quarta-feira, dezembro 17, 2025

Luxo e experiências exclusivas: descubra o Palácio Tangará neste feriado

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A hotelaria de luxo possui espaços amplos com vistas privilegiadas, experiências personalizadas, banheiros equipados com banheira, serviços sob medida que incluem concierge, manobrista e spa, além de decoração refinada e cardápios assinados por chefs. 

Tudo isso para proporcionar a você uma experiência única com a garantia de conforto absoluto. E se você ainda não teve a oportunidade de conhecer um hotel de luxo, nós temos uma excelente sugestão em um dos melhores cartões postais de São Paulo: o Palácio Tangará. 

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Cercado pelo belíssimo Parque Burle Marx, o sofisticado Palácio Tangará é um hotel 5 estrelas que possui 141 apartamentos com ambientes que proporcionam comodidade e sofisticação. Além disso, o hotel tem dois restaurantes: o Pateo do Palacio e o premiado Tangará Jean-George, que foi premiado com uma estrela Michelin. E para este feriado, o Palácio Tangará, que é o verdadeiro oásis urbano de São Paulo, preparou uma programação especial para toda a sua família. 

No sábado, como parte do pacote, o hotel oferecerá sua clássica feijoada acompanhada de música ao vivo. Ainda no mesmo dia, acontece o Pool BBQ, disponível para ser adquirido à parte, a partir das 13h até 16h, com um cardápio que inclui frutos do mar, chorizo, picanha black angu e vegetais grelhados. 

No domingo, o pacote também inclui o Sunday Brunch que acontece das 13h às 16h, no restaurante Páteo do Palácio, também com música ao vivo e ao ar livre. Os hóspedes podem adquirir à parte um momento com Champagne & Caviar Bar, além de Bar de Crudo, servidos à la carte na piscina do hotel. 

Palácio Tangará
E para as crianças, temos uma recreação infantil monitorada diariamente, das 10h às 18h, com atividades especiais no Kids Club

Tangará Groove

Além disso, de sexta a terça-feira, às 19h, acontece o Tangará Groove, regada por jazz ao vivo, proporcionando uma oportunidade excelente para que você deguste de drinks clássicos ou autorais enquanto desfruta de uma experiência riquíssima no requintado Piano Lounge do hotel. 

E para as crianças, temos uma recreação infantil monitorada diariamente, das 10h às 18h, com atividades especiais no Kids Club. Há ainda a estrutura completa do Palácio Tangará que poderá ser aproveitada pelos hóspedes, que inclui os tratamentos exclusivos do Lâncome Absolue Spa, a gastronomia do estrelado restaurante Tangará Jean-Georges, além de academia completa, piscina semiolímpica interna e externa. 

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Toda esta experiência já está disponível para reserva através do site do hotel, com valores a partir de R$13.874, incluindo hospedagem de três noites para duas pessoas na categoria escolhida, café da manhã servido no restaurante Tangará Jean-Georges, estacionamento para um veículo e atividades da programação (recreação infantil, feijoada, Sunday Brunch, Tangará Groove). 

Aproveite o feriado e não perca a oportunidade de usufruir da comodidade, lazer e sofisticação que você só encontrará no Palácio Tangará. 

XCMG Brasil lança o primeiro caminhão pipa 100% elétrico do País

A XCMG Brasil, com fábrica em Pouso Alegre (MG), acaba de lançar no mercado nacional o primeiro caminhão pipa 100% elétrico. Os dois modelos disponíveis possuem capacidades volumétricas de 25.000 e 50.000 litros, sendo o maior denominado Titan. Durante o evento, Ricardo Senda, gerente de Elétricos da XCMG, destacou que os novos caminhões pipa são destinados ao transporte de água, controle de poeira, compactação, umectação de solo e controle de incêndio. Eles foram desenvolvidos para atuar em diversos segmentos, incluindo sucroalcooleiro, agrícola, mineração, construção civil, florestal e saneamento. 

Segundo o executivo, os caminhões pipa 100% elétricos da XCMG contam com as seguintes características técnicas: 
  • Bomba centrífuga com vazão de 1.000 litros por minuto; 
  • Alcance de até 50 metros, controlado por joystick; 
  • Sistema de controle eletrônico para acionamento eletropneumático dos espargidores; 
  • Quebra-ondas transversais e longitudinais, proporcionando maior estabilidade; 
  • Espargidor traseiro para umectação de solo e controle de poeira; 
  • Espargidores traseiro e laterais para umectação, controle de poeira e chamas. 

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Sobre a XCMG Brasil

Presente no Brasil desde 2014, a XCMG Brasil se consolidou como uma das cinco maiores fabricantes de máquinas pesadas do mercado nacional. A empresa oferece produtos para os setores de construção civil, mineração e agronegócio, com um amplo portfólio de equipamentos, incluindo guindastes, máquinas de terraplenagem, equipamentos para pavimentação, perfuratrizes e soluções para elevação e concretagem. 

Com sua fábrica localizada próxima à Rodovia Fernão Dias, a XCMG fortaleceu sua presença no Brasil, atendendo às exigências de qualidade, tecnologia e inovação do mercado nacional. A empresa conta com uma ampla rede de distribuidores, garantindo suporte e atendimento em todo o território brasileiro. 

 

Vachileski Pneus de Várzea Grande se torna reformadora autorizada da Vipal 

A Vachileski Pneus de Várzea Grande, no Mato Grosso, é a mais nova integrante da rede de reformadores autorizados da Vipal Borrachas. Especializada na reforma de pneus de carga, agrícola e OTR pelo sistema pré-moldado a frio, a unidade fortalece a presença da marca na região Centro-Oeste do Brasil.

Fundada em 1983, a Vachileski Pneus atende o mercado com pneus novos e reformados, oferecendo soluções para os transportadores da região. Sua matriz está localizada em Três Arroios, no Rio Grande do Sul, onde faz parte da rede autorizada da Vipal desde 1998.

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Com essa expansão, a Vachileski conta com o suporte da Vipal, que se destaca pela oferta de um mix completo de produtos e serviços. A rede autorizada da Vipal trabalha com base em quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento do reformador: técnico, comercial, marketing e financeiro.

A Vipal Borrachas é uma das mais importantes fabricantes no Brasil e no mundo que fornece todas as soluções necessárias para o segmento de reforma de pneus. Outro diferencial da rede é a possibilidade de ampliação do portfólio de soluções a partir da troca de experiências entre os reformadores de diferentes regiões. Essa colaboração constante contribui diretamente para o desenvolvimento do setor e para a melhoria dos serviços oferecidos aos clientes finais.

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Vipal Borrachas disputa três categorias no Recircle Awards 2025

Referência global em soluções para a reforma de pneus, a Vipal Borrachas mais uma vez se destaca no Recircle Awards, premiação internacional que reconhece a contribuição de empresas e profissionais para a economia circular no setor de pneus. Em 2025, a companhia concorre em três categorias: Melhor Fornecedor de Borracha para Bandas de Rodagem, Melhor Fornecedor de Equipamentos de Recapagem e Melhor Colaborador do Ano, com Leonardo Oliveira, Consultor Comercial da Vipal Estados Unidos. A indicação reforça o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, fatores essenciais para o desenvolvimento de produtos alinhados às demandas ambientais.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de maio, durante a Autopromotec 2025, em Bolonha, na Itália, reunindo os principais players do setor de reforma e reciclagem de pneus. A Vipal já acumula um histórico vitorioso no evento, tendo conquistado prêmios em três edições consecutivas, incluindo Melhor Fornecedora de Acessórios e Consumíveis para Reforma de Pneus e Melhor Fornecedora de Bandas Pré-moldadas. O período de votação segue aberto até 14 de março, permitindo que o público apoie a Vipal nas categorias em que concorre.

 

DAF Caminhões inaugura concessionárias em Mato Grosso do Sul e São Paulo 

A DAF Caminhões inaugura duas novas concessionárias. As novas unidades, DAF Caiobá Três Lagoas e DAF Caminho Araçatuba, atenderão transportadores nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, respectivamente. Com essas inaugurações, a Rede DAF agora conta com 70 pontos de atendimento espalhados pelo país. 

Em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, que grande demanda de transporte de celulose e soja. A celulose é um dos principais produtos exportados pelo município, representando uma parte significativa das exportações da região. A soja também é um produto importante, sendo um dos principais itens na pauta de exportações do estado. 

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Em Araçatuba, São Paulo, os produtos mais transportados são principalmente produtos agrícolas como soja, milho e cana-de-açúcar. Além disso, produtos industriais e bens de consumo também são frequentemente transportados na região devido à sua localização estratégica e infraestrutura logística. 

“A expansão da Rede DAF reflete nosso compromisso em oferecer suporte completo aos clientes em todo o país. Três Lagoas e Araçatuba são regiões estratégicas, com fluxo intenso de caminhões, o que amplia a capilaridade da nossa rede. Queremos estar ainda mais próximos dos transportadores, garantindo acesso a produtos e serviços que impulsionam seus negócios”, explica Gustavo Novicki, Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias DAF. 

DAF Caiobá Três Lagoas: expansão no Mato Grosso do Sul

A DAF Três Lagoas é a terceira concessionária do Grupo Caiobá no Mato Grosso do Sul. A nova unidade está localizada na Rodovia BR-158, Km 264, em um terreno de 15,4 mil m², com 2,4 mil m² de área construída. 

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A loja conta com 13 boxes de atendimento e oferece suporte completo de pós-venda, incluindo um amplo estoque de peças para garantir a rápida disponibilidade dos componentes necessários para a manutenção dos caminhões DAF. 

DAF Caminho Araçatuba: reforço no interior paulista

A DAF Caminho, concessionária da fabricante, inaugura sua quarta loja no Estado de São Paulo. Situada em um terreno de 20 mil m², sendo 2,1 mil m² de área construída, a concessionária está estrategicamente localizada na Rodovia Marechal Rondon, Km 526, uma das principais vias de escoamento logístico da região. 

Com 14 boxes de atendimento, a unidade oferece serviços rápidos e eficientes, além de peças genuínas DAF, PACCAR Parts e TRP multimarcas. 

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Endereços das novas concessionárias

DAF Caiobá Três Lagoas 

Endereço: Rodovia BR-158, Km 264, s/n, Bairro Área Rural de Três Lagoas, CEP 79.649-899, Três Lagoas – MS. 

DAF Caminho Araçatuba 

Endereço: Rodovia Marechal Rondon, Km 526, Bairro Campus Universitário, CEP 16.018-805, Araçatuba – SP. 

 

Saiba como o novo sistema de pedágio eletrônico Free Flow vai impactar sua vida 

Todas as mudanças na mobilidade exigem novos conhecimentos, atenção dos motoristas e geram muitas dúvidas. Por isso, a equipe da Frota News esteve no Palácio dos Transportes, na Vila Maria, em São Paulo, para acompanhar o Seminário Free Flow: Nova Modalidade do Pedágio Eletrônico. O evento, realizado ontem (20/02) pela Fetcesp (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), reuniu empresários, executivos e representantes de órgãos públicos, como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e do setor privado, ligados à gestão de rodovias paulistas. 

O principal objetivo do evento foi ampliar o conhecimento sobre o sistema Free Flow, que atualmente opera com três pórticos e tem previsão de expansão ao longo de 2025, mas ainda é pouco conhecido pelo público. Saímos de lá com muitas dúvidas esclarecidas e outras ainda em aberto, mas que serão respondidas em breve. Pelo que apuramos, há muitas notícias boas e algumas ruins. Continue lendo este artigo para entender melhor. 

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Antes de tudo, vamos entender o que é o Free Flow 

O sistema de pedágio eletrônico Free Flow foi aprovado no Brasil em outubro de 2024 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova regulamentação entrou em vigor em janeiro de 2025, com o objetivo de modernizar a cobrança de pedágios e melhorar a fluidez do tráfego. 

O Free Flow permite a cobrança de pedágio sem a necessidade de parar em praças de pedágio. Os pórticos instalados nas rodovias utilizam sensores e câmeras para identificar a placa dos veículos que passam por eles a velocidades de até 140 km/h. A cobrança é feita com base na distância percorrida na rodovia pedagiada, tornando o processo mais eficiente e justo. 

Os principais benefícios do Free Flow são: 

  • Redução de congestionamentos: sem a necessidade de parar, o fluxo de tráfego é mais contínuo. 
  • Maior eficiência: a cobrança eletrônica agiliza o processo e reduz os custos operacionais. 
  • Justiça na cobrança: os motoristas pagam apenas pela distância percorrida, e não por uma tarifa fixa. 

O Free Flow é uma demanda antiga do setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), pois proporciona mais eficiência e justiça na cobrança de pedágio. 

Regulamentação e expansão do sistema 

O seminário contou com a palestra Regulamentação do Sistema Free Flow, ministrada por Fernando Barbelli, gerente de Regulação da ANTT. Ele explicou os aspectos contratuais das concessões rodoviárias e os impactos do sistema na segurança viária. Segundo Barbelli, entre 2012 e 2020, foram registradas 11 mil ocorrências de acidentes em praças de pedágio convencionais. Nos trechos onde o Free Flow já foi implementado, houve apenas um incidente. 

Na sequência, Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP, abordou a evolução do pedágio eletrônico e o gerenciamento de tráfego na Via Dutra. Segundo Fornasaro, a CCR investirará R$ 25,8 bilhões nos próximos 30 anos na rodovia e já administra três pórticos de Free Flow na Rio-Santos. 

Rodrigo Hirata, gerente de projetos da ARTESP, detalhou o planejamento da expansão do sistema: “Nos próximos lotes cedidos às concessões, teremos cinco pórticos em Paranapanema, dois no Túnel Imerso Santos-Guarujá, 37 no Circuito das Águas e 18 na Rota Mogiana”. 

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Formas de pagamento e impactos para o usuário 

André Turquetto, CEO da Veloe, apresentou as opções de pagamento para o Free Flow e as expectativas futuras. Segundo ele, o sistema trará segurança ao planejamento do setor e benefícios diretos aos usuários. 

pedágio eletrônico
Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP, e André Turquetto, CEO da Veloe

As concessionárias terão redução significativa de custos com a nova tecnologia. Atualmente, segundo a ANTT, o Brasil tem cerca de 200 praças de pedágio, que empregam milhares de funcionários. Essas praças serão gradativamente substituídas à medida que o pedágio eletrônico for implantado. Segundo Cleber Chinelato, gerente de desenvolvimento da CCR RioSP, o sistema entrará em funcionamento na Rodovia Presidente Dutra até meados deste ano. 

No final do evento, houve um debate. Alguns transportadores reclamaram dos altos preços dos pedágios e questionaram se os ganhos das concessionárias serão repassados à sociedade em forma de redução de tarifas. As respostas dos representantes foram vagas e não convenceram a plateia. O melhor argumento foi o de que a redução no tempo de viagem compensaria os custos. A conclusão é que dificilmente haverá redução nas tarifas. 

O que acontecerá com os trabalhadores das praças de pedágio? 

Segundo Carla Fornasaro, essas pessoas serão requalificadas para exercer outras funções na concessionária. 

Fala dos presidentes das entidades 

Carlos Panzan, presidente da Fetcesp, destacou que o seminário teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o Free Flow. Vander Costa ressaltou que a tecnologia reduzirá custos logísticos e impactará o preço final dos produtos. Eduardo Rebuzzi complementou dizendo que o Free Flow trará mais justiça, cobrando conforme a quilometragem percorrida e melhorando a eficiência logística e a mobilidade. 

 

A (in)segurança pública brasileira

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Apresenção: A Frota News reforça a sua equipe com a chegada da jornalista Bruna de Mello. Ela é uma profissional da área de educação que ao longo dos anos vem se dedicando aos estudos de política, comportamento e economia. Tem sólida experiência na análise de dados da mobilidade. A partir de hoje (e todas as sexta-feiras), Bruna de Mello vai escrever artigos sobre política, economia, comportamento. Aliás, sempre com foco em temas que impactam setores de atuação da plataforma Frota News, bem como transportes, logística, mobilidade em geral, mulheres na logística, educação, agronegócio, construção civil, mineração, transporte público de passageiros, entre outros. Além disso, atuará como repórter, principalmente, para as seções Roteiro Automotivo e Frota Educação, disse o editor e publisher da Frota News, Marcos Villela. Agora confira o artigo de estreia. A (in)segurança públca brasileria. 

Bruna de Mello
Reporter Bruna de Mello

A (in)segurança pública brasileira

Que o Brasil vive uma crise severa de segurança pública, não há como negar. Ao longo das últimas décadas, os brasileiros têm vivenciado um crescimento vertiginoso da violência. Atingindo níveis alarmantes, que permeiam todo o cenário nacional e que ocupam grande parte dos noticiários brasileiros.

De acordo com o Estudo Global Sobre Homicídios, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2023, o Brasil, na taxa global de homicídios, está em 14° lugar na lista de países, com 21,26 homicídios a cada 100 mil habitantes. Além disso, o Brasil lidera o ranking de países com mais homicídios em números absolutos, tendo registrado, em 2021, 45.562 homicídios.

Crescimento da violência letal

Outro dado importante, é o do Instituto Igarapé, em que 40% dos homicídios do mundo ocorrem no Brasil, Nigéria, México, Índia e África do Sul. Ademais, o Instituto ainda afirma que a América Latina e Caribe são responsáveis por cerca de 29% dos homicídios que aconteceram em 2022, sendo que esta região responde por 8% da população global. Ou seja, são números preocupantes e que acendem um alerta sobre o crescimento gradativo da violência letal.

O Instituto ainda pontua, que em 2023, o Brasil foi o país mais violento do mundo em número de homicídios. E para quem acompanha os noticiários, sabe que tal dado não é de modo nenhum um exagero, mas sim uma constatação de uma realidade que parte do estamento burocrático do país que finge não ver, ou ao menos, pouco se ocupa em trazer soluções eficazes para o completo descaso com a segurança pública brasileira. 

Recentemente, por exemplo, presenciamos atônitos, nos veículos de grande destaque nacional, o ciclista que foi morto ao ser baleado em um assalto no Itaim Bibi (SP). Outro caso que também gerou comoção entre os brasileiros, foi a morte da mãe e das três filhas, em Sorriso (MT), que foram assassinadas por um réu confesso que estava foragido por crime sexual e latrocínio. Três das quatro vítimas foram estupradas pelo criminoso.

Histórias que não deveriam existir

Há ainda outros casos, como o do menino João Hélio, que mataram quando o arrastaram por mais de 7 quilômetros nas ruas da zona norte do Rio de Janeiro, em 2007. Ele tinha apenas 6 anos de idade. João estava no carro com a mãe e a irmã quando homens armados anunciaram o assalto, ordenando que todos saíssem do carro. João ficou preso ao cinto de segurança, do lado de fora do veículo. Podemos acrescentar nesta lista interminável de fatalidades o sequestro seguido de morte do jovem Natany Alves, de apenas 20 anos, ocorrido no último dia 16, em Quixeramobim (CE), ou o assassinato do turista argentino, que mataram em dezembro do ano passado ao baleá-lo na cabeça quando, por um erro do aplicativo de GPS, o levou a uma favela do Rio de Janeiro.

Esses e tantos outros crimes cometidos contra os brasileiros — que não caberiam em mil folhas, tamanho o número de homens e mulheres vitimados pela violência — resultam da inépcia e inércia do poder estatal. Aliás, que tem relegado o país ao comando de criminosos e de facções que dominam diferentes regiões do país. O que temos presenciado no Brasil é um verdadeiro cenário de guerra onde um lado das forças recorre a todo tipo de recurso para exercer e expandir o seu domínio, enquanto o outro, se acomoda servilmente à nova situação. Parafraseando o escritor escocês, Robert Louis Stevenson, mais cedo ou mais tarde sentaremos à mesa para um banquete de consequências. E esse banquete revelará quantos foram induzidos à cumplicidade passiva ou à adesão subserviente.

Nota do editor: Olá Leitor da Plataforma Frota News, é com muito prazer que damos início a este canal de conhecimento, reflexão e compromisso social. Viver em sociedade intui a evolução de cada indivíduo: a comunicação é a principal ferramenta para tal exercício. Inicíamos esta jornada com profunda alegria e otimismo em um cenário que se faz necessária a notícia aplicada com veracidade, e a opinião com base em dados. Bem-vindos ao seção Frota Atualidades.

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Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia elétrica movido a diesel verde

Veículos elétricos com gerador de alcance movido a combustível podem ser uma solução intermediária. Enquanto caminhões totalmente elétricos são ampliados e a infraestrutura de recarga é construída. O Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV), desenvolvido em conjunto pela Scania e DHL, será utilizado pela divisão Post & Parcel Germany a partir de fevereiro de 2025 para o transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo.

Um apelo conjunto por aceitação política: “O perfeito não deve ser inimigo do bom”.

A Scania e o Grupo DHL desenvolveram conjuntamente um caminhão elétrico com um gerador movido a combustível. Tornando possível a transição para o transporte rodoviário elétrico sem a necessidade de aguardar uma rede de recarga completa. Veículos totalmente elétricos são a solução definitiva para um sistema de transporte sustentável, e a transição para a eletrificação precisa ser acelerada agora. No entanto, existem desafios, como a falta de pontos de recarga, os altos custos para garantir capacidade de recarga suficiente nos depósitos durante os picos sazonais. Além da sobrecarga na rede elétrica e os preços elevados da eletricidade em momentos críticos, como em dias frios e sem vento no inverno.

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É nesse contexto que o Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV) da Scania e DHL entra em cena. O veículo ajuda a superar esses desafios enquanto permite que a DHL opere de 80% a 90% com eletricidade renovável.

Gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria

A divisão Post & Parcel Germany usará o novo caminhão elétrico a partir de fevereiro no transporte de encomendas entre e Hamburgo. Certamente, para testar seu desempenho nas operações diárias antes da incorporação de mais unidades à frota da DHL. O gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria de um caminhão totalmente elétrico, que não é necessário para a maioria das rotas de transporte. Isso reduz a autonomia proveniente das baterias, mas fornece energia de reserva para os cenários mencionados.

O veículo tem um alcance estimado entre 650 e 800 quilômetros (sujeito aos resultados dos testes) e pode ser reabastecido em qualquer posto de combustível convencional, se necessário. Isso se compara aos 550 quilômetros dos caminhões 100% elétricos mais modernos e líderes do setor da Scania, com peso máximo equivalente.

Scania e DHL
O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW)

“Uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável”

Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, afirma:
“Vai levar algum tempo até que a eletricidade renovável, a rede elétrica e a infraestrutura de recarga estejam disponíveis e robustas o suficiente para que possamos confiar integralmente em caminhões elétricos a bateria. Aliás, especialmente em um sistema de grande escala, como a rede de encomendas da DHL na Alemanha. Em vez de esperar esse dia chegar, a DHL e a Scania estão colaborando em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO₂ em mais de 80%.

Esse veículo é uma solução sensata e prática que pode contribuir imediatamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga a curto prazo. Essas reduções devem refletir proporcionalmente na precificação dos pedágios rodoviários e no esquema de emissões da frota da UE. Vemos essa colaboração como um projeto inovador de sucesso entre duas empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.”

A Scania Pilot Partner desenvolveu o EREV, explorando novas tecnologias e soluções, neste caso, em parceria com a DHL. Veículos elétricos de alcance estendido oferecem uma solução promissora para reduções significativas de CO₂e, especialmente onde a infraestrutura e outras condições para o transporte totalmente elétrico ainda são insuficientes. Políticas da UE e dos governos nacionais devem reconhecer e incentivar esse conceito. Garantindo assim, o devido reconhecimento da intensidade real das emissões e aplicando reduções proporcionais nas tarifas de pedágio rodoviário.

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Deve ser aceito enquanto a infraestrutura é construída

Christian Levin, CEO da Scania, reforça:
“O futuro é elétrico, mas o perfeito não deve ser inimigo do bom enquanto estamos nesse processo. O veículo que desenvolvemos em conjunto com a DHL é um exemplo de solução intermediária que pode acelerar a descarbonização do transporte pesado antes que o sistema de transporte se torne 100% eletrificado. Uma transição climática eficaz exige que os formuladores de políticas aceitem essas soluções enquanto aumentam seus investimentos em infraestrutura pública e outras condições necessárias.”

O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW). Uma bateria de 416 kWh e um gerador movido a gasolina de 120 kW fornecem a energia. Com o auxílio do gerador a bordo – inicialmente alimentado por gasolina e, posteriormente, por diesel/HVO –, a autonomia do caminhão pode chegar a até 800 quilômetros.

Podemos equipar os EREVs com um software que limita o uso do gerador movido a combustível, permitindo reduzir e controlar as emissões de CO₂ dentro de um nível específico. Sua velocidade máxima é de 89 km/h, com capacidade de carga para aproximadamente 1.000 pacotes (equivalente ao volume de um contêiner móvel). O caminhão também pode tracionar um reboque com um contêiner móvel adicional. Usarão o veículo para transportar a carga principal entre as cidades de Berlim e Hamburgo.

Mercedes-Benz Trucks Way: capacitação de jovens para a Rede de Concessionários 

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A Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e com o apoio da Assobens (Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz), inaugurou no início de fevereiro a “Mercedes-Benz Trucks Way”. Trata-se de uma academia voltada à formação de técnicos de serviço em caminhões e ônibus, localizada no SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. 

O programa é direcionado a jovens entre 16 e 22 anos, profissionais em início de carreira e técnicos automotivos, preparando-os para ingressar na Rede de Concessionários da marca. A academia conta com uma infraestrutura moderna de aproximadamente 570 m², dispondo de duas salas de aula, equipamentos especializados, ferramentas, motores e câmbios para atividades práticas e teóricas. Entre os recursos utilizados para o treinamento, destacam-se dois caminhões Mercedes-Benz: um extrapesado Actros e um modelo leve Accelo. 

Acompanhe as notícias sobre treinamento na seção Frota Educação da Frota News: 

Frota Educação
Promover e incentivar a educação é uma das missões da Frota News

Qualificação e inclusão no mercado de trabalho 

De acordo com Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, a iniciativa busca fomentar a capacitação de jovens para atuação nos concessionários da marca. “Com essa parceria que já é uma referência na indústria automobilística, demos início ao projeto Mercedes-Benz Trucks Way. Esta é uma iniciativa que visa fomentar o treinamento e a capacitação de jovens para ingressar como técnicos nos concessionários da marca da estrela de três pontas. Um movimento vital para inclusão deles no mercado de trabalho”, afirma. 

Silvio Renan também enfatiza o compromisso do projeto com a responsabilidade social e o fortalecimento das organizações por meio do desenvolvimento profissional. “Além disso, o projeto incentiva a diversidade e a inclusão, enriquecendo a cultura dos concessionários e colaborando para o desenvolvimento social do Brasil. O sucesso dessa primeira academia pode abrir caminho para a expansão do projeto Mercedes-Benz Trucks Way para outras unidades SENAI no Brasil”, conclui o executivo. 

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Investindo no futuro da Rede de Concessionários 

Mais de 30 diretores, gerentes de serviços e gerentes de pós-venda da Rede de Concessionários Mercedes-Benz da Grande São Paulo estiveram presentes no SENAI Ipiranga para acompanhar o lançamento da academia. 

Joel Beckenkamp, presidente da Assobens, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento do setor. “Essa parceria com a Mercedes-Benz do Brasil une a reconhecida excelência do SENAI-SP na formação de profissionais do setor automotivo à expertise da nossa Rede no atendimento especializado. Juntos, estamos investindo no desenvolvimento e capacitação de técnicos que serão fundamentais para o futuro do setor”, afirma. 

A Assobens acompanhou a construção do projeto e seguirá incentivando essa iniciativa, reforçando o compromisso com a qualificação da mão de obra e a evolução da Rede de Concessionários Mercedes-Benz. 

Com essa nova academia, a Mercedes-Benz fortalece seu compromisso com a capacitação profissional e amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho com qualificação de alto padrão, contribuindo para a evolução do setor de transporte no Brasil. 

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Unidas abre mais de 1.000 vagas em MG e MS e Vamos inaugura loja de seminovos em MT

A Unidas e a Vamos anunciam grandes novidades para o setor de locação de caminhões e equipamentos. Enquanto a Unidas abre mais de 1.000 vagas de emprego em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a Vamos expande sua rede com uma nova loja de caminhões e máquinas em Primavera do Leste (MT). Ambas as iniciativas refletem a movimentação do mercado, que segue aquecido e em busca de inovação e crescimento. 

Unidas lança processo seletivo com 1.000 oportunidades 

A Unidas está com inscrições abertas para mais de 1.000 vagas distribuídas em cidades como Santa Juliana e Uberaba (MG), além de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Três Lagoas (MS). As oportunidades incluem posições para motoristas canavieiros, instrutores, rodotrem e tritem, além de mecânicos, administrativos e profissionais do setor logístico. 

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Bunge e Martelli Transportes iniciam operação com caminhões movidos a B100 

O processo seletivo é acessível a diferentes perfis, contemplando candidatos com variados níveis de escolaridade e experiência. Para se candidatar, os interessados devem acessar a plataforma frotas.unidas.com.br/vagas, onde podem conferir a lista completa de cargos e preencher um formulário de inscrição. 

Segundo a Unidas, os salários oferecidos são competitivos e benefícios como Programa de Participação nos Resultados (PPR), vale-alimentação, vale-refeição, cesta básica e plano de saúde.  

Vamos inaugura unidade em Primavera do Leste 

Já a Vamos, empresa controlada pelo Grupo Simpar, expande sua presença no Brasil com a inauguração de uma nova unidade em Primavera do Leste (MT), no dia 20 de fevereiro. A nova loja atenderá à demanda crescente dos setores de transporte e agronegócio, fundamentais para a economia local. 

O espaço de 10 mil m² oferecerá um portfólio diversificado, com caminhões, máquinas agrícolas e implementos multimarcas. Um diferencial é a frota de caminhões seminovos, cuja idade média é de apenas 5 anos — significativamente menor do que a média nacional de 21 anos.  

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Segundo Rafael Gomes, diretor executivo da Vamos, “essa renovação da frota brasileira com caminhões mais novos e modernos proporciona mais previsibilidade de custos para empresas e proprietários, além de contribuir para a segurança nas estradas e para a redução da emissão de gases poluentes”. 

Além da Vamos, a Simpar controla as seguintes empresas:  JSL, Movida, Automob, CS Infra, CS Brasil, BBC Digital e Ciclus Ambiental.  

 

As 100 maiores empresas globais de autopeças: uma é brasileira 

Na lista dos 100 maiores fornecedores globais de autopeças em 2024, as empresas japonesas têm o maior número, atingindo 22. Sendo assim, as únicas com mais de 20 empresas. Existem 15 empresas chinesas na lista, ficando atrás apenas do Japão, Estados Unidos e Alemanha. Países com dez ou mais empresas incluem a Coreia do Sul, que tem 10 empresas na lista. Aliás, mais de 80% dos 100 maiores fornecedores globais de autopeças em 2024 estarão concentrados nos cinco principais países. Descubra qual é a empresa brasileira na lista abaixo. 

 Eles dependem dos fabricantes de automóveis (OEMs) em seus países locais, por isso suas receitas e outros aspectos superam em muito os dos principais fornecedores de outros países. Em particular, a CATL, como a única empresa chinesa no top 10, depende das vendas de veículos elétricos na China continental e demonstra o rápido crescimento da China no campo de peças para veículos elétricos. 

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Ao compilar, também compararam os dados de 2022 e 2023. Quase 90% das receitas das empresas aumentaram significativamente, o que pode refletir a melhoria da capacidade de entrega dos fornecedores após enfrentar a era da escassez de semicondutores, embora as vendas globais de automóveis tenham sido inferiores às suas estimativas. No entanto, o impacto nas receitas da maioria dos principais fornecedores é relativamente pequeno. Acredito que algumas empresas mostrarão vitalidade novamente após ajustarem suas estratégias e resolverem alguns problemas na cadeia de capital e cadeia de suprimentos. 

Nota: A classificação foram compiladas por Phil Yuan, da Compo Electronics Asia Limited, com base nas notícias automotivas correspondentes e relatórios da indústria e divulgado pelo Automotive Industry Professionals no LinkedIn. 

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Fonte: Phil Yuan

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