sábado, maio 25, 2024

RAM 1500 OU FORD F-150: QUAL É A MELHOR PICAPE MÉDIA PREMIUM?

Picape média premium pode ser um sonho de consumo para muitos brasileiros, mas também um desafio para o bolso. Com preços acima de R$ 450 mil, esses veículos oferecem muito espaço, conforto, tecnologia e potência, mas também exigem cuidado com o consumo e a manutenção, com o custo das peças pareados ao dólar. O segmento de picape média conta com muitas opções, mas, neste padrão de sofisticação, há somente a Ram 1500 e Ford F-150, ambas importadas dos EUA.

Neste cenário, duas picapes se destacam: a Ford F-150, recém-lançada no Brasil, e a Ram 1500, que chegou ao país no final de 2022. Qual delas é a melhor opção para quem quer se aventurar no segmento das picapes premiums?

No seu primeiro mês completo, a Ford F-150 teve 249 unidades emplacadas contra 204 da Ram 1500.

Design premium

As duas picapes têm um visual imponente e robusto, que chama a atenção por onde passam. A Ford F-150 conta com tem uma grade dianteira preta na versão Lariat e cromada na versão Premium, com o nome Ford em destaque, faróis de led com luzes diurnas em formato de C, para-choques metálicos e rodas de liga leve de 20 polegadas.

A Ram 1500 tem uma grade dianteira preta com o nome Ram em letras grandes (nas versões Rebel e Limited Night) e cromada na Limited, faróis full-led com luzes diurnas em formato de U, para-choques plásticos e rodas de liga leve de 18 polegadas na Rebel, e 22 polegadas nas duas Limited. As duas picapes têm caçamba com capacidade para cerca de 800 litros e tampa com abertura elétrica.

Nos siga no LinkedIn!

Em termos de dimensões, as duas picapes são muito parecidas. A Ford F-150 mede 5,89 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos. A Ram 1500 Rebel mede 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,97 metro de altura e 3,67 metros de entre-eixos.

Em termos de peso, a Ford F-150 tem um peso bruto total (PBT) de 3.175 kg, enquanto a Ram 1500 Rebel leva um certa vantagem, com PBT de 3.500 kg. Ambas podem ser conduzidas com a CNH categoria B.

Interior sofisticado

Por dentro, as duas picapes oferecem um ambiente sofisticado e espaçoso, com materiais de qualidade e acabamento caprichado.

picape média
O painel 100% digital e configurável segue a tendência, mas…

A Ford F-150 tem bancos revestidos em couro marrom com ajustes elétricos e memória para o motorista, painel digital configurável de 12 polegadas, central multimídia SYNC4 também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

A Ram 1500 tem bancos revestidos em couro preto com ajustes elétricos para o motorista, painel analógico com tela colorida de 7 polegadas no centro, central multimídia Uconnect também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

picape média
…o painel analógico com grande tela digital também agrada

Avaliação: A FORD MAVERICK COMO OPÇÃO DE PICAPE EXECUTIVA EM FROTAS CORPORATIVAS

As duas picapes também contam com vários itens de conveniência e segurança, como chave presencial com partida por botão, câmera 360 graus com visão da caçamba e do engate do reboque, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle adaptativo de carga.

A Ford F-150 ainda tem como diferencial o assistente de condução semi-autônoma Co-Pilot360. Decerto, o sistema permite ao motorista soltar as mãos do volante em algumas situações.

Desempenho esportivo

Sob o capô, as duas picapes têm motores V8 movidos a gasolina que entregam muita força e torque. A Ford F-150 tem um motor V8 5.0 Coyote que gera 405 cv de potência e 539 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

A Ram 1500 tem um motor V8 5.7 Hemi que gera 400 cv de potência e 556 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

As duas picapes têm desempenhos semelhantes. A Ford F-150 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h. A Ram 1500 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 174 km/h.

Em termos de consumo, as duas picapes são bastante gastonas, como era de se esperar. Segundo o Inmetro, a Ford F-150 faz 5,8 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,83 MJ/km. A Ram 1500 Rebel faz 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,81 MJ/km.

Preço do luxo

As duas picapes têm preços elevados devido a carga tributária que, além dos quase 50% comuns aos veículos fabricados no Brasil, incluem o imposto de importação de 35%. Além disso, há os impostos diretos, comuns aos veículos produzidos no país são entre 7% e 25% de IPI, entre 17% e 19% de ICMS e 11,6% de PIS/Cofins. A lista de imposta indiretos é longa, pois envolve produção da matérias-primas, fornecedores, transportes, imóveis, distribuição etc. Certamente, a maior parte do valor pago vai para o governo.

A Ford F-150 tem duas versões disponíveis da picape média no Brasil: a Lariat, com pegada mais esportiva, que custa R$ 479.990; e a Platinum, a topo de linha, que custa R$ 519.990. A Ram 1500 conta com três versões: Rebel custa R$ 469.990; a Limited custa R$ 529.990; e a Limited Light Edition, R$ 539.990.

Conclusão

As duas picapes são excelentes opções para quem busca uma picape média de alto padrão. Ademais, tirando as questões do preço e consumo, a escolha pode ser por preferência de marca, design, rede de concessionários e características que as diferenciam.

A Ford F-150 se destaca pelo painel digital configurável e pelo assistente de condução semi-autônoma.

Enfim, a Ram 1500, nas versões Limited, se destaca pela suspensão a ar Active-Level com 5 modos: Entry/Exit, Aero Mode, Normal Ride, Off Road 1 e Off Road 2, que permite ajustar a altura do veículo, pelo sistema de som Harman Kardon e pelo menor consumo.

Por fim, e você, qual picape média você prefere? Então, deixe sua opinião nos comentários!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

2 COMENTÁRIOS

  1. Que descoberta incrível! Este post oferece uma visão
    detalhada e esclarecedora sobre o assunto. Parabéns pela
    qualidade excepcional do conteúdo, é verdadeiramente
    inspirador. Continuem fornecendo informações valiosas e
    envolventes como esta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui