terça-feira, janeiro 21, 2025

Os 43 caminhões mais vendidos em 2024, em ranking geral e por segmento 

As informações apresentadas têm como base os números dos caminhões mais vendidos em 2024, divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos). Esses dados são fundamentados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). São considerado para o ranking os caminhões vendidos e emplacados entre janeiro e dezembro do ano passado.

O relatório da Fenabrave organiza os rankings por marcas e segmentos, no caso de caminhões. Para facilitar a análise, a Frota News criou um ranking único, permitindo ao leitor visualizar, na mesma linha, a posição de cada caminhão em uma classificação geral, incluindo a colocação do modelo dentro do segmento correspondente, facilitando a comparação com seus concorrentes diretos. Confira a posição de cada modelo entre os 43 caminhões mais emplacados em 2024:

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Classificação geral e por segmento

Posição  Marca/modelo  Unidades  Posição no segmento 
  Volvo FH 540  7.765   1º Pesado 
  VW Delivery 11.180  5.960   1º Médio 
  Volvo FH 460  4.956  2º Pesado 
  DAF XF 530  4.606  3º Pesado 
  Mercedes-Benz Accelo 1017  4.576  1º Leve 
  Scania R450  4.417  4º Pesado 
  Volvo VM 290  4.026  1º Semipesado 
  Scania R460  4.010  5º Pesado 
  DAF XF 480  3.155  6º Pesado 
10º  Mercedes-Benz Atego 1719  2.921  2° Semipesado 
11º  VW Constellation 26.260  2.843  3º Semipesado 
12º  Mercedes-Benz Atego 2429  2.600  4º Semipesado 
13º  VW Constellation 17.210  2.568  5º Semipesado 
14º  Scania R540  2.507  7º Pesado 
15º  Scania R560  2.463  8º Pesado 
16º 
VW Delivery 9.180 e Mercedes-Benz Sprinter 417 
2.344 cada  2° Leve / 1º Semileve 
17º  Mercedes-Benz Actros 2548  2.406  9º Pesado 
18º  VW Meteor 28.480  2.111  10º Pesado 
19º  VW Constellation 26.230  1.955  6° Semipesado 
20º  Volvo VM 360  1.954  7° Semipesado 
21º  Mercedes-Benz Accelo 817  1.583  3º Leve 
22º  VW Constellation 31.320  1.567  8º Semipesado 
23º  DAF CF 310  1.501  9º Semipesado 
24º  VW Constellation 27.260  1.455  10º Semipesado 
25º  VW Delivery13.180    860  2º Médio 
26º  Mercedes-Benz Sprinter 517    752  2º Semileve 
27°  Iveco Tector 11-190    740  3º Médio 
28º  Mercedes-Benz Accelo 1317    680  4º Médio 
29º  Mercedes-Benz Atego 1419    539  5º Médio 
30º  Iveco Daily 65-170    392  4º Leve 
31º  Iveco Daily 45-170    385  3º Semileve 
32º  Iveco Tector 9-190    375  5º Leve 
33º  VW Constellation 14.210    358  6º Médio 
34º  Foton Aumark S 1217A    277  7º Médio 
35º  Hyundai HD 80    158  6º Leve 
36º  Foton Aumark S 715    129  8º Leve 
37º  VW eDelivery 14    120  8º Médio 
38º  JAC iEV 1200 T    119  9° Leve 
39º  VW eDelivery 11    116  9º Médio 
40º  Foton Aumark S 315       99  4º Semileve 
41º  Foton Aumark S 916       78  10º Leve 
42º  Iveco Daily 55-170       60  5º Semileve 

 

Análises

O ranking apresenta os 43 caminhões com Peso Bruto Total (PBT) a partir de 3.501 kg, disponíveis no mercado atualmente. Foram excluídos da lista os modelos que saíram de linha, mas que, por algum motivo, ainda tiveram unidades emplacadas em 2024. 

Os modelos Daily 35-160 e 35-180, assim como o VW Delivery Express, não foram incluídos no ranking, pois pertencem à categoria de comerciais leves, classificados como caminhonetes. Apesar disso, apresentaram os seguintes números de emplacamentos: 

  • Daily 35-160: 2.006 unidades. 
  • Daily 35-180: 186 unidades. 
  • VW Delivery Express: 1.931 unidades. 

Segmentos semileve e leve

Os segmentos de caminhões semileves e leves apresentaram números baixos de emplacamentos devido às distinções feitas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por legislações municipais entre veículos de carga com PBT até 3.500 kg e acima desse peso. 

Comerciais leves, como chassis-cabines e furgões com PBT de até 3.500 kg, dominam a logística urbana. Eles possuem vantagens significativas: liberdade de circulação semelhante à de automóveis e possibilidade de condução com CNH categoria B. Por isso, há uma ampla variedade de opções no mercado para atender às necessidades desse tipo de transporte. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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