quarta-feira, dezembro 24, 2025

Volvo do Brasil projeta crescimento nos mercados de caminhões e ônibus em 2024

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A Volvo do Brasil projeta crescimento de 10% a 15% para o mercado de caminhões com PBT acima de 16 toneladas, segmentos que ela atua com as linhas de semipesados (VM), pesados (FH e FM) e extrapesados (FMX). Para o segmento de ônibus, a Volvo acredita em um crescimento de até 20% nos chassis rodoviários e boas perspectivas para os modelos elétricos.

Os fatores que levam a fabricante a estar mais otimista com 2024 são fatores econômicos como as exportações de commodities, queda do desemprego, aumento do poder de compra do brasileiro, tendência de baixa da inflação e crescimento acelerado da indústria de turismo.

Por outro lado, a fabricante sueca aponta alguns pontos de atenção, como possíveis quebras de safra devido a problemas climáticos, oscilação da taxa de juros de financiamento, equilíbrio fiscal das contas públicas, elevação dos custos de produção e o cenário geopolítico internacional.

Liderança em caminhões pesados

A Volvo solidificou sua posição no segmento de transporte de cargas no Brasil ao longo de 2023, liderando o mercado de caminhões pesados Euro 6 com uma participação de mercado de 30,7%. Com um total de 10.296 unidades licenciadas dos modelos FH, FM e FMX, a empresa se destacou entre as concorrentes que estão mais tempos nesses segmentos no Brasil.

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, expressou sua satisfação com os resultados alcançados, destacando a aceitação do mercado em relação aos modelos Euro 6 da marca. “Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado teve grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, afirmou Lirmann.

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Wilson Lirmann – Presidente do Grupo Volvo América Latina com o caminhão FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Volvo

Além dos caminhões pesados, a Volvo também registrou expressivas vendas na linha VM, com 3.724 unidades Euro 6, abrangendo veículos semipesados e pesados, o que resultou em 27% de participação no mercado. Ao todo, a empresa entregou 19.647 caminhões no Brasil em 2023, sendo 14.020 unidades equipadas com a tecnologia Euro 6, que se tornou obrigatória em veículos produzidos no país no ano passado.

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, destacou os avanços em produtividade e segurança proporcionados pela linha 2023. “Fomos muito além de baixar emissões. Nossa linha 2023 deu um verdadeiro salto em produtividade e segurança nos transportes, fato atestado pela larga preferência dos clientes”, disse Cavalcanti.

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Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões

Além dos veículos, a Volvo também se destacou nos serviços, com um aumento de 21% no volume de negócios e a expansão da plataforma Volvo Connect. O segmento de seminovos da marca também teve um ano de celebração, com 1.799 unidades comercializadas.

Locadora Volvo

Em um ano marcado por desafios e conquistas, a Locadora Volvo, uma das mais recentes iniciativas da Volvo Financial Services (VFS) no Brasil, celebra o fechamento de seu primeiro ano de atividades com números expressivos: 850 ativos locados entre caminhões e implementos.

O setor de transportes enfrentou um ano desafiador, com uma redução nas aquisições de caminhões. Por certo, na renovação de frotas para todas as marcas. Ademais, como um reflexo direto da introdução da tecnologia de emissões Euro 6, que elevou os valores dos veículos. No entanto, a VFS Brasil experimentou um aumento significativo no volume financiado, totalizando R$ 6,8 bilhões, mantendo uma baixa inadimplência de 1,5%.

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Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul, destaca a expansão contínua das operações. Sobretudo, o papel da VFS como parceiro essencial dos transportadores e operadores para facilitar a aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da Volvo. “Nossa missão é apoiar nossos clientes em todas as etapas, oferecendo soluções financeiras adaptadas às suas necessidades”, afirma Ribeiro.

Mercado de ônibus rodoviários

Para o segmento de transporte de passageiros, a Volvo anunciou um crescimento em sua operação de ônibus no Brasil ao longo do ano de 2023. A empresa sueca entregou 700 chassis no país, marcando um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.

André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, expressou entusiasmo com os resultados: “Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes, ademais é um reconhecimento aos atributos dos nossos novos chassis rodoviários Euro 6. Certamente, tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos.”

A empresa também destacou seu compromisso com a sustentabilidade e a eletromobilidade. Por certo, com o modelo BZL Elétrico realizando uma demonstração bem-sucedida em Curitiba (PR) e iniciando testes em São Paulo (SP).

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Evento VemDeVibra: um encontro vibrante para parceiros e empreendedores

Entre hoje e amanhã (dias 28 e 29 de fevereiro), o Riocentro, um dos maiores centros de convenções do Brasil, fervilhará de atividades e oportunidades. Com 4 mil participantes confirmados, o evento VemDeVibra promete ser um marco para o mundo dos negócios e parcerias das maiores empresas de energia do mundo.

Objetivo e Foco

O objetivo principal do evento VemDeVibra é claro: fortalecer as parcerias que movimentam a economia do nosso país. Reunindo a equipe Vibra, revendedores e franqueados, este evento de dois dias procura conteúdo enriquecedor, escuta ativa e aprendizado contínuo. Afinal, a troca de conhecimento é essencial para o crescimento sustentável de qualquer empreendimento.

VemDeVibra
Sula Miranda participa como importante referência e defensora dos profissionais do setor de transportes

O que esperar do evento?

  1. Exposição Empresarial

O coração do evento será a exposição de negócios, abrangendo 23 mil metros quadrados. Nos estandes, os expositores apresentarão uma diversificada gama de produtos e serviços. Esses 20 expositores prometem inovação, qualidade e oportunidades de negócios interessantes.

  1. Palestras e conversas inspiradoras

Ao longo de quase 20 horas, os participantes podem mergulhar em palestras e discussões estimulantes. Nas principais arenas plenárias e temáticas, especialistas do setor compartilharão informações valiosas sobre tendências de mercado, estratégias de crescimento e melhores práticas de negócios. Entre os nomes confirmados, temos profissionais de renome, entre eles: Sula Miranda, Ricardo Amorim e João Adibe Marques.

  1. Ecossistema completo sob o mesmo teto

O evento VemDeVibra oferece aos parceiros uma experiência única. Marcas, produtos, serviços e fornecedores convergirão em um único espaço. Essa concentração de recursos oferece amplas oportunidades de networking e caminhos para colaboração empresarial.

Situado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o Riocentro se destaca como o centro de convenções e eventos mais completo do Brasil. Suas instalações versáteis atendem a uma ampla variedade de eventos – desde feiras e congressos até reuniões corporativas, eventos religiosos, atividades esportivas, festas, shows, formaturas, torneios de esportes eletrônicos e até filmagens.

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Principais recursos do Riocentro

Quatro Pavilhões: com área total superior a 500 mil metros quadrados (aproximadamente 98 mil metros quadrados construídos), o Riocentro possui quatro pavilhões equipados para receber eventos diversos.

Centro de Convenções: com 13.532 metros quadrados, o centro de convenções dispõe de salas modulares climatizadas e com paredes retráteis, ideais para eventos dinâmicos com atividades simultâneas.

Lagune Barra Hotel: no complexo do Riocentro está o Lagune Barra Hotel com 306 quartos. Os hóspedes podem desfrutar de comodidades como um restaurante na cobertura com piscina, academia (incluindo saunas), estacionamento gratuito e até mesmo um heliporto.

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Meliá Paulista anuncia nova temporada de shows em parceria com a Cia Broadway Brasil

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Após o sucesso das duas primeiras temporadas, o Meliá Paulista, um dos mais conceituados hotéis da cidade de São Paulo, principalmente no atendimento de clientes corporativos, anuncia a renovação da parceria com a renomada Cia Broadway Brasil para promover uma nova temporada de interações artísticas inesquecíveis. De 29 de fevereiro a 25 de maio, o elegante espaço do restaurante Gran Via se transformará em um palco vibrante, onde cantores talentosos apresentarão as mais famosas canções de musicais da Broadway, além de sucessos de musicais nacionais. As apresentações acontecerão às quintas, sextas e sábados, das 19h30 às 23h00, prometendo encantar hóspedes e visitantes com apresentações de tirar o fôlego.

Fundada em 2005 pelo produtor Marco Jorge, a Cia Broadway Brasil construiu um legado de quase duas décadas, trazendo shows musicais de alta qualidade para grandes empresas como Petrobras, Fiat, Telefônica, Clube Pinheiros e Clube Paulistano. Com um elenco estrelado por grandes nomes do teatro musical brasileiro, a companhia tem se destacado por formatar espetáculos sob medida para eventos corporativos e sociais por todo o Brasil, sempre com um toque especial de magia e encantamento.

Gastronomia especial

Para a ocasião, o chef executivo do hotel, Acácio Santiago, preparou dois menus especiais: um com jantar completo de três pratos e outro com opções de sanduíches e sobremesas, denominado “Sugestão Broadway”.

O menu do jantar inclui pratos como Salada César ou Caprese como entrada; Filé Mignon ao Molho de Cogumelos Shitake e Shimeji e Purê de Batata Doce Roxa, Saint Pierre Grelhado com Risoto de Limão, Filé de Frango Grelhado com Legumes na Manteiga e Arroz Branco ou Ravioli de Abóbora com Molho Quatro Queijos como prato principal. Para sobremesa, os clientes podem escolher entre Carpaccio de Abacaxi com Calda de Gengibre e Sorvete de Baunilha, Pudim de Tapioca ou Fatias de Frutas da Temporada.

A “Sugestão Broadway” oferece quatro opções de sanduíches, cada um servido com três mini hambúrgueres e acompanhado de Batata Frita ou Onion Rings:

— Times Square: Croissant recheado com salmão defumado, abacate e cream cheese.

— Brooklyn: Hambúrguer Artesanal de Frango com Cebola Caramelizada no Pão Australiano.

— Empire State: Hambúrguer Artesanal de Carne com Pasta de Gorgonzola e Rúcula no Pão Tradicional.

— Wall Street: Hambúrguer Artesanal de Carne com Queijo, Tomate e Alface Americana no Pão de Gergelim.

As opções de sobremesas para a “Sugestão Broadway” incluem:

— Berry Fields — Bagatela de Frutas Vermelhas.

— Soho: Rabanada com Sorvete de Baunilha.

— Metropolitano: Brownie, Biscoitos Recheados e Fudge de Nozes.

Opção com hospedagem

Os visitantes têm a liberdade de escolher entre apenas desfrutar do jantar com show ou optar por uma experiência completa. Além disso, adquirindo pacotes de hospedagem que incluem o show, jantar e café da manhã. Esses pacotes estão disponíveis para reserva no site www.melia.com e podem ser adquiridos por meio de agências parceiras do programa corporativo Meliá PRO. Além disso, os membros do programa de fidelidade Meliá Rewards podem utilizar seus benefícios e pontos para tornar essa experiência ainda mais memorável.

O Meliá Paulista está comprometido em proporcionar momentos inesquecíveis para seus hóspedes e, certamente, visitantes. Por certo, combinando o melhor da hospitalidade com o encanto dos musicais da Broadway.

Serviço:

— Temporada com mini shows da Cia Broadway Brasil: De 29 de fevereiro a 25 de maio, de quinta a sábado, das 19h30 às 23h00.

— Jantar Especial: R$ 180,00 por pessoa + 10% taxa de serviço / bebidas à parte.

— Sugestão Broadway: R$ 130,00 por pessoa + 10% taxa de serviço/ bebidas à parte.

— Por fim, com pacote de hospedagem + show e jantar + café da manhã: reservas pelo site www.meliapro.com.

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Ford Pro Brasil lança E-Transit 100% elétricas em cinco versões furgão e duas chassi

Grandes empresas de logística estão investindo para fazer a transição energética em suas frotas de veículos a diesel por elétricos ou biometano. Só a DHL Supply Chain anunciou um investimento de EUR 500 milhões (equivalente a R$ 2,680 bilhões) para América Latina, incluindo, principalmente, o Brasil. O maior desafio para grandes frotistas são as poucas opções de modelos, por enquanto, ofertados no mercado brasileiro. No entanto, agora, empresas como a DHL, Mercado Livre e outras, vão poder contar com os utilitários Ford E-Transit nas versões furgão e chassi cabine 100% elétricos, que começam a ser comercializados a partir do final de março.

Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, adiantou que já há um pedido de 300 E-Transit encomendados, mas ainda não pode revelar o nome do cliente. Os modelos Transit a diesel são montados na fábrica da Nordex, no Uruguai. Já os elétricos, serão importados da Turquia. Antes do lançamento, foi realizado um programa de testes bem-sucedido com grandes frotistas do Brasil e países vizinhos, entre eles a DHL.

Em um evento de dois dias em São Paulo, que reuniu mais de 200 participantes entre concessionários e convidados, a Ford Pro apresentou suas novas ofertas. Com uma capacidade de carga e autonomia superiores aos concorrentes chineses do mesmo segmento, além de um custo total de operação 40% menor em comparação com as versões a combustível diesel, a E-Transit se destaca no mercado.

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Autonomia WLTP vs. INMETRO

Equipada com motor elétrico de 198 kW (269 cv) e torque de 430 Nm, a van oferece uma autonomia de 317 km (WLTP), com uma bateria de lítio de 68 kWh que suporta carregamento rápido em corrente contínua ou alternada. Vale esclarecer que a autonomia no padrão WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), a autonomia declarada para um veículo elétrico é obtida por meio de testes mais realistas, simulando condições de uso da realidade. Esse padrão considera velocidade, motor, peso do veículo e outros fatores.

No entanto, o INMETRO adota uma metodologia específica para veículos elétricos vendidos no Brasil, chamada PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). Essa metodologia prevê um deságio de 30% em relação aos dados obtidos em laboratório. Portanto, os números de alcance informados pelo INMETRO são mais conservadores e refletem uma estimativa mais pessimista da autonomia real.

E-Transit
A bateria é montada pela própria Ford e o motor elétrico é fornecido pela BorgWarner

Para entender a diferença, vejamos um exemplo na voz ativa: se um carro elétrico apresenta 317 km de autonomia segundo o padrão WLTP, a aplicação do padrão INMETRO reduziria esse alcance em 30%. Portanto, a autonomia informada na etiqueta oficial seria de aproximadamente 210 km. Mas há vários outros fatores que influenciam a autonomia e, o operador logístico entenderá a partir do uso em operação real.

Um sistema de gerenciamento de carga, usando um conector do tipo 2, pode carregar a bateria de lítio de 68 kWh tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, otimizando a sua vida útil.

Segurança acima da concorrência

Como diferenciais exclusivos, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também é a única com três modos de condução — Normal, Econômico e Escorregadio —, que com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.

“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel. Dessa forma, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor. Isso, segundo Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica. São: L2H2, com 9,5 m³; L2H3, com 10,7 m³; L3H3, com 12,4 m³; e L4H3, com 15 m³. Por certo, ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B. Dessa forma, a sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg. Na versão chassi, há o modelo de 3.500 kg de PBT e, certamente, de 4.200 kg de PBT.

Os modelos da E-Transit estão disponíveis em diversas configurações. Por fim, os preços são a partir de R$ 542.000. Ademais, a Ford Pro auxiliará o cliente a encontrar linhas de financiamento especiais para a transição energética. Além disso, oferecer opção da locação por assinatura.

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Conclusão do 1º Módulo do Curso de Gestão em Segurança no Transporte de Cargas na Fabet-SP

Na última sexta-feira, foi concluído com sucesso o 1º módulo do curso de Gestão em Segurança no Transporte de Cargas na Fabet-SP. O evento reuniu 41 participantes de 24 empresas, incluindo transportadoras e embarcadores, provenientes das mais diversas regiões do Brasil.

As empresas participantes merecem reconhecimento especial. A Fabet agradece às seguintes organizações por seu comprometimento com a segurança e eficiência no transporte:

Nitro, Transportadora Ouro Verde, Rio Transportes, Tropical Transportes Ipiranga, Cita Transportes Ltda., Citrosuco, Crossatti e Paiva Assessoria, Consultoria e Treinamentos EuroChem Brasil, Fadel Transportes e Logística Ltda., G2L Logística, Transportadora Garbuio, Iblogistics, Ipiranga, Ivoglo Transporte de Combustíveis, JD Cocenzo Transportes, Menegazzo Ambev, PRA LOG Rentals – Serviço de Transporte, Rodowall Transporte Rodoviário, Kothe S.A., Transportes Santa Maria, Transparaná Transportando Soluções, Tassi Transportes e Vibra.

Os temas e professores do curso presencial Gestão em Segurança no Transporte

1º Módulo
Temas e professores altamente qualificados para promover conhecimento em segurança no transporte

A importância da capacitação em gestão

A segurança no transporte rodoviário de carga é um aspecto crucial que abrange a proteção de vidas, a prevenção de roubos e furtos, a minimização de danos e perdas, o cumprimento de regulamentações, e a preservação da reputação das empresas.

Medidas como a manutenção adequada dos veículos, treinamento contínuo dos motoristas, monitoramento por GPS, e o planejamento de rotas seguras são fundamentais para mitigar riscos e assegurar a integridade tanto dos profissionais envolvidos quanto das mercadorias transportadas.

Além disso, o cumprimento das normas regulatórias ajuda a evitar penalidades legais. Sobretudo, fortalecer as relações comerciais, enquanto uma gestão de segurança eficiente constrói uma reputação sólida e confiança junto aos clientes.

A educação contínua e a troca de experiências entre os profissionais são essenciais para aprimorar as práticas de segurança. Ademais, enfrentar os desafios do setor, contribuindo para a eficiência operacional, a redução de custos, e a satisfação dos clientes.

Juntos, esses profissionais estão comprometidos com um trânsito mais humano e um transporte mais seguro e sustentável. A união dessas empresas, por fim, é um passo importante para melhorar a logística e a segurança no setor de transporte de cargas.

Novo curso: Gestão Estratégica de Transporte

1º módulo'
Inscrições já estão abertas

Entre custos e frete: o dilema do transporte rodoviário segundo estudo da NTC&Logística

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Uma análise recente realizada pela NTC&Logística, por meio do seu departamento de economia e estatística, o DECOPE, revelou que os aumentos dos custos com veículos, mão de obra e combustíveis foram muito superiores ao reajuste do valor do frete.

Dessa forma, a pesquisa comprovou que os reajustes aplicados ao frete não têm sido suficientes para compensar os aumentos significativos nos custos operacionais, resultando em uma defasagem preocupante para as empresas do ramo.

Segundo o estudo, existe uma defasagem média de 8,5% nos valores de frete em relação aos custos reais enfrentados pelas transportadoras. Este número se desdobra de maneira mais crítica no segmento de carga fracionada, onde a defasagem chega a 9,6%, enquanto no transporte de carga lotação, a defasagem é um pouco menor, situando-se em 7,6%.

Um dos principais vilões desta equação é o aumento nos preços dos insumos essenciais para a atividade, como o combustível e os próprios veículos de carga. Nos últimos três anos, o preço do combustível acumulou um aumento de 57%, mesmo tendo registrado uma queda de 7,3% no último ano. Paralelamente, os preços dos caminhões dispararam, com um reajuste médio de 95% no mesmo período, pressionando ainda mais as margens de lucro das transportadoras.

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Além disso, o Índice Nacional de Custos de Transporte (INCT), que acompanha a inflação específica do setor de transporte de carga, evidencia a defasagem quando comparado à inflação geral do país, medida pelo IPCA, especialmente no acumulado dos últimos três anos.

A pesquisa também destaca a complexidade e a insuficiência das tarifas cobradas, incluindo uma série de componentes e taxas adicionais que muitas vezes não são devidamente remuneradas pelos contratantes dos serviços. Este cenário contribui para agravar a situação financeira das empresas de transporte, que frequentemente não recebem pagamentos por serviços essenciais e adicionais, como o Frete-valor e o GRIS, além das estadias garantidas por legislação.

Diante desses desafios, o setor se encontra em uma busca contínua por soluções que permitam um equilíbrio mais justo entre os custos operacionais e os ganhos obtidos com o frete.

Para 2024, as expectativas apontam para um mercado estável, com uma leve alta na demanda por serviços de transporte de carga. Este cenário pode representar uma oportunidade para as transportadoras ajustarem suas tarifas e, finalmente, superarem a defasagem acumulada, reforçando a importância de valorizar o serviço prestado, reconhecendo seus desafios e riscos.

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Nova unidade DPaschoal em Criciúma (SC)

>> A DPaschoal inaugurou uma nova unidade de Auto Center em Criciúma (SC), oferecendo produtos e serviços automotivos para veículos de passeio e linha pesada. Localizada no bairro Nossa Senhora da Salete (Próspera), a instalação proporciona serviços como alinhamento, balanceamento, troca de óleo, manutenção de freios, entre outros, além do serviço de Revisão de Segurança DPaschoal. A unidade também oferece comodidades como Área Kids, Wi-Fi e ambiente climatizado. Marcos Arthuzo, Diretor de Operações, destaca a importância da unidade para a região e o compromisso da empresa com a qualidade, inovação e sustentabilidade.

Serviço: Rua Manoel Delfino Freitas, 389, bairro Nossa Senhora da Salete (Próspera). Telefone: (48) 3403-2600; e horário de Funcionamento: Segunda a sexta — 08h às 18h / sábados — 08h às 12h.

>> Há alguns anos, os caminhões eram transportados entre a fábrica ou concessionária até o cliente rodando. O cliente não sabia o que era ter um caminhão zero km. Na verdade, com menos de 100 km rodados, pois zero mesmo, não existe. Sobretudo, porque ele roda em testes de aprovação dentro da fábrica e entre pátios. Quem imaginou que isso mudaria aos números de hoje, com caminhões sendo transportados sobre carretas? Lógico, que ainda, muitos são entregues rodando, pois é uma escolha do cliente pagar ou não o frete. Mas o números impressionam. Conheça:

O Grupo SVD alcançou uma participação de 43,3% no mercado de transporte de veículos novos em 2023. Por certo, transportando um total de 38 mil caminhões pesados e semipesados, além de máquinas e equipamentos agrícolas. Apesar de enfrentar desafios, a empresa conseguiu crescer, impulsionada por sólidos resultados em transporte, venda de veículos seminovos e acessórios.

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Zero Acidente: Tombini renova frota com 100 Actros e faz reconhecimento a motoristas

O Grupo Tombini, empresa com sede na cidade catarinense de Palmitos e com mais de meio século no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, acaba de renovar sua frota com a aquisição de 100 unidades do Actros 2548 LS 6×2, da Mercedes-Benz do Brasil.

Clecio Roberto Tombini, sócio-diretor do Grupo Tombini, enfatiza a importância de uma escolha cuidadosa no momento de expandir a frota: “A aquisição de um veículo para o transporte requer uma análise muito criteriosa. Avaliamos desempenho, planos de manutenção, conforto, segurança, além do valor de compra e de revenda.”

Tombini
O caminhão é uma ferramenta de trabalho. Quando melhor a ferramenta, melhor será o trabalho do operador da ferramenta

Zero Acidente

Além de caminhões com avançados sistemas de segurança, o Grupo Tombini investe nos condutores destes caminhões. Na última sexta-feira, dia 16, ocorreu a cerimônia de premiação da Campanha Zero Acidente 2023.

Realizado no Hotel Serra de Jundiaí, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Tombini no YouTube, reunindo não apenas os colaboradores da empresa, mas também uma audiência virtual, ansiosa por celebrar os feitos dos motoristas mais seguros do ano.

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A iniciativa premiou os profissionais que se destacaram no cumprimento dos requisitos de segurança estabelecidos pela Tombini, no período de 1 de agosto a 31 de dezembro de 2023, com um total de R$ 115 mil em premiações em dinheiro. Os prêmios foram distribuídos para reconhecer o esforço e a dedicação dos motoristas em manter as estradas mais seguras: aqueles classificados entre a 21ª e a 100ª posição receberam R$ 1.000,00 cada; os motoristas da 6ª à 20ª posições foram agraciados com R$ 1.500,00; e os primeiros 5 colocados receberam, cada um, R$ 2.500,00.

Os cinco primeiros colocados, que se destacaram pela excelência em segurança, foram:
  1. Leandro Ricardo Lanceti
  2. Jefferson Alexandre Veloso
  3. Carlos Henrique Silva de Oliveira
  4. Hugo Alex Brito de Souza
  5. Jose Luis de Souza Pereira
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Gestão em segurança no transporte rodoviário x aéreo

“É um orgulho ver o belo trabalho que está sendo feito para prevenção de acidentes na nossa empresa. Quero parabenizar e fazer um agradecimento, muito especial, a todos e extensivo aos motoristas premiados”, expressou Valdir Tombini, presidente do Grupo Tombini, destacando a importância da iniciativa para a cultura de segurança da empresa.

Além do prêmio em dinheiro, os 100 motoristas que compõem a Elite do Asfalto 2023 foram homenageados com camisetas personalizadas, simbolizando seu comprometimento com a segurança nas estradas. A campanha também contou com o apoio de parceiros como a 3S Tecnologia, que presenteou Leandro Lanceti, o primeiro colocado, com uma geladeira para carreta, e a TrucksControl, que contribuiu com 5 TVs de 32 polegadas e 5 micro-ondas, sorteados entre os 105 motoristas que alcançaram a pontuação necessária, mas não se classificaram entre os primeiros 100 pelos critérios de Média, Produtividade e Tempo de Empresa.

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Energia renovável e sustentabilidade: a jornada do Grupo Rodonaves

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O Grupo Rodonaves, com empresas ligadas ao transporte, adotou fontes de energia renováveis e certificadas para impulsionar suas atividades. Atualmente, seis unidades no estado de São Paulo estão contratando energia no Ambiente de Contratação Livre. Essas unidades estão localizadas em Ribeirão Preto, Vila Guilherme, Vila Jaguara, Americana, Campinas e, a partir de 2024, também em São José dos Pinhais (PR). Essa expansão permitirá que a unidade paranaense também receba energia proveniente de fontes renováveis.

Com essa estratégia, o Grupo Rodonaves já reduziu 450 toneladas de CO₂ em suas emissões de gases de efeito estufa. Essa quantidade é equivalente ao plantio de 2.700 árvores. 88% das operações da empresa agora são movidas por energia renovável. Além disso, o grupo adquiriu créditos de geração distribuída e investiu em sistemas de geração fotovoltaicos próprios.

Leia sobre outro exemplo de uso de energia renovável:

Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor

O diretor de gente e gestão do Grupo Rodonaves, Oswaldo Maia, destaca que todas as iniciativas da empresa contam com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). Esse certificado comprova que a energia consumida pela empresa é obtida a partir de fontes renováveis. Além disso, o Grupo Rodonaves já instalou placas de energia solar em operações de diferentes estados do país, incluindo Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal.

Além do uso de fontes renováveis, o Grupo Rodonaves também investe na preservação dos recursos naturais. Por certo, um exemplo disso é o projeto de reuso de água para a lavagem de caminhões em unidades que possuem lavadores de veículos. Além disso, um processo de tratamento reutiliza toda a água. Esse sistema, por fim, aplica-se em operações de diversas cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

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XCMG Brasil entrega 10 caminhões elétricos para Reiter Log e anuncia investimento para nacionalização

A Reiter Log começou a preparar a transição energética de sua frota desde 2014, testando caminhões a gás e elétrico, e de tempos em tempos, fazendo a sua renovação de frota ou ampliação com modelos com essas tecnologias. No último dia 20 de fevereiro, a Reiter Log recebeu 10 caminhões elétricos da XCMG Brasil, segunda maior fabricante de caminhões elétricos do mundo e líder em máquinas pesadas na China.

A cerimônia de entrega ocorreu na fábrica da multinacional chinesa localizada em Pouso Alegre, Minas Gerais, contando com a presença de importantes figuras como Tian Dong, vice-presidente da XCMG Brasil, Ricardo Senda, gerente de elétricos, e Vanessa Pilz, diretora de ESG, representando a Reiter Log.

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Nacionalização de caminhões elétricos

Durante o evento, foi anunciado um investimento significativo de R$ 270 milhões pela XCMG Brasil, destinado à nacionalização e ampliação da linha de produção de caminhões elétricos. Este investimento inclui a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado neste ano, visando atender melhor os mercados nacional e latino-americano e marcando a exportação de equipamentos para os Estados Unidos.

Tian Dong enfatizou o compromisso da empresa em continuar investindo neste setor, destacando o sucesso de emplacamento de caminhões pesados no último ano. Ricardo Senda, por sua vez, tem expectativas otimistas para o mercado, prevendo que o número de caminhões elétricos vendidos pela empresa no Brasil e na América Latina pode triplicar este ano.

Vanessa Pilz, da Reiter Log, destacou o impacto positivo que a aquisição de veículos elétricos teve nos negócios da empresa. Certamente, resultando em um crescimento superior a 30%. Com 30% da frota da empresa já movida a energias alternativas, a Reiter Log almeja atingir 100% de veículos movidos a energia sustentável até 2035, reafirmando seu compromisso com práticas de negócios ambientalmente responsáveis.

10 caminhões
Vanessa Pilz, da Reiter Log, e o presidente da XCMG do Brasil, Li Hanguang, no momento da entrega dos 10 caminhões

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O modelo E7-49T

O modelo entregue, o XCMG E7-49T, é o primeiro caminhão elétrico rodoviário vendido no Brasil. Ele tem capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km. Equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente, oferece 482 cv de potência e um torque de 204,1kgfm. O veículo possui uma transmissão automatizada de quatro marchas, uma novidade que favorece a economia de energia elétrica durante as arrancadas. Além disso, o custo de rodagem do E7-49T é significativamente menor por quilômetro percorrido em comparação com os modelos a diesel.

Relembra o lançamento do E7-49T

XCMG BRASIL LANÇA CINCO CAMINHÕES ELÉTRICOS E TRÊS MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO

 

A Reiter Log é conhecida por seus serviços abrangentes de transporte, cross docking, armazenagem multitemperatura e, sobretudo, distribuição. Ela continua a evoluir e, por certo, expandir sua presença na América Latina. A empresa já conta em sua frota com caminhões pesados a gás da Scania. Além disso, leves da JAC Motors. Por fim, no final do ano passado, foi a primeira empresa de logística brasileira a incorporar 10 caminhões elétricos Volvo FM Electric.

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Ônibus: entregas da Mercedes-Benz em Ribeirão Preto e mais duas outras notícias

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A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, celebra a chegada de 128 novos ônibus Mercedes-Benz Euro 6. A atualização das frotas das empresas Rápido D’Oeste e Transcorp, com 78 e 50 unidades respectivamente, foi concretizada através da concessionária Ribeirão Diesel em 2023, marcando um passo significativo na renovação dos meios de transporte da cidade.

A Rápido D’Oeste, com 83 anos de história no transporte de passageiros de Ribeirão Preto, adquiriu 78 chassis Mercedes-Benz, divididos entre 62 do modelo OF 1721 e 16 do OF 1619. Segundo o diretor Roque Felicio Netto, a decisão de manter a frota 100% Mercedes-Benz reflete a longa parceria e confiança na marca, herança de geração em geração na família. A excelência no pós-venda e o custo operacional competitivo foram determinantes para a escolha, mantendo a tradição e a confiança nos produtos da Mercedes-Benz.

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Por outro lado, a Transcorp, que atua há 30 anos no setor e tem aproximadamente 80% de sua frota de 650 ônibus da Mercedes-Benz, reitera a preferência pela marca devido à qualidade superior dos produtos, ao custo acessível de peças e ao excepcional relacionamento com a fabricante. Esdras Ribeiro da Silva, diretor executivo da Transcorp, destaca a economia de combustível e as condições favoráveis de revenda como fatores cruciais para a escolha.

Outras notícias

>> A Suspensys, empresa da Randoncorp, investe R$ 150 milhões em nova fábrica em Mogi-Guaçu (SP) para atender a Mercedes-Benz do Brasil. A empresa vai fornecer 100% dos eixos dianteiros de caminhões e ônibus fabricados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A produção na nova unidade da Suspensys começa no primeiro trimestre de 2025. O COO da vertical de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, informa que a fábrica vai gerar 200 vagas diretas e a expectativa é de que o faturamento durante os 10 anos do contrato gere receitas adicionais de aproximadamente R$ 7 bilhões.

>> A Mobitec, empresa do setor de tecnologia de transporte e parte do Luminator Technology Group, planeja expandir seus negócios. “Nosso plano é crescer, pelo menos, 10% por ano até 2026. Em grande parte, baseados no crescimento previsto para o segmento de transporte urbano. Por certo, com os investimentos anunciados na ampliação e qualificação da frota circulante no Brasil e em outros países da América Latina. Mas também estamos ampliando a nossa atuação em novos segmentos. Ademais, com o metroferroviário, que deve ter novos projetos com foco na mobilidade sustentável. Além disso, em novos modais de transporte”, explica Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil. A expansão focará no aumento do fornecimento de produtos para o transporte urbano e rodoviário e no lançamento de novas soluções tecnológicas.

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