terça-feira, dezembro 23, 2025

BorgWarner divulga resultados e parcerias próximas

A BorgWarner Inc., uma das principais empresas globais de tecnologia automotiva, anunciou no início deste mês seus resultados do terceiro trimestre e atualizações sobre suas operações e parcerias. Os números revelam um desempenho sólido e perspectivas otimistas para o futuro da empresa.

No terceiro trimestre de 2023, a BorgWarner registrou vendas líquidas GAAP dos EUA de US$ 3,622 milhões, representando um aumento de 12% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

O lucro líquido reportado pela empresa no terceiro trimestre de 2023 foi de US$ 87 milhões, equivalente a US$ 0,37 por ação diluída. No entanto, ao excluir os impactos de itens não comparáveis, o lucro líquido ajustado atingiu US$ 0,98 por ação diluída, um aumento em relação ao terceiro trimestre de 2022, quando o lucro líquido ajustado por ação diluída foi de US$ 0,80.

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Os resultados financeiros positivos foram impulsionados pela crescente demanda por produtos da BorgWarner e pela recuperação dos clientes em relação aos custos materiais. Além disso, a empresa destacou que seu lucro líquido ajustado excluiu itens não comparáveis, o que contribuiu para o aumento dos lucros.

A BorgWarner também divulgou algumas atualizações sobre parcerias estratégicas e oportunidades de crescimento futuro:

– A empresa está se preparando para um crescimento significativo em sua linha de produtos eComponent, com expectativa de vendas entre US$ 2,0 bilhões e US$ 2,1 bilhões em 2023, em comparação com aproximadamente US$ 1,5 bilhão em 2022.

– A BorgWarner assinou um acordo com um importante fabricante de veículos norte-americano para fornecer carregadores de bordo bidirecionais de 800 V para veículos elétricos premium. Isso representa a primeira vitória da BorgWarner no mercado de carregadores de bordo na América do Norte e sinaliza o início da produção em 2027.

– A empresa também obteve mais negócios de um fabricante europeu premium para fornecer Inversores Combinados e Conversores DC/DC adicionais para veículos híbridos de tração integral, com início de produção previsto para 2025.

– Além disso, a BorgWarner consolidou um acordo com um grande fabricante global para fornecer aquecedores de líquido refrigerante de alta tensão (HVCH) de 400 V para o programa europeu de veículos leves da montadora, com produção prevista para 2026.

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– A empresa tem um contrato para fornecer inversores para os veículos elétricos de próxima geração da Volvo Cars. Esta fabricante utiliza matrizes MOSFET de carboneto de silício de 750V.

– A BorgWarner também está comprometida com a sustentabilidade. Há a iniciativa Science Based Targets (SBTi) validando suas metas ambiciosas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

Perspectivas para ano inteiro de 2023

Com base em seu desempenho sólido e nas perspectivas de crescimento futuro, por certo, a BorgWarner atualizou suas orientações para o ano inteiro de 2023. A empresa prevê vendas líquidas na faixa de US$ 14,1 bilhões a US$ 14,3 bilhões. Sobretudo, representando um aumento notável em relação às vendas de 2022, que foram de aproximadamente US$ 12,6 bilhões. Por fim, espera-se que as moedas estrangeiras tenham um impacto de cerca de US$ 110 milhões nas vendas.

News#16: entrega de combustível fóssil com caminhão elétrico e outras 8 notícias

A Vibra e a Transportadora Pioneiro fizeram a primeira entrega de combustível para postos na Amazônia usando um caminhão-tanque movido a energia elétrica. Esta inovação reduzirá em 3,2 toneladas de CO₂ as emissões mensais em comparação com um caminhão movido a diesel fóssil. Este caminhão se junta aos quase 4.000 caminhões de transportadoras parceiras que realizam toda a logística de distribuição de combustíveis da Vibra.

O caminhão que aparece na foto é o cavalo mecânico da XCMG E7 49T. Leia a reportagem sobre o lançamento deste modelo pela XCMG Brasil no link abaixo.

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Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, enfatiza: “Esta é mais uma prova da capacidade da Vibra e de seus parceiros de garantir segurança e qualidade em seus serviços e produtos em todo o território nacional, ao mesmo tempo que visamos operar de forma cada vez mais eficiente e sustentável. Este é o nosso segundo veículo movido a energia elétrica, sendo que o primeiro também está operando em Manaus, no aeroporto da cidade, abastecendo as companhias aéreas clientes da Vibra.”

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Raízen e a sucessão no agronegócio

Programa Jornada Cultivar, da Raízen, é responsável pela oferta de ferramentas aos produtores. Dessa forma, ela visa oferecer as melhores soluções para seus parceiros em toda a jornada de negócios, está com uma nova turma aberta para o programa de Sucessão Familiar, com foco em desenvolver produtores parceiros. Ao todo, são mais de 70 inscritos para as sessões iniciante e avançada. A ideia é que sejam abordados ao longo dos encontros os desafios da sucessão familiar e, certamente, orientações sobre como lidar com este processo, destacando ferramentas capazes de apoiar o desenvolvimento do negócio.

“Nosso objetivo é mapear todos os tópicos de interesse dos participantes e traçar uma trilha de aprendizagem com outras disciplinas e cursos”, diz o Gerente Executivo de Negócios Agrícolas da Raízen, Rogério Defensor. “Ao longo da jornada teremos também dinâmicas para cada sucessor entender seu perfil e seus pontos de desenvolvimento nas áreas que eles querem atuar no negócio.”

Usina solar da Goodyear

A Goodyear concluiu sua maior instalação de painéis solares na fábrica de Pulandian, Dalian, na China, com mais de 29.700 painéis solares. Esses painéis, por certo, alimentarão a fábrica, edifícios de escritórios e armazéns, resultando em uma redução estimada de 17.000 toneladas métricas de emissões de carbono anualmente por 25 anos.

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Já viu uma fábrica coberta com 29.700 painéis solares?

Em 2021, a Goodyear estabeleceu metas ambiciosas de transição para 100% de eletricidade renovável até 2030 e operações de energia renovável até 2040. A empresa investiu em tecnologia de energia solar na região Ásia-Pacífico. Dessa forma, atingiu uma capacidade de geração de eletricidade de 28 megawatts. Globalmente, a Goodyear opera sistemas de geração solar em dez instalações, totalizando 30 megawatts.

Infraestrutura de transporte sustentável

O Ministério dos Transportes realizará a 7ª edição do Seminário Socioambiental em infraestrutura de Transportes — Via Viva, nos dias 7 e 8 de novembro.

Por dois dias, acadêmicos, cientistas, representantes de concessionárias e gestores públicos estarão reunidos na sede da pasta, em Brasília (DF). Tudo a fim de trocar de informações e de experiências bem-sucedidas que permitirão avanços no segmento.

As concessionárias de transportes rodoviários e ferroviário, além dos operadores aeroportuários com melhor desempenho socioambiental, serão agraciadas com o Prêmio Via Viva. Além disso, há um compilado dos melhores trabalhos técnico-científicos referentes a rodovias e ferrovias que será divulgado com o lançamento do livro digital Via Viva 2023.

+ Resumo de fatos

>> A Toyota do Brasil anuncia Roberto Braun como diretor de Comunicação Brasil. Além disso, como presidente da Fundação Toyota do Brasil, e porta-voz da área de ESG da companhia. O executivo assume as posições antes ocupadas por Viviane Mansi.

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Roberto Braun, novo diretor de comunicação da Toyota do Brasil

>> A Patrus Transportes foi homenageada com o Prêmio de “Fornecedor Destaque Transportadora” da STIHL durante o 19º Encontro de Fornecedores da STIHL. A empresa se destacou, sobretudo, no período de 2022-2023 devido à sua performance e compromisso com a excelência em serviços de transporte. Ademais, é a terceira vez que a Patrus é reconhecida pela STIHL.

>> Desde 1º de novembro, a Nors Máquinas Centro Oeste iniciou suas operações de distribuição de equipamentos de construção da Volvo Construction Equipment. 

>> A PACCAR, da marca DAF, alcançou lucro líquido recorde no terceiro trimestre de 2023”, disse Preston Feight, CEO da empresa. Dessa forma, ele acrescentou: “os resultados do terceiro trimestre da PACCAR refletem excelentes margens brutas de Caminhões, Peças e Outros de 19,5%. Além disso, fortes lucros da PACCAR Parts”, disse em comunicado para a imprensa.

>> Até o dia 2 de novembro de 2023, por fim, a Nikola Corporation recebeu 277 pedidos para o caminhão elétrico com célula de combustível de hidrogênio. A empresa chegou a fazer uma joint venture com o Iveco Group para a Europa, mas depois, a Iveco decidiu seguir caminho solo.

Fetranslog 2023: oportunidade para conhecer e dirigir modernos cavalos mecânicos

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Com apoio da Noma do Brasil ao Frota News para divulgação da Fetranslog 2023, o Frota News apresenta mais novidades para a maior feira do transporte e logística da Região Sul que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023, no Parque de Exposições da Efapi, em Chapecó, Santa Catarina. Hoje, vamos apresentar o Test-Drive de Cavalos Mecânicos, que proporcionará aos visitantes a chance de dirigir os mais modernos veículos pesados do mercado brasileiro.

Pista de arrancadas

A pista de test-drive tem 1.380 metros de extensão e inclui cinco curvas para a esquerda, uma curva para a direita e uma reta de quase 500 metros. Esta reta é a antiga pista de arrancadas, conhecida como “arrancadões”, que oferece a infraestrutura ideal para os participantes desfrutarem da pilotagem de um veículo pesado. No entanto, é importante observar que a velocidade máxima permitida nessa reta é de 50 km por hora, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Para garantir a total segurança dos participantes, um instrutor experiente estará presente em cada veículo, fornecendo orientações iniciais e acompanhando a experiência de direção.

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Luiz Alberto Framento, coordenador da feira, enfatiza a qualidade da equipe de instrutores: “Será uma equipe de profissionais bastante grande e experiente. Cada marca terá seu próprio instrutor dentro de cada caminhão, orientando e passando informações sobre o modelo que está sendo pilotado. Além disso, teremos uma área de recepção e o apoio dos instrutores da Fabet, sendo uma instituição que leva treinamentos para a formação profissional de motoristas.”

Framento também comentou que a maioria dos participantes do test-drive já possui experiência em dirigir caminhões. No entanto, a expectativa é grande em relação aos modelos de última geração que serão apresentados. Marcas renomadas, como Volvo, DAF, Volkswagen, Scania, Mercedes e Iveco, oferecerão a oportunidade de experimentar seus veículos.

Para participar do test-drive, os interessados devem acessar o site fetranslog.com.br, confirmar seu credenciamento no evento e escolher um ou vários modelos para testar. Cada teste terá uma duração média de 15 minutos, incluindo instruções e voltas na pista. No entanto, algumas exigências devem ser atendidas, como possuir no mínimo a carteira nacional de habilitação tipo “C” e não ter consumido bebida alcoólica. Aqueles que não possuem essa habilitação mínima pode participar como “carona” em qualquer um dos modelos disponíveis.

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A Fetranslog 2023 contará com 110 expositores e mais de 200 das principais marcas do setor, envolvendo fabricantes de caminhões. Além disso, indústrias de implementos rodoviários, pneus, empresas de tecnologia, seguros, bancos, prestadoras de serviços, equipamentos, acessórios e peças. Além disso, haverá painéis com experientes entrevistados na área do conhecimento. A feira espera receber mais de 10 mil visitantes compradores de todo o país e países vizinhos do Mercosul.

As visitações e, por fim, compras poderão ser realizadas das 14h às 22h durante os três dias da feira: 22, 23 e 24 de novembro. Esses dias, portanto, correspondem a quarta, quinta e sexta-feira. O test-drive estará disponível das 14h15 às 18h30. O Parque de Exposições Tancredo Neves, conhecido como Efapi, está localizado na Rua Senador Atílio Fontana, no Bairro Efapi, em Chapecó.

Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso

GLO: entenda o uso das Forças Armadas em portos e aeroportos de RJ e SP

O governo publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, 1º de novembro, o decreto que autoriza o uso das Forças Armadas (FA) na Garantia de Lei e Ordem (GLO) nos aeroportos e portos do Rio de Janeiro e São Paulo. O documento estabelece o período de 6 de novembro de 2023 até 3 de maio de 2024 para a operação para combater o crime organizados nos estados.

De acordo com o decreto, os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão, com força de polícia no Porto do Rio de Janeiro; Porto de Santos, no estado de São Paulo; Porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro; Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio; e Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em São Paulo.

Trecho publicado

“Caberá ao Comando do Exército e ao Comando da Aeronáutica o fortalecimento imediato das ações de prevenção e repressão de delitos na faixa de fronteira do território brasileiro, e ao Comando da Marinha o fortalecimento das ações de prevenção e repressão de delitos na Baía de Guanabara, Estado do Rio de Janeiro, na Baía de Sepetiba, Estado do Rio de Janeiro, na área brasileira do Lago de Itaipu, Estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, e nos acessos marítimos ao Porto de Santos, Estado de São Paulo, em articulação com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, no âmbito de suas competências”, diz o artigo 4º do decreto publicado no DOU. Ele trata do trabalho em conjunto das FA com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

O que é a GLO

A GLO (Garantia da Lei e da Ordem) é uma operação militar. Ela permite exclusivamente ao presidente da República convocar as Forças Armadas. Isso, nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.

A medida está prevista na Constituição Federal, no artigo 142. Nele, diz: “As Forças Armadas, sob a autoridade suprema do Presidente da República, destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

A GLO dá poder de polícia aos militares até o reestabelecimento da ordem. Ao determinar a GLO, ademais, o presidente delimita o tempo e as localidades para ação das Forças Armadas. Assim, mantém a decisão de que militares não devem entrar em favelas nem substituir as polícias estaduais.

A GLO é uma medida excepcional, por certo, só deve ser usada em situações extremas. Dessa forma, quando há risco à segurança pública, à ordem pública ou aos direitos fundamentais da população. A GLO, por fim, deve ser proporcional, razoável e respeitar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

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Brasil e Suécia: regulamentos de dimensões para composições longas

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No mundo do transporte de cargas, regulamentos que definem os limites de pesos e dimensões para veículos são cruciais para garantir a segurança nas estradas e a eficiência logística. Neste artigo, examinaremos os regulamentos atuais sobre o comprimento máximo de veículos de carga no Brasil e as recentes mudanças na Suécia, a fim de permitir composições tritrem e comprimento de até 34,5 metros.

Nas estradas brasileiras

No Brasil, os limites de comprimento de veículos de carga são estabelecidos pela Resolução CONTRAN nº 210/2006, entre outras resoluções. Esses limites variam de acordo com o tipo de veículo, número de eixos, tipo de carga e rodovias, visando assegurar a segurança nas rodovias e a capacidade de manobra dos veículos. Aqui estão os principais limites principais de comprimento estipulados por essa resolução:

  1. Caminhão simples: 14 metros.
  2. Caminhão com reboque: 20 metros.
  3. Reboque: 8,60 metros.
  4. Caminhão-trator com semirreboque: 18,15 metros.
  5. Caminhão-trator com semirreboque e reboque: 19,80 metros.
  6. Caminhão-trator com dois semirreboques: 30 metros.

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Vale ressaltar, sobretudo, em situações especiais, como o transporte de cargas indivisíveis ou operações em vias urbanas, os limites de comprimento podem ser diferentes. Em alguns casos, além disso, é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do órgão competente.

Nas estradas suecas

Na Suécia, a Administração Sueca de Transportes anunciou uma expansão significativa dos limites de comprimento permitidos para veículos de carga. A partir de 1º de dezembro, certamente, cerca de 600 quilômetros de estradas estaduais serão abertos para conjuntos de veículos com até 34,5 metros de comprimento.

Os regulamentos para essas combinações de veículos mais longas foram publicados pela Administração Sueca de Transportes, além disso, especificando quais estradas estão abertas para tais conjuntos.

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A Agência Sueca de Transportes já determinou quais tipos de veículos podem ser utilizados nessas combinações de veículos mais longas, e duas configurações diferentes, ademais, são permitidas desde o início, sendo uma delas estritamente adaptada às medições no conceito de 25,25 metros.

Essa expansão dos limites de comprimento na Suécia, por certo, visa otimizar o transporte de cargas, melhorar a eficiência logística e reduzir custos. Elaboraram os regulamentos com base em critérios rigorosos de segurança e desempenho. Por fim, garantir a integridade das vias e a segurança de todos os usuários das estradas.

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Shell inaugura posto para abastecer caminhões a gás, diesel, HVO e elétricos

A Shell inaugural em Eindhoven, cidade sede da DAF Trucks na Holanda, o primeiro posto híbrido de abastecimento de caminhões, oferecendo uma variedade de opções de energia.

Esta inovação destaca-se pela introdução de carregadores rápidos de 4.300 kW projetados especialmente para caminhões elétricos, representando um passo significativo na eletrificação do transporte de mercadorias. Além disso, a Shell disponibiliza aos operadores de transporte o eDepot, uma estação de carregamento em seu próprio local, para uma maior conveniência.

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Diversidade de opções energéticas

No Eindhoven Acht, os operadores de caminhões têm acesso a uma gama de opções de combustíveis, incluindo diesel tradicional e renovável, bem como BioGNL. A estação também oferece Shell Renewable Diesel, conhecido como HVO.

O BioGNL e o HVO são particularmente melhores por suas reduções significativas nas emissões de CO₂, chegando a 30% e 90%, respectivamente. Esses biocombustíveis continuam em constante desenvolvimento. A Shell vai expandir a disponibilidade do HVO por meio de sua fábrica em Pernis, com planos para produzir 820.000 toneladas de biocombustível anualmente a partir do próximo ano.

Shell
Neste posto Shell pode-se abastecer caminhões a gás, diesel, HVO e elétricos

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Carregadores Rápidos

O destaque do Eindhoven Acht é a introdução de quatro carregadores rápidos especialmente projetados para caminhões elétricos. Com a capacidade de até 4.300 kW, esses carregadores podem carregar os caminhões elétricos e permitem que os motoristas recarreguem suas baterias enquanto descansam na loja ou restaurante. Isso possibilita que tanto os caminhões quanto os motoristas continuem suas viagens com novas energias, melhorando a eficiência das operações de transporte.

Frans Everts, CEO da Shell Holanda, inaugurou oficialmente o Eindhoven Acht e expressou sua visão de um transporte mais limpo. Everts espera que 20% dos caminhões elétricos sejam carregados durante suas jornadas, e a Shell tem planos ambiciosos de implantar mais praças de carregamento para caminhões elétricos, com a meta de ter dez delas na Holanda até 2025. Para os outros 80% dos caminhões elétricos, Everts sugere a instalação de estações de carregamento nas instalações das empresas de transporte, com o auxílio da solução eDepot da Shell.

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Desafio complexo

A construção de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, por fim, é um desafio complexo, com obstáculos como congestionamento da rede e requisitos de construção. A Shell, no entanto, adquiriu a empresa alemã SBRS no ano passado para aprimorar sua capacidade de assistência na infraestrutura de carregamento. Embora ainda não haja uma bomba de hidrogênio em Eindhoven Acht, Everts observa que é sempre uma possibilidade futura.

Vendas de caminhões em outubro mostra caminho da retomada

O mercado de caminhões mostrou sinais de recuperação em outubro, com um aumento de 8,4% nas vendas em relação a setembro, totalizando 9,1 mil unidades. No entanto, esse resultado ainda está longe do desempenho do ano passado, quando foram comercializados 10,5 mil veículos no mesmo mês.

De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, a federação que representa as concessionárias de veículos, as vendas de caminhões de janeiro a outubro somaram pouco mais de 85 mil unidades, uma queda de 17,1% em comparação com o mesmo período de 2022 (102,5 mil unidades).

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A Fenabrave atribui a lenta recuperação do mercado a fatores já conhecidos, como as dificuldades de acesso ao crédito. Além disso, aos juros altos e os preços mais altos dos caminhões que precisam incorporar mais tecnologia para atender às novas exigências do Proconve.

“O mercado está se adaptando às mudanças tecnológicas e os caminhões Euro 6 já representam 50% das vendas deste ano”, afirmou Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

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“No entanto, é preciso destacar que o valor desses veículos é mais alto. Sobretudo, o que gera uma hesitação dos transportadores na hora de comprar, pois os preços dos fretes não acompanharam essa evolução”, comentou.

A Fenabrave espera que o mercado de caminhões se recupere gradualmente nos próximos meses, com a melhora da economia e da confiança dos empresários. A entidade projeta um crescimento de 5% nas vendas de caminhões em 2023, para cerca de 100 mil unidades.

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Número de emplacamentos acumulados de 2023 até outubro. Fonte: Fenabrave

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Goodyear no Open Jazz com Diana Krall, Ajuste de Rota e outras dicas

Nesta parceria do Frota News com o Guide São Paulo para curadoria de roteiros e eventos para os profissionais dos setores da mobilidade, publicamos uma sugestão de roteiro que conta com Diana Krall, Ajuste de Rota, entre outros, e eventos de interesse do setor do petroquímico e empreendedorismo na capital paulista. Confira!

Diana Krall encanta SP e Rio com shows de jazz

A canadense pianista e cantora de jazz, Diana Krall, presenteia os fãs brasileiros com duas apresentações imperdíveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Como parte do prestigiado projeto Open Jazz, concebido pela Dançar Marketing, esses shows prometem ser um deleite para os amantes da música e do jazz. A edição 2023 do Open Jazz conta com o apoio da Goodyear do Brasil.

Diana Krall se apresentará no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 2023, no Vivo Rio, comemorando o Dia da Proclamação da República. Em São Paulo, ela fará dois shows, nos dias 17 e 18 de novembro, no Tokio Marine Hall. Os ingressos já estão à venda nos sites oficiais Sympla (Rio de Janeiro) e Eventim (São Paulo).

Diana Krall
Diana Krall participa do Open Jazz, que conta com apoio da Goodyear

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“Embalos de Sábado à Noite – O Musical”: revivendo a era Disco

“Embalos de Sábado à Noite – O Musical” é um espetáculo emocionante que traz de volta a nostalgia da era Disco. O show ocorre no Teatro Bradesco, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de novembro. Com abertura às 20h00, o musical oferece uma experiência encantadora, com figurinos deslumbrantes e projeção mapeada 3D.

A história começa nos dias de hoje, guiada por um narrador apaixonado pela era Disco. O elenco talentoso canta e dança ao som dos maiores sucessos dos anos 70, incluindo hits do Abba, Bee Gees, Village People e Glória Gaynor.

Com uma equipe de alta qualidade, o espetáculo é dirigido por Bruno Rizzo. Com 80 minutos de duração, o musical é adequado para todas as idades. Menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais, e crianças até 24 meses no colo não pagam ingresso.

Empreendedorismo feminino

Você quer saber como algumas mulheres conseguiram transformar seus sonhos em realidade? Como elas saíram de situações difíceis e se tornaram donas de seus próprios negócios, com sucesso e reconhecimento?

Então você não pode perder o evento Você Merece Brilhar, o maior encontro de empreendedorismo feminino do Brasil.

Nesse evento, afinal, você vai aprender com as melhores especialistas do mercado, que vão te ensinar técnicas práticas e eficazes para você superar seus medos, controlar suas emoções e desenvolver habilidades essenciais para se destacar no mundo dos negócios.

O evento Você Merece Brilhar, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, no São Paulo Expo.

Encontro de Petroquímica e Química

O Sheraton São Paulo WTC Hotel será o palco do 43º Encontro Latino-Americano de Petroquímica e Química, que acontecerá de 11 a 14 de novembro de 2023. Este é o principal evento do setor na região. Além disso, vai reunir mais de 700 executivos, especialistas, acadêmicos e autoridades do segmento químico e petroquímico.

O encontro é organizado pela APLA – Asociación Petroquímica y Química Latinoamericana, uma entidade que representa, certamente, mais de 170 empresas associadas de 20 países. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de informações, experiências, melhores práticas e oportunidades de negócios entre os participantes, além de discutir os desafios e as tendências do mercado global e regional. Mias informações: 2023 – Brasil | APLA

Ajuste de Rota

Você tem um sonho que quer realizar? Acha que ele está muito distante ou impossível de se tornar realidade? Gostaria de ter um plano claro e eficaz para alcançar seus objetivos? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, então você precisa conhecer o AJUSTE DE ROTA!

O AJUSTE DE ROTA, por certo, é um evento presencial que vai te ensinar a traçar a melhor estratégia para chegar aonde você quer. Você vai aprender a identificar e corrigir os erros que estão te impedindo de progredir, a otimizar seus recursos e a acelerar seus resultados.

O evento acontecerá em Alphaville SP, na @plataformainternacional, e contará com a presença de renomados palestrantes, como @pablomarcal1, @tatianebarbieri, @quesiapereirasantos, @shirleyfreitasoficial e outros. Eles vão compartilhar com você suas experiências, sobretudo, dicas e ferramentas para você ajustar sua rota rumo ao sucesso.

Por fim, não perca essa oportunidade única de transformar sua vida! Ademais, garanta já sua vaga enviando um direct com “AJUSTE DE ROTA” e prepare-se para uma jornada incrível!

Estudo de caso diesel renovável usado pela transportadora 18 Trucking

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Numa era em que a sustentabilidade é fundamental, a indústria dos transportes encontra-se numa encruzilhada. O transporte é uma parte crucial da vida cotidiana, conectando pessoas, bens e serviços em todo o mundo. No entanto, o diesel tradicional tem um impacto significativo no ambiente, desde as emissões de gases com efeito de estufa até a qualidade do ar. A 18 Trucking é uma transportadora da Califórnia, no Estados Unidos, que trocou o diesel fóssil pelo HVO, um diesel de óleo vegetal hidrotratado.

É por isso que a Neste, um dos principais produtores de diesel renovável e de olho para entrar no Brasil, está impulsionando a mudança nos Estados Unidos por meio da sua parceria com a Western States Oil.

Reunião na CNT

No Brasil, a empresa finlandesa já esteve em Brasília em reunião com a diretoria da Confederação Nacional do Transporte para começar a estudar o nosso mercado. Leia no artigo abaixo.

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A Neste e WSO estão ajudando operadores de frotas pesadas, como a 18 Trucking, abrindo caminho para um futuro mais sustentável na estrada. Nos últimos 25 anos, a 18 Trucking forneceu serviços de transporte rodoviário relacionados à construção na área da Baía de São Francisco.

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A empresa familiar com sede em Hayward, Califórnia, está comprometida em ser uma empresa de transporte rodoviário com mentalidade cívica e ecologicamente correta. O desejo da equipe pai-filho de apoiar uma frota e um modelo de negócios mais sustentável para as gerações futuras os levou a mudar para o  diesel renovável.

Em 2017, a 18 Trucking atualizou toda a sua frota de mais de 100 veículos para diesel renovável, que emite até 75% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida em comparação com o diesel fóssil, segundo a Neste.

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O diesel renovável é um substituto imediato do diesel à base de petróleo, produzido a partir de matérias-primas renováveis, como resíduos orgânicos. O combustível reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, melhora a eficiência geral do motor e oferece uma transição perfeita para veículos e máquinas que já utilizam combustível diesel, tornando-o uma opção viável para uma variedade de veículos.

Desde que fez a mudança, a 18 Trucking ajudou a evitar que mais de 2.690 toneladas métricas de CO2 entrassem na atmosfera todos os anos – aproximadamente o mesmo benefício climático que o plantio de 44.480 árvores. Além disso, a 18 Trucking relatou menores despesas de manutenção e redução do tempo de inatividade da frota.

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Big Brother Trânsito: novas tecnologias para monitorar motoristas

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Os radares de trânsito estão cada vez mais Big Brother e passando por uma revolução tecnológica que vai muito além da simples detecção de excesso de velocidade. Uma nova geração de radares, usando o chamado efeito Doppler, juntamente com tecnologias como o laço indutivo e laço virtual, está sendo instalada em cidades brasileiras como Curitiba, São Paulo e Salvador, com o objetivo de detectar o comportamento dos motoristas, melhorar a segurança viária e reduzir a criminalidade.

O diferencial desses radares não intrusivos é a capacidade de capturar informações precisas sobre a presença e o tempo de passagem dos veículos. Isso permite registrar informações estatísticas e infrações de trânsito, como veículos acima da velocidade permitida, parados sobre faixas de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.

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Uma característica desses equipamentos é sua capacidade de registrar o que acontece em uma área de até 100 metros antes e depois do ponto de instalação, proporcionando um monitoramento muito mais abrangente do que os radares tradicionais que usam sensores no chão.

Mais eficazes nas estradas

De acordo com a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os radares devem ser homologados por portaria do Inmetro e aferidos periodicamente. Além disso, esses radares têm a capacidade de monitorar até quatro faixas de carros, o que os torna eficazes em estradas movimentadas e centros urbanos congestionados.

O especialista em mobilidade urbana, Guilherme Araújo, explica que o objetivo desses radares não é apenas medir a velocidade, mas também entender o que o veículo está fazendo. “São capacidades expandidas de fiscalização de radares”, afirma.

Essa abordagem não intrusiva traz vantagens, incluindo a detecção de veículos sem a necessidade de destruir o pavimento para instalação de sensores, a eliminação da paralisação da via para manutenção e a redução de gastos desnecessários para os gestores públicos.

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Mercado: em 10 anos, a DAF Brasil já é quase do tamanho da Scania Brasil com 66 anos

Guilherme Araújo é o presidente da Velsis, uma empresa de soluções em mobilidade, com mais de 1.699 faixas monitoradas e 731 equipamentos instalados.

Em Curitiba, o programa Muralha Digital utiliza 1,9 mil câmeras instaladas em vários pontos da cidade. Sobretudo, ele fica integrado ao Centro de Operações, conseguiu reduzir a criminalidade em até 40%.

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Em Salvador, após a adoção da tecnologia não intrusiva, o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito diminuiu 56%. Dessa forma, caiu de 247 mortes em 2012 para 109 em 2022. Nesse período, houve também uma redução de 57% na quantidade de acidentes, passando de 6.827 em 2012 para 2.946 no ano passado.

Guilherme Araújo, por fim, destaca que essas tecnologias são fabricadas utilizando inteligência artificial. Além disso, integra dados, vídeos e imagens para otimizar a fiscalização de trânsito e melhorar a segurança pública nas rodovias e vias públicas.

Marcos Villela | LinkedIn