurnas em formato de U, para-choques plásticos e rodas de liga leve de 18 polegadas na Rebel, e 22 polegadas nas duas Limited. As duas picapes têm caçamba com capacidade para cerca de 800 litros e tampa com abertura elétrica.

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Em termos de dimensões, as duas picapes são muito parecidas. A Ford F-150 mede 5,89 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos. A Ram 1500 Rebel mede 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,97 metro de altura e 3,67 metros de entre-eixos.

Em termos de peso, a Ford F-150 tem um peso bruto total (PBT) de 3.175 kg, enquanto a Ram 1500 Rebel leva um certa vantagem, com PBT de 3.500 kg. Ambas podem ser conduzidas com a CNH categoria B.

Interior sofisticado

Por dentro, as duas picapes oferecem um ambiente sofisticado e espaçoso, com materiais de qualidade e acabamento caprichado.

picape média
O painel 100% digital e configurável segue a tendência, mas…

A Ford F-150 tem bancos revestidos em couro marrom com ajustes elétricos e memória para o motorista, painel digital configurável de 12 polegadas, central multimídia SYNC4 também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

A Ram 1500 tem bancos revestidos em couro preto com ajustes elétricos para o motorista, painel analógico com tela colorida de 7 polegadas no centro, central multimídia Uconnect também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

picape média
…o painel analógico com grande tela digital também agrada

Avaliação: A FORD MAVERICK COMO OPÇÃO DE PICAPE EXECUTIVA EM FROTAS CORPORATIVAS

As duas picapes também contam com vários itens de conveniência e segurança, como chave presencial com partida por botão, câmera 360 graus com visão da caçamba e do engate do reboque, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle adaptativo de carga.

A Ford F-150 ainda tem como diferencial o assistente de condução semi-autônoma Co-Pilot360. Decerto, o sistema permite ao motorista soltar as mãos do volante em algumas situações.

Desempenho esportivo

Sob o capô, as duas picapes têm motores V8 movidos a gasolina que entregam muita força e torque. A Ford F-150 tem um motor V8 5.0 Coyote que gera 405 cv de potência e 539 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

A Ram 1500 tem um motor V8 5.7 Hemi que gera 400 cv de potência e 556 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

As duas picapes têm desempenhos semelhantes. A Ford F-150 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h. A Ram 1500 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 174 km/h.

Em termos de consumo, as duas picapes são bastante gastonas, como era de se esperar. Segundo o Inmetro, a Ford F-150 faz 5,8 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,83 MJ/km. A Ram 1500 Rebel faz 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,81 MJ/km.

Preço do luxo

As duas picapes têm preços elevados devido a carga tributária que, além dos quase 50% comuns aos veículos fabricados no Brasil, incluem o imposto de importação de 35%. Além disso, há os impostos diretos, comuns aos veículos produzidos no país são entre 7% e 25% de IPI, entre 17% e 19% de ICMS e 11,6% de PIS/Cofins. A lista de imposta indiretos é longa, pois envolve produção da matérias-primas, fornecedores, transportes, imóveis, distribuição etc. Certamente, a maior parte do valor pago vai para o governo.

A Ford F-150 tem duas versões disponíveis da picape média no Brasil: a Lariat, com pegada mais esportiva, que custa R$ 479.990; e a Platinum, a topo de linha, que custa R$ 519.990. A Ram 1500 conta com três versões: Rebel custa R$ 469.990; a Limited custa R$ 529.990; e a Limited Light Edition, R$ 539.990.

Conclusão

As duas picapes são excelentes opções para quem busca uma picape média de alto padrão. Ademais, tirando as questões do preço e consumo, a escolha pode ser por preferência de marca, design, rede de concessionários e características que as diferenciam.

A Ford F-150 se destaca pelo painel digital configurável e pelo assistente de condução semi-autônoma.

Enfim, a Ram 1500, nas versões Limited, se destaca pela suspensão a ar Active-Level com 5 modos: Entry/Exit, Aero Mode, Normal Ride, Off Road 1 e Off Road 2, que permite ajustar a altura do veículo, pelo sistema de som Harman Kardon e pelo menor consumo.

Por fim, e você, qual picape média você prefere? Então, deixe sua opinião nos comentários!

MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA

  • Iluminação Safet Light aumenta a segurança nas laterais e pontos cegos do implemento rodoviário Noma
  • Monitoramento dos pneus aumentam a segurança e reduz os custos de manutenção e consumo do conjunto

A Noma do Brasil, empresa paranaense fabricante de implementos rodoviários, apresenta duas novas soluções para o transporte de cargas que visam melhorar a segurança veicular nas estradas brasileiras. As tecnologias são o sistema de iluminação Safe Light e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

O Safe Light é um sistema pioneiro que sincroniza as lanternas traseiras e laterais dos equipamentos, permitindo que os motoristas que trafegam ao lado do conjunto sejam alertados sobre as intenções do condutor da carreta, como uma mudança de faixa. O sistema reconhece o sinal do pisca alerta da lanterna traseira e emite um sinal para as lanternas laterais, que piscam em conjunto. O objetivo é evitar colisões laterais causadas por má visibilidade ou dimensões dos veículos.

A Noma foi a primeira fabricante de implementos rodoviários a ter 100% de seus produtos com iluminação em LED, e tornou o Safe Light e o TPMS padrão em todas as linhas de implementos rodoviários da nova Geração Titanium desde 2020. A tecnologia já é homologada pelos organismos reguladores e recebeu elogios de diversos especialistas em segurança veicular, que a consideram um marco no segmento.

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Pneus mais seguros

O TPMS é um sistema que permite o monitoramento da condição de 100% dos pneus da carreta, independentemente do caminhão. O sistema coleta os dados de temperatura e pressão dos pneus e os comunica ao motorista por meio de um aplicativo no celular, via bluetooth. Além disso, uma lâmpada na carreta acende quando há alguma anomalia nos pneus, como um aquecimento brusco.

O motorista pode então parar o veículo e verificar no aplicativo qual o pneu que está apresentando problemas. Assim, a ferramenta pode ser fundamental para evitar incêndios nos pneus, que podem provocar acidentes fatais e todas as consequências que um acidente provoca em atividade do transportador.

Além disso, o TPMS contribui para a redução dos custos dos transportadores, pois evita o desgaste excessivo dos pneus, componentes de eixo e suspensão,  e o consumo de combustível causados pela pressão irregular dos pneus.

A tecnologia é inédita no mercado, pois não depende de um sensor instalado no caminhão para funcionar. “A iniciativa de desenvolvermos essas duas novas tecnologias pioneiras comprova nosso empenho em contribuir com os esforços da indústria e dos organismos públicos, em reduzir os acidentes em nossas estradas. Por fim, há um ganho duplo, já que além da segurança essas soluções também se transformam em fatores de competitividade para quem for utilizá-las”, afirmou Marcos Noma, CEO da Noma do Brasil.

GRUPO RODONAVES INVESTE R$ 37 MILHÕES EM CAMINHÕES COM TECNOLOGIA EURO 6

MARCOPOLO É O DESTAQUE AUTOMOTIVO NO PRÊMIO VALOR INOVAÇÃO 2023

A Marcopolo conquistou mais um reconhecimento pela sua capacidade de inovação. A empresa ficou entre as cinco melhores do setor automotivo no ranking ‘Valor Inovação Brasil 2023’, que reúne as 150 companhias mais inovadoras do país. O ranking é uma iniciativa do jornal Valor Econômico e da consultoria Strategy&.

A Marcopolo se destacou pelas suas soluções para a descarbonização, mobilidade sustentável e eletromobilidade. Entre os produtos inovadores da empresa estão o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, o ônibus movido a hidrogênio e o primeiro micro-ônibus autônomo do continente latino-americano, um Volare Attack 8, desenvolvido em parceria com a Lume Robotics.

“O fomento à inovação faz parte da estratégia da Marcopolo para se consolidar como um dos principais players globais para atender as atuais e futuras demandas de transporte coletivo rodoviário e da mobilidade urbana”, afirma Alexandre Cruz, líder de investimentos, inovação e novos negócios da Marcopolo Next. “Hoje são mais de 400 colaboradores envolvidos diretamente nas nossas equipes de inovação, pensando e disseminando essa nova cultura na companhia”, acrescenta.

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CONHEÇA 30 FATOS QUE MARCAM OS 30 ANOS DA VOLKSBUS

A pesquisa ‘Valor Inovação 2023’ avaliou mais de 250 companhias participantes em 25 setores da economia. A metodologia se baseou em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26/09/2023.

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A Marcopolo possui um processo de desenvolvimento abrangente e que envolve todos os níveis da companhia. Por meio de fóruns internos e externos, a empresa estimula a colaboração e a troca de ideias, além de contar com uma plataforma de inovação aberta que permite o engajamento de parceiros externos. A empresa também investe em capacitação e educação continuada para seus colaboradores, por meio da Universidade Corporativa Marcopolo.

Com mais de 70 anos de história, a Marcopolo é líder mundial na fabricação de carrocerias e está presente em mais de 100 países.

Grupo Rodonaves investe R$ 37 milhões em caminhões com tecnologia Euro 6

O Grupo Rodonaves, um dos principais no setor de transportes e logística em São Paulo, anunciou a compra de 110 caminhões com tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes em até 95% e consome menos combustível. A empresa recebeu os primeiros 94 veículos, sendo 74 do modelo Iveco Daily e 20 Iveco S-Way. O grupo é também concessionário Iveco e pretende adquirir mais 161 veículos e implementos até o final do ano.

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O investimento de R$ 37 milhões faz parte da política de renovação, ampliação e modernização da frota da transportadora. A empresa tem uma das frotas com média de 3,6 anos de uso. Ela é certificada pelo Programa de Logística Verde do Brasil (PLVB) e pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS).

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GRUPO BOM JESUS RECEBE OS PRIMEIROS IVECO S-WAY 540 6X4

“Essa aquisição representa um marco importante em nossa jornada e traz inúmeros benefícios para nossa empresa e, acima de tudo, para nossos clientes e colaboradores. Assim, é mais um passo em direção à excelência, ao crescimento e ao fortalecimento como uma das transportadoras que mais crescem no país”, afirma João Naves, fundador e presidente do Grupo Rodonaves.

Frota nova, menos poluição e mais segurança

A iniciativa está alinhada com as práticas ESG do Grupo Rodonaves, que prioriza a sustentabilidade ambiental, a qualidade operacional e o bem-estar dos funcionários. Certamente, a empresa tem como pilares a cidadania, a responsabilidade socioambiental e a governança em todos os seus processos e negócios.

Fundado há mais de 40 anos, o Grupo Rodonaves é sediado na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e reúne mais de 10.000 colaboradores em suas seis empresas: RTE Rodonaves, Rodonaves Corretora de Seguros, Rodonaves IVECO, Rodonaves Locação de Veículos, Rodonaves Restauradora Multimarcas e RTE Agro. Ademais, com atuação em mais de 5.000 cidades e mais de 300 mil clientes atendidos, o grupo se destaca pela confiabilidade, solidez e segurança em toda sua trajetória.

Enfim, a Rodonaves Iveco é uma das principais unidades de negócio da transportadora. Por fim, esta divisão possui seis unidades em Bauru, Caçapava, Campinas, Regente Feijó, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

CONHEÇA OS TRICICLOS PIAGGIO APÉ PARA ÚLTIMA MILHA NAS ENTREGAS URBANAS

https://frotanews.com.br/triciclo-piaggio-ape-cargo-e-nova-solucao-para-entregas-urbanas/

CURSO FORMAÇÃO DE CONDUTORES PARA BIARTICULADOS: ÚLTIMAS VAGAS

As inscrições foram prorrogadas para ocupação das últimas vagas do curso presencial FORMAÇÃO DE CONDUTORES PARA BIARTICULADOS promovido pela Fabet-SP. Será a última turma de 2023 e ocorrerá entre os dia 7 e 16 de agosto.

📲 Para mais informação e inscrições, entre em contato com nosso departamento comercial através dos telefones ou 𝐖𝐡𝐚𝐭𝐬𝐀𝐩𝐩: (49) 99936-1115 𝐨𝐮 (49) 99966-9983.

biarticulado

Se você é um motorista experiente na condução de veículos articulados (carreta) e busca se especializar em uma área de alto crescimento e demanda, fique atento a esta oportunidade. A Fabet-SP, renomada instituição de ensino especializada em educação no transporte, está oferecendo o curso completo de Formação de Condutores para Biarticulados.

O público-alvo deste curso são os motoristas que já possuem experiência na condução de veículos articulados, como bitrens, bitrens de 9 eixos e rodotrens. As transportadoras utilizam amplamente esses modelos de composição biarticulada no transporte de longa distância. E em setores da economia em constante crescimento, como o agronegócio e o transporte de combustíveis. As transportadoras estão constantemente buscando profissionais especializados nesse tipo de condução. Elas oferecem salários e benefícios atrativos, tornando-se uma excelente oportunidade para os motoristas que buscam crescimento em suas carreiras.

A qualificação para condução de veículos biarticulados é essencial para garantir a segurança e a eficiência no transporte. Com a crescente demanda por esse perfil de profissional, a formação oferecida pela Fabet-SP é reconhecida como uma das mais completas e exigidas pelas principais transportadoras do país.

Infraestrutura de treinamento

A Fabet ministrará o curso presencialmente entre os dias 2 e 11 de agosto, na sua sede em São Paulo, localizada na Rodovia Castelo Branco. Ademais, a instituição conta com uma ampla infraestrutura de treinamento, proporcionando aos alunos uma experiência completa e enriquecedora. Certamente, dentre os recursos disponíveis, destacam-se salas de aula modernas, laboratório de aprendizado, dormitórios para alunos de outras regiões, restaurante para refeições durante o período do curso e, é claro, caminhões e composições de diferentes configurações para treinamento, incluindo os veículos biarticulados.

Dessa forma, o objetivo principal do curso é capacitar os motoristas a operarem os veículos biarticulados com habilidade e responsabilidade. Certamente, abordamos aspectos técnicos, legislação vigente, práticas seguras de condução e demais tópicos essenciais para o exercício da profissão com excelência.

Assim, para obter mais informações sobre o curso de Formação de Condutores para Biarticulados oferecido pela Fabet-SP, interessados podem entrar em contato com o departamento comercial da instituição através dos seguintes canais:

E-mail: marketingsp@fabet.com.br

Tel. e WhatsApp: (49) 99966-9983 / (49) 99936-1115

Enfim, não perca esta oportunidade de se qualificar para uma das carreiras mais promissoras no setor de transporte e logística. Por fim, garanta sua vaga na próxima turma e esteja preparado para um futuro profissional de sucesso.

FABET-SP: COMEÇA 2º MÓDULO DO CURSO GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Biarticulados
Sede São Paulo da Fabet

GRUPO BAHAMAS INVESTE EM CAMINHÕES VOLKSWAGEN PARA AMPLIAR SUA FROTA

O Grupo Bahamas, quarta maior redes de supermercados de Minas Gerais, com mais de 70 lojas no estado mineiro, anunciou a aquisição de 51 caminhões Volkswagen para sua frota de distribuição e logística.

“Os modelos adquiridos vão dos VW Delivery aos VW Meteor”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Segundo Paulo Roberto Lopes, sócio-fundador do Grupo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fornece suporte para os caminhões em Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia, onde o Grupo possui centros de distribuição. Além disso, os caminhões são equipados com tecnologia de ponta.

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O objetivo da compra é otimizar a operação de logística, gerenciada pelo próprio Grupo, e atender melhor as lojas espalhadas por Minas Gerais.

ASSISTA O VÍDEO E SAIBA MAIS SOBRE TRICICLOS PARA LOGÍSTICA URBANA

Sobre os 40 anos do Grupo Bahamas

Em março de 1983, os sócios Jovino Campos Reis e Paulo Roberto Lopes deram início à história da rede de supermercados Bahamas ao inaugurarem um modesto bar no bairro de Santa Luzia, em Juiz de Fora (MG).

De bar a mercearia, o pequeno empreendimento cresceu ao longo dos anos e ganhou uma primeira filial.

Com dedicação e seriedade, os negócios prosperaram, e hoje o Grupo figura como a 17ª maior rede de supermercados no Brasil, a quarta em Minas Gerais e a primeira no interior do estado, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2021.

A partir de julho de 2013, os proprietários traçaram um ambicioso plano de expansão da rede, chegando ao Triângulo Mineiro e ao Alto Paranaíba. Assim, ampliaram sua atuação ao nível estadual.

Nessas regiões, ademais, o Bahamas opera em diversas cidades, tais como Uberlândia, Araguari, Araxá, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patrocínio, Patos de Minas e Uberaba.

Além disso, nas regiões da Zona da Mata e de Campo das Vertentes, a rede atua em municípios como Juiz de Fora, Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, São João del-Rei, Ubá e Viçosa.

Bahamas

Seis bandeiras

Atualmente, o Grupo Bahamas possui 74 lojas, oferecendo uma grande variedade de produtos aos consumidores, totalizando cerca de 12 mil itens disponíveis.

Além disso, a rede é responsável por mais de 9 mil postos de trabalho diretos. Afinal, são distribuídos entre suas unidades comerciais. Atualmente, há também em dois Centros de Distribuição (localizados em Juiz de Fora e Uberlândia). Há, ainda, os seus escritórios nas regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro.

Enfim, o Grupo Bahamas também desempenha um papel fundamental na geração de centenas de postos de trabalho indiretos. Ele abre oportunidades para prestadores de serviços, promotores, seguranças, pessoal de apoio e outros profissionais.

Por fim, ao todo, a rede reúne seis bandeiras de lojas. São elas: Supermercado Bahamas, Empório Bahamas (com mix selecionado e lojas conceituais), Bahamas Mix (vendas no atacado e varejo), Bahamas Hipermercado, Bahamas Mercado e Bahamas Express, além do Bahamas Cred, cartão de crédito exclusivo da rede.

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

A distribuidora de triciclos e parceira da marca Piaggio no Brasil, a 2W Motors, já começou a comercialização dos triciclos de carga e passageiros da Piaggio, conhecidos como Apé. O objetivo da 2W Motors é atender frotistas, inclusive, com um pós-venda customizado dentro da casa do cliente.

O modelo de carga é mais direcionado para frotistas, inclusive, com um pós-venda customizado dentro da casa do cliente. Pela sua alta capacidade de suportar peso, o Apé Cargo pode atender diversos nichos da logística urbana, incluindo entregas de última milha e serviços. Ele pode transportar até 557 kg, incluindo o condutor, tendo a mesma capacidade em peso próxima de um furgão compacto.

No portfólio inicial, há também o modelo Apé Passenger para até quatro pessoas, o condutor e mais três passageiros. Todos os modelos já foram homologados, inclusive, em relação às normas de emissões. Para um futuro breve, serão disponibilizadas as versões elétricas dos mesmos modelos.

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Dois modelos dos triciclos Piaggio Apé estão disponíveis no mercado brasileiro: Apé Cargo e Apé Passenger. Os modelos de carga custam em torno de R$ 42.900, e os modelos de passageiro custam R$ 41.900.

ASSISTA O VÍDEO E SAIBA MAIS SOBRE OS TRICICLOS PIAGGIO CARGO E PASSANGER

Vantagens para o Trabalho e Comércio

Os triciclos de carga da Piaggio oferecem vantagens, incluindo economia de combustível, agilidade no trânsito, facilidade de estacionamento e sustentabilidade ambiental. O consumo deles é praticamente o mesmo de uma moto convencional de uso urbano, porém, com a vantagem de poder transportar até 500 kg de carga e com muito mais segurança.

Em tempos que a segurança é prioridade na logística, o triciclo oferece vantagens sobre a motocicleta para diversos tipos de entregas. A começa pela cabine fechada, que protege o colaborador das intempéries do tempo, como chuva e frio, como também de acidentes.

Piaggio

Certamente, se por um lado perde um pouco de agilidade por não poder circular entre os carros, ela ganha com a sua capacidade de carga, permitindo a realização de várias entregas em uma única rota. A caçamba, inclusive, aumenta bastante sua capacidade volumétrica e a segurança da carga contra furtos ao ser substituída por um baú.

Tradição da marca Piaggio e a 2W Motors

Embora os triciclos Apé sejam uma novidade no Brasil, o nome Piaggio não é totalmente desconhecido para os brasileiros. O grupo Piaggio é responsável por modelos famosos, como as clássicas scooters da Vespa. No exterior, a Piaggio possui uma divisão dedicada a veículos comerciais que, agora, quer conquistar seu espaço na logística urbana, principalmente, nas entregas conhecidas como última milha.

A 2W Motors, empresa já conhecida por importar motos da marca Husqvarna desde 2015 e por possuir concessionárias da marca Royal Enfield no Brasil, realiza a importação oficial.  Ademais, também são distribuidores das bicicletas elétricas premium Fantic e as tradicionais KTM. Além disso, o grupo possui uma fábrica e o Centro de Distribuição e Armazenagem em Araquari (SC) e conta com 125 colaboradores.

Especificações Técnicas

  • O modelo Cargo conta com motor de 300 cc refrigerado a água
  • Motor: 300 cc — refrigeração a água
  • Potência: 14,2 cv @ 4100 rpm
  • Torque: 24 Nm @ 3100 rpm
  • Pneus:  4.50 — aro 10
  • Tanque Combustível:     9,5 litros
  • Autonomia: até 285 km
  • Freios: a tambor com acionamento hidráulico
  • Câmbio no guidão: 5 a frente + ré
  • Suspensão: amortecedor hidráulico com molas helicoidais nos dois eixos
  • Entre-eixos: 1.920  mm
  • Comprimento total: 2.965 mm
  • Peso Bruto Total: 975 kg
  • Peso ordem de marcha: 418 kg
  • Carga Líquida     557 (condutor + carga) kg
  • Velocidade máxima: 60 km
  • Autonomia         285 km

Apé Passenger

Piaggio

Enfim, o Piaggio Apé Passenger, por sua vez, pode transportar até três passageiros, além do condutor. Então, seu motor é um pouco menor, com 230 cm³ refrigerado a ar, entregando 12 cv a 4.500 rpm e 17,6 Nm a 3.100 rpm, com um câmbio de 4 marchas e ré. Por fim, ambos os modelos possuem cerca de 2,7 metros de comprimento, 1,92 metros de entre-eixos e um tanque de combustível de 9,5 litros, permitindo uma autonomia de cerca de 285 km com velocidade máxima de 60 km/h.

CORREIOS ADQUIREM BICICLETAS ELÉTRICAS PARA ENTREGAS EM 11 ESTADOS

GRUPO BOM JESUS RECEBE OS PRIMEIROS IVECO S-WAY 540 6X4

O Grupo Bom Jesus, um dos maiores produtores de grãos do Brasil, acaba de receber os primeiros caminhões S-Way da Iveco, marca líder em soluções de transporte. A montadora entregou cinco unidades do S-Way 540 cv 6X4.

A entrega aconteceu em Rondonópolis, com a presença de executivos da Iveco e do Grupo Bom Jesus. Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, destaca a parceria e o compromisso em fornecer soluções de transporte confiáveis e inovadoras ao setor agrícola.

Saiba mais: MAIS DUAS TECNOLOGAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA

“O Grupo Bom Jesus é um cliente estratégico para a Iveco, ao atuar em um segmento que demanda alta desempenho e disponibilidade dos veículos. O S-Way é um caminhão que atende essas exigências, ao oferecer tecnologia, conforto, segurança e economia de combustível”, afirma Querichelli.

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Os caminhões S-Way estão otimizando as operações nas fazendas e silos de armazenagem do Grupo Bom Jesus, que produziu 1.613 mil toneladas na safra 2021/22.

“O S-Way foi o caminhão que apresentou o melhor desempenho na condução dos testes que realizamos, além de ter um design moderno e uma cabine confortável. Estamos satisfeitos com essa parceria e confiantes na qualidade dos produtos da Iveco”, diz Tony Erick, administrador da Divisão de Transportes e Combustíveis do Grupo Bom Jesus.

Bom Jesus
Tony Erick e Márcio Querichelli

VENDAS DE CAMINHÕES IVECO GNL CRESCEM NA AMÉRICA LATINA

Sobre o Grupo Bom Jesus

O Grupo Bom Jesus é um dos principais grupos empresariais do agronegócio brasileiro, com atividades nas áreas de transportes, comercialização de grãos e insumos (fertilizantes, defensivos e sementes), pecuária, suinocultura e varejo de combustíveis. Essas atividades estão localizadas nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pará e Piauí.

O grupo possui uma área de mais de 374 mil hectares cultivados com soja, milho e algodão, sendo um dos maiores produtores dessas culturas no país. Além disso, o grupo conta com uma frota própria de mais de 340 caminhões, sendo 92% da marca Iveco (maioria Iveco Hi-Way), que realizam o transporte dos grãos produzidos nas fazendas até os silos ou portos. O grupo já possui cerca de 340 caminhões e possui uma parceria com a concessionária Torino dentro da unidade da transportadora com 9 boxes para manutenção dos caminhões, coisa única da marca Iveco no Brasil

O grupo também possui um rebanho bovino de cerca de 100 mil cabeças, destinado à produção de carne e leite. Na área de suinocultura, o grupo possui uma granja com capacidade para alojar 12 mil matrizes, produzindo cerca de 300 mil leitões por ano. No segmento de varejo de combustíveis, o grupo possui 12 postos de gasolina, distribuídos em cinco estados.

O grupo tem como missão produzir alimentos e energia de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. Certamente, o grupo também tem como valores a ética, a transparência, a qualidade, a inovação e o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Sobre o Iveco S-Way 540

O caminhão trator Iveco S-Way 540 6×4 foi lançado na última Fenatran, no ano passado. Então, o veículo é destinado para operações de longa distância, vocacionais e agropecuárias. A capacidade permite tracionar composições entre 7 e 9 eixos até 74 t de PBTC.

O motor é o FPT Cursor 13, Euro 6 (Proconve P8), de 13 litros e 6 cilindros. Assim, ele entrega 540 cavalos de potência e 2.550 Nm de torque. O propulsor utiliza o sistema HI-eSCR, que dispensa o uso de EGR e reduz o consumo de combustível, decerto, em até 15% em relação à geração anterior, o Iveco Hi-Way.

Afinal, a transmissão é a ZF TraXon 12S, com 12 velocidades e duas de ré. Assim, o veículo também possui o Iveco Drive. É um sistema que auxilia na condução econômica. Há também o Iveco Drive Style Evaluation, que avalia a desempenho do motorista por meio do Top Driver Virtual.

Bom Jesus

A cabine

O Iveco S-Way 540 6×4 possui uma cabine totalmente reprojetada. Há opções de teto alto e médio, retrovisores com grande angular e porta-objetos superiores. Assim como, o banco para passageiro é tipo cinema seat ou pneumático, cama com nova sustentação e painel de comando sem chave.

Dessa forma, a cabine também conta com uma central multimídia com tela TFT, rádio AM/FM MP3 Bluetooth, viva-voz, comando de voz e espelhamento do smartphone compatível com Android e Apple Car Play.

Ademais, o caminhão trator Iveco S-Way 540 6×4 oferece ainda diversos itens de segurança. Entre eles, há faróis full LED, LDWS (alerta de mudança de faixa), ACC (controle de cruzeiro adaptativo), sensores crepuscular e de chuva, AEBS (frenagem autônoma de emergência) e sistema freio motor.

Enfim, o segundo a Tabela Fipe 2023, a cotação média nacional do Iveco S-Way 540 6×4 é de R$ 958.013,00. Então, trata-se de um valor intermediário no segmento de cavalos mecânicos premium nesta faixa de potência. Portanto, concorre com o Volvo FH (R$ 1.152.800), Scania R (R$ 1.045.281), DAF XF (R$ 1.162.859), Mercedes-Benz Actros (R$ 955.315) e VW Meteor 29.530 (R$ 1.008.777). Certamente, vale reforçar que esses valores são da tabela Fipe e representam uma média nacional. Por fim, os preços de caminhões variam entre estados. Isso devido às diferenças do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) e, afinal, da negociação com cada cliente. 

O gigante da Transpes: Volvo FH 540 com 300 toneladas de capacidade

Em um mercado de transporte cada vez mais desafiador, a Volvo Caminhões apresenta uma solução inovadora que tem revolucionado o segmento de cargas indivisíveis. O Volvo FH 540 com 300 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração), desenvolvido especialmente para atender demandas de cargas mais pesadas. Ele tem impressionado pela sua capacidade de tração e eficiência. Conversamos com especialistas da Volvo e com o presidente da transportadora Transpes, Alfonso Gonzalez para entender mais sobre esse extraordinário veículo. Na foto da capa deste artigo, as linhas de pesado FH e FMX, matrizes para o FH especial.

Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo Caminhões, responsável pelo atendimento da Transpes, nos conta que a transportadora é um cliente especial para a marca, e já utilizava em sua frota os robustos Volvo FH 16 de 750 cv para as cargas mais pesadas. No entanto, tudo mudou quando a Volvo lançou o FMX MAX em 2021, com uma impressionante capacidade de tração para o setor de mineração. Nesse momento, a Volvo e a Transpes enxergaram a possibilidade de aplicar os mesmos eixos do FMX MAX no FH, tornando-o capaz de lidar com cargas extra pesadas, como as transportadas pela empresa.

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FH 540 com
Eixo do FMX MAX RTH3815

A partir dessa ideia, teve início o desenvolvimento do Volvo FH de 300 toneladas de capacidade, em uma colaboração entre a engenharia da Volvo em Curitiba (PR) e a equipe da Transpes em Betim (MG). O resultado foi a criação de um Volvo FH customizado, concluído no final de 2022, e desde então, já foram vendidas mais de 20 unidades, a maioria delas adquiridas pela Transpes.

Infraestrutura: “OS PRÓXIMOS 10 ANOS SERÃO TRANSFORMADORES”, DIZ PRESIDENTE DA TRANSPES

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As diferenças entre FMX e o FH com os mesmos eixos

Comparando com o FMX MAX, que é voltado para aplicações na mineração, o FH 300 apresenta diversas diferenças em suas características. Os caminhões de cargas indivisíveis são utilizados em percursos planejados e com rampas de até 8%, enquanto os caminhões para mineração precisam superar rampas de até 20%.

Uma das principais características que diferenciam esses dois veículos está na caixa de marcha. O FH 300 possui duas marchas super-reduzidas, com uma relação de 32,04:1 na primeira, além de 6 marchas de ré, iniciando com a redução de 37,49:1, sendo necessária uma refrigeração reforçada para suportar a carga.

FH 540 com

Outro componente essencial é o eixo traseiro. No caso do FH 300, é utilizado o RTH3815 de simples velocidade, com cinco planetárias e quatro opções de redução, variando entre 4,14:1 e 7,22:1. No modelo FH especial foi utilizada a relação 5,43:1.Essas configurações permitem ao FH lidar com cargas indivisíveis de forma eficiente.

O desenvolvimento

Um aspecto importante é que o FH com 300 t foi desenvolvido pelas engenharias da Volvo Equipamento e Construções e Volvo Trucks, sendo fabricado na Suécia e posteriormente utilizado no Volvo FMX MAX para a mineração.

A suspensão é outro ponto que merece destaque. O FMX MAX, por ser aplicado em terrenos off-road, possui uma altura maior em relação ao solo. Já o FH 540 com CMT de 300 t tem sua suspensão reforçada e montada na linha de montagem, pois precisa atender à Lei da Balança, suportando 17 toneladas de peso vertical com margem de erro aceitável de até 12,5%. Apesar disso, a suspensão do FH é ainda mais robusta em relação ao modelo rodoviário convencional, utilizando molas parabólicas desenvolvidas pela própria Volvo.

Para garantir a segurança e a eficiência nas estradas, os freios também são reforçados no FH 300. Além disso, há o VEB 510 da Volvo, o caminhão conta com um retarder e freio de estacionamento com acionamento em todos os eixos.

Preço estimado

FH com 540
Um dos primeiros Volvo FH de 300 toneladas de CMT desenvolvido no Brasil

Enfim, tamanha inovação e desenvolvimento tecnológico têm um preço, e o Volvo FH 540 para 300 toneladas de CMT pode custar de 20% a 30% a mais do que o modelo rodoviário convencional. Sendo assim, o FH customizado parte de R$ 1.344.000, enquanto o modelo de catálogo tem preço a partir de R$ 1.120.000, conforme a cotação da Fipe.

Por fim, o presidente da Transpes, Alfonso Gonzalez, está satisfeito com a mudança no perfil da frota e destaca que a parceria com a Volvo tem sido fundamental para atender as demandas cada vez mais desafiadoras do setor de transporte de cargas indivisíveis.

TOMASI LOGÍSTICA COMEMORA 33 ANOS DE UMA HISTÓRIA DE FAMÍLIA

A Tomasi Logística, empresa especializada em transporte de cargas e soluções logísticas personalizadas, está completando 33 anos de história neste dia 30 de julho. Fundada em 1990 na cidade em Lajeado (RS), com apenas um caminhão, a empresa cresceu e se consolidou como uma das maiores e referência no setor no Brasil.

Atualmente, a Tomasi Logística conta com uma frota moderna de 380 veículos próprios e, no segmento rodoviário, a maioria com os modelos mais moderno da Volvo. Assim, ela atende os setores de alimentos, automotivo, embalagens e eletroeletrônicos. A empresa possui 11 unidades espalhadas pelo país, do Sul ao Nordeste, e oferece serviços de transporte de cargas completas, milk run, just-in-time, centro de consolidação logístico, consultoria logística e armazenagem.

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A empresa já conta com Certificação ISO 39001, que reconhece as boas práticas de gestão da segurança viária.

Para celebrar seus 33 anos de trajetória, a Tomasi Logística inaugurou o Espaço do Motorista, um local exclusivo de capacitação e bem-estar para seus profissionais. O espaço conta com salas de treinamento, auditório, refeitório, academia, sala de jogos, barbearia e alojamento. O objetivo é valorizar os motoristas essenciais para o sucesso da empresa.

Resultado de uma família

O diretor-presidente da Tomasi Logística, Edson Tomasi, afirma que a empresa tem orgulho de sua história e de sua equipe. “Somos uma empresa que nasceu com o propósito de fazer a diferença no mercado de transporte e logística. Ao longo desses 33 anos, enfrentamos muitos desafios e conquistamos muitas vitórias. Temos uma equipe comprometida, qualificada e motivada, que faz da Tomasi Logística uma referência no setor. Agradecemos a todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores que fazem parte dessa história”, diz.

Tomasi Logística é o resultado de um sonho da família Tomasi, em Lajeado, criaram uma transportadora fundamentada no respeito aos clientes, em relações éticas e na qualidade dos serviços prestados.

No ano de 2002 criou na Grande Porto Alegre sua 1ª filial, em 2005 inaugurou sua 2ª filial na cidade na Embu das Artes (SP), transferindo-se posteriormente para a cidade de Itapecerica da Serra (SP).

Com o aumento do capital social e alteração da razão social para “Tomasi Logística Ltda.”, certamente, a empresa começou a oferecer, além do transporte, os serviços de armazenagem, controle de estoque, paletização e separação de pedidos.

Expansão nacional

Em 2013 inaugurou seu Centro Administrativo em Sede Própria na cidade de Lajeado (RS), centralizando os setores financeiro e de Recursos Humanos.

Em 2014 foi inaugurada a unidade de Caxias do Sul especializada no atendimento ao mercado de montadora de veículos, e neste ano foi realizada aquisição dos primeiros Rodotrem da frota.

A unidade de SP foi transferida para área de 40 mil metros quadrados às margens da Rodovia Régis Bitencourt, em Itapecerica da Serra (SP).

A Tomasi cria uma estrutura na cidade de Itumbiara para atender seus clientes localizados na Região Centro Oeste do Brasil

Dessa forma, com o crescimento na Região Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, a Tomasi inaugura unidade da cidade de Passo Fundo. Ademais, localizada estrategicamente ao lado da cidade de Feira de Santana, esta unidade gerencia as operações em toda Região Nordeste do País.

Enfim, a Holding Tomasi, cria uma empresa: a Tomasi Rede Logística, para integrar mais parceiros, ofertando aos clientes mais soluções de transporte.

Por fim, com a expansão das operações da Tomasi no Estado de Santa Catarina, estruturaram uma unidade da empresa na cidade de Itajaí. Lá é maior polo logístico do Sul do País.

Tomasi
Treinamento avançado para segurança viária é na Fabet