sábado, outubro 12, 2024

Scania avança com caminhões autônomos 10×4 na mineração

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O setor de mineração tem uma contribuição significativa para o PIB brasileiro. Atualmente, ele representa cerca de 4% do PIB do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração. Aliás, o minério brasileiro não chegaria aos países compradores sem a indústria de transporte. Além disso, o setor gera aproximadamente 1 milhão de postos de trabalho, sendo 200 mil empregos diretos e 800 mil indiretos. E a indústria de caminhões entra nesta conta e trabalha para aumentar a eficiência e segurança. Por certo, a contribuição mais recente vem da Scania. 

A Scania, que no Brasil lançou recentemente o modelo 560 G 10×4 XT, está preparada para para novos avanços no setor de mineração. Durante a MINExpo 2024, em Las Vegas, a gigante sueca apresentou seu caminhão totalmente autônomo. Destacando como a automação e a eletrificação estão moldando o futuro da mineração ágil.  

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Além disso, é importante reconhecer que se trata de uma coragem e confiança de uma marca muito forte na Europa e na América do Sul em investir nos Estados Unidos para buscar seu espaço na maior economia global. O mercado de caminhões nos Estados Unidos é diferente do restante do mundo, sendo um empecilho para marcas europeias ou asiáticas. E não devemos confundir o mercado de automóveis de passeio com o de caminhões. 

A saber, a Scania é controlada pelo Traton Group, que controla também as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, um case de sucesso no Brasil, e a MAN Truck & Bus. Mais recentemente, em 1º de julho de 2021, o grupo Traton comprou a Navistar, fabricante dos caminhões International, IC Bus, entre outras marcas. Certamente, com objetivo de conquistar um espaço nos Estados Unidos, dominado pelas marcas norte-americanas.  

Operação autônoma   

O caminhão em exibição exibido foi um modelo R 620 10×4, equipado com um avançado sistema de sensores, projetado para operação autônoma. A proposta da Scania é clara: transformar a mineração ao oferecer maior eficiência de carga útil, ciclos de trabalho mais rápidos, baixas emissões e custos reduzidos por tonelada transportada. Com mais de 12.000 caminhões de mineração em operação ao redor do mundo e com os maiores clientes no Brasil, a empresa já demonstrou sua relevância no setor, que agora avança em direção a uma nova era de sustentabilidade e automação para aumentar a segurança em ambientes de alto risco como são os terrenos de mineração. 

 Caminho para a mudança radical 

Segundo Tobias Ekstedt, diretor e chefe da Scania Mining, a empresa está recebendo pedidos de caminhões autônomos que serão entregues a partir de 2026. “Nossa abordagem ‘Pense grande, aja pequeno’ realmente tocou nossos clientes”, afirma Ekstedt. “Eles compreendem como essas soluções atendem aos desafios do setor e como, com nossa eficiência de carga útil, estamos pavimentando um caminho sustentável para o futuro.” 

A estratégia da Scania enfatiza a necessidade de um modelo mais ágil e econômico para a mineração, capaz de se adaptar às demandas crescentes por eficiência e sustentabilidade. A empresa não apenas lidera no desenvolvimento de motores de combustão eficientes, mas também está na vanguarda com a introdução de caminhões elétricos e autônomos. 

“A indústria global de mineração está em transformação, assim como muitos outros setores”, destaca Ekstedt. “Nossas soluções de autonomia e eletrificação estão à beira de um grande avanço. E até que essa revolução aconteça por completo, oferecemos as soluções mais sustentáveis e eficientes do mercado.” 

 Compromisso com o futuro da mineração 

A Scania, além da automação, da automação, investe na eletrificação de seus caminhões. O setor de mineração é bastante competitivo, pois, além das marcas conhecidas pelo mercado de transporte rodoviário, existem muitas outras marcas com foco no setor e apresentando soluções similares. Como a indústria de mineração paga muito alto por caminhões modernos, os fabricantes de caminhões trabalham para oferecer o maior nível tecnológico possível, pois não é um mercado de volume de vendas, mas de altíssimo nível de qualidade de vendas.  

“Para ser bem-sucedido no setor de mineração, é essencial contar com parceiros que possuam capacidades específicas, e a Scania se destaca nisso”, afirma Ekstedt.   

Com as primeiras entregas desses caminhões programadas para o final de 2026, a Scania reafirma sua liderança e compromisso com a transformação da mineração em todo o mundo. E o Brasil nesta história? Em breve, vamos esclarecer mais sobre os planos da Scania para este importante setor.   

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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