Neste Podcast#7, debatemos o plano para reduzir o problema global de falta de motoristas profissionais anunciado hoje (21/06) pela IRU (organização mundial de empregadores de transporte rodoviário, representando mais de 3,5 milhões de operadores de transporte rodoviário, inclusive do Brasil) e ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, representando 18,5 milhões de trabalhadores em transporte).
Cerca de 30% dos motoristas, segundo pesquisas da IRU, vão se aposentar até 2026. No entanto, a entrada na profissão de novos motoristas profissionais está bem abaixo de 5%. O seja, o déficit de condutores aumenta de forma exponencial.
Abaixo, a reportagem completa sobre os três pontos do plano da IRU e ITF debatido no Podcast#7.
A IRU (organização mundial de empregadores de transporte rodoviário, representando mais de 3,5 milhões de operadores de transporte rodoviário, inclusive do Brasil), e a ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, representando 18,5 milhões de trabalhadores em transporte), lançaram, no dia 21 de junho, um plano de três pontos para corrigir a escassez de motoristas.
A nova abordagem visa aliviar a escassez de motoristas e os desequilíbrios do mercado de trabalho no transporte. Ademais, garantir condições e padrões de trabalho decentes para motoristas que trabalham fora de seu país de origem. Além disso, simplificar e fazer cumprir as regras para trabalhadores e empregadores.
O secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto , disse: “a escassez de motoristas está ficando rapidamente fora de controle. Equilibrar a oferta e a demanda global de trabalho por meio de medidas simples para facilitar a imigração legal. E também impedir a exploração de motoristas não residentes como maneira de resolver o problema. O projeto prevê apoiar o trabalho decente e manter os serviços vitais de transporte rodoviário em movimento”. Aliás, leia mais:
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