domingo, maio 19, 2024

News#19: Grupo Volvo compra o negócio de baterias da Proterra e outras notícias

O Grupo Volvo está prestes a adquirir o negócio de bateria Proterra Inc. e a Proterra Operating Company por aproximadamente US$ 210 milhões, após a Proterra entrar com um pedido de falência. A Proterra Inc. é uma fabricante americana de veículos elétricos e motores com sede em Burlingame, Califórnia. A empresa projeta e fabrica ônibus elétricos a bateria, sistemas de bateria para outros construtores de veículos pesados ​​e sistemas de carregamento para frotas de veículos pesados.

A transação aguarda a aprovação do tribunal de falências dos EUA e deverá ser concluída no início de 2024.

Os ativos incluem um centro de desenvolvimento de baterias na Califórnia e uma instalação de montagem na Carolina do Sul.

Leia também:

3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos

Com essa aquisição, certamente, o Grupo Volvo planeja fortalecer sua presença no mercado de veículos elétricos, complementando seu roteiro de baterias elétricas.

A Proterra, conhecida por fabricar ônibus elétricos, sistemas de bateria e colaborações com empresas como Nikola, entrou com pedido de falência em agosto de 2023. O porta-voz da Volvo, Claes Eliasson, destaca a intenção a fim de operar o negócio como uma preocupação constante e ressalta a complementaridade estratégica do “Proterra Powered”.

Proterra
Fábrica de ônibus da Proterra

Ritmo de crescimento do emprego no transporte

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, na quinta-feira (9), o novo informe técnico com o panorama econômico atual do Brasil. O Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023, portanto, reúne informações com relação aos indicadores econômicos e aos seus impactos no setor de transporte.

O destaque está na continuidade da geração de empregos no setor, que acumula mais de 89 mil novos postos formais de trabalho até setembro – 4.793, certamente, a mais do que no mesmo período de 2022.

Em termos regionais, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados que, por certo, mais geraram empregos em setembro de 2023. O detalhamento do saldo (admissões e desligamentos) pode ser acessado no Painel do Emprego no Transporte da CNT.

A inflação do transporte é outro ponto de atenção. O índice de preços do grupo Transportes, sobretudo, acumulou aumento de 7,70% nos últimos 12 meses, até setembro. Dessa forma, acima do que vinha se observando nos meses anteriores. Leia o Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 na íntegra.

Lançamento: 3ª edição do livro “Segurança no Trânsito”

Foi lançado no último dia 7/11, no 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes), a 3ª edição do livro: Segurança no Trânsito.

O conteúdo da obra é composto por uma série de temas relacionados às múltiplas dimensões da segurança no trânsito. Ademais, sendo um ótimo ponto de partida para todos aqueles que se interessam pela segurança no trânsito. Por fim, é possível baixar gratuitamente o livro no site do Observatório Nacional de Segurança Veicular.

Saiba mais:

Goodyear no Open Jazz com Diana Krall, Ajuste de Rota e outras dicas

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui