sábado, dezembro 20, 2025

VOLVO TRUCKS: HÁ ALTERNATIVAS ALÉM DOS ELÉTRICOS, COMO O ELETROCOMBUSTÍVEL

Este artigo sobre as alternativas de mobilidade limpa além dos elétricos foi publicado pela Volvo Trucks na Suécia e traduzimos para o Brasil. Nele, vamos entender um pouco mais sobre combustíveis renováveis.

  • As alternativas aos caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, como HVO e biogás
  • O desafio da infraestrutura que muda de país para país
  • Por que o motor a combustão não está morto graças ao eletrocombustível
  • Soluções diferentes em cada país

Está claro que a indústria de transporte precisa reduzir sua pegada de carbono e se afastar dos combustíveis fósseis. Mas duas grandes questões permanecem: qual é a melhor alternativa para caminhões pesados ​​e quais opções sustentáveis ​​já estão disponíveis hoje?

Atualmente, várias tecnologias estão sendo propostas como resposta, incluindo bateria elétrica e células de combustível de hidrogênio, bem como combustíveis renováveis, como óleo vegetal hidrogenado (HVO) e biogás. Cada um tem suas próprias vantagens e limitações quando se trata de desenvolvimento, infraestrutura, custo e impacto ambiental do ciclo de vida.

Entender melhor

Maria Grahn, professora associada da Chalmers University of Technology, trabalha extensivamente nas áreas de análise de sistemas de energia e pesquisa de futuros combustíveis para transporte. “Nosso objetivo é entender melhor as diferentes opções, na esperança de podermos ajudar a orientar governos e formuladores de políticas a encontrar a melhor alternativa para eles”, explica ela. “Existem muitos cenários diferentes e perguntas que ainda precisam ser respondidas. Mas, nas circunstâncias atuais, vemos tendências claras e tendências em relação a certos tipos de combustível”.

Como parte de seu trabalho, Maria contribuiu para modelar futuros combustíveis e tendências para ajudar a prever quais combustíveis são mais prováveis ​​de serem usados ​​para vários modos de transporte, incluindo transporte marítimo, aviação e carros de passeio. Quando se trata de veículos pesados, a indústria está se movendo em uma direção clara.

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Volvo a hidrogênio sendo testado em baixas temperaturas

Baterias elétricas ou células de combustível

“Pelo menos na Europa, se os regulamentos efetivamente proíbem quase todas as emissões de CO2 pelo tubo de escape , na prática existem apenas duas opções: bateria elétrica e hidrogênio. Quando modelamos a futura mistura de combustível para caminhões pesados, podemos ver que esses dois combustíveis provavelmente dominarão daqui para frente.”

O futuro dos caminhões elétricos é em baterias elétricas ou células de combustível de hidrogênio?

A resposta curta é ambos – mas qual dos dois é o melhor para qualquer situação provavelmente se resume a vários fatores, como peso e tamanho do veículo, distância percorrida, disponibilidade de combustível e acessibilidade à infraestrutura de reabastecimento.

Infraestrutura é o desafio

“O principal desafio é a infraestrutura, principalmente no que diz respeito ao hidrogênio, porque é difícil de se locomover”, diz Maria. “Há também a questão de onde virá toda a eletricidade. Não apenas para alimentar veículos elétricos, mas para produzir a quantidade de hidrogênio necessária. Além do transporte, outras indústrias, como aço e produção química, provavelmente também precisarão de muito hidrogênio daqui para frente. Como sociedade, precisaremos gerar muita eletricidade barata para atender a essa demanda, e ela deve vir de fontes renováveis”.

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Eixo de tração com o motor elétrico

Em geral, com as tecnologias atuais, quanto menor a distância, mais fácil será usar caminhões elétricos a bateria, pois eles têm alcance limitado e exigem locais e horários para recarregar. Para distâncias maiores, onde o acesso à infraestrutura de carregamento é limitado, as células de combustível de hidrogênio provavelmente serão uma opção futura, pois os alcances são maiores e os tempos de reabastecimento muito mais curtos. Mas os caminhões movidos a hidrogênio ainda pertencem ao futuro. Caminhões elétricos a bateria já estão disponíveis e podem descarbonizar uma grande parte dos transportes europeus de mercadorias atualmente.

Saiba mais: PODCAST#8 O VOLVO FM ELECTRIC TESTADO PELA CITROSUCO + 3 FURGÕES ELÉTRICOS

Por que o motor de combustão interna não está morto

Dado que os veículos pesados ​​movidos a bateria elétrica são relativamente novos no mercado e as células de combustível de hidrogênio ainda estão em desenvolvimento, espera-se que os motores convencionais de combustão interna permaneçam por algum tempo ainda. De fato, ainda pode haver lugar para motores de combustão em um mundo pós-combustível fóssil, usando combustíveis alternativos e não apenas biogás, mas também hidrogênio e eletrocombustíveis.

“Os eletrocombustíveis são produzidos combinando hidrogênio com carbono, para criar quase qualquer tipo de combustível que você quiser”, explica Maria. “A principal vantagem é que muitos eletrocombustíveis podem ser usados ​​nos mesmos motores e infraestrutura de reabastecimento que os combustíveis convencionais. Nossa modelagem mostra que tais combustíveis provavelmente serão usados ​​nas indústrias de navegação e aviação. E para algumas das tarefas rodoviárias mais exigentes que não podem ser atendidas com tecnologia de bateria elétrica ou célula de combustível, os eletrocombustíveis ou o hidrogênio podem ser a resposta.”

Quais alternativas sem combustível fóssil estão disponíveis hoje?

Embora possa parecer que a maioria das possíveis soluções sem combustível fóssil evolui em torno de tecnologias que ainda estão em andamento, caminhões de longo curso movidos a biogás e caminhões elétricos a bateria para distribuição e transporte regional já estão no mercado hoje.

“Para qualquer operador cujas operações diárias estejam dentro de 300 quilômetros, um caminhão elétrico já é uma opção viável sem combustível fóssil”, diz Lars Mårtensson, diretor de Meio Ambiente e Inovação da Volvo Trucks. “Isso é baseado em uma carga noturna e, se for possível integrar a recarga na programação do caminhão – o que será mais fácil à medida que a infraestrutura de recarga pública continuar a se expandir – seu alcance será ainda maior.”

Soluções diferentes em cada país

A situação atual quando se trata de combustíveis renováveis ​​– quer se trate de biodiesel, HVO ou biogás – difere de mercado para mercado. Por exemplo, o consumo de biodiesel está aumentando na França. Empresas como a Shell estão aumentando a produção de biogás e tornando-o mais acessível aos caminhoneiros, enquanto em toda a Europa a rede de reabastecimento está crescendo rapidamente. A produtora finlandesa de HVO Neste está expandindo sua fábrica em Cingapura, tornando-a a maior do mundo. No entanto, em cada caso, espera-se que a disponibilidade de matérias-primas para a produção seja um fator limitante.

Quando se trata de células de combustível de hidrogênio, a Volvo Trucks concluiu seus primeiros testes em 2022 e iniciará testes de campo com clientes em alguns anos. A ambição é lançar uma oferta comercial na segunda metade da década.

“Estamos vendo várias soluções sendo desenvolvidas simultaneamente porque muitas pessoas no setor de transporte podem ver que não existe uma solução milagrosa que resolverá o desafio climático”, diz Lars. “Mas é importante lembrar que essas tecnologias se complementam, não competem. Portanto, se você deseja fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis, não espere e veja qual tecnologia ‘vencerá’ – você pode começar a procurar agora por desenvolvimentos e opções disponíveis em seu mercado local. A solução que você está procurando para reduzir as emissões de carbono provavelmente já está disponível.”

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VÍDEO E FOTOS DA PICAPE FIAT TITANO QUE SERÁ LANÇADA ESTE ANO

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A Fiat revelou recentemente alguns detalhes do interior da Titano, que tem um painel de instrumentos parcialmente digital, uma central multimídia flutuante com Android Auto e Apple CarPlay, uma câmera 360.º com projeção 3D para facilitar as manobras, bancos de couro com ajustes elétricos e um volante multifuncional.

A Fiat Titano é uma picape de porte médio que está programada para ser lançada ainda este ano, no segundo semestre de 2023. Ela é baseada no modelo Peugeot Landtrek e foi desenvolvida pela Stellantis, empresa controladora tanto da Fiat quanto da Peugeot, entre outras marcas, para se posicionar acima da médio compacta Fiat Toro.

O nome “Titano” foi inspirado em uma figura da mitologia grega e faz referência ao material resistente e de alta resistência, o titânio. Embora as dimensões precisas da Titano ainda não tenham sido confirmadas, informações do Peugeot Landtrek sugerem que ela terá um comprimento de 5,33 metros e altura de 1,86 metros. A capacidade de carga na versão chilena varia de 1.000 kg a 1.105 kg.

Leia também: Avaliação: A FORD MAVERICK COMO OPÇÃO DE PICAPE EXECUTIVA EM FROTAS CORPORATIVAS

Concorrentes

A Titano vai enfrentar desafios no segmento de picapes médias competitivas, uma vez que já existem vários modelos estabelecidos nesse mercado, como a líder Toyota Hilux, a nova Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Chevrolet S10, para citar as principais.

Fiat Titano
A Fiat Titano foi baseada na Peugeot Landtrek, lançada no final de 2020 no Chile

Ainda não foram anunciadas as opções de motor específicas para a Titano, mas existem possibilidades, como um motor diesel turbo de 2.0 litros com 180 cavalos de potência e transmissão automática de seis velocidades, ou um novo motor turbodiesel de 2.2 litros com cerca de 200 cavalos de potência.

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CURSO FABET-SP: FORMAÇÃO AVANÇADA DE CONDUTORES VEÍCULOS ARTICULADOS

Ter motoristas capacitados com uma formação avançada e sempre atualizados, além dos equipamentos bem cuidados, é a melhor forma de mostrar aos clientes que sua transportadora oferece segurança nos serviços prestados.

Investir em treinamento para os motoristas que atuam em sua empresa de transporte com carretas é de extrema importância para garantir o sucesso e a segurança de suas operações. Os motoristas desempenham um papel fundamental na cadeia logística, sendo responsáveis por transportar cargas valiosas e entregar mercadorias de forma eficiente e pontual. Portanto, proporcionar treinamento adequado é essencial para maximizar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes.

Aproveite que a Fabet-SP está com as últimas vagas para o curso presencial Formação Avançada de Condutores para Veículos Articulados. Mais informações, abaixo:

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Abordagem técnica

Um dos principais benefícios de investir em treinamento para os motoristas é a melhoria da segurança no transporte rodoviário. Os acidentes de trânsito envolvendo carretas podem ter consequências devastadoras, causando danos materiais, lesões graves, perdas de vidas humanas e longos anos de problemas com a Justiça. O treinamento adequado capacita os motoristas a adotar práticas seguras de direção, como o respeito às leis de trânsito, o uso correto dos equipamentos de segurança e a adoção de medidas preventivas para evitar acidentes. Além disso, o treinamento pode abordar técnicas de direção defensiva e estratégias para lidar com emergências nas estradas.

Além da segurança, o treinamento dos motoristas também contribui para a eficiência operacional da empresa. Motoristas bem treinados conseguem otimizar o uso dos veículos e dos recursos disponíveis, evitando desperdício e atrasos desnecessários. Eles conseguem planejar suas rotas inteligentemente, considerando fator como condições do tráfego, restrições legais e preferências dos clientes. O treinamento pode incluir aulas sobre técnicas de direção econômica, manutenção preventiva dos veículos e gestão eficiente do tempo. Dessa forma, os motoristas se tornam mais produtivos, reduzindo custos operacionais e aumentando a lucratividade da empresa.

Reputação da empresa

Além disso, o treinamento adequado dos motoristas também contribui para a reputação da empresa. Clientes satisfeitos com serviços de transporte confiáveis e pontuais têm mais chances de recomendar a empresa para outros parceiros comerciais. Por outro lado, incidentes de segurança, atrasos frequentes ou atendimento inadequado podem manchar a imagem da empresa e resultar na perda de contratos importantes. Ao investir em treinamento, você está demonstrando seu compromisso com a qualidade, a segurança e a excelência no serviço prestado, fortalecendo sua posição no mercado e pode atrair novos clientes.

Além do treinamento inicial para novos motoristas, é importante também oferecer programas de reciclagem e atualização regular. O setor de transporte está em constante evolução, com novas regulamentações, tecnologias e práticas emergindo continuamente. Manter os motoristas atualizados em relação a essas mudanças é essencial para garantir a conformidade legal, a eficiência operacional e a segurança.

Em suma, investir em treinamento para os motoristas de sua empresa de transporte em carretas é uma estratégia inteligente e essencial para o sucesso do negócio. Além de promover a segurança e a eficiência operacional, o treinamento adequado fortalece a reputação da empresa, atraindo e mantendo clientes satisfeitos.

Leia também: FABET-SP FORMA MAIS UMA TURMA DE PROFISSIONAIS PARA O TRANSPORTE

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CONHEÇA 30 FATOS QUE MARCAM OS 30 ANOS DA VOLKSBUS

Em 1993, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou a linha Volksbus em substituição à gama “Ônibus VW”. Essa mudança marcou o início de uma nova geração de veículos comerciais da Volkswagen que chega em 2023 consolidada na vice-liderança do mercado de chassis de ônibus, com uma participação média de 25%.

Primeira década

Volksbus
  1. O lançamento do primeiro Volksbus, o 16.180 CO em 1993.
  2. A primeira venda realizada para a Real Auto Ônibus, do Rio de Janeiro. 
  3. Em 1996 é iniciado a produção no Consórcio Modular de Resende (RJ), e também foi um 16.180 CO o primeiro a sair da linha de montagem. 
  4. Introdução do chassi Volksbus 17.210 (1996). A Volkswagen lançou o chassi Volksbus 17.210, um modelo de ônibus que se tornou um dos mais populares e vendidos da linha Volksbus. Esse chassi foi projetado para atender às demandas do transporte urbano.
  5. O lançamento do segundo modelo, o VW 18.310 OT com a realização da primeira grande venda de ônibus rodoviários para a Viação Pluma.
  6. Os chassis de 8 toneladas de PBT são os favoritos no segmento de micro-ônibus, por oferecer uma relação peso/potência bastante favorável ao operador de transporte de passageiros. Foi para este segmento, em 2001, que a marca fez sua estreia com o Volksbus 8.150 OD, rapidamente, adotado, principalmente, por empresas de fretamento e, também, no transporte escolar. O modelo já passou por dezenas de atualizações e, na última, está na gama como 8.160 R Euro 6.
  7. Em 2001, a VW lança o primeiro ônibus com motor traseiro, o Volksbus 17.240 OT. Ele tinha um motor MWM 6.10 TCA de 238 cv e capacidade para até 44 passageiros. Ele foi encerrado em 2004, sendo substituído pelo Volksbus 17.260 OT.

Segunda década

  1. Em 2003, a VW lançou o chassi 26.330 OTA, com motor traseiro. 
  2. Primeiro lote vendido para o Caminho da Escola, programa do Governo Federal, em 2009, com 2.200 unidades do modelo 15.190 VE-03R.
  3. A conquista, ainda nos anos 1990, do mercado internacional com a linha Volksbus, começando pelos países Argentina e México. 
  4. 6. Início da produção na Argentina (2011): A Volkswagen expandiu suas operações para além do Brasil e iniciou a produção de ônibus Volksbus na Argentina, ampliando sua presença no mercado latino-americano.
  5. Atualmente, o menor chassi de ônibus é o micro-ônibus 8.160 R (Escolar Rural), mas sabia que a VW já teve ônibus menores? Entre 2004 e 2012, a montadora tinha o Volksbus 5.150 OD.
  6. Foi também em 2004, que a montadora passou a oferecer um chassi mais potente para ônibus semipesados, o modelo 17.260 EOT, com motor traseiro. Ele foi adquirido pelas empresas para diferentes aplicações, desde urbano, BRT e rodoviário. A linha atual Euro 6 continua contando com uma opção nesta potência, com o 17.260 S.
  7. A família de ônibus padrão ganhou mais uma opção em 2006, quando a marca lançou o Volksbus 15.190 EOD. Este modelo vem sendo atualizado constantemente, e na linha atual Euro 6, o representante para o segmento de 15 toneladas de PBT é o 15.210 R/S
  8. Foi também em 2006 que a montadora lançou uma opção intermediária entre o 15.190 e o 17.260. Ela lançou o 17.230 EOD (com motor dianteiro), presente na marca, atualizado para Euro 6 como 17.230 S.
  9. Em 2011, na 8ª Edição da FetransRio, o Volksbus Articulado foi a maior novidade da marca para aquele evento. O modelo para corredores BRT (Bus Rapid Transit) poderia receber carroceria de até 18,2 metros. O articulado ficou pronto para lançamento, mas até hoje, a VWCO aguarda a atualização da Norma 15.570 da ABNT sobre ônibus articulado com motor dianteiro.
Volksbus
Superônibus Volksbus 22.280 com dois eixos direcionais

Leia também: AS VANTAGENS E COMO FUNCIONA A SUSPENSÃO A AR NOS NOVOS ÔNIBUS VOLKSWAGEN

Terceira Década

  1. Melhor ano de vendas da VWCO. Foi em 2013, quando foram emplacadas 9.025 unidades. 
  2. Os trólebus dos tempos atuais são os ônibus elétricos conectados a uma rede de energia elétrica aérea. Para a fabricação dos 10 novos trólebus, o motor e a caixa de câmbio são removidos e os chassis Volksbus 17.280 piso baixo são fornecidos com eixos e relação de diferencial adaptados à operação. Com os chassis, um módulo eletrônico que faz a interface com o novo sistema de tração elétrica e chicotes elétricos são entregues aos fornecedores envolvidos na operação, a Induscar, fabricante das carrocerias Caio, e a Eletra, responsável pela tração elétrica das unidades.
  3. Em 2016, a VWCO lançou o Volksbus 8.160 OD piso-baixo e suspensão pneumática, mais adequado para o transporte de passageiros em transporte urbano. 
  4. Em 2017, com presença consolidada no México, a VWCO lança modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano, o Volksbus 14.190 SCD. O projeto envolveu fornecedores locais e parceria com encarroçadores mexicanos. A configuração do modelo é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros naquele país. O motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo. 
  5. Em 2019, a montadora apresenta o ônibus urbano de 15 metros com três eixos, com dois dianteiros direcionais e capacidade para 115 passageiros. Trata-se do Volksbus 22.280 ODS, apelidado pela marca como “superônibus”. 
  6. Com presença consolidada no México, a VWCO lança modelo exclusivo para o mercado mexicano, o Volksbus 14.190 SCD
  7. Em 2023, a VWCO amplia a oferta de suspensão pneumática para toda a linha Volksbus de 9 a 18 toneladas de PBT.
  8. Início dos testes em 2023 com o protótipo que utiliza uma arquitetura modular 100% elétrica, inédita e desenvolvida pela engenharia da marca em Resende (RJ). O e-Volksbus ainda não tem data para lançamento. O protótipo possui carroceria Caio e configuração Padron, nos padrões da SPTrans (o piso pode ser alto ou baixo). O veículo elétrico possui 350 km de autonomia, graças a uma bateria com 12 packs. O preço estimado é de R$ 2 milhões para a data atual. 
  9. Em 2018, a VWCO já havia apresentado o projeto do Volksbus e-Flex no Salão de Hannover, na Alemanha. Tratava-se de um modelo híbrido, com o VW 1.4 TSI de 150 cv funcionando como gerador de energia para as baterias e ainda não há previsão para lançamento. 
  10. Os modelos que ficaram mais tempos em produção da linha Volksbus foram os lançados após a entrada em vigor da fase Proconve P7 em 2012. Eles estão sendo substituídos agora, também, por caso do Proconve. A fase P8 entrou em vigor em janeiro deste ano.
  11. No segundo semestre de 2020, o Volksbus 18.330 OT 6×2, veículo de conceito e inédito para a marca, que inova ao trazer pela primeira vez no modelo rodoviário um terceiro eixo. Conquanto, a linha Euro 6, ainda não consta a versão 6×2, que poderá ser introduzida futuramente.     
  12. A expansão internacional da VWCO ganha mais um parceiro. Antes de tudo, a MAN Automotive South Africa (do mesmo grupo TRATON), em 2022 passou a montar os Volksbus 17.230 e o 17.260 V-Tronic, enviados para lá em SKD (sigla para Semi Knock-Down ou componentes parcialmente montados). Anteriormente, os componentes são pré-montados em Resende (RJ). Contudo, há uma curiosidade: o nome especial da linha na África do Sul é Volksbus Yabantu. Assim, a palavra “Yabantu” no idioma local zulu significa “das pessoas e para pessoas”. 
  13. A Volkswagen lançou a nova linha Volksbus Euro 6 em maio de 2023, com oito modelos: 8.180 R, 9.180 S, 11.180 R/S, 15.210 R/S, 17.230 S, 17.260 S, 18.310 SL e 18.310 SH. Entretanto, um novo modelo vai chegar em breve. Aliás, o “superônibus” 22.280 ODS como Euro 6 está na fase final de desenvolvimento e em um dos próximos meses deste ano. Ademais, na ocasião do lançamento do novo portfólio, a VWCO ampliou as tecnologias de segurança para todos os modelos, entre elas, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e controle de tração.
  14. Por fim, o marco de mais de 175 mil chassis produzidos nesses 30 anos. 

Autor

Volksbus
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.

PODCAST#8 O VOLVO FM ELECTRIC TESTADO PELA CITROSUCO + 3 FURGÕES ELÉTRICOS

No Podcast#8, comentamos sobre o artigo publicado no Frota News: VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS.

Explicamos as questões de autonomia, potência e o estagio atual da Volvo Caminhões no mundo e os planos do FM Electric para o Brasil.

Encerramos o Podcast#8 comentando também o artigo TRÊS FURGÕES ELÉTRICOS PARA ÚLTIMA MILHA: RENAULT EZ, FORD E-TRANSIT COURIER E AMAZON RIVIAN.

Para escutar o podcast, é só clicar no play:

Escute também:

Podcast#7:

Neste Podcast#7, debatemos o plano para reduzir o problema global de falta de motoristas profissionais anunciado hoje (21/06) pela IRU (organização mundial de empregadores de transporte rodoviário, representando mais de 3,5 milhões de operadores de transporte rodoviário, inclusive do Brasil) e ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, representando 18,5 milhões de trabalhadores em transporte).

A IRU (organização mundial de empregadores de transporte rodoviário, representando mais de 3,5 milhões de operadores de transporte rodoviário, inclusive do Brasil), e a ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, representando 18,5 milhões de trabalhadores em transporte), lançaram, no dia 21 de junho, um plano de três pontos para corrigir a escassez de motoristas.

A nova abordagem visa aliviar a escassez de motoristas e os desequilíbrios do mercado de trabalho no transporte. Ademais, garantir condições e padrões de trabalho decentes para motoristas que trabalham fora de seu país de origem. Além disso, simplificar e fazer cumprir as regras para trabalhadores e empregadores. 

O secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto , disse: “a escassez de motoristas está ficando rapidamente fora de controle. Equilibrar a oferta e a demanda global de trabalho por meio de medidas simples para facilitar a imigração legal. Ademais, é importante impedir a exploração de motoristas não residentes como maneira de resolver o problema. Por fim, o projeto prevê apoiar o trabalho decente e manter os serviços vitais de transporte rodoviário em movimento”.

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TRÊS FURGÕES ELÉTRICOS PARA ÚLTIMA MILHA: RENAULT EZ, FORD E-TRANSIT COURIER E AMAZON RIVIAN

Conheça três furgões elétricos para última milha que mais parecem que saíram de desenhos animados. No entanto, eles são reais e alguns já trabalham na logística urbana de alguns países. A indústria estima que a demanda por este tipo de veículo para quadruplicar até 2050. São eles: Renault EZ-Flex, Amazon Rivian, cooperação com Mercedes-Benz, e Ford E-Transit Courier.

Renault EZ-Flex

O modelo da fabricante francesa ainda é um furgão conceito. As dimensões do EZ-Flex são de 3,86 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,88 metros de altura, otimizando seu volume de carga no espaço de um carro pequeno urbano. Além disso, possui um raio de giro de 4,5 metros, facilitando a manobrabilidade em áreas centrais.

A parte traseira do EZ-FLEX vem em várias configurações personalizáveis e intercambiáveis diferentes: um design “clássico”, uma plataforma para a limpeza de espaços públicos com ferramentas, um módulo dividido em 3 compartimentos para a entrega de diferentes tipos de embalagens e um módulo refrigerado para o transporte de alimentos.

A estrutura do EZ-FLEX oferece 3 metros cúbicos de espaço de armazenamento interno e possui portas laterais que facilitam o carregamento e descarregamento, permitindo fácil acesso a todo o módulo, com uma altura ergonômica de carga de 76 cm do chão.

O EZ-FLEX tem uma autonomia de até 150 km, tornando-o ideal para entregas na cidade, onde a distância média percorrida é de 50 km por dia.

Amazon Rivian e Mercedes-Benz Vans

A van comercial elétrica da Rivian (EDV — Electric Delivery Vehicle) é o resultado da parceria entre o fabricante de veículos elétricos e a Amazon, graças ao investimento feito pela empresa de Jeff Bezos, que agora possui 17% de participação acionária na Rivian.

A combinação da tecnologia de ponta da Rivian e da extensa rede de distribuição da Amazon tem o potencial de revolucionar como as entregas são feitas e promover um futuro mais sustentável.

A Rivian planeja entregar 100.000 vans de entrega elétricas, o que auxiliará a Amazon a dar um passo significativo em direção aos seus ambiciosos objetivos para o planeta.

Autonomia

A van de entrega da Rivian é um veículo elétrico projetado especificamente para atender às necessidades do setor de entrega de mercadorias. Os modelos da van Rivian são configuráveis e variam de 14 a 19 metros cúbicos de volume de carga, com capacidade de carga útil variando de 890 a 1.240 kg.

A Rivian Commercial Van é montada na plataforma elétrica RCV patenteada, que abriga os sistemas de transmissão, freios, chassi, suspensão, térmicos e de alimentação da bateria.

A EDV da Rivian possui sistemas inteligentes de gerenciamento de bateria que controlam os módulos de alta densidade de energia e conseguem carregar em velocidades de até 150 kW. A van de entrega da Rivian oferece uma autonomia de até 240 quilômetros.

Joint venture

A Mercedes-Benz Vans, fornecedora completa de vans elétricas privadas e comerciais, e a fabricante de veículos elétricos Rivian assinaram um Memorando de Entendimento para iniciar uma parceria estratégica. A parceria permitirá que as empresas cooperem na produção de vans elétricas.

Sujeito à celebração de acordos finais vinculativos e à obtenção das autorizações regulatórias pertinentes, as empresas têm a intenção de estabelecer uma nova joint venture visando investir e operar uma fábrica na Europa para produzir vans elétricas grandes para a Mercedes-Benz Vans e a Rivian, a partir de alguns anos.

Leia também: AVALIAMOS O FURGÃO MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 STREET. E COMO ELE É SUPERIOR AO 314 E CONCORRENTES

Ford E-Transit Courier

O Ford E-Transit Courier é o resultado do esforço conjunto da Ford Pro, reunindo especialistas em veículos comerciais do Reino Unido e Alemanha. Teve também a participação do centro de P&D na Turquia, para continuar com a eletrificação de seus produtos da família E-Transit.

A Ford Pro lançou o E-Transit Courier, uma van compacta totalmente elétrica que oferece um design renovado em relação às versões anteriores a combustão.

Possui uma carga útil de até 700 kg, com capacidade para transportar dois pallets Euro em seu amplo compartimento de carga. A nova suspensão traseira aumentou a largura entre as rodas em mais de 200 mm. Além disso, possui um compartimento frontal de 44 litros para pequenos itens. Há uma divisória completa de aço, uma janela na divisória protegida por malha e uma escotilha de carga através da divisória. Isso permite acomodar objetos grandes, inclinando o assento do passageiro para frente.

Cabine

O design da cabine foi desenvolvido como um escritório móvel. O freio de estacionamento é elétrico para economizar espaço. Assim, permite ter um console central de armazenamento configurável. Também é possível incluir opcionalmente uma superfície plana dobrável para apoiar um laptop ou um bloco de notas A4.

Além disso, a cabine do E-Transit Courier possui uma tela sensível ao toque padrão de 12 polegadas (30,48 cm). Ela utiliza o mais recente sistema SYNC 4 da Ford, incluindo compatibilidade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Potência

O E-Transit Courier possui um motor totalmente elétrico. Ele complementado pelos serviços integrados de carregamento e software da Ford Pro, garantindo a máxima produtividade e tempo de atividade. O motor elétrico tem uma potência de 100 kW (136 cv) e 290 Nm de torque. A bateria que pode ser carregada completamente em menos de seis horas, usando o carregador embarcado de 11 kW AC. Ou em menos de 35 minutos usando o carregador rápido de 100 kW DC. Com essa propulsão, a van elétrica pode atingir uma velocidade máxima de 145 km/h.

Os motoristas também podem alternar entre três modos de condução. O Normal — com resposta padrão do acelerador. O Eco — aumenta a autonomia suavizando a resposta do acelerador, e Escorregadio — suaviza a resposta do acelerador e adapta a direção para maior controle.

Autor:

furgões elétricos
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.

JÁ PENSOU EM SE TORNAR UMA CONDUTORA DE CAMINHÃO CAPACITADA PELA FABET?

Condutora de caminhão: A Fabet já formou centenas de condutoras para veículos truck, articulados e biarticulados, com excelente desempenho técnico e comportamental, atendendo a exigências de vários segmentos: distribuição urbana, transporte rodoviário de cargas para curtas e longas distâncias, transporte internacional, sucroalcooleiro, mineração e florestal.

As inscrições para a próxima turma já estão abertas para o curso presencial entre os dias 17 e 28 de julho na Fabet-SP. Mais informações no site www.fabetsp.com.br ou marketinsp@fabet.com.br. 

O curso tem duração de 12 dias, totalizando 116 horas entre aulas teóricas e práticas de laboratório e em caminhões modernos e tecnológicos.  Além do curso, a Fabet-SP disponibiliza serviços de apoio como alojamento e refeitório.

Não perca essa chance de se qualificar para uma profissão que está em alta no mercado. Faça já sua inscrição para ser condutora de caminhão e garanta sua vaga no curso de formação de condutoras mulheres. Você vai ver que conduzir um caminhão é mais fácil do que parece e muito mais realizador do que você imagina!

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condutora de caminhão

CAMINHÕES IVECO MOVIDOS A HIDROGÊNIO JÁ CONTAM COM POSTO PARA ABASTECIMENTO

A Air Liquide e o Grupo Iveco reafirmam seu compromisso com o hidrogênio durante a inauguração da primeira estação de hidrogênio de alta pressão (1 tonelada/dia) para caminhões de longa distância na Europa. Com a abertura da estação de abastecimento de hidrogênio de alta pressão da Air Liquide em Fos-sur-Mer (Marselha) no mês de junho e a disponibilidade do Grupo Iveco para fornecer caminhões a hidrogênio a partir do final de 2023, as duas empresas estão pavimentando o caminho para a mobilidade de longa distância com hidrogênio na Europa.

A Iveco apresentou um protótipo de van eDaily movida a hidrogênio eDaily, desenvolvida em parceria com a Hyundai Motor e um cavalo mecânico em parceria com a Nikola Motors. O novo eDaily movido a hidrogênio, com autonomia de 350 km e carga útil máxima de 3 toneladas, é equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 quilowatts (kW) da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. A bateria do veículo é fornecida pela FPT Industrial, unidade de trem de força do Grupo Iveco.

Daimler Truck e Volvo Group

A fabricante italiana de caminhões também está comprometida em trabalhar com outras empresas, como Daimler Truck AG, OMV, Shell e Volvo Group, para criar as condições para o lançamento em massa de caminhões movidos a hidrogênio na Europa por meio da colaboração H2Accelerate.

A inauguração do posto representa um avanço significativo no relacionamento entre as duas empresas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da mobilidade a hidrogênio na Europa, conforme o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em dezembro de 2021.

O MoU pretende promover o hidrogênio como um elemento crucial na transição energética da indústria de transporte, aproveitando a experiência abrangente da Air Liquide em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção e armazenamento até a distribuição, juntamente com o know-how da Iveco, pioneira na fabricação de veículos movidos a combustíveis alternativos no Ocidente.

Hyundai Xcient Fuelcell

hidrogênio
Posto para abastecimento de caminhão a hidrogênio na Suíça abastece caminhão Hyundai Xcient Fuelcell no final de 2020

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No mundo, a Hyundai foi pioneira em caminhões pesados, inclusive, já tendo comercializado e exportado mais de 200 unidades para a Suíça e Alemanha desde 2020. O plano do consórcio de empresas na Suíça, é importar 1.600 unidades do modelo Hyundai Xcient Fuelcell até o final de 2025.

Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, declarou: “Nossa estratégia para uma mobilidade cada vez mais sustentável é baseada em uma abordagem de tecnologia neutra, e a mobilidade a hidrogênio é um elemento-chave nesse caminho. Além disso, nosso novo modelo de aluguel pay-per-use com tudo incluído, o GATE – Ecossistema de transporte verde e avançado, permitirá o acesso a veículos movidos a hidrogênio. O marco alcançado hoje fortalece ainda mais nossa parceria estratégica e fundamental com a Air Liquide, líder no cenário internacional de transição energética, que, assim como o Grupo Iveco, trabalha para promover uma sociedade mais sustentável”.

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Autor

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Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.

211 vagas na Imediato Nexway, empresa de logística da Ambev

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  • São 211 vagas para mais de 30 cargos diferentes na Imediato Nexway, em 41 cidades de sete estados

A Nexway surgiu em 2020 como uma startup de tecnologia logística dentro da Ambev. Com a aquisição do Grupo Imediato, com o acordo assinado no último dia 18 de abril de 2023, a empresa passou a se chamar Imediato Nexway. Dessa forma, com a experiência acumulada do Grupo Imediato, a nova operadora acumula 45 anos de experiência.

Atualmente, já é um dos maiores operadores logísticos do país e com atuação em diversas áreas de transporte, além da distribuição das bebidas da Ambev. Inegavelmente, em grande momento de expansão, a Imediato Nexway está com 211 vagas de trabalho para mais de 30 funções em aberto em 41 cidades. 

Vamos informar o nome dos cargos (podendo ser uma ou várias vagas para o mesmo cargo) e como se candidatar:

As vagas em ordem alfabética

  • Ajudante de motorista
  • Analista de departamento pessoal
  • Analista de frota
  • Analista de qualidade
  • Analista de recursos humanos
  • Analista de rota
  • Analista de segurança no trabalho
  • Analista fiscal
  • Armazenista
  • Assistente de captação de motoristas terceirizados
  • Assistente de operações
  • Assistente de RH
  • Assistente financeiro
  • Assistente técnico de segurança no trabalho
  • Auxiliar de logística
  • Borracheiro
  • Coordenador de distribuição
  • Coordenador de frota
  • Coordenador de operações
  • Coordenador de operações logísticas
  • Eletricista automotivo
  • Instrutor de motorista
  • Manobrista
  • Mecânico
  • Motorista diversas vagas para CNH B, C D e E (exigem Mopp para algumas)
  • Operador de empilhadeiras
  • Supervisor de distribuição
  • Supervisor de frota
  • Supervisor de operações
  • Técnico de segurança no trabalho
  • As cidades que podem ter uma ou mais das vagas citadas acima:

Estado de São Paulo

  • Agudos
  • Araçatuba
  • Bebedouro
  • Bento de Abreu
  • Brotas
  • Caieiras
  • Campinas
  • Catanduva
  • Guarulhos
  • Igarapava
  • Jacareí
  • Jaguariúna
  • Jaú
  • Limeira
  • Mauá
  • Mogi Mirim
  • Osasco
  • Paulínia
  • Pederneiras
  • Ribeirão Preto
  • São Francisco Morato
  • São Paulo
  • Serrana
  • Sertãozinho

Minas Gerais

  • Contagem
  • Extrema
  • Itajubá
  • Poço de Caldas
  • Pouso Alegre
  • São Lourenço
  • Varginha

Paraná

  • Almirante Tamandaré
  • Colombo
  • Paranaguá
  • Pinhais
  • Rio Branco do Sul
  • São José dos Pinhais

Rio Grande do Sul

  • Gravataí

Mato Grosso

  • Cuiabá

Rio de Janeiro

  • Duque de Caxias

Ceará

  • Fortaleza

Como pode se candidatar:

Acesse o site de carreiras do Imediato Nexway: Imediato Nexway – Trabalhe Conosco | PandaPe (infojobs.com.br)

Imediato Nexway

Imediato Nexway nas palavras da própria empresa

“Somos Imediato Nexway, uma empresa especializada em soluções de logística customizadas para nossos clientes. Decerto, com mais de 45 anos de atuação no mercado, oferecemos operações dedicadas de transporte, armazenagem e distribuição para grandes empresas nacionais e multinacionais, atuando nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Com uma frota de mais de 3.000 veículos e um quadro de mais de 6.000 colaboradores diretos, a Imediato Nexway é reconhecida por sua alta eficiência e confiança comprovada, tendo uma taxa de 100% de contratos renovados ao longo de sua história.

Nossa missão é gerar valor para nossos clientes e parceiros por meio de serviços e soluções logísticas inovadoras, e nossa visão é ser reconhecida como uma plataforma logística que contribui para o desenvolvimento do ecossistema, entregando sempre a melhor experiência aos nossos clientes.

Nossos valores são fundamentais para nossa atuação no mercado, com o respeito à vida e à segurança como pilares inegociáveis. Assim, acreditamos que o cliente é a razão da nossa existência, e que nossa equipe é essencial para fazer a diferença e impulsionar os resultados. Afinal, a rentabilidade é vital para nosso negócio, e a ética é sempre prioridade, efetuando sempre o certo do jeito certo, sem atalhos. Certamente, respeito e simplicidade são parte da nossa essência, e a inovação é sempre incentivada para fazer mais e melhor. Ademais, a autonomia com responsabilidade e a sustentabilidade, com visão de longo prazo, são outras características importantes da Imediato Nexway.”

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Autor
Imediato Nexway
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.

ComLink REGISTRA CRESCIMENTO DE 400% NAS VENDAS DE ALARME PARA CAMINHÃO CAÇAMBA

A ComLink Equipamentos Eletrônicos, desenvolvedora de equipamentos eletrônicos e soluções integradas, registrou um aumento de quatro vezes nas vendas este ano para seus sistemas de alarme sonoro e visual instalados em caminhões com implementos basculantes. O equipamento atende a Resolução 859 do Contran.

Segundo a empresa, com o desenvolvimento em Caxias do Sul (RS), ela consegue oferecer um produto com padrão internacional a um custo até 30% menor do que os equipamentos importados cotados em dólar, além de garantir uma instalação rápida.

Em 2022, a ComLink vendeu pouco mais de 500 unidades de seu sistema de alarme. No entanto, este ano as vendas dispararam para mais de 2.100 unidades, com projeções chegando a mais de 4.000 unidades para 2023, de acordo com Tales Bolson, o gerente Comercial da ComLink. Atualmente, aproximadamente 70% das vendas são direcionadas para o setor de mineração.

Proteção dos motoristas

Aliás, o setor de mineração é o que mais investe em segurança quando o assunto é transporte por caminhões. Isso ocorre também no investimento de tecnologias para prevenção da fadiga e sonolência ao volante. Realizam o mesmo cuidado para evitar o tombamento e outros acidentes envolvendo a frota de veículos pesados.

Tales Bastos acredita que podemos atribuir o sucesso da ComLink à qualidade do produto e à rapidez na instalação. Ele explica que concluímos nosso processo de instalação em menos de uma hora, e no caso de semirreboques, não é necessário usar cabos e sensores no reboque, uma vez que instalamos todo o dispositivo no caminhão. “Essa vantagem é significativa, pois um caminhão parado significa perda de faturamento”, acrescenta.

Resolução do Contran

Aumentamos a demanda por sistemas de alarme sonoro e visual, em parte, devido à Resolução 859 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Implementada em 19 de julho de 2021. A resolução determina a instalação de alarmes sonoros e visuais em todos os caminhões equipados com basculantes. Assim, quando a tomada de força é acionada e a caçamba é acionada de forma incorreta, alertamos os operadores.

A sinalização consiste em luzes de LED vermelhas, um alarme sonoro com mais de 15 decibéis e sensores que detectam se a caixa está na posição correta e se a tomada de força está acionada.

Doze estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, já tornaram obrigatória a presença de alarmes sonoros e visuais durante as inspeções veiculares. “Afinal, essa medida é crucial para aumentar a segurança nas operações de basculamento”, enfatiza o gerente Comercial da ComLink.

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