segunda-feira, março 17, 2025

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia elétrica movido a diesel verde

Veículos elétricos com gerador de alcance movido a combustível podem ser uma solução intermediária. Enquanto caminhões totalmente elétricos são ampliados e a infraestrutura de recarga é construída. O Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV), desenvolvido em conjunto pela Scania e DHL, será utilizado pela divisão Post & Parcel Germany a partir de fevereiro de 2025 para o transporte de encomendas entre Berlim e Hamburgo.

Um apelo conjunto por aceitação política: “O perfeito não deve ser inimigo do bom”.

A Scania e o Grupo DHL desenvolveram conjuntamente um caminhão elétrico com um gerador movido a combustível. Tornando possível a transição para o transporte rodoviário elétrico sem a necessidade de aguardar uma rede de recarga completa. Veículos totalmente elétricos são a solução definitiva para um sistema de transporte sustentável, e a transição para a eletrificação precisa ser acelerada agora. No entanto, existem desafios, como a falta de pontos de recarga, os altos custos para garantir capacidade de recarga suficiente nos depósitos durante os picos sazonais. Além da sobrecarga na rede elétrica e os preços elevados da eletricidade em momentos críticos, como em dias frios e sem vento no inverno.

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É nesse contexto que o Veículo Elétrico de Alcance Estendido (EREV) da Scania e DHL entra em cena. O veículo ajuda a superar esses desafios enquanto permite que a DHL opere de 80% a 90% com eletricidade renovável.

Gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria

A divisão Post & Parcel Germany usará o novo caminhão elétrico a partir de fevereiro no transporte de encomendas entre e Hamburgo. Certamente, para testar seu desempenho nas operações diárias antes da incorporação de mais unidades à frota da DHL. O gerador movido a combustível substitui um dos pacotes de bateria de um caminhão totalmente elétrico, que não é necessário para a maioria das rotas de transporte. Isso reduz a autonomia proveniente das baterias, mas fornece energia de reserva para os cenários mencionados.

O veículo tem um alcance estimado entre 650 e 800 quilômetros (sujeito aos resultados dos testes) e pode ser reabastecido em qualquer posto de combustível convencional, se necessário. Isso se compara aos 550 quilômetros dos caminhões 100% elétricos mais modernos e líderes do setor da Scania, com peso máximo equivalente.

Scania e DHL
O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW)

“Uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável”

Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, afirma:
“Vai levar algum tempo até que a eletricidade renovável, a rede elétrica e a infraestrutura de recarga estejam disponíveis e robustas o suficiente para que possamos confiar integralmente em caminhões elétricos a bateria. Aliás, especialmente em um sistema de grande escala, como a rede de encomendas da DHL na Alemanha. Em vez de esperar esse dia chegar, a DHL e a Scania estão colaborando em uma solução pragmática para tornar a logística mais sustentável e reduzir as emissões de CO₂ em mais de 80%.

Esse veículo é uma solução sensata e prática que pode contribuir imediatamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga a curto prazo. Essas reduções devem refletir proporcionalmente na precificação dos pedágios rodoviários e no esquema de emissões da frota da UE. Vemos essa colaboração como um projeto inovador de sucesso entre duas empresas comprometidas com o combate às mudanças climáticas.”

A Scania Pilot Partner desenvolveu o EREV, explorando novas tecnologias e soluções, neste caso, em parceria com a DHL. Veículos elétricos de alcance estendido oferecem uma solução promissora para reduções significativas de CO₂e, especialmente onde a infraestrutura e outras condições para o transporte totalmente elétrico ainda são insuficientes. Políticas da UE e dos governos nacionais devem reconhecer e incentivar esse conceito. Garantindo assim, o devido reconhecimento da intensidade real das emissões e aplicando reduções proporcionais nas tarifas de pedágio rodoviário.

Assista os nossos videocasts no Canal FrotaCast e os cortes no Instagram:

 

Deve ser aceito enquanto a infraestrutura é construída

Christian Levin, CEO da Scania, reforça:
“O futuro é elétrico, mas o perfeito não deve ser inimigo do bom enquanto estamos nesse processo. O veículo que desenvolvemos em conjunto com a DHL é um exemplo de solução intermediária que pode acelerar a descarbonização do transporte pesado antes que o sistema de transporte se torne 100% eletrificado. Uma transição climática eficaz exige que os formuladores de políticas aceitem essas soluções enquanto aumentam seus investimentos em infraestrutura pública e outras condições necessárias.”

O EREV é um caminhão de 10,5 metros de comprimento e peso máximo de 40 toneladas, movido por um motor elétrico de 230 kW (com pico de 295 kW). Uma bateria de 416 kWh e um gerador movido a gasolina de 120 kW fornecem a energia. Com o auxílio do gerador a bordo – inicialmente alimentado por gasolina e, posteriormente, por diesel/HVO –, a autonomia do caminhão pode chegar a até 800 quilômetros.

Podemos equipar os EREVs com um software que limita o uso do gerador movido a combustível, permitindo reduzir e controlar as emissões de CO₂ dentro de um nível específico. Sua velocidade máxima é de 89 km/h, com capacidade de carga para aproximadamente 1.000 pacotes (equivalente ao volume de um contêiner móvel). O caminhão também pode tracionar um reboque com um contêiner móvel adicional. Usarão o veículo para transportar a carga principal entre as cidades de Berlim e Hamburgo.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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