A Gás Verde, um dos maiores produtores de biometano da América Latina, está ampliando seu impacto na descarbonização do transporte ao oferecer uma solução oferecendo o caminhão e o abastecimento com biometano para reduzir as emissões nas operações logísticas. Para viabilizar essa transformação, a Gás Verde adquiriu 100 caminhões Scania GH 460 6×2 movidos a biometano, lançado na última Fenatran. Os 40 primeiros veículos foram entregues no dia 18 de fevereiro e serão abastecidos com biometano produzido a partir de resíduos urbanos em aterros sanitários. A empresa garantirá o fornecimento do combustível em pontos estratégicos das principais rodovias do Sudeste, por onde circula a maior parte da carga transportada no Brasil.
Scania adota biometano para reduzir emissão de CO₂ na fábrica brasileira
Descarbonização já
“Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país. A Gás Verde apresenta uma solução completa de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que precisam zerar suas emissões na cadeia logística. O biometano é um combustível premium e a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”, afirma Marcel Jorand, CEO da Gás Verde.

O transporte rodoviário no Brasil é responsável por cerca de 210 milhões de toneladas de CO2 emitidas anualmente devido ao uso de combustíveis fósseis como o diesel. A iniciativa da Gás Verde busca mudar esse cenário, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa.
Pacote de descarbonização
A solução da Gás Verde inclui não apenas o fornecimento do biometano, mas também o aluguel de caminhões a gás zero quilômetro, garantia de abastecimento nas principais vias do Sudeste ou sob demanda e um plano de manutenção diferenciado, o Scania Pro Premium.
“Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde comprova a assertividade na oferta de uma solução completa: nosso caminhão a gás movido a biometano proporciona a melhor eficiência energética e mais de 90% de redução de CO2. Além disso, a locação se mostra uma alternativa atrativa para nossos clientes ampliarem seu perfil operacional”, destaca Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Case de sucesso com L’Oréal
Um exemplo de sucesso dessa tecnologia é a parceria entre a Gás Verde e a L’Oréal Brasil. Em 2023, a multinacional fechou um contrato para o fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, utilizados para abastecer 100% da frota inbound — entre os centros de distribuição — de 13 caminhões da empresa. Os veículos operam entre a fábrica em Vila Jaguará e o Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP), realizando cerca de 750 viagens mensais. A transição do GNV para o biometano permitiu à L’Oréal atingir suas metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e avançar nos compromissos ESG, que incluem a meta de reduzir as emissões totais de CO2 em 50% até 2030.
Biometano: um combustível limpo e eficiente
O biometano é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários e é uma solução eficiente para substituir combustíveis fósseis como diesel, gasolina, GNV e GLP. Sua utilização reduz em até 99% as emissões de CO2, além de ser um combustível 100% nacional, indexado ao IPCA e sem a volatilidade cambial.
Atualmente, a Gás Verde produz 160 mil metros cúbicos de biometano por dia em suas plantas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A expectativa é que a produção atinja 650 mil metros cúbicos diários até 2028, com a entrada em operação de mais dez usinas em seis estados brasileiros.
Assista os videocast no Canal Frota News e os cortes no Instagram:
O caminhão Scania GH 460 6×2
Os caminhões adquiridos pela Gás Verde trazem o conceito “mochilão”, com dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine, aumentando sua autonomia para até 650 km. Com torque de 2.300 Nm e entre-eixos reduzido para 3.600 mm, o modelo permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40 m, conhecidos como “carretas 30-pallets”. Além disso, a capacidade de armazenamento de gás chega a 270 metros cúbicos. Seu motor, projetado para o Ciclo Otto, oferece desempenho semelhante ao diesel, garantindo eficiência e sustentabilidade.
Com essas inovações, a Gás Verde reforça seu compromisso com a sustentabilidade e contribui significativamente para a transição do setor de transportes rumo a um futuro mais limpo e eficiente.