sábado, setembro 21, 2024

LISTA DE PREVENÇÃO E VERIFICAÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM ÔNIBUS

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A lista abaixo de procedimentos contra incêndio foi criada pela IRU Academy (órgão da União Internacional de Transporte Rodoviário), entidade que representa os transportadores terrestres de cargas e pessoas. O Brasil é representado nela por meio da NTC&Logística.  

Deveres do motorista

Antes de iniciar uma viagem. O condutor sempre deve verificar: 

  • As pressões dos pneus (verificação visual diariamente, teste os pneus semanalmente). Os pneus do rodado duplo não devem tocar um no outro. 
  • Que nenhum líquido esteja vazando por baixo veículo (verificação visual). Verificar que o silenciador não está vazando óleo e não há fumaça azul excessiva. 
  • O bom funcionamento dos sistemas de pré-aquecimento (motor e interior). 
  • Que o sistema de exaustão está livre de detritos. 

Ao operar um veículo, o motorista deve: 

  • Verifique o refrigerante medidor de temperatura. 
  • Verifique o sinal do sistema de detecção de incêndio (os veículos devem estar equipados). 
  • Verifique a detecção de fumaça ou calor sistemas no compartimento (os veículos devem estar equipados). 
  • Verifique regularmente o pneu, sistema de monitoramento de pressão (se o veículo estiver equipado). 
  • Evite qualquer superaquecimento. Pare o veículo se o motor, freios ou superaquecimento do retardador ou se houver um odor incomum ou fumaça. 
  • Estacione em uma área segura.  
  • Evite sobrecarga porque aumenta todas as temperaturas. 
  • Registro na operação diária relatar qualquer mau funcionamento relacionado quilometragem ou tempo.
  • Verifique todas as luzes de advertência. 
  • Verifique o bom funcionamento do retardador (hidráulico ou elétrico). 
  • Informar o técnico/próximo condutor de quaisquer avarias. 
  • Entregue ao técnico ou gerente de frota o diário relatório de operação (cópia). 
  • Após uma verificação visual do compartimento do motor e arredores equipamento do veículo, informe o técnico de qualquer problema. 
  • Certifique-se de que quaisquer resíduos e lixo é retirado do veículo. 
  • Certifique-se de que todas as fontes externas de calor, por exemplo, cozinhar e/ou aquecer equipamento está desligado.  
Todo o motor e todos os fluídos e sistemas devem ser monitorados constantemente

Ao devolver um veículo 

• Estacione o veículo com a bateria principal desligada (se aplicável). Isso irá desconectar as baterias do alternador, eliminando o risco de incêndio devido a uma falha elétrica interna. 

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Deveres do pessoal de manutenção de veículos 

  • Todos os relatórios de defeitos dos motoristas são atendidos e a ação corretiva é registrada e arquivada. 
  • O técnico responsável pela manutenção do veículo deve verificar regularmente se: 
  • Deveres do pessoal de manutenção de veículos 
  • O técnico responsável pela manutenção do veículo deve verificar regularmente se: 
  • Todos os relatórios de defeitos dos motoristas são atendidos e a ação corretiva é registrada e arquivada. 
  • Os sistemas de detecção de incêndio no motor compartimento estão conectados. 
  • Os sistemas de detecção de fumaça nos banheiros e no compartimento de dormir do motorista estão conectados corretamente. 
  • O cabo B+ (alimentação direta da bateria) do o alternador e o cabo B+ do partidas estão conectados corretamente. 
  • Não há fios e cabos soltos não estão tocando o chão. 
  • Sem líquidos (combustível, fluido de direção hidráulica, óleo do motor, cubo/óleo de engrenagem) pode entrar em contato com uma superfície quente. 
  • Nenhum óleo está vazando do portão de resíduos pivô do turbocompressor. 
  • Os níveis de refrigerante e óleo são suficientes (verificar semanalmente). 
  • Os sensores não estão vazando.  
  •  Não há combustível ou óleo no motor, compartimento em materiais de isolamento. 
  • As linhas de combustível não estão vazando. 
  • O retardador (exaustão de gás, hidráulico ou elétrico) está funcionando corretamente. 
  • Não há defeitos no equipamento ambiental (válvulas, linhas quebradas, sem vazamento de fluidos). 
  • O sistema de exaustão é hermético/isolado. 
  • Os sistemas de pré-aquecimento estão funcionando corretamente (motor e interior). 
  • Os cubos das rodas estão suficientemente lubrificados.  
  • Os freios estão em boas condições de funcionamento. 
  • Existem extintores no veículo e estão em bom estado de funcionamento. 
  • As saídas de emergência funcionam corretamente. 
contra incêndio
Os encarroçadores dos chassis devem seguir todas as orientações do fabricante e o proprietário de ter o mapa de todos os sistemas elétricos e de fluídos

 Ações a serem tomadas em caso de incêndio 

  • Tente estacionar o veículo em uma área segura.
  • Entretanto, informe a emergência apropriada serviços, dando o máximo de informações sobre o incidente ou acidente e passageiros envolvidos quanto possível. 
  • Então, aplique o freio de estacionamento. 
  • Enquanto, quando apropriado e seguro para fazer isso, use os extintores de incêndio para apagar pequenos incêndios iniciais.  
  • NÃO ABRA O COMPARTIMENTO DO MOTOR EM CASO DE INCÊNDIO. 
  • Enfim, informe a tripulação para tomar distância do veículo. 
  • Decerto, vista o colete de alta visibilidade e coloque os sinais de advertência autônomos como apropriado. Contudo, proteja a área do incidente. 
  • Conquanto, abra as portas para deixar os passageiros saem rapidamente. 
  • Certamente, certifique-se de que a tripulação está em um local seguro distância do veículo. 
  • Anteriormente, pare o motor. Assim, isole a bateria ativando o interruptor principal, quando disponível. Trocar o ar-condicionado/aquecimento. 
  • Aliás, afaste-se da vizinhança do acidente ou emergência, aconselhar outras pessoas a se afastarem e siga os conselhos dos serviços de emergência. 
  •  Afinal, identifique a origem do incêndio.
  • Ademais, relate o incidente para gestão da companhia.  
contra incêndio
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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