terça-feira, dezembro 23, 2025

“Precisamos entender a filosofia dos chineses”, diz Ricardo Bastos, presidente da ABVE e diretor da GWM Brasil

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Em meio aos desafios globais de descarbonização e à busca por soluções sustentáveis no setor de transporte, o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e diretor de relações governamentais da GWM, Ricardo Bastos, destaca a importância da compreensão da filosofia chinesa e a visão para o futuro na construção de um transporte mais sustentável no Brasil.

A entrevista, conduzida pelo jornalista Fred Carvalho, sobretudo, faz parte de uma série realizada como preparação para a quinta edição do Fórum Transporte Sustentável, promovido pela OTM Editora.

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Bastos abordou a necessidade de parcerias internacionais para impulsionar a adoção de veículos elétricos no país. “Queremos construir parcerias, pois nenhum país sozinho consegue fazer. A China, obviamente, conseguiu dar um salto gigantesco por conta de pesados investimentos e uma política orientada para o eletrificado”, destacou.

O presidente da ABVE ressaltou que o Brasil pode seguir um caminho semelhante ao da China, a fim de destacar a importância de investimentos sólidos e parcerias estratégicas. “Acredito que os investimentos são sólidos. Novas empresas estão vindo para produzir. Algumas para montar fábrica aqui. Já outras querem ter um parceiro no Brasil”, afirmou Bastos.

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Ele também enfatizou a parceria estratégica entre o Brasil e a China, mencionando sua interação com o embaixador chinês. “Nosso país tem uma parceria estratégica com o governo chinês, e isso é reconhecido por eles. O segredo é fazer um projeto que atenda realmente aos interesses locais para que você faça parte da sociedade”, explicou.

Bastos ressaltou que, além da produção e do aspecto econômico, é, por certo, estabelecer relacionamentos sólidos com as entidades locais. “Não é só a produção e o lado econômico. A parte econômica faz a diferença quando você decide produzir no país, mas é importante se relacionar com quem está no Brasil, com as entidades de classe. Nosso relacionamento é construído com várias entidades”, destacou.

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A entrevista completa, por fim, pode ser conferida no site da OTM Editora. O 5º Fórum Transporte Sustentável, marcado para 29 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, por fim, reunirá especialistas e profissionais da indústria automotiva para discutir os desafios e oportunidades da descarbonização no Brasil.

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Última turma de 2023

3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos

O SETLOG-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Mato Grosso do Sul) está mais uma vez à frente na promoção da integração latino-americana. Com o objetivo de demonstrar a viabilidade econômica do transporte de produtos e insumos para a costa oeste estadunidense e o continente asiático, o sindicato organiza uma nova expedição pela Rota de Integração Latino-Americana (RILA). A iniciativa visa apresentar as amplas possibilidades de novos negócios para empresários de transporte, exportação e importação.

Com patrocínio da Noma do Brasil, da Montanha Implementos e apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, a expedição parte no dia 24 de novembro de Campo Grande (MS), chegando no dia 28 de novembro em Iquique, no Chile, onde fica um dos portos chilenos. No dia 29, ocorre o “4º FORO DE LOS TERRITORIOS SUBNACIONALES DEL CORREDOR BIOCEÁNICO CAPRICORNEIO” (4º FÓRUM DOS TERRITÓRIOS SUBNACIONAIS DO CORREDOR BIOCEÂNICO DE CAPRICÓRNIO em português).

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Rota RILA: trecho de ida em azul e trecho de retorno em vermelho

O retorno começa no dia 30 de novembro, com agendas com autoridades de negócios em Salta, ainda no Chile, em San Salvador de Jujuy, na Argentina, e depois em Asunción, no Paraguai. A chegada de volta a Campo Grande (MS) está prevista para o dia 5 de dezembro. Na reunião na capital paraguaia será para que as autoridades apresentem detalhes do que falta para concluir a rota bioceânica.

Sabe-se que faltam poucas obras que estão em andamento, como o asfaltamento de um trecho dentro do Paraguai, a ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho (MS) e a construção da área alfandegária.

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Um dos trechos asfaltado no Paraguai para a rota bioceânica. Foto: SETLOG-MS

Objetivo técnico e econômico

O principal objetivo desta terceira expedição (a primeira foi em 2013) é verificar as últimas pendências. Além disso, demonstrar tecnicamente a viabilidade econômica do transporte de mercadorias para os países alcançados pela RILA. Isso inclui a exportação de produtos sul-mato-grossenses para a costa oeste dos Estados Unidos e o continente asiático, assim como a importação de produtos desses destinos. A expectativa é reduzir a distância percorrida e, consequentemente, os custos operacionais dessas transações. Além disso, a promoção do turismo entre esses países.

Histórico de iniciativas e desafios superados

Desde 2013, o SETLOG-MS tem empreendido esforços a fim de apresentar um corredor viável economicamente e socialmente, utilizando a estrutura existente nos países envolvidos. Naquele ano, quando foi realizado a primeira expedição, muitos obstáculos já foram vencidos.

Inicialmente, enfrentando desafios como integrações ineficientes nas fronteiras e conflitos de interesses locais, o sindicato buscou soluções viáveis.

Algumas rotas foram estudadas. Após uma cuidadosa análise, portanto, a rota escolhida partiu de Porto Murtinho. Por lá, cruza o chaco paraguaio, norte da Argentina, e atravessando a Cordilheira dos Andes pelo Paso de Jama, com destino aos portos de Iquique e Antofagasta no Chile.

RILA 2023: Uma Nova Fase de Desenvolvimento

Com algumas obras estruturantes em andamento, esta nova expedição em 2023, sobretudo, vai permitir a verificação das condições para a breve utilização da via como corredor de transporte com carretas. E também os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.

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Claudio Cavol, presidente do SETLOG-MS

Segundo Claudio Cavol, presidente do SETLOG-MS, ao término da viagem, serão apresentadas às autoridades e ao mercado as novas possibilidades comerciais resultantes da RILA. Portanto, abrirá caminho para uma fase inédita de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul. O empresário lembra, ademais, que a rota é a alternativa mais eficiente e de menor custo logístico. Além disso, coloca o Mato Grosso do Sul no centro do maior corredor logístico do Brasil.

Cavol destaca, por fim, a importância do apoio os governos dos países envolvidos e o empenho em estabelecer o corredor bioceânico.

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Oportunidades da Rota Bioceânica em destaque em Campo Grande

AMAGGI anuncia compra de 350 caminhões Scania, sendo 100 movidos a Biodiesel 100%

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Fábrica da AMAGGI em Lucas do Rio Verde (MT)

Em um movimento histórico e pioneiro no mercado, a AMAGGI, gigante do agronegócio, revelou a aquisição de 350 caminhões Scania, marcando o primeiro passo para uma frota rodoviária movida exclusivamente a biodiesel 100% (B100).

A empresa investiu em 100 caminhões totalmente prontos para operar com combustível sustentável, consolidando-se como a maior frota do agro movida a B100. Esta iniciativa está alinhada com a estratégia de descarbonização da AMAGGI, visando atingir suas metas do SBTi para a redução de emissões de gases de efeito estufa até 2035.

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O acordo inclui a aquisição de 100 caminhões modelo 500 R 6×4 Super, movidos a B100, que serão entregues a partir de maio do próximo ano. Dessa forma, esses veículos sairão prontos da fábrica da Scania para rodar com biodiesel, após um extenso período de testes homologados.

Além disso, outros 250 caminhões modelo 560 R 6×4 Super, movidos a diesel, foram adquiridos para atender ao plano de expansão da frota rodoviária da AMAGGI.

Frota AMAGGI

Atualmente, a frota própria da AMAGGI conta com 700 caminhões, com a previsão de encerrar o ano de 2024 com 1.100 unidades. O CEO da AMAGGI, Judiney Carvalho, enfatizou a importância dessa iniciativa, destacando que a empresa tem sido pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, e a transição para o biodiesel é um passo natural para atender aos objetivos de descarbonização da empresa.

CEO da AMAGGI, Judiney Carvalho

Carvalho expressou seu otimismo em relação ao futuro, não apenas para a frota rodoviária, mas também para a possível extensão do uso do biodiesel em outras áreas, como na frota fluvial, tratores e maquinários agrícolas. Ele enfatizou o compromisso da empresa em sonhar com uma frota totalmente abastecida com biodiesel no futuro e preparar a empresa para alcançar essa meta.

Os testes realizados pela AMAGGI com o B100 foram considerados satisfatórios, sobretudo, destacando a vantagem de ser produzido a partir de fontes renováveis. Carvalho ressaltou que o uso desse combustível é mais sustentável do ponto de vista das emissões de gases, como o monóxido de carbono.

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Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, afirmou que a aquisição de 350 caminhões Scania pela AMAGGI é uma compra histórica que impacta positivamente o mercado. Ele ressaltou que todo o ciclo sustentável está completo, uma vez que o biodiesel utilizado é produzido na própria fábrica da AMAGGI.

A Casa Scania Rota Oeste, por certo, será responsável pelo suporte diário das operações dos 350 caminhões, demonstrando a integração total entre as empresas.

A Rota Oeste Veículos, intermediária na negociação, não apenas apoiou a visão de sustentabilidade da AMAGGI. Mas também expandiu sua rede com novas filiais no Mato Grosso, reforçando o compromisso de estar sempre ao alcance do cliente. Paulo Burjaili, diretor de Vendas da Rota Oeste, enfatizou que a parceria vai além dos negócios, sendo uma jornada rumo ao futuro do agronegócio sustentável.

Produção própria de biodiesel

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Fábrica da AMAGGI em Lucas do Rio Verde (MT)

A fábrica da AMAGGI em Lucas do Rio Verde (MT) produz o biodiesel para sua frota, com capacidade estimada de 368 mil m3 por ano. A produção, certamente, utiliza fontes renováveis, como o óleo de soja, associado à redução de emissões em relação aos combustíveis fósseis.

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Transição energética: por que é tão lenta no Brasil?

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Como jornalista do setor de logística há mais de 30 anos, acompanho e divulgo informações sobre a transição energética em todo o mundo. Produzo e publico centenas de artigos sobre o tema.

No Frota News, divulgamos comunicados de governos e de empresas de diversos países em relação às metas para a transição energética. Sobre empresas que planejam atingir cerca de 50% até 2030 e 100% até 2050.

Como jornalista, minha função, como de qualquer jornalista, político, promotor do Ministério Público, é fiscalizar. Este artigo é uma denúncia sobre promessas que não estão sendo cumpridas.

As metas

Pelo ritmo atual, nem governos nem empresas conseguirão alcançar suas metas, a menos que exista um segredo para os últimos 45 minutos do segundo tempo. Meu compromisso é com a verdade. Ciência não é como um jogo de futebol.

Existem empresas verdadeiras e aquelas que não são. E também existem empresas que desejam ser verdadeiras, mas não conseguiram por motivos externos por independência dos funcionários.

O Frota News tem o compromisso de manter relacionamento com as empresas de forma verdadeiras e com aquelas que desejam sê-lo, mas ainda não conseguiram concretizar seus projetos. Eu sei quais empresas falam a verdade e quais mentem para jornalistas.

O propósito do artigo é entender por que estamos lentos. Algumas empresas estão investindo muito. A Scania investiu consideravelmente na produção de caminhões movidos a gás. No entanto, as vendas desses caminhões são baixas, pois eles custam quase 50% a mais em comparação com os modelos tradicionais. Por que eles custam mais? Seria devido aos impostos de importação de componentes? Ou seria devido à falta de uma indústria nacional que produza esses componentes?

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) foi pioneira no desenvolvimento e na produção de caminhões elétricos. A engenharia localizada em Resende, no Rio de Janeiro, onde se encontra o centro de tecnologia e a fábrica da empresa, iniciou o projeto do VW e-Delivery, que parecia incrível. No entanto, o e-Delivery ainda não decolou desde o lançamento no final de 2021. A Ambev foi parceira da VWCO no desenvolvimento, mas não cumpriu a intenção de compra de 1.600 unidades até o final de 2023, a menos que a Ambev compre quase 1.400 caminhões e-Delivery até 31 de dezembro de 2023.

A Iveco é líder em caminhões movidos a gás na Europa. No Brasil, ela não lançou sequer um modelo, mesmo tendo apresentado dois modelos na Fenatran 2022 e feito promessas.

O que temos? Promessas e poucas ações concretizadas. Como jornalista, meu papel é fazer perguntas: as empresas vão cumprir o que prometeram? Houve desvios no caminho? Quais são os desafios? A JAC Motors Brasil vendeu mais de 1.500 caminhões elétricos, mas será que os frotistas podem depender apenas de um fornecedor concorrente? Nada contra a JAC, mas os frotistas não deveriam ter opções, como ocorre em outros países? Os frotistas chineses têm quase 100 opções.

Há falta de informação e transparência com a imprensa, e, consequentemente, com a sociedade brasileira.

Neste artigo, é apenas o início de uma pesquisa sobre esta lentidão. Converso com vários pensadores. E quem quiser fazer parte desta pesquisa, é só escrever para villela@frotanews.com.br.

Já no setor de ônibus, por fim, a transição está ocorrendo de forma diferente e melhor, o que é assunto para outro artigo.

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News#17: JSL registra receita 23% maior, empresas contratando e outras notícias

A JSL continua a demonstrar seu crescimento contínuo, registrando resultados positivos no terceiro trimestre de 2023. A receita bruta aumentou 23% em relação ao mesmo período de 2022, atingindo R$ 2,4 bilhões, com a receita líquida de serviços alcançando R$ 1,9 bilhão, um aumento de 23,7% em relação ao ano anterior.

O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu um recorde de R$ 393 milhões, com um aumento de 31,5%, refletindo uma margem de 20,2%. O lucro líquido ajustado foi de R$ 58 milhões, um aumento de 37,6% em relação a 2022.

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Fonte: JSL S.A.

Nos últimos três anos desde seu IPO, a JSL experimentou um crescimento significativo de 190% em faturamento e 210% em Ebitda, consolidando sua liderança no mercado. A empresa também se destacou pela diversificação de setores e clientes, com ênfase em alimentos e bebidas, automotivo e papel e celulose.

A aquisição de empresas como a IC Transportes e a FSJ Logística contribuiu para essa expansão. A empresa continua seu crescimento, fechando contratos no valor de R$ 910,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, com uma previsão de receita adicional significativa.

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“Ressaltamos o nosso foco em rentabilidade e manutenção da qualidade dos serviços que permite ter um portfólio de contratos saudáveis com rentabilidade adequada para o custo de capital do país. Nestes três anos desde o IPO da JSL, construímos um modelo de negócios com consistência no ritmo de crescimento. Além disso, com escala e absoluto foco em entender e prever as necessidades dos nossos clientes para atendê-los de forma dedicada, única e que gere valor para cada um deles”, afirma o CEO Ramon Alcaraz.

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  • A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus abre, a partir do dia 6 de novembro deste ano, as inscrições para o Programa de Estágio 2024, prazo que se encerrará no dia 31 de janeiro de 2024. O processo seletivo contempla 65 vagas para atuação nas unidades de São Bernardo do Campo (SP), Juiz de Fora (MG) e Escritórios Regionais, e se destina a alunos de graduação universitária matriculados, a partir do 2º ano, nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Comunicação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Finanças e Controlling, Vendas e Marketing, Jurídico e Arquitetura e Urbanismo, entre outros. Para se inscrever, acesso o seguinte link: https://mercedes-benzcaminhoeseonibus.gupy.io/jobs/5827194
  • A Evolog, ecossistema colaborativo digital de serviços logísticos, está com vagas de emprego abertas em Paulínia-SP para: analistas de transporte (um das vagas com foco em gerenciamento de risco), assistente de transporte e analista logístico (fluente em espanhol). Os interessados devem enviar currículos para a empresa exclusivamente por e-mail, para o endereço rh.evolog@evolog.com.br.
  • O Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo SADA foi reconhecido com o Prêmio BBM de Logística 2023 na categoria ESG. Dessa forma, o programa visa engajar os colaboradores em ações sociais apoiadas pela empresa. Em 2022, o programa envolveu mais de 2.400 voluntários e embaixadores do bem, a fim de beneficiar mais de 32 mil pessoas. Algumas das práticas incluem a coleta de tampinhas de plástico para apoiar causas diversas, a troca de lacres de latinhas por cadeiras de rodas e a doação de cabelo para confeccionar perucas para pacientes com câncer.
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Elisa Cunha (coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo SADA), Marcelo Loureiro (diretor de Operações de Transporte e Logística do Grupo SADA) e Luciana Malamin (gerente executiva de Novos Negócios e Parcerias do SEST SENAT) durante a entrega do prêmio BBM. Foto: Divulgação.
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  • A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil, acaba de firmar parceria com a SHEIN. Esta é uma varejista global de moda, beleza e lifestyle. O principal objetivo é realizar a logística reversa de produtos da SHEIN por meio do drop off. Ou serviço de postagem, em qualquer um dos mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro que a transportadora possui no Brasil. Outra novidade, afinal, é que a postagem dos produtos via drop off passa a ser feita por meio de QR Code, eliminando a necessidade de impressão da etiqueta de papel.
  • O Grupo CCR teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Além disso, a CCR se torna a primeira empresa do setor de infraestrutura a firmar o compromisso público de descarbonização.
  • Mercedes-Benz segue invicta nos 15 anos em que a categoria caminhão foi inserida no “Folha Top of Mind”. Certamente, este é o maior estudo de lembrança de marca do País. Escolha é feita por meio de votos de consumidores de todas as regiões do Brasil e, por certo, de todas as classes sociais.
  • A Nova Ranger registrou o recorde de 2.591 emplacamentos em outubro e, ademais, pelo segundo mês consecutivo assumiu a vice-liderança do segmento. No mês passado, sobretudo, a Ranger ficou atrás apenas da Toyota Hilux, que emplacou 4.026 unidades.

O Grupo DPaschoal está contratando para as seguintes vagas:

Técnico de Serviços (Mecânico de Auto Center)

Local: Blumenau – Santa Catarina

Processo Seletivo (Inscrições): Link

Técnico de Serviços (Mecânico de Auto Center)

Local: Araranguá – Santa Catarina

Processo Seletivo (Inscrições): Link

Por fim, Técnico de Serviços (Truck Center)

Local: Passos – Minas Gerais

Processo Seletivo (Inscrições): Link

Seminovos Volvo completam 25 anos de inovação no mercado de revenda

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Com mais de 20 mil veículos revendidos, a marca Volvo celebra um marco importante no mercado de caminhões seminovos no Brasil, liderando entre os fabricantes do setor. Os Seminovos Volvo, que completam 25 anos de atividade, têm se destacado por sua qualidade, procedência garantida e inovação na comercialização.

Há 25 anos, a Volvo revolucionava o mercado de caminhões no Brasil ao criar a Rede Nacional de Seminovos, tornando-se a primeira fabricante a estruturar internamente a comercialização de veículos seminovos no país. Desde então, a marca sueca tem mantido seu compromisso com a excelência em qualidade e procedência, conquistando a confiança dos transportadores brasileiros.

Uma das características que diferenciam os seminovos da Volvo é o rigoroso processo de seleção e avaliação técnica a que os veículos são submetidos. Os caminhões passam por perícias minuciosas e são avaliados de acordo com procedimentos definidos diretamente pela fábrica. Essa padronização garante que os clientes estejam adquirindo caminhões inspecionados com critérios técnicos bem definidos, oferecendo uma segurança incomparável em relação à procedência dos veículos.

Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos, destaca: “nossa experiência em processos industriais, com métodos padronizados e seguindo normas de referência, dá segurança aos clientes de que estão comprando caminhões inspecionados com critérios técnicos bem determinados.”

Seminovos Volvo
Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos Volvo

Inovação na comercialização

A inovação da Volvo também se reflete na integração do estoque de seminovos de suas concessionárias na Rede Nacional de Seminovos. Essa abordagem única no mercado brasileiro permite que os clientes tenham acesso a uma ampla gama de opções, independentemente de sua localização geográfica. Os concessionários desempenham um papel fundamental nesse processo de venda, fortalecendo a rede de confiança da marca.

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Seminovos Volvo: seleção rigorosa e variedade de opções

 

Outro diferencial dos Seminovos Volvo é a garantia de procedência, uma vez que os veículos estão registrados em nome da Volvo do Brasil, proporcionando segurança aos compradores em relação ao proprietário anterior, histórico de multas, documentação e passivo trabalhista.

Negócios digitais de sucesso

Embora os caminhões estejam distribuídos em concessionárias físicas, a maioria das negociações inicia-se no ambiente digital. A plataforma seminovosvolvo.com.br permite aos interessados selecionarem os veículos de acordo com critérios como marca, modelo, faixa de preço, quilometragem, idade e estado geral, entre outros dados. A busca apresenta detalhes, fotos e vídeos dos caminhões, além de informações sobre a localização na Rede Nacional de Seminovos.

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O gerente comercial Rogério Kowalski destaca que mais de 60% das vendas ocorrem a partir de visualizações na plataforma. Isso evidencia a confiança dos clientes na qualidade dos caminhões, na garantia de procedência, na reputação da marca Volvo e no atendimento profissionalizado das concessionárias.

Evento comemorativo

Para celebrar as duas décadas e meia de excelência no mercado de caminhões seminovos, a Volvo está promovendo um evento comemorativo. Transportadores, ademais, que adquirirem caminhões seminovos na plataforma da marca nos últimos três meses terão a chance de ganhar uma viagem à fábrica da Volvo em Curitiba (PR) nos dias 19 e 20 de novembro. O sorteio, por fim, ocorrerá no dia 9 de novembro às 15h, ao vivo, pelo Instagram @seminovosvolvo.

Goodyear conclui usina solar com 29.700 painéis para produção de 28 megawatts de energia

A Goodyear Tire & Rubber Company concluiu, recentemente, a construção da maior usina em fábricas de pneus e borracha do mundo. A conclusão da instalação conta com 29.700 painéis solares, tornando a cobertura de uma fábrica mais extensa até o momento, em sua fábrica de Pulandian em Dalian, China.

Esses painéis em funcionamento estão destinados a fornecer energia para a fábrica, bem como para edifícios de escritórios e armazéns adjacentes. A mudança é esperada para reduzir as emissões de carbono provenientes da compra de eletricidade em 17.000 toneladas métricas anualmente pelos próximos 25 anos.

Em 2021, a Goodyear revelou seu compromisso em reduzir sua pegada de carbono, com o objetivo de transacionar todas as suas operações e processos de fabricação para fontes de energia renovável até 2040, com uma meta de médio prazo de atingir 100% de eletricidade renovável em suas operações de fabricação até 2030.

Fábrica de eletricidade com painéis solares

O investimento em tecnologia de energia solar na região da Ásia-Pacífico resultou em uma capacidade para gerar aproximadamente 28 megawatts de eletricidade. Em escala global, a Goodyear agora opera sistemas de geração de energia solar no local em dez instalações, com uma capacidade combinada de 30 megawatts.

Isso é equivalente a 28 mil quilowatts. A potência elétrica é a taxa de conversão de energia elétrica em outro tipo de energia, como calor, luz ou movimento.

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Para ter uma ideia do que representa 28 megawatts de produção de energia por painéis solares, podemos comparar com dois exemplos:

– Uma lâmpada incandescente comum consome cerca de 60 watts de potência. Portanto, 28 megawatts de produção de energia poderiam alimentar cerca de 466.667 lâmpadas incandescentes ao mesmo tempo.

– Um carro elétrico médio tem uma potência de cerca de 100 quilowatts. Portanto, 28 megawatts de produção de energia poderiam alimentar cerca de 280 carros elétricos ao mesmo tempo.

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É importante lembrar que a produção de energia pode variar de acordo com a demanda, a disponibilidade de recursos e a manutenção dos equipamentos. Portanto, 28 megawatts de produção de energia não significa que essa potência é fornecida continuamente, mas sim que essa é a capacidade máxima de geração de energia em um determinado momento.

Nathaniel Madarang, Presidente da Goodyear Ásia-Pacífico, expressou o orgulho da empresa em seus esforços para criar um futuro melhor. “Nosso compromisso com a energia renovável é uma parte essencial desse trabalho”, afirmou Madarang.

“Estamos ampliando nosso uso de energia renovável em nossas instalações de fabricação, com instalações solares agora presentes em nossas fábricas na China, Índia, Indonésia, Malásia e Tailândia. Esperamos adicionar mais capacidade solar em nossa região para nos ajudar a alcançar nossas metas corporativas para 2030 e 2040.”

Sobre a Goodyear

A Goodyear Tire & Rubber Company é uma das maiores empresas de pneus do mundo, empregando cerca de 72.000 pessoas e fabricando seus produtos em 57 instalações em 23 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Os dois Centros de Inovação da empresa, localizados em Akron, Ohio, e Colmar-Berg, Luxemburgo, estão empenhados em desenvolver produtos e, ademais, serviços de ponta que estabelecem novos padrões em tecnologia e desempenho na indústria.

No Brasil, Goodyear tem três fábricas e dois centros tecnológicos no Brasil. As fábricas estão localizadas nas cidades de Americana (SP), Santa Bárbara do Oeste (SP) e São Paulo (SP). Os centros tecnológicos estão localizados em São Paulo (SP) e Americana (SP), onde, por fim, fica também uma moderna pista de testes de veículos e pneus, incluindo veículos comerciais leves e pesados.

Marcopolo registra lucro no terceiro trimestre de 2023

A Marcopolo, uma das líderes mundiais na fabricação de carrocerias de ônibus, anunciou recentemente os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023, destacando um crescimento significativo em sua receita líquida consolidada. No período, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 1,6 bilhão, representando um aumento de 6,5% em comparação ao mesmo período no ano anterior.

O desempenho positivo da Marcopolo é atribuído a vários fatores, incluindo a sólida performance de seu segmento de ônibus rodoviários, especialmente com o crescimento das vendas do modelo G8. Além disso, o segmento de ônibus urbanos também apresentou um retorno com investimentos em novos veículos, atendendo à crescente demanda por transporte público à medida que os passageiros retomam o uso desses serviços.

José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, observou que o aumento nas vendas de modelos de maior valor agregado, com ênfase em conforto e tecnologia, desempenhou um papel crucial nesse desempenho sólido. Os ônibus rodoviários e os modelos articulados de ônibus urbanos pesados se destacaram nesse cenário.

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O terceiro trimestre de 2023 resultou em um lucro bruto de R$ 371,5 milhões, um aumento notável de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O lucro líquido também registrou um crescimento significativo, atingindo R$ 161,7 milhões, um aumento de 246,2% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

O EBITDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) totalizou R$ 208,6 milhões, com uma margem de 12,9%, em comparação com R$ 90,5 milhões e uma margem de 6,0% no terceiro trimestre de 2022.

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Produção em 2023

No entanto, a produção total da empresa no terceiro trimestre foi de 3 mil unidades. Portanto, uma diminuição de 26,5% em relação ao mesmo período no ano anterior. Isso se deve principalmente à ausência de volumes significativos destinados ao programa Caminho da Escola. Além disso, aos efeitos da transição da motorização Euro 5 para a tecnologia Euro 6.

No segmento de micro-ônibus, a Marcopolo se beneficiou da Medida Provisória 1.175/2023, que contribuiu para aumentar as vendas de veículos da marca Volare. A empresa conseguiu aproveitar as condições favoráveis do programa de renovação da frota de micro-ônibus, graças ao seu estoque de produtos prontos.

Operação internacional

Além disso, as operações internacionais da Marcopolo no terceiro trimestre de 2023 também mostraram um desempenho de recuperação da rentabilidade iniciada no segundo trimestre de 2023. A receita operacional líquida no exterior atingiu R$ 450,4 milhões, um crescimento de 47% em comparação com o mesmo período de 2022.

A unidade da Marcopolo no México continuou apresentando um desempenho sólido com as vendas de ônibus rodoviários. A Volgren, localizada na Austrália, está trabalhando para expandir gradualmente seus resultados. Na Argentina, a empresa alcançou o equilíbrio dos resultados por meio de melhorias operacionais. A unidade na África do Sul continua apresentando números crescentes. E, por fim, a Marcopolo na China está buscando aumentar seus volumes, aproveitando a recuperação dos mercados e a abertura de novas oportunidades de atuação.

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Bridgestone lança plataforma de educação no trânsito para crianças

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A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, lançou a plataforma de aprendizagem virtual “Pense Antes de Dirigir Kids” (www.penseantesdedirigirkids.com), visando compartilhar dicas de segurança viária de forma lúdica e interativa para crianças entre 6 e 12 anos. No entanto, o alvo de idades pode ser até amplo. A iniciativa, já implementada no México, Colômbia, Costa Rica e Argentina, começou a ser disponibilizada também no Brasil.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), lesões decorrentes de acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre pessoas com idades entre 5 e 29 anos na região da América Latina. Com o programa “Pense Antes de Dirigir Kids,” a Bridgestone busca contribuir para a redução desses índices.

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“A segurança no trânsito é um tema essencial para a Bridgestone entregar sua missão de servir à sociedade com qualidade superior. Com o programa Pense Antes de Dirigir Kids, queremos que as crianças levem as mensagens e boas práticas de um trânsito seguro para dentro de suas casas. Dessa forma, compartilhando-as com seus familiares e se tornando pedestres conscientes, além de motoristas responsáveis no futuro”, afirmou Ana Quaresma, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Bridgestone.

A plataforma on-line é composta por quatro módulos divertidos e lúdicos, nos quais as crianças aprenderão sobre temas como a importância dos pneus, sinais de trânsito, proteção e segurança ao passear, deveres e direitos dos pedestres, entre outros. O programa já está disponível gratuitamente no Brasil, México, Colômbia, Costa Rica e Argentina, proporcionando uma oportunidade para as famílias aprenderem juntas sobre a importância da segurança viária.

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Bridgestone tem perspectivas positivas para 2024

Além da iniciativa educativa, a Bridgestone prevê estabilidade no mercado brasileiro em 2024, após encerrar 2023 com um crescimento na casa dos 5%. O presidente da Bridgestone para a América do Sul, Vicente Marino, destacou que a empresa projeta um possível aumento nas vendas, impulsionado pelo segmento de automóveis e veículos comerciais.

Marino afirmou que o mercado de caminhões foi mais afetado do que o esperado pela chegada do Euro 6 e por fatores como taxa de juros e dificuldade de acesso ao crédito. A expectativa é que o volume de 2022 retorne apenas em 2025 para esse segmento.

Diante das instabilidades do mercado interno, a Bridgestone ampliará suas exportações, que atualmente representam cerca de 20% do total produzido. A empresa mantém atenção às importações, que representam 50% das vendas mensais de pneus no Brasil, principalmente da Ásia. Marino alertou sobre a necessidade de regras equivalentes para importadores e produtores locais. Ademais, destacou a importância de competir localmente para garantir futuros investimentos na indústria de pneus no Brasil.

Mesmo enfrentando desafios, a Bridgestone reitera seu compromisso com o Brasil. Certamente, manterá sua liderança no setor de pneus, considerando as mudanças necessárias no cenário de importação de pneus no país. A empresa mantém quatro fábricas no Brasil. Por certo, com futuros investimentos em negociação com a matriz, sujeitos a alterações no cenário de importação de pneus no país. A fábrica de Camaçari, BA, opera em três turnos, enquanto a de Santo André, SP, adotou layoff para equilibrar a produção.

Sobre a Bridgestone do Brasil

A Bridgestone do Brasil (BSBR), integrante da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, continua a desempenhar um papel vital na promoção da mobilidade segura e sustentável no país. Com mais de 90 anos de expertise em pneus e borracha, a empresa é reconhecida como líder global no setor. Dessa forma, consolidando sua presença no Brasil pelo fornecimento de soluções que vão além dos pneus e da borracha.

Guiada pelo “E8 Commitment” e seus valores fundamentais, a Bridgestone prometeu empenhar no aprimoramento da mobilidade. Sobretudo, da vida, trabalho e lazer das pessoas, com o olhar voltado para a construção de um mundo mais sustentável para as futuras gerações. Este compromisso reflete-se não apenas em seus produtos de alta performance, mas também em práticas empresariais responsáveis.

A Bridgestone do Brasil conta com mais de 5.000 colaboradores e opera duas fábricas de pneus: em Santo André (SP) e Camaçari (BA). Além disso, possui duas fábricas de bandas de rodagem: em Campinas (SP) e Mafra (SC).

A BSBR orgulha-se de oferecer um portfólio diversificado que atende a diversas necessidades de mobilidade. Desde pneus para automóveis, caminhonetes, caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Além disso, equipamentos para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada, além de solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Consórcio Iveco completa 25 anos e mais de 18 mil contemplados

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O Consórcio Iveco, gerido pela Ademicon, atingiu uma marca significativa ao completar 25 anos de operação. Desde sua fundação até outubro deste ano, foram comercializadas mais de 35 mil cotas, totalizando R$ 10 bilhões em créditos. No primeiro ano de atividade, as vendas alcançaram mais de R$ 1 milhão em créditos, possibilitando a aquisição dos primeiros caminhões da marca no Brasil.

Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, destaca o papel crucial do consórcio no impulsionamento das vendas da fábrica. “Desde a formação do primeiro grupo, a missão do consórcio é fornecer crédito acessível aos clientes. Nosso objetivo é proporcionar a aquisição dos produtos com condições mais favoráveis e popularizar o acesso à marca em todo o território brasileiro,” explica Andrade.O consórcio acompanhou diversos lançamentos da Iveco ao longo de sua trajetória. Modelos como o Daily 35-180, Daily 65-180, Tector 11-190 e S-Way se destacaram nas vendas ao longo dos anos.

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Mauro ressalta a estreita ligação entre a história da fábrica no Brasil e a do Consórcio Iveco, ambos testemunhando a evolução da marca no país e a modernização dos modelos de caminhões.

As concessionárias também desempenharam um papel crucial na construção dessa história de sucesso. A Carboni Concessionária é citada como uma das empresas que contribuíram significativamente. Luiz Carboni, diretor comercial da concessionária, destaca a importância do Consórcio Iveco como uma das primeiras e mais viáveis alternativas oferecidas aos clientes para experimentar a compra de seu primeiro Iveco.

Com o tempo, certamente, os produtos da Iveco ganharam força nas vendas nacionais, refletido nos números do Consórcio Iveco. Em 2007, atingiu a marca de R$ 1 bilhão em créditos comercializados. Além disso, em 2020, bateu o recorde de R$ 670 milhões em vendas em um único ano.

Mauro expressa otimismo em relação ao futuro. Ademais, destaca que nos primeiros dez meses deste ano, foram comercializados mais de R$ 593 milhões em créditos, representando um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sobre a Ademicon

A Ademicon, com 32 anos de atuação, é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A empresa, por certo, enxerga o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e investimento, possibilitando a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, formação de patrimônio e realização de projetos de vida dos clientes. A Ademicon opera consórcios nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Sobretudo, em parceria com grandes marcas como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, mantém parcerias estratégicas com o BTG Pactual e banco BV. A empresa, com atuação nacional, por fim, conta com 180 unidades de negócio em 21 estados e no Distrito Federal. Além disso, fundos como Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura acionária.