terça-feira, abril 29, 2025

Posto de biometano da L’Oréal recebe autorização da ANP após mais de um ano pronto

Depois de mais de um ano pronto, o posto de abastecimento de biometano da L’Oréal Brasil em parceria com a Gás Verde, em Jarinu (SP), finalmente recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para entrar em operação. A autorização excepcional foi concedida no último dia 24 de abril de 2025, abrindo caminho para que a companhia dê início, de forma oficial, à transição de sua frota de caminhões movidos a diesel e gás natural veicular (GNV) fóssil para veículos 100% abastecidos com biometano.

Instalado ao lado do Centro de Distribuição Gaia — o segundo maior da L’Oréal na América Latina, inaugurado em 2022 —, o posto foi anunciado publicamente pela empresa no início de 2024, como o primeiro dedicado ao abastecimento com biometano para operação própria do mercado na América Latina. Construído em parceria com a Gás Verde, líder na produção de biometano no continente, o projeto foi visto desde o início como um marco no setor de logística sustentável no Brasil.

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O Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu, foi concebido com forte ênfase em práticas de sustentabilidade. O empreendimento utiliza energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis e é reconhecido como uma das principais iniciativas da L’Oréal para reduzir suas emissões de carbono. Com a implantação do posto de biometano, a empresa pretende dar um passo ainda mais ousado: a substituição completa de sua frota dedicada por caminhões movidos exclusivamente a combustível renovável.

Autorização histórica

O atraso para o início da operação, no entanto, decorreu da ausência de regulamentação específica para instalações de abastecimento exclusivamente com biometano. Até então, a ANP não previa essa modalidade em seu arcabouço normativo. A autorização concedida agora é considerada histórica: é a primeira vez que a agência reguladora aprova, de forma excepcional, o funcionamento de uma estrutura dedicada somente ao biometano.

Em comunicado oficial, a ANP explicou que a decisão de autorizar a operação, mesmo sem previsão formal em resolução vigente, foi tomada em função da importância estratégica do projeto para a diversificação da matriz energética veicular nacional.

“Mesmo sem a previsão em resolução, a ANP concedeu a autorização excepcional, por entender que se trata de um projeto importante na direção da diversificação da matriz energética veicular nacional”, informou a agência.

Biometano: combustível do futuro

O biometano é um combustível gasoso renovável, derivado da purificação do biogás produzido a partir de resíduos orgânicos, como lixo urbano e rejeitos agrícolas. Ele é essencialmente composto por metano, assim como o gás natural fóssil, mas tem impacto ambiental significativamente menor, por ser oriundo de fontes renováveis e ajudar na redução de emissões de gases de efeito estufa.

O fornecimento para o posto da L’Oréal em Jarinu será feito pela Gás Verde, empresa que já possui autorização da ANP para a produção de biometano. A parceria entre as duas companhias não apenas impulsiona a transformação da matriz energética do transporte pesado, como também fortalece o compromisso da L’Oréal em atingir suas metas globais de neutralidade de carbono.

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O posto de abastecimento que agora começa a operar é o mesmo planejado há mais de um ano, e não uma nova instalação. O tempo entre a conclusão física do projeto e sua efetiva autorização para funcionamento reforça os desafios enfrentados por iniciativas pioneiras que, ao inovarem, muitas vezes precisam esperar adaptações na regulamentação vigente.

Com a liberação da ANP, a L’Oréal Brasil dá início, de fato, a uma nova fase no transporte sustentável, liderando o mercado em práticas de baixo impacto ambiental e reforçando seu papel como referência em inovação e responsabilidade socioambiental no país.

Parceria com a Gás Verde

O Grupo L’Oréal no Brasil fechou um contrato pioneiro com a empresa Gás Verde para o fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano. Esta iniciativa ainda é rara no Brasil, tendo similar conhecida, a da DHL na Europa. Esse biocombustível será utilizado para abastecer a frota dedicada de caminhões Scania a gás que atende a empresa.

A L’Oréal utiliza esses caminhões Scania faz alguns anos e, consciente que eles devem ser abastecidos com biometano em vez do GNV, sentiu a necessidade desta iniciativa, já que no Brasil, ainda são raros os postos com biometano.

O posto de abastecimento será localizado ao lado do Centro de Distribuição Gaia, sendo o segundo maior do Grupo na América Latina. Além disso, será o primeiro posto de biometano do mundo dedicado a uma empresa do segmento de cosméticos.

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Jeferson Fernandes, então diretor de Operações do Grupo L’Oréal no Brasil e atual VP de Logística da L’Oréal North America, destacou, na época, a importância dessa parceria. “Como a #1 empresa de beleza do mundo, reafirmamos nosso pioneirismo ao inaugurar esse posto de biometano em colaboração com a Gás Verde. É um marco significativo para a indústria, demonstrando nosso compromisso com metas ambiciosas para a agenda 2030”.

Biometano: uma solução sustentável

O biometano é um combustível 100% renovável e faz parte da economia circular, promovendo a indústria da reciclagem. Este gás é produzido a partir da limpeza do biogás proveniente da decomposição de resíduos sólidos urbanos. Sua eficácia na redução de emissões tem levado indústrias e transportadoras a adotá-lo cada vez mais em seus processos produtivos e frotas.

A parceria com a Gás Verde simboliza um avanço significativo na descarbonização da indústria, conforme destacado por Marcel Jorand, CEO da Gás Verde. A produção do biometano pela Gás Verde ocorre no Aterro de Seropédica (RJ), ademais, o maior da América Latina. Com essa iniciativa, a Gás Verde contribui para as metas ESG (ambientais, sociais e de governança) das empresas, sobretudo, avançando no processo de descarbonização e promovendo trocas sustentáveis. A parceria entre a L’Oréal e a Gás Verde, por fim, é um passo importante na direção de um futuro mais limpo e responsável para o setor de cosméticos.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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