O Euro NCAP é uma organização apoiada pelos governos europeus, seguradoras e fabricantes, que testa e classifica veículos para auxiliar os consumidores e empresas a identificarem a escolha mais segura para as suas necessidades. Em 2021, para auxiliar os gestores de frotas, o Euro NCAP introduziu outro sistema exclusivo para furgões.
O Frota News divulga abaixo, os resultados mais recentes dos testes com furgões europeus comercializados no Brasil. São eles: Citroën Jumper, Citroën Jumpy, Fiat Ducato, Ford Transit, Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter, Peugeot Boxer, Peugeot Expert e Renault Master.
Os modelos são classificados como Platinum (nota máxima), Gold, Silver, Bronze e não recomendado. Entre os furgões vendidos no Brasil, nenhum conseguiu a nota Platinum. O Fiat Ducato chegou a ter a nota Platinum, mas foi rebaixado para a nota Gold. As notas e os vereditos são da Euro NCAP. O Frota News apenas selecionou os modelos vendidos no Brasil e fez a tradução das informações mais relevantes.

Modelos Gold
Fiat Ducato

Veredito do Euro NCAP: o Ducato foi totalmente reformulado para 2022 e o furgão de 2023 permanece inalterada em relação ao modelo do ano passado. Avaliado Platina no ano passado, o Ducato cai para Ouro contra os protocolos mais rígidos de 2023 do Euro NCAP. Apesar da queda na classificação, o Ducato continua sendo uma das melhores opções disponíveis para os compradores de vans que procuram segurança.
Ford Transit

Veredito: no geral, bom resultado para o Transit. Possui muitos equipamentos de segurança disponíveis, como opção apenas no nível de acabamento básico, mas de série no nível de acabamento ‘Tendência’ e superior, e isso geralmente funciona bem. Detalhes, como monitoramento padrão do estado do driver sistema, melhoraria a pontuação, mas, mesmo assim, o veículo apenas ultrapassa o limite para uma medalha de ouro em 2023.
Modelos Silver
Mercedes-Benz Sprinter

Veredito: o Sprinter mantém a medalha de prata com uma ampla gama de equipamentos de segurança oferecidos, embora principalmente como opção, e geralmente, tem bom desempenho. Espera-se que novas melhorias nestes sistemas elevem o desempenho ao nível que é agora comum nos automóveis de passageiros da Mercedes-Benz.
Modelos Bronze
Citroën Jumper

Veredito: em suma, o Jumper oferece poucos equipamentos de segurança em comparação com outros veículos do mercado e, embora seu sistema AEB impressiona, outros sistemas não funcionam tão bem. O Jumper apenas se apega à medalha de Bronze em 2023: melhor que alguns, mas com várias necessidades de melhorias em desempenhos pela frente.
Citroën Jumpy

Veredito: o Jumpy oferece ao consumidor algumas opções de equipamentos de segurança. O resultado geral fica decepcionado com a má implementação de sistemas básicos como SBR (monitoramento do uso de cinto de segurança) e suporte de pista. Mais cuidado nessas áreas poderia ter elevado o veículo além de sua classificação atual de medalha de bronze.
Iveco Daily

Veredito: no geral, o Iveco Daily oferece um nível decente de equipamento de segurança, embora, principalmente, como opção, e o desempenho é aceitável. O veículo carece de funcionalidades mais avançadas, como detecção de pedestres e ciclistas para o sistema AEB e a van cai para uma classificação de Bronze em relação aos protocolos mais rígidos de 2023 do Euro NCAP.
Peugeot Boxer

Veredito: em suma, o Boxer oferece poucos equipamentos de segurança em comparação com outros veículos do mercado e, embora o seu sistema AEB impressione, outros sistemas não funcionam tão bem. Um medalhista de bronze: melhor do que alguns, mas com várias necessidades de melhorias pela frente.
Peugeot Expert

Veredito: no ano passado, o Expert acabou de chegar à medalha prata. Este ano, contra os protocolos mais rígidos do Euro NCAP, junta-se ao seu Citroën e Opel/Vauxhall na classificação da medalha Bronze. O Expert oferece uma opção de gama média-baixa para consumidores interessados em segurança e dispostos a pagar pelo equipamento opcional.
Renault Master

Veredito: o Master mantém a classificação Bronze do ano passado, mas os concorrentes estão mais bem equipados e com melhor desempenho do que o Master.
Sobre Euro NCAP
O Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros (Euro NCAP) é um programa europeu de avaliação de desempenho de segurança automotiva fundado em 1997 pelo Laboratório de Pesquisa de Transporte do Departamento de Transportes do Reino Unido e agora é o padrão em toda a Europa Ocidental.
O Euro NCAP é apoiado pelos governos do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Holanda, Luxemburgo e Espanha, bem como por organizações de seguros, automóveis e consumidores.
A classificação de segurança é determinada a partir de uma série de testes de veículos, projetados e realizados pelo Euro NCAP. Esses testes representam, de forma simplificada, importantes cenários de acidentes da realidade que podem resultar em ocupantes de carros feridos ou mortos, ou outros usuários da estrada.
Leia também:
3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos
Embora uma classificação de segurança nunca possa captar totalmente a complexidade da realidade, as melhorias dos veículos e a tecnologia trazidas nos últimos anos pela aplicação de normas de segurança elevadas demonstraram proporcionar um verdadeiro benefício aos consumidores e à sociedade em geral.
Visando fornecer informações atualizadas para os gestores de frotas e um ambiente mais seguro para os motoristas de vans, desde 2021 o Euro NCAP fornece classificações de Segurança de Furgão. Essas classificações autônomas, emitidas para vans comerciais leves, se concentram na disponibilidade e no desempenho de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Os utilitários são veículos concebidos para transportar mercadorias ou equipamento especializado e que não pesam mais de 3,5 toneladas de PBT. A sua vida útil econômica e o total de quilômetros percorridos excedem normalmente os dos automóveis de passageiros médios. Para economizar custos de desenvolvimento e maximizar os lucros, a “engenharia de crachás” é uma prática comum neste segmento, por fim, com um design comum sendo compartilhado por vários fabricantes.