sábado, setembro 14, 2024

MAN Atlas-L4 e ANITA vencem o Prêmio Truck Innovation 2024

- Publicidade -

Os projetos de condução autônoma da MAN ATLAS-L4 e ANITA foram reconhecidos como os mais inovadores do setor de caminhões, recebendo o Prêmio Truck Innovation 2024. O prêmio foi entregue aos representantes da MAN Truck & Bus, do Grupo TRATON, durante a feira Solutrans, em Lyon, França, que reúne os profissionais do transporte rodoviário e urbano.

Leia também:

Volvo FH Eletric ganha prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2024

Os projetos da MAN superaram os concorrentes ZF eletrificou eAxle, Quantron-as-a-service (QaaS), Westwell Q-Truck, que também apresentaram soluções para a transição energética e a automação no setor automotivo. O júri do prêmio foi composto por 25 jornalistas especializados em veículos comerciais, representando as principais revistas de transporte rodoviário da Europa e da África do Sul.

O projeto ANITA (Inovação Autônoma em Operações de Terminais) visa automatizar o manuseio de contêineres entre diferentes modos de transporte, usando caminhões autônomos para transferir as cargas da rodovia para a ferrovia, e vice-versa. O objetivo é tornar os processos mais eficientes, fáceis de planejar e flexíveis, reduzindo os custos e o tempo de espera.

O projeto ATLAS-L4 (Transporte Automatizado entre Centros Logísticos em Rodovias Expressas de Nível 4) tem como meta colocar caminhões autônomos de nível 4 em operações reais, seguindo rotas definidas sob supervisão técnica. O projeto se baseia na lei alemã sobre direção autônoma, aprovada em 2021, que permite a condução autônoma em condições específicas.

Iveco renova seus caminhões, principalmente, o pesado S-Way a diesel, gás e elétrico

Os jornalistas do Caminhão Internacional do Ano elogiaram as características avançadas de ambos os projetos, a contribuição para a automação de transporte hub-to-hub e intermodal, e a frutífera cooperação de projetos entre a MAN Truck & Bus, fornecedores de logística, fornecedores de componentes, instituições de pesquisa e operadores de infraestruturas públicas.

Resumindo a votação do júri, o presidente do Caminhão Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, comentou: “Os projetos ANITA e ATLAS-L4 da MAN provam que a condução autônoma é viável hoje e pode desempenhar um papel no sentido de tornar as operações de transporte mais seguras e eficientes, lançando as bases para conceitos inovadores de transporte e logística”.

Truck of the Year Latin America

A versão latino-americano do IToY, coordenada por este jornalista, foi lançada em 2019. Devido a pandemia e as crises no Brasil, houve uma interrupção. No então a retomada está pronta para acontecer e, em breve, será anunciada.
Sobre o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano. A versão sobre inovação, devido as características da nossa região, será sobre inovação em uso de energia renovável.

Sobre o IToY

O Prêmio Internacional de Caminhão do Ano (IToY) foi estabelecido em 1977. Na época, sob a iniciativa do renomado jornalista britânico e editor lendário da revista Truck, Pat Kennett. Atualmente, os 24 jurados do IToY representam as mais respeitadas revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Ao longo dos anos, o Grupo IToY expandiu sua influência, integrando membros associados que representam mercados em crescimento, como China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Juntos, os leitores das revistas dos 24 jurados permanentes do IToY, bem como aquelas pertencentes aos oito membros associados, ultrapassam a marca de um milhão.

Sobre a Dekra

O Grupo IToY expressa sua gratidão à Dekra. Ela coordena de maneira independente todos os votos dos membros do júri do IToY e certificar o resultado. A história da Dekra teve início no setor automotivo, em 1925. Na época como a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V fundada em Berlim com o objetivo de assegurar a segurança viária diante do rápido desenvolvimento da mobilidade. Hoje, as oito divisões de serviços da Dekra, incluindo inspeção de veículos. Além disso, as reclamações e especialização, teste de produtos e inspeção industrial. Ainda mais, consultoria, auditorias, formação e trabalho temporário. Dessa foram, a empresa oferece um amplo portfólio de serviços para segurança nas estradas, abrangendo mais de 60 países. A Dekra conta, por fim, com aproximadamente 44.000 funcionários e alcança uma receita anual de cerca de 3,4 bilhões de euros.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

  1. You actually make it appear really easy with your presentation but I in finding this matter to be really something that I believe I’d never understand. It seems too complicated and very broad for me. I’m looking ahead in your next post, I will try to get the hold of it!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui