A Citrosuco, uma das líderes mundiais na produção de suco de laranja, anunciou que está participando dos testes do caminhão 100% elétrico Volvo FM Electric. O veículo está sendo usado para o transporte de carga líquida entre os municípios paulistas de Matão e Santos (SP). A rota de 405 km as duas cidades é crucial para a Citrosuco. Ela conecta sua maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos. De lá, o produto é exportado para mais de 100 países.
A empresa está realizando esses testes como parte de um conjunto de ações para descarbonizar suas operações. Ela assumiu em 2022 o compromisso de alcançar suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) até 2030..
Claudemir Henrique de Oliveira, gerente geral de Logística e Terminais da Citrosuco, disse que a busca por uma alternativa para a frota começou na Fenatran 2022. Ele afirmou que o objetivo é avaliar as possibilidades para que, no futuro, a empresa possa contar com uma frota totalmente elétrica. Oliveira ressaltou que os testes foram bem-sucedidos até o momento. Aliás, os motoristas elogiaram o desempenho do torque instantâneo e a autonomia de recarga dos freios regenerativos do caminhão. Além disso, destacou a importância dos ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a operação da Citrosuco.
Segundo Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, a Volvo pode equipar o caminhão FM Electric com pacotes de duas a seis baterias, que variam de 180 a 540 kWh.
O veículo tem as seguintes características técnicas:
— Potência máxima de 490 kW (670 cv) e torque máximo de 4.250 Nm, que garantem um desempenho superior em qualquer situação de carga e terreno.
— Capacidade da bateria de até 540 kWh, que permite uma autonomia de até 300 km com uma única carga, dependendo das condições de uso. No entanto, segundo a Citrosuco, o Volvo FM tem feito a rota entre fábrica em Matão e Santos com uma única carga de baterias. No então, deve se considera que a composição desce de uma altitude de cerca de 540 metros para nível do mar carregada e utilizando constantemente os freios regenerativos. Ademais, o FM retorna vazio para a fábrica e alcança uma autonomia de 300 km quando totalmente carregado, sem considerar os freios regenerativos.
— Sistema de frenagem regenerativa, que recupera parte da energia cinética durante as desacelerações e frenagens, e reduz o desgaste dos freios e o consumo de energia
— Cabine espaçosa e confortável, com painel digital e recursos de segurança avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa e alerta de colisão frontal.
A Chevrolet está investindo na renovação de sua linha de picapes no país e agora foca também no segmento de picapes grandes, dominado atualmente pelos modelos da Ram. Após lançar a Nova Montana e apresentar a Nova S10 Midnight, a marca está se preparando para mais uma importante novidade: a Silverado, que chegará como o maior e mais imponente modelo do portfólio.
Segundo Chris Rego, diretora executiva de Marketing da GM América do Sul, a Silverado será lançada nas concessionárias Chevrolet até o fim de 2023. Será na versão High Country, projetada para atender às demandas de desempenho, sofisticação e tecnologia dos consumidores. Ela terá uma configuração exclusiva para o mercado brasileiro, e mais detalhes serão revelados ao longo de uma série de vídeos que a marca compartilhará por meio de seus canais de mídia social, como uma contagem regressiva para a estreia da picape.
Mercado de picapes grandes
A Ram do Brasil mostrou haver um grande mercado para picapes grandes. Elas são modelos com PBT acima dos 3.500 kg, com alta capacidade de carregar peso e de tração. A partir da categoria ‘C’, exige-se também a CNH. Nada disso impediu dos modelos Ram 2500 e 3500 serem um sucesso de vendas no Brasil. Somente nos primeiros cinco meses de 2023, a Ram vendeu 2.537 unidades dos modelos Ram 2500 e Ram 3500 somados. E, por enquanto, a Ram está sozinha nesse segmento.
A Silverado é atualmente o veículo de maior sucesso da Chevrolet no mundo, e sua chegada ao Brasil terá um papel estratégico para fortalecer ainda mais a imagem da marca no segmento de picapes, um dos mais importantes do país, representando aproximadamente um em cada cinco veículos emplacados.
Tradição em picapes
A categoria de picapes premium tem se mostrado uma forte tendência de mercado. A Chevrolet impulsiona principalmente isso através do crescimento do agronegócio, no qual ela possui uma ampla tradição e conexão com o consumidor. Ademais, com a chegada da Silverado, a marca visa competir nesse segmento, oferecendo um veículo potente e sofisticado para atender às demandas dos clientes brasileiros.
Autor:
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
Quem é a Imediato Nexway? Trata-se de uma empresa nascida em 2020 na logística da Ambev que vem conquistando espaço e prêmios fora do segmento de distribuição de bebidas. Recentemente, pelo segundo ano consecutivo, a Imediato Nexway conquistou duas das cinco categorias do Prêmio C&A de Excelência Logística. A empresa venceu em “Engajamento Social” e “Melhor Equipe de Motoristas”.
A empresa de logística Imediato Nexway é uma união entre a Nexway e a Imediato, um operador logístico com mais de 45 anos de experiência no mercado. A Nexway foi criada na Logística Ambev em 2020, visando suportar a plataforma da companhia e oferecer soluções logísticas para todo o ecossistema da distribuição de bebidas.
Operador tecnológico
A Nexway se autodenomina como uma LogTech Operator, ou seja, uma plataforma que visa conectar a rede logística por meio de tecnologia, unindo tecnologia, execução e processos operacionais para oferecer uma oferta logística mais completa.
A Imediato Nexway, uma das maiores operadoras logísticas do País, conquistou o bicampeonato em duas das cinco categorias do Prêmio C&A em Excelência na Logística. A premiação reconhece a excelência no segmento têxtil, sendo entregue por Marcel Modesto, head de Supply Chain da C&A.
No que diz respeito ao prêmio de “Engajamento Social”, um destaque importante para a vitória da Imediato Nexway foi o programa Na Mão Certa. Porquanto, esse programa pretende principal unir esforços para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Então, lançado em 2006 pela Childhood Brasil, o programa Na Mão Certa visa sensibilizar os motoristas de caminhão para atuarem como agentes de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Já na categoria “Melhor Equipe de Motorista”, os profissionais da operadora foram altamente avaliados em indicadores de pontualidade nas entregas e cumprimento das regras de gerenciamento de riscos.
Rubens Mugnani, gerente regional da Imediato Nexway, expressou grande honra e orgulho pela conquista dos prêmios. Então, ele destaca que essa premiação representa um reconhecimento significativo para a empresa. Assim, ele ressalta o compromisso e dedicação da equipe em fornecer serviços de qualidade e excelência.
Marcio Gonçalves, gerente de Operações do Segmento Têxtil da empresa, salienta a importância da categoria “Engajamento Social” para a empresa. Ademais, demonstra o comprometimento com a responsabilidade social e o impacto positivo que podem ter na sociedade.
A imagem mostra, da esquerda para a direita. Marcio Gonçalves, gerente de Operações do Segmento Têxtil da Imediato Nexway, e Carla Pereira, gestora do Programa Na Mão Certa; Marcel Modesto, head de Supply Chain da C&A; e Rubens Mugnani, gerente Regional da Imediato Nexway. Foto: divulgação
Pelo menos dois fabricantes de equipamentos pesados estão testando baterias para caminhões de mineração com carga acima de 200 toneladas, que podem equipar os primeiros modelos desse porte com motorização totalmente elétrica. O Electric Mine Report compilou informações sobre as iniciativas de eletrificação na mineração e relatou que a Caterpillar, empresa americana, já está testando uma bateria projetada para um caminhão de 265 toneladas, enquanto a Liebherr, empresa alemã, está avaliando uma reserva densa de energia para um modelo de 240 toneladas.
Essas novas “superbaterias” representam avanços significativos, uma vez que os modelos existentes até agora só conseguiram mover caminhões abaixo de 200 toneladas. Elas são o primeiro passo para viabilizar uma nova geração de caminhões verdes, indo além dos híbridos diesel-elétricos, que emitem menos, mas são viáveis apenas em um número limitado de minas, e dos caminhões a hidrogênio, que são limpos, porém têm combustível de alto custo, ainda inviável financeiramente para a maioria das mineradoras.
Segundo o relatório, as “superbaterias” oferecem às mineradoras a perspectiva de zerar as emissões diretas nos veículos que realizam a maior parte do transporte de minério no mundo. Isso representa um avanço no objetivo de neutralizar as emissões até 2050. Conforme desejado pelas mineradoras do conselho ICMM, que englobam cerca de 30% da produção global de minérios.
Carregadores é desafio
No entanto, o relatório publicado pela Mining Magazine e Australia’s Mining Monthly avalia que, embora as “superbaterias” sejam um avanço, a descarbonização do setor ainda depende de pesquisas em outras áreas. O documento sugere que o desenvolvimento de sistemas embarcados para carregar baterias, essenciais para aumentar a autonomia dos veículos, ainda não resultou em soluções adequadas às necessidades das mineradoras.
Além disso, não existem carregadores universais compatíveis com qualquer tipo de bateria. Os carregadores estacionários atualmente disponíveis precisam ser aprimorados para reduzir o tempo de recarga. Os melhores protótipos para modelos de até 200 toneladas levam de dez a 40 minutos para carregar de zero a 100% as baterias. A capacidade é de 100 a 400 kWh, compatíveis com esses veículos.
Trolleys
No entanto, a fabricante de sistemas elétricos ABB, mencionada no relatório, acredita ter uma alternativa nesse aspecto. Paralelamente à busca por carregadores mais rápidos, a empresa está estudando o uso de linhas elétricas aéreas (trolleys). Atualmente são utilizadas para movimentar bondes em cidades e caminhões híbridos em minas, para carregar as baterias de modelos pesados.
Nessa abordagem, a bateria seria carregada continuamente enquanto o caminhão estivesse em movimento e conectado à rede elétrica. Mehrzad Ashnagaran, diretor global para eletrificação da ABB, afirmou no documento que, cada vez mais, clientes estão solicitando esse tipo de solução. E estão interessados em entender como os trolleys funcionam com caminhões a bateria.
A ABB já possui dois sistemas de trolley em minas de cobre na Suécia e no Canadá. Eles demonstraram ser capazes de mover veículos híbridos diesel-elétricos pesados com até 90% menos emissões de CO2. E também o dobro da velocidade média dos equivalentes a diesel.
Assista em um vídeo breve (1min39s) e divertido, os 120 anos da Ford, completados recentemente.
A Ford Motor Company foi fundada em 16 de junho de 1903 por Henry Ford, em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Henry Ford era um engenheiro apaixonado por automóveis e tinha uma visão ousada de tornar os veículos motorizados acessíveis a todos.
O primeiro grande sucesso da Ford foi o modelo Ford T, lançado em 1908. O Modelo T revolucionou a indústria automobilística ao introduzir a produção em massa com a utilização de linhas de montagem e processos eficientes de fabricação. A produção em massa permitiu uma redução significativa nos custos de produção, o que tornou os carros mais acessíveis para o público em geral.
Presença global
Nos anos seguintes, a Ford continuou a inovar e expandir sua presença global. A empresa abriu fábricas em diferentes países, incluindo Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Brasil. A Ford também introduziu várias melhorias nos veículos, como sistemas de ignição, motores mais potentes e transmissões automáticas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Ford contribuiu para o esforço de guerra, fabricando veículos militares, ambulâncias e motores de avião. Certamente, após a guerra, a empresa retomou a produção de automóveis de passageiros e lançou novos modelos, como o Ford A e o Ford V8, que se tornaram populares em todo o mundo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ford novamente se dedicou à produção militar, fabricando tanques, veículos blindados e motores de avião para os Aliados. Após a guerra, a empresa enfrentou desafios, mas conseguiu se recuperar e continuar crescendo.
Modelos icônicos
Nos anos seguintes, a Ford lançou vários modelos icônicos, como o Ford Thunderbird e o Ford Mustang, que se tornaram símbolos da cultura automotiva americana. Certamente, a empresa também expandiu suas operações para incluir outras marcas, como a Lincoln, uma marca de veículos de luxo.
No século XXI, a Ford enfrentou novos desafios e oportunidades. Assim, a empresa investiu em tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e híbridos, e desenvolveu novos recursos de conectividade e segurança em seus veículos. Afinal, a Ford também tem explorado o campo da condução autônoma e investido em pesquisa e desenvolvimento nessa área.
Hoje, a Ford é uma das principais montadoras de automóveis do mundo, com presença global e uma ampla gama de veículos para atender às necessidades dos consumidores. Ademais, a empresa continua comprometida em inovar e moldar o futuro da mobilidade, mantendo viva a visão de Henry Ford de tornar a mobilidade acessível a todos.
Na News#5, resumidos os principais fatos ocorridos durante TranspoSul 2023, encerrada na última sexta-feira (23/06). Confira:
TranspoSul 2023
A TranspoSul, evento organizado pelo SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul), se destacou, contou com a presença de cerca de 20 mil profissionais do setor. O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, ressaltou a importância da feira na promoção da inovação e interação entre montadoras, fabricantes de equipamentos e empresas transportadoras. A avaliação final revelou que a movimentação de negócios gerados entre as empresas participantes superou a meta inicial de R$ 1,5 bilhão.
Tecnologia e caminhões a gás
O convidado Marcus Souza, diretor de Marketing, Estratégia e Portfólio de Produtos na Iveco, proferiu a palestra “Tecnologia e Natural Power”. Durante a palestra, o executivo abordou as tendências na indústria do transporte, enfatizando três pilares: conectividade, servitização e sustentabilidade.
Segundo o palestrante, a análise de dados é fundamental para a gestão de frotas. Anteriormente, o consumo de diesel era registrado em um caderno, mas atualmente tudo é realizado por meio da conectividade. Especialistas localizados a grandes distâncias do caminhão conseguem analisar cada aspecto do veículo. Quanto à servitização, esta é evidenciada pela experiência de compra. A geração Y já não compra movida pela fidelidade à marca, mas sim pela vivência proporcionada pelo contato com o produto.
Por fim, o especialista ressaltou que a sustentabilidade, antes vista como uma vantagem competitiva, tornou-se uma obrigação.
Movimento Vez e Voz
Os participantes da 23ª Edição da TranspoSul tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações do Movimento Vez e Voz, que visa valorizar as mulheres que já trabalham no setor e incentivar e ampliar a participação delas.
Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Movimento Vez e Voz, ministrou uma palestra sobre Diversidade no Transporte — ações e resultados nos negócios. A palestrante começou provocando os congressistas a refletirem: “Se a maioria da população é formada por mulheres, por que ainda não conseguimos ocupar algumas posições estratégicas em todos os aspectos?”.
Segundo ela, a primeira forma de diversidade que precisa ser superada é a equidade de gênero. “Após alcançarmos esse objetivo, poderemos abrir caminho para outras necessidades e espaços”, defende.
Redução dos custos operacionais
Já sabemos que a inflação sobre insumos para gestão de uma frota está alta. Os que os gestores de transportes precisam focar é nas estratégias para a redução do custo sem perder a qualidade e a segurança dos serviços de transporte de carga e passageiros.
Sobre este tema, o palestrante foi Fabiano Todeschini, CEO da Dipesul Veículos, concessionário Volvo, durante a TranspoSul. “Quando pensamos em uma oficina de caminhão, devemos esquecer aquele ambiente sujo e cheio de graxa. A oficina é muito diferente hoje em dia. Atualmente, precisamos de pessoas que entendam de informática e tecnologia. Essa é uma visão avançada. São demandas que o setor tem do meio ambiente, da sociedade e das pessoas”, afirmou o executivo, que já foi presidente da Volvo Ônibus.
Durante sua palestra, Todeschini destacou a importância de adotar práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras para impulsionar a eficiência e a rentabilidade das operações de transporte, enfatizando também a importância de trabalhar com recursos humanos. “Até agora, as organizações sempre trabalharam com a receita menos as despesas para obter lucro. A abordagem avançada hoje é considerar o fluxo de caixa e o ESG, sendo os requisitos mais recentes demandados pelas pessoas”, acrescentou.
Roubo de cargas e pagamentos
As empresas que apresentaram tecnologias para auxiliar os transportadores na prevenção ao roubo de cargas na TranspoSul. A Delta Global apresentou o Delta Safe, Delta Fleet e a Assistência 24 horas para frotas. O Delta Safe, um rastreador desenvolvido internamente pela divisão de tecnologia da empresa, localizada em um polo na cidade de Lavras (MG), pode ser instalado em caminhões, veículos leves, embarcações e máquinas agrícolas. Além disso, apresenta funcionalidades totalmente customizáveis, permitindo que o usuário personalize o serviço de monitoramento e inclua até 40 sensores no veículo.
A solução gera alerta em caso de tombamento, colisão, abertura da trava do baú e mudança na temperatura da carga. Esses alertas são vinculados ao DeltaTAB, um tablet inteligente para o motorista, visando a segurança dele.
“Ouvimos as necessidades dos nossos parceiros e a partir disso criamos soluções que se adequar às exigências e necessidades do mercado”, afirma Nicolas Galvão, CEO da Delta Global.
A empresa Trucks Control também esteve presente na TranspoSul, oferecendo tecnologias que ajudam a prevenir o roubo de cargas ou, pelo menos, recuperar caminhões que tenham sido roubados ou furtados. “Nós oferecemos tanto telemetria visual, como câmeras, quanto rastreadores com localizadores e rastreadores”, afirma Luis Gustavo Pereira, consultor de vendas.
A APISUL também apresentou diversas soluções. Eles realizam o mapeamento e a prevenção de riscos por meio de soluções modulares e customizadas para cada operação.
Pagamentos
Entre os benefícios oferecidos aos transportadores, estão a análise de cenário, o desenvolvimento e a implantação de projetos voltados para a prevenção de roubos, furtos e acidentes em todo o trajeto do transporte de carga. Além disso, eles realizam a análise de informações e tomada de decisão imediata.
A startup de meios de pagamento para frotas, TruckPag, também está presente no evento, apresentando tecnologia. A empresa utiliza inteligência artificial e análise de dados para identificar padrões e comportamentos suspeitos, permitindo a tomada de medidas preventivas. A integração de sistemas de comunicação em tempo real entre motoristas, transportadoras e autoridades também se mostrou uma estratégia eficaz na prevenção e resposta a situações de roubo. Posteriormente, ela apresentou também o Cartão Despesa, uma solução do seu banco digital, o TruckPag Bank.
O head de marketing e design da TruckPag, Junior Sturmer, ressaltou a importância estratégica do evento para a marca, destacando o sucesso das soluções voltadas para a gestão de abastecimento, que tornam o consumo de diesel mais econômico, rentável, transparente, seguro e simples. Além disso, o estande da TruckPag ofereceu uma experiência interativa, com displays touchscreen e uma roleta de prêmios, resultando em um verdadeiro sucesso.
Todos os transportadores sabem que os pneus estão entre os três maiores custos na operação de transporte rodoviário. Por isso, a gestão eficiente de pneus pode promover a redução dos riscos de desgaste prematuro, aumentar a vida útil dos pneus e minimizar os custos de manutenção ao monitorar regularmente a pressão dos pneus, realizar manutenção preventiva e escolher pneus adequados, e reduzir o consumo de combustível.
Carlos Eduardo de Avelino Berte, Supervisor Técnico Comercial na Hoff, proferiu uma palestra sobre a influência da gestão de pneus na economia do diesel durante a TranspoSul. Contudo, ele afirmou: “a gestão facilita a identificação dos pontos de melhoria, monitorando o mercado e os concorrentes, além de determinar os planos de ação mais adequados para alcançar os resultados desejados.”
Berter explicou que o tipo de diesel utilizado pelas transportadoras não influencia os pneus, mas os pneus utilizados nas frotas têm um impacto direto no consumo de combustível. “Se pegarmos uma bicicleta com pneu murcho, teremos que fazer muito esforço para andar corretamente. Portanto, se estiverem calibrados, será mais fácil nos locomovermos. A mesma lógica se aplica aos caminhões, por isso fazemos a gestão de pneus”, acrescentou.
Uma gestão adequada dos pneus também é fundamental para a prevenção de acidentes com caminhões. Pneus desgastados ou mal cuidados aumentam o risco de estouros e perda de controle do veículo, colocando em perigo a segurança dos motoristas e de outros usuários das vias.
Premiação Programa de Segurança Viária
A TranspoSul sediou a cerimônia de premiação do Programa de Segurança Viária, uma iniciativa do SETCERGS em parceria com a Dipesul Volvo.
O objetivo do programa é fornecer avaliação e orientação às empresas de transporte, com base nos requisitos da ISO 39001, o principal padrão mundial para sistemas de gestão de segurança viária, e nos critérios ESG (Ambiental, Social, Governança) aplicáveis ao transporte de cargas.
“Esse é um assunto de extrema importância para a marca Volvo e para todos os transportadores. Investimos muito em tecnologia em nossos veículos, mas isso por si só não seria suficiente. Nesse sentido, precisamos trabalhar juntos para desenvolver cada vez mais a segurança viária”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo na América Latina.
As empresas puderam se inscrever nas categorias Ouro, Prata e Bronze, cada uma com benefícios específicos
Diego Tomasi, diretor do SETCERGS e diretor comercial da Tomasi, uma das empresas participantes, ressaltou a importância da ação. “O SETCERGS visa desenvolver a qualidade das empresas associadas. O prêmio reconhece aqueles que alcançaram o nível de excelência nas operações de segurança realizadas por suas empresas”, afirmou.
Durante a solenidade, também foram entregues distinções às empresas participantes do Simulado de Emergência: Cooperlíquidos, Magma Transportes Rodoviários, Minuano Transportes, Modal Transportes, Scapini Transportes, Tomasi Logística, Translíquidos, Trânsito Brasil e Transportes Gabardo.
Além disso, houve uma premiação para os motoristas em destaque em cada uma das empresas. Portanto, nessa avaliação, foram consideradas boas práticas e exemplos na condução de veículos, atendimento ao cliente, relacionamento com colegas, comunidade e meio ambiente. Assim, os profissionais agraciados foram: Márcio Borba (Cooperlíquidos), José Carlos Scheid (Trânsito Brasil), Jeferson Vieira Moreira (Magma Transportes), André Luiz Sulzbacher (Modal Transportes), Célio Fachi Frazon (Scapini Transportes), Silécio Sebaldo Galas (Tomasi Logística), Juarez Elesbão (Translíquidos) e Elias Gonçalves Villa Nova (Transportes Gabardo).
As premiação principal
O Programa de Segurança Viária considera oito fatores fundamentais, como sistemas de gestão, treinamento e desenvolvimento, desempenho da segurança viária, veículos e tecnologia embarcada, preparação e resposta a emergências, além de tópicos avançados em ESG. Ademais, essas medidas são essenciais para atender às demandas dos embarcadores, transportadoras e da sociedade.
Empresas premiadas no Programa de Segurança Viária:
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
Na última sexta-feira (26/03), a Fabet-SP encerrou o treinamento de mais uma turma de profissionais excepcionais para o setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. Com a participação de condutores, monitores, padrinhos de alta performance e formações específicas para mulheres, a capacitação visou fortalecer a segurança e a eficiência desse setor tão importante para a economia.
“Acreditamos firmemente que, com o conhecimento adquirido durante esse treinamento, todos os profissionais envolvidos terão o poder de agregar ainda mais valor e segurança ao setor de transportes”, comentou Salete Argenton, gerente geral da Fabet-SP.
Apoio
O curso para formação desta turma de profissionais contou com o apoio de renomados transportadores e embarcadores, como Veloce Logística, Fadel Transportes e Logística, Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, Brucker e Pereira Transportes, Budel Transportes, Cita Transportes Ltda., Grycamp Transportes Ltda., LVA Logística e Transporte, Simarelli Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda., TransJordano, Transpedrosa S.A., Transportadora Veronese, Villa Real Transportes e Serviços, JD COCENZO TRANSPORTES, Ambev, Raízen e Guaianazes Transportes.
A Fabet, uma instituição com mais de 26 anos de experiência na formação de condutores profissionais para o transporte e para a vida, liderou esse programa de capacitação. A conscientização e a prática diária de novos comportamentos desempenham um papel fundamental na conquista de resultados. Isso garante de um tráfego mais seguro.
Ao longo das últimas semanas, os instrutores expuseram os participantes a diversos aspectos. Entre eles, à segurança no trânsito, técnicas de condução defensiva, primeiros socorros, conscientização ambiental e atendimento ao cliente. Igualmente, o treinamento também contou com uma ênfase especial na igualdade de gênero. Isso oferece formações específicas para mulheres interessadas em ingressar ou progredir no setor de transporte rodoviário.
Conclusão
A conclusão desse treinamento é uma etapa significativa para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. “Esperamos que esses profissionais capacitados sejam agentes de mudança, promovendo uma cultura de segurança e excelência em suas respectivas áreas de atuação”, acrescentou a executiva.
“Convidamos todos a se juntarem a nós nesta jornada de humanização do trânsito. Certamente, somente com o comprometimento de cada indivíduo poderemos alcançar resultados positivos e duradouros. Afinal, a segurança e a eficiência no setor de transportes dependem do engajamento de todos os envolvidos. Conquanto, desde os profissionais ao volante até as empresas e instituições responsáveis por capacitar e apoiar o desenvolvimento desses talentos. Certamente, que essa conquista inspire outras iniciativas e ações que visem aprimorar o setor de transporte rodoviário. Ademais, isso garante um futuro mais seguro e promissor para todos os usuários das estradas”, concluiu Salete.
Para comemorar o Dia do Caminhoneiro, celebrado em 30 de junho (no Brasil há outras datas também), a G10 Transportes preparou uma série de ações em locais estratégicos de diferentes regiões do Brasil. Os eventos, que vão ocorrer ao longo da semana, visam reconhecer e valorizar a importante contribuição dos caminhoneiros para o desenvolvimento econômico do país.
Datas e locais
A G10 Transportes, reconhecida por sua excelência no setor logístico, estará presente em quatro localidades diferentes, proporcionando uma série de serviços e atividades especiais. Os eventos vão acontecer em datas específicas, conforme detalhado abaixo:
27/06 – Paranaguá, PR – O evento terá lugar no Posto O Cupim, das 08h às 15h, oferecendo aos caminhoneiros uma oportunidade única de participar das comemorações e desfrutar de diversos serviços disponibilizados pela empresa.
29/06 – Cubatão, SP – O Ecopátio, localizado na cidade de Cubatão, vai receber as festividades da G10 Transportes. Das 08h às 15h, os caminhoneiros vão poder usufruir de um dia especial com serviços gratuitos e atividades de lazer.
30/06 – Sinop, MT – A cidade de Sinop, no estado do Mato Grosso, terá a honra de sediar um dos eventos da G10 Transportes no Posto Trevão. Das 08h às 15h, os caminhoneiros que passarem por lá vão poder desfrutar de todas as atividades preparadas especialmente para eles.
30/06 – Confresa, MT – A filial da G10 Transportes em Confresa, também no estado do Mato Grosso, celebrará o Dia do Caminhoneiro com um evento especial das 08h às 15h. Todos os caminhoneiros são convidados a participar e aproveitar as atividades oferecidas.
Em reconhecimento à importância dos caminhoneiros, os eventos vão contar com uma ampla gama de serviços gratuitos para todos os profissionais que comparecerem aos locais. Além de um delicioso café da manhã e lanche durante toda a atividade, serão oferecidos exames rápidos de saúde para garantir o bem-estar dos caminhoneiros.
Cuidados e brindes
Visando cuidar da aparência e autoestima desses profissionais, haverá serviços de barbearia disponíveis para quem desejar. Essa é uma oportunidade para relaxar e cuidar de si, enquanto a G10 Transportes demonstra seu cuidado e preocupação com o bem-estar dos caminhoneiros.
Para tornar a celebração ainda mais especial, a G10 Transportes distribuirá brindes exclusivos aos caminhoneiros presentes nos eventos. Essa é uma forma de agradecimento pela dedicação e empenho desses profissionais, que desempenham um papel vital no transporte de mercadorias em todo o país.
Reconhecimento
A G10 Transportes tem orgulho de celebrar o Dia do Caminhoneiro e reforça seu compromisso em proporcionar serviços de qualidade, bem como apoiar e reconhecer os profissionais que desempenham um papel fundamental na economia brasileira.
Se você é um caminhoneiro ou está envolvido no setor, não perca a oportunidade de participar desses eventos. Ademais, desfrute de um dia especial preparado especialmente para você. Afinal, a G10 Transportes espera por você nos locais mencionados. Assim, pronta para celebrar juntos o Dia do Caminhoneiro e demonstrar seu apreço por esses heróis das estradas brasileiras.
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
O roubo de cargas tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelo segmento de transporte de carga, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) tem acompanhado de perto essa questão desde 1998, em parceria com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Segundo a última pesquisa divulgada pela NTC&Logística, referente ao ano passado, houve uma redução de 9,1% nos casos de roubo de cargas em todo o país em comparação ao ano anterior, totalizando 13.089 registros. No estado de São Paulo, foram concentradas 5.920 dessas ocorrências.
A região Sudeste se manteve como a mais afetada do Brasil, concentrando 85,18% das ocorrências nacionais, seguida das regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). Somente o estado de São Paulo representa 45,23% desses casos. Em termos monetários, as perdas causadas por cargas roubadas alcançaram cerca de R$ 1,2 bilhão em todo o país, sendo R$ 966,59 milhões apenas na região Sudeste.
Medidas preventivas
Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, ressalta a importância de adotar medidas adequadas para prevenir o roubo de cargas. “Temos orientado nossos associados sobre a necessidade de implementar medidas preventivas no gerenciamento de risco. E também manter uma atenção redobrada durante as paradas em trajetos realizados em horários de menor movimentação. Além disso, temos trabalhado em conjunto com os órgãos governamentais na busca por soluções efetivas para minimizar esse problema.”
A segurança das rodovias no estado de São Paulo enfrenta diversos obstáculos, sendo os principais a facilidade de venda de produtos roubados e a falta de fiscalização e investimentos para melhorar a infraestrutura dessas vias. Os assaltos ocorrem principalmente em paradas de descanso durante a noite, quando as ações policiais têm menor eficácia, e ocorrem predominantemente em áreas urbanas. Segundo Adriano, a condição precária das estradas é outro fator que facilita a ação das quadrilhas. Aliás, muitos criminosos se aproveitam da incapacidade dos motoristas de atingir uma velocidade de tráfego que iniba tais ações, o que facilita a prática do delito.
As cargas mais visadas
O Coronel Mauro Ricciarelli, assessor de segurança do SETCESP, destaca as principais medidas para reduzir os dados apresentados, que já estão em queda. “É necessário um maior engajamento da área de segurança pública. Além, da melhoria da infraestrutura viária. Ademais, o uso de novas tecnologias que impeçam o funcionamento dos ‘jammers’, aparelhos capazes de criar um sinal próprio com banda larga. No entanto, isso cria uma espécie de ‘bolha’ ao redor do dispositivo, prejudicando a frequência de sinal de outros emissores e neutralizando rastreadores que usam GPS e GSM. Dessa forma, tanto o sinal via satélite quanto o de telefonia móvel têm sua eficiência anulada.”
De acordo com a pesquisa, os tipos de cargas mais visadas são alimentos, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas, medicamentos e perfumes. Além disso, os casos apresentam períodos mais críticos entre novembro e dezembro. Por fim, isso ocorre devido ao aumento significativo do consumo durante as celebrações de Natal. Além das promoções associadas à Black Friday e o pagamento do 13º salário.
A Fabet-SP, primeira instituição de educação no transporte a oferecer cursos exclusivos de capacitação para mulheres condutoras de caminhões, anuncia a abertura do período de inscrições para a próxima turma. Essa é uma oportunidade única para mulheres que desejam trilhar uma carreira de sucesso no setor de transporte de cargas.
Os cursos serão realizados entre os dias 17 e 28 de julho, proporcionando uma oportunidade imperdível para as participantes adquirirem as habilidades necessárias para se destacarem na profissão. Com o apoio de renomados profissionais do setor, a Fabet-SP está comprometida em construir uma trajetória de sucesso para suas alunas.
O ambiente de aprendizado
Ao escolher a Fabet-SP, as mulheres condutoras de caminhões terão acesso a uma estrutura completa e especialmente pensada para proporcionar o melhor ambiente de aprendizado. O centro oferece alojamento, um espaço dedicado a atividades físicas para relaxamento após os estudos e um amplo restaurante interno. Cuidamos de todos os detalhes para garantir conforto e segurança durante a experiência de aprendizado das alunas.
Além disso, a Fabet-SP busca promover a diversidade no setor de transporte de cargas e está empenhada em capacitar mulheres para se destacarem nessa área. O ambiente da instituição é inclusivo e propício ao desenvolvimento profissional. Oferece o suporte necessário para que as alunas alcancem seus objetivos e se tornem motoristas de sucesso.
Para garantir uma vaga nessa oportunidade única, interessadas devem entrar em contato com o departamento comercial da Fabet-SP por meio do WhatsApp (49) 9918-8844 / 49 9966-9983 ou telefone (11) 4708-1784. O departamento fornecerá todas as informações sobre valores de investimento e formas de pagamento.
Venha conhecer a Fabet-SP e trilhar um caminho de empoderamento para uma carreira de sucesso como gestora de unidade móvel no setor de transporte de cargas. Afinal, a instituição está empenhada em ajudar mulheres a se tornarem motoristas de destaque nessa área. Ademais, não perca a chance de reservar sua vaga e iniciar hoje mesmo sua jornada rumo ao sucesso profissional. Dessa forma, a Fabet-SP aguarda sua inscrição para transformar suas aspirações em realidade.