O artigo “Crise de Mão de Obra na Logística: Uma Análise do Contexto Global” é de autoria de Gláucio Rocha, profissional com mais de 20 anos de experiência*. Confira:
Este tema tem sido objeto de aprofundamento em minha dissertação de mestrado. Pesquisas revelam uma escassez crítica de profissionais qualificados em logística, afetando diferentes níveis ocupacionais globalmente. Em países em desenvolvimento, a escassez é mais acentuada no nível gerencial, enquanto países desenvolvidos enfrentam maior déficit operacional, especialmente de motoristas. Na Europa, 84% das transportadoras relatam dificuldades no recrutamento de motoristas, com previsão de déficit de 150.000 profissionais na Alemanha nos próximos 10-15 anos. Fatores como imagem setorial negativa, salários não competitivos e limitada oferta de programas de aprendizagem contribuem para o problema.
Mudanças Tecnológicas
· Evolução rápida das tecnologias que exigem novas competências;
· Dificuldade em acompanhar requisitos profissionais em constante mudança;
· 64% das organizações citam a falta de habilidades como principal obstáculo para implementar novas tecnologias.
Fatores Demográficos
· Envelhecimento da força de trabalho, com aproximadamente um terço em idade de aposentadoria;
· Baixas taxas de natalidade em países desenvolvidos;
· Previsão de déficit de 85 milhões de trabalhadores qualificados até 2030.
Problemas Educacionais
· Falta de investimento em treinamento e desenvolvimento;
· 63% das empresas raramente ou nunca oferecem cursos de atualização;
· Deficiências no sistema educacional para fornecer habilidades necessárias.
Percepção do Setor
· Impressão negativa das carreiras em gestão da cadeia de suprimentos;
· Visão do setor como pouco empolgante;
· Falta de interesse da força de trabalho futura no segmento.
Desenvolvimento Profissional
· Um terço das empresas não adota medidas para criar seu futuro banco de talentos;
· Dificuldade em encontrar profissionais com combinação de conhecimentos táticos e competências analíticas;
A solução demanda intervenções público privadas de forma emergencial através de regulamentações, consultoria e políticas específicas, adaptadas ao contexto econômico e maturidade do mercado logístico de cada país.
Sobre Gláucio Rocha:
