domingo, maio 19, 2024

O que foi destaque no Salão da Mobilidade Elétrica 2023

Este evento Veículo Elétrico Latino-Americano, encerrado no último dia 7 de outubro, pode não ser grande em número de expositores. A falta de energia em São Paulo faz a eletromobilidade ser apenas um sonho! No entanto, era bastante grande nas inovações apresentadas aos visitantes. Neste artigo, apresentaremos as principais tecnologias do “Salão da Mobilidade Elétrica”.

Bateria de ultra-alta energia da BorgWarner

A BorgWarner, uma empresa global de tecnologia automotiva, apresentou um sistema de bateria de ultra-alta energia (UHE) produzido no Brasil e fornecido para o chassi do ônibus elétrico da Mercedes-Benz, o eO500U. O sistema é caracterizado por sua alta densidade energética sendo mostrado com componentes complementares, como o Sistema de Gerenciamento da Bateria (BMS) e outros.

Além disso, a BorgWarner apresentou o Motor Elétrico Gerador de Energia HVH, que é eficiente e adequado para veículos híbridos e elétricos. Mais de 100 mil veículos em todo o mundo utilizam esse motor. A empresa destaca o design compacto do HVH, otimizado para economizar espaço de instalação.

No Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-Move), Marcelo Rezende, Diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, foi palestrante e discutiu os projetos da empresa no Brasil, incluindo a fabricação local de sistemas de baterias. Ele enfatizou os benefícios de produzir no Brasil, como a redução de impactos logísticos e fiscais, além da contribuição para a capacitação da indústria nacional, aproveitando a matriz energética limpa do país.

Carregadores Siemens

Salão da Mobilidade Elétrica
O Sicharge UC é um carregador de carga rápida para veículos utilitários, como caminhões, ônibus e vans

Um das pioneiras em soluções para carregamento das baterias de veículos elétricos, a Siemens apresentou três modelos diferentes, cada um para um segmento: frotas, residencial e eletroposto.

O Sicharge UC é um carregador de carga rápida para veículos utilitários, como caminhões, ônibus e vans.  Este carregador tem uma potência entre 150kW e 600kW e pode recarregar a bateria de um veículo utilitário em até uma hora. O Sicharge UC também tem uma interface intuitiva e um sistema de refrigeração inteligente.

O VersiCharge é um carregador de carga lenta para residências, empresas e estacionamentos. Ele tem uma potência de 7kW ou 22kW e tem um controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. O VersiCharge pode ser instalado em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com as necessidades regionais.

O Sicharge D é um carregador ultrarrápido para espaços públicos, como eletroposto, que pode recarregar a bateria de um veículo elétrico de 20% a 80% em cerca de 20 minutos. Este modelo tem potência entre 160kW e 300kW e cabo de carregamento que suporta 400 amperes de pico. O Sicharge D também tem uma tela sensível ao toque de 24 polegadas que permite uma fácil compreensão das informações pelos motoristas leigos.

GWM Brasil

Salão da Mobilidade Elétrica
Caminhões movidos a hidrogênio serão prioridades da GMW Brasil

A GWM destacou sua tecnologia de célula a combustível de hidrogênio durante o Evento Veículo Elétrico Latino-Americano em São Paulo, apresentando uma solução promissora para a descarbonização da frota de caminhões pesados prioritariamente e, potencialmente, de veículos de passeio. Embora incipiente no Brasil, o hidrogênio verde, gerado a partir de fontes renováveis começa a ganhar terreno. A GWM está avançando com planos para uma rota de caminhões movidos a hidrogênio no Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, promovendo a transição energética e destacando seu compromisso com a inovação e a mobilidade sustentável no Brasil.

De triciclo para o agronegócio até bicicletas elétricas urbanas

Salão da Mobilidade Elétrica
Com 40 anos, a Venture caminha para a transição da eletromobilidade

A Ventura Experience, recentemente, participou com destaque na feira VE Latino-Americano, onde apresentou oficialmente seus veículos elétricos e compartilhou sua visão para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil. Durante a feira, a empresa teve a oportunidade de se conectar com clientes, parceiros e entusiastas, e ficou evidente o crescimento e a relevância do mercado de mobilidade elétrica em todo o Brasil.

“Estamos empolgados em celebrar nosso 40º aniversário e entrar em uma nova era de inovação com nossos veículos elétricos. Além disso, a participação na VE Latino-Americano fortaleceu nossa convicção de que a mobilidade elétrica é o futuro e estamos comprometidos em desempenhar um papel ativo nesse movimento,” disse Marco Garcia, porta-voz da Ventura Experience.

Leia também:

Filme Carga Máxima: Corridas, Caminhões e Noma em muita Ação

Lançamento da Plug.in

A Plug.in está pavimentando o caminho para uma revolução na mobilidade elétrica e soluções energéticas sustentáveis.

Salão da Mobilidade Elétrica
O Supercharger DC nacionalizado foi o principal lançamento da Plug.in, extremamente caro paro, quase 100 mil reais.

Uma das conquistas mais notáveis ​​da plug.in é o Supercharger DC. Com capacidade de recarga ultrarrápida. Sobretudo, o carregador permite que os veículos elétricos retornem à estrada em minutos, não horas. Além disso, sua eficiência energética é incomparável, economizando os custos operacionais para as frotas.

O Supercharger DC é uma afirmação do nosso compromisso com a sustentabilidade. Utilizando energia 100% limpa e renovável. Ademais, cada carga ajuda a reduzir as emissões de carbono e promove um ambiente mais saudável.

“Na plug.in, estamos empenhados em construir um futuro mais limpo, mais eficiente e mais sustentável. Por fim, o Supercharger DC é apenas um exemplo do nosso compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade. Isso, enquanto lideramos o caminho para um mundo impulsionado pela energia limpa”, disse Arthur Ramos, CEO da Plug.in e um dos palestrantes no Congresso C-Move realizando durante o Salão.

Marcos Villela | LinkedIn

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui