No dia 31 de outubro, a CaSa SLAMB será o cenário de uma experiência musical singular, com a apresentação da talentosa cantora Tori, acompanhada pelo renomado cantor Castello Branco. Este evento promete uma noite repleta de emoções e novas sonoridades, combinando introspecção e psicodelia.
Tori, uma compositora, musicista e cantora de Aracaju-SE, atualmente radicada no Rio de Janeiro, apresentará seu show inédito. Seu primeiro álbum solo, “Descese”, lançado em 2023 pela PWR Records, foi produzido por nomes ilustres como Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti. O disco, que flerta com o universo da Música Popular Brasileira, conta com colaborações especiais de artistas como Joana Queiroz, Bruno Berle, Dora Morelenbaum e Julia Mestre. Em 2023, Tori foi indicada ao Prêmio Multishow na categoria Brasil pela canção que intitula o álbum, destacando-se em parcerias com diversos artistas renomados.
Tudo começa em um monastério
Castello Branco trará à apresentação sua sensibilidade musical, desenvolvida durante sua infância em um monastério. Com cinco discos lançados e colaborações com artistas como Zélia Duncan, Duda Beat, Rubel e Mahmundi, sua trajetória é marcada por reconhecimentos significativos, incluindo temas de novelas da Globo e uma final do Big Brother Brasil. Castello já encantou plateias em festivais renomados como Rock In Rio, Vodafone Mexefest em Portugal e Fête de la Musique na França, além de ter realizado quatro turnês internacionais.
O encontro dessas duas forças criativas promete proporcionar uma noite mágica, repleta de emoções e novas sonoridades. O show contará com um vídeo cenário projetado especialmente para a apresentação, criando uma atmosfera imersiva e envolvente para o público, além de uma cenografia cuidadosamente elaborada, que incorpora elementos inspirados nas florestas e na natureza.
Os meus leitores sabem que tenho admiração pela presidente mundial da Daimler Trucks, Karin Rudstrom. Antes dela ocupar este cargo, e por ter sido o primeiro jornalista brasileiro no meu setor a entrevistá-la quando ela assumiu a presidência mundial da Mercedes-Benz Trucks. Certamente, não por ser mulher, mas por ser competente independentemente da biologia de gênero. No entanto, por ser mulher, ela ajuda como referência para outras mulheres e, eu como jornalista, preciso chamar a atenção para isso. Lógico, que preciso manter a imparcialidade como jornalista. O que fica mais difícil ou fácil com a seguinte notícia: agora, anúncio que ela é protagonista da seguinte notícia: Daimler Truck e Volvo Group firmam joint venture para transformar a indústria de veículos comerciais com plataforma de software para caminhões.
Aliás, a Daimler Truck e o Grupo Volvo, duas gigantes da indústria de veículos comerciais, avançam em uma parceria estratégica para redefinir o futuro dos caminhões. Em um passo decisivo anunciado hoje e, em primeira mão pela plataforma Frota News. As empresas assinaram um acordo vinculativo que formaliza a criação de uma joint venture 50/50. Dedicada ao desenvolvimento de uma plataforma de veículos definidos por software. A nova empresa, que terá sede em Gotemburgo, na Suécia, tem como objetivo estabelecer um padrão de referência para a indústria global de veículos pesados. Preparando o terreno para o futuro dos caminhões digitais.
A parceria visa construir uma plataforma que possibilitará o desenvolvimento de sistemas operacionais para caminhões e a oferta de produtos que possam ser independentes de aplicativos específicos. Este sistema permitirá que outros fabricantes de veículos comerciais (OEMs) também se beneficiem da tecnologia desenvolvida pela joint venture, estabelecendo um ecossistema robusto para o futuro da mobilidade digital nos transportes.
Liderando a transformação digital da indústria
A criação desta joint venture marca um compromisso entre as duas empresas em liderar a transformação digital do setor. “A assinatura do acordo demonstra nosso compromisso conjunto de liderar a transformação digital da nossa indústria. Além disso, o software e o hardware desta joint venture serão cruciais para alcançar níveis inéditos de segurança, conforto e eficiência para nossos clientes”, afirmou Karin Rudstrom, CEO da Daimler Truck.
Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, reforçou o propósito inovador da parceria: “Estamos unindo forças para redefinir a arquitetura de software e inaugurar uma nova era de caminhões auto-otimizados. Juntos, estamos simplificando a complexidade, possibilitando assim, que nossos clientes alcancem novos níveis de conectividade, segurança e eficiência. Esta é uma resposta revolucionária aos desafios do mundo moderno, e temos orgulho de estabelecer o novo padrão da indústria.”
A plataforma Frota News apoia profissionalização de mulheres por meio da Fabet
Tecnologia de ponta e novos paradigmas para veículos comerciais
A joint venture desenvolverá uma série de inovações que incluem unidades de controle centralizadas de alto desempenho, com capacidade para gerenciar grandes volumes de dados. Aliás, isso permitirá o uso de um sistema operacional específico que poderá ser customizado e atualizado ao longo do tempo. Oferecendo assim, aos fabricantes a flexibilidade de desenvolver recursos próprios e diferenciados para cada veículo.
Saiba também: Para a boa informação sobre a importância da mulher no transporte e logística, além da Fabet, a Frota News conta com a parceria da Sula Miranda. Uma profissional que, além de conhecida como cantora “Rainha dos Caminhoneiros”, é atuante em defesa do setor de transportes.
Atualizações on-line
Uma das grandes novidades desse sistema é que, ao dissociar o desenvolvimento de software e hardware. A saber, ele permite que os caminhões recebam atualizações digitais “over the air”, sem necessidade de deslocamento para oficinas, o que aumenta a agilidade e a conveniência para os clientes.
Concorrência e independência permanecem intactas
Mesmo com a joint venture, a Daimler Truck e o Grupo Volvo manterão suas operações competitivas e independentes em outras áreas de negócio. As duas empresas continuarão oferecendo produtos e serviços diferenciados para seus clientes, incluindo assim, soluções digitais próprias e distintas. Certamente, preservando o compromisso com suas respectivas visões e filosofias de mercado.
A conclusão do acordo está prevista para o primeiro semestre de 2025, sujeita às aprovações regulatórias necessárias.
O e-commerce, em ritmo acelerado de crescimento e concorrência, segue evoluindo para atender um público que valoriza cada vez mais rapidez, precisão e preço acessível nas entregas com etiquetas inteligentes. Em períodos de grande demanda, como o Natal e a Black Friday, a necessidade de processos logísticos eficientes e confiáveis se torna ainda mais evidente. Nesse cenário, a tecnologia de etiquetas inteligentes, como o RFID (Identificação por Radiofrequência) e os autoadesivos sem liner, têm ganhado espaço, oferecendo rastreabilidade, gestão de estoques e sustentabilidade ao setor.
Alexsandro Franco, especialista de desenvolvimento de novos negócios para etiquetas inteligentes (RFID) da Avery Dennison, explica que a rastreabilidade e o controle preciso dos estoques são alguns dos principais ganhos que o RFID proporciona. “A tecnologia permite que cada item carregue uma identidade digital única, garantindo transparência ao longo de toda a jornada do produto, desde o estoque até a entrega final ao consumidor. Isso não apenas torna o processo de compra mais seguro, como também aumenta a eficiência operacional dos negócios online”, afirma o executivo.
Essa inovação possibilita que o e-commerce se beneficie de processos mais automatizados e precisos no gerenciamento de estoques, evitando contagens manuais e reduzindo erros humanos. “Com as informações armazenadas nas etiquetas RFID, os leitores conseguem captar automaticamente os dados e transmiti-los para o sistema de gestão. Dessa forma, o controle de inventário se torna mais ágil e confiável, já que permite uma rápida comparação entre os dados captados e os registros do sistema, refletindo a contagem real dos produtos”, explica Franco.
Alexsandro Franco, especialista de desenvolvimento de novos negócios para etiquetas inteligentes (RFID) da Avery Dennison
Soluções sustentáveis e inteligentes para o setor
Além da eficiência operacional, a sustentabilidade é outro aspecto crucial para o e-commerce moderno. Empresas buscam reduzir seu impacto ambiental e estão aderindo a soluções que conciliem economia circular e produtividade. Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison, destaca que as etiquetas autoadesivas Linerless, que dispensam o uso do liner – o material de proteção das etiquetas – são uma alternativa sustentável que responde a essa demanda.
“A solução Linerless contribui para a redução de resíduos, minimiza o descarte de materiais e diminui a pegada de carbono e de água usada na produção das embalagens. Em um contexto de crescimento constante do e-commerce, essas etiquetas representam um avanço sustentável que alinha economia de recursos e eficiência para os processos logísticos”, explica Keyse.
Além de serem ecologicamente vantajosas, as etiquetas sem liner são eficazes para operações que demandam identificação variável e leitura precisa, como códigos de barras, garantindo nitidez e segurança nas informações essenciais para o transporte e controle dos produtos no comércio eletrônico. “A adoção dessas tecnologias permite ao setor de e-commerce manter o compromisso com o meio ambiente, sem abrir mão da produtividade”, conclui.
Essas inovações, aliadas à crescente demanda por transparência e eficiência, demonstram o potencial do e-commerce em integrar tecnologia e sustentabilidade. A aposta em etiquetas inteligentes, como o RFID e o Linerless, posiciona as empresas na vanguarda de um modelo de negócios que prioriza a experiência do consumidor e a preservação ambiental, consolidando uma cadeia logística mais moderna e responsável.
As soluções da FPT Industrial para powertrain de veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção não param de crescer. E é isso que a empresa, do Iveco Group, vai mostrar na 24ª Edição da Fenatran, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Durante o principal evento da América Latina voltado ao setor de transporte rodoviário de cargas. A marca, que integra o Iveco Group, apresentará um portfólio completo, para o seu crescimento no mercado brasileiro. No Brasil, a FPT Industrial fornece motores para marcas bem como Iveco, Iveco Bus, Volkswagen Caminhões e Ônibus, New Holland, New Holland Construction, Case IH, CASE Construction Equipment e Landini, dentre outras.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais sua posição no segmento On-Road (rodoviário). A FPT Industrial levará à feira soluções avançadas e de alto desempenho voltadas para montadoras (OEMs). Certamente, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência. A saber, a estratégia da marca baseia-se em dois pilares principais: a evolução contínua de motores multicombustíveis e a ampliação da cadeia de valor em direção a soluções de zero emissões. Além disso, incluindo a eletrificação com sistemas ePropulsion e tecnologias de armazenamento de energia.
Visão de longo prazo
A participação da FPT Industrial na Fenatran 2024 está em sintonia com a visão global da marca de liderar a transformação energética. “Enxergamos grandes oportunidades na América Latina, onde temos mais de 700.000 motores em circulação. Mais de 60% das nossas vendas são para clientes fora da CNH e Iveco Group”, destaca Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Essa atuação estratégica é reforçada pelo fato de que a FPT Industrial é a única no segmento On-Road a oferecer ao mercado uma linha completa de produtos com combustíveis alternativos. Durante a feira, a empresa apresenta motores a diesel, gás natural, biometano e soluções de remanufatura. A princípio, sempre focada em tecnologias que atendam às demandas por descarbonização e eficiência energética.
Oportunidades para a América Latina
O especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, João Abreu, ressalta a importância de tecnologias adequadas ao potencial da América Latina para biocombustíveis. “Na América Latina, entendemos que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Neste contexto, a FPT Industrial tem liderado diferentes projetos como parte desta estratégia multienergética, investindo no uso de gás natural e biometano”, afirma Abreu.
Marcos na produção de motores a gás natural
Um dos grandes destaques da FPT Industrial na Fenatran 2024 será a apresentação do marco da produção do 100.000º motor a gás natural, fabricado na unidade de Bourbon-Lancy, na França. Ao mesmo tempo, esse número reflete o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis e de alto desempenho, com uma linha completa de motores a gás natural que varia de 136 a 520 hp para veículos leves, médios e pesados no segmento On-Road, e de 100 a 266 hp para máquinas Off-Road.
Aliás, outro pilar fundamental da atuação da FPT Industrial é o atendimento ao cliente, com um foco especial no suporte pós-venda. Na Fenatran, a empresa também apresentará sua linha Reman, desenvolvida em parceria com a Iveco, e as soluções Repower, voltadas para a otimização do desempenho de motores. A presença da Rede de Distribuidores da FPT Industrial reforça o compromisso da marca com um atendimento de excelência e proximidade com seus clientes. A empresa conta com mais de 150 pontos de atendimento na América Latina.
A Fenatran 2024 promete ser um importante palco para a FPT Industrial reafirmar sua liderança e compromisso com um futuro mais sustentável. Destacando assim, sua visão inovadora e soluções tecnológicas que vão desde motores multicombustíveis até a eletrificação de veículos.
A equipe de redação da Frota News já teve oportunidade de avaliar quase todos os modelos e versões do portfólio Mercedes-Benz Sprinter, como os furgões 315 Street, 417 e 517. Esses modelos surpreenderam pelo trem de força Euro 6 (leia avaliação a partir do link abaixo), quando foram apresentados com motores mais potentes, e, principalmente, com torque entregue em baixa rotação, resultando em maior economia e dirigibilidade. Agora, a Mercedes-Benz Vans Brasil apresenta a linha 2025 com diversas melhorias.
O modelo 315 pertence a categoria de camionete (seja chassi ou furgão), conforme definido do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com PBT de 3.500 kg e podendo ser conduzido com CNH categoria B. Já os modelos 417 e 517 pertencem às categorias caminhão (furgão) e micro-ônibus (vans).
Neste mês, a líder em tecnologia nesta categoria traz uma série de melhorias para a linha Sprinter. Com mais de 30 anos de atuação no país e após alcançar a marca de 200 mil vans vendidas, a marca apresenta novidades que elevam o patamar de segurança, assistência de condução e tecnologia para os modelos Van de Passageiro, Furgão e Truck, de 3,5 a 5 toneladas. No nível da linha Sprinter, o Brasil conta somente com a opção da linha Ford Transit.
Segundo Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, “os novos equipamentos da linha Sprinter representam um marco significativo em nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência”, refletindo um desenvolvimento focado nas necessidades do mercado brasileiro.
Segurança reforçada com Assistente Ativo de Frenagem (ABA) aprimorado
Um dos principais destaques da linha 2025 é o aprimoramento do Assistente Ativo de Frenagem (ABA). Agora, o sistema aumenta a precisão da frenagem em velocidades de até 80 km/h e inclui apoio ao condutor em cruzamentos a até 60 km/h, reduzindo o risco de colisões com veículos que atravessem o trajeto da Sprinter. Em situações de curvas e colisões iminentes, o ABA ajusta a pressão de frenagem automaticamente para evitar o impacto, proporcionando ao motorista o máximo de tempo de reação, principalmente em velocidades baixas.
Novo tacógrafo digital para a América Latina
A linha Sprinter no Brasil também conta agora com o tacógrafo em versão digital, obrigatório para alguns modelos. O equipamento registra detalhadamente tempos de condução, intervalos de descanso e demais informações das viagens, dispensando o uso de discos de papel. Esse recurso é especialmente útil para gestão de frotas, aumentando a precisão e a praticidade. Especialistas em investigação de acidentes preferem o tacógrafo analógico pela maior precisão de dados para análise. O tema é polêmico, mas, em breve, vamos fazer outra reportagem sobre as diferenças entre tacógrafos digitais e de discos.
Painel com display colorido e volante multifuncional
Para quem já testou a Sprinter completa, conhece as vantagens das tecnologias. Para nós, foi uma experiência ainda mais intuitiva. A novidade agora é que o painel de instrumentos da Sprinter passou a incluir um display colorido de 5,5 polegadas, que apresenta informações mais nítidas. Com o volante multifuncional, outro item agora de série, o condutor pode utilizar o Cruise Control e acessar facilmente as funções de áudio e multimídia sem desviar a atenção da estrada.
Sensor de chuva para maior conforto e segurança
Outro recurso pensado para otimizar a condução é o sensor de chuva, que ajusta automaticamente a frequência dos limpadores do para-brisa conforme a intensidade da precipitação.
MBUX atualizado com tela de 10,25” e assistente de voz
O sistema de infoentretenimento MBUX (significa Mercedes-Benz User Experience, em inglês), agora vem com uma tela maior, de 10,25 polegadas, e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, o MBUX conta com um assistente de voz aprimorado que responde ao comando “Olá, Mercedes” e permite controle das funções do veículo, como ajuste de perfil e reconhecimento de fala do motorista e acompanhante. Aplicativos como Waze e Google Maps estão integrados ao sistema, minimizando distrações durante a condução.
A nova linha Sprinter já está disponível em toda a rede de concessionárias da Mercedes-Benz no Brasil, nas versões Van de Passageiro, Furgão e Truck. Os preços começam em R$ 250.730,00, variando conforme a configuração. Com dois anos de garantia e as duas primeiras revisões gratuitas em qualquer concessionário, a Sprinter se mantém como uma referência no segmento de Large Vans, oferecendo segurança, inovação e um histórico sólido de desempenho no mercado brasileiro.
A capacidade de tração dos caminhões Volvo supera qualquer concorrente da indústria brasileira. Antes desta solução do FMX 6×6 para 250 toneladas, este jornalista, visitando a Transpes, uma gigante de transportes de cargas invisíveis, havia descoberto um modelo 8×4 de 300 toneladas de capacidade de tração desenvolvido sob medida para empresa. Até então, o conhecimento sobre o “Gigante da Transpes era só conhecido nos bastidores e depois revelado pela Frota News, como furo de reportagem. Saiba mais no artigo baixo:
Já estão em operação os novos caminhões Volvo FMX 6×6 para 250 toneladas, em conjuntos hexatrens. Transportando toras de eucalipto exclusivamente em estradas fechadas, dentro de fazendas. Os novos veículos são mais um projeto da engenharia da marca para garantir produtividade ainda maior para as imensas composições off-road com seis reboques, as maiores em operação no País. Inovações permitiram aumento de 25% na capacidade máxima, na comparação com a versão anterior, de 200 toneladas.
O maior veículo florestal do mundo faz parte das operações de transporte da Suzano, uma gigante do setor. Aliás, a maior produtora global de celulose de eucalipto proveniente de florestas plantadas. Os 14 hexatrens Volvo FMX 6×6 com motor de 540 cv puxam cargas para abastecer a nova fábrica da empresa, localizada no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A unidade começou a operar recentemente, dando prosseguimento às operações florestais do Projeto Cerrado, que recebeu investimentos de R$ 22,2 bilhões. O complexo reúne alta capacidade de produção e várias práticas de sustentabilidade como, por exemplo, o uso ainda mais eficiente da bioenergia.
Mais robustez
Com a nova aquisição, a Suzano agora soma 47 unidades do Volvo FMX hexatrem, distribuídas em operações em diversas localidades. As novas composições (cavalo mecânico mais os implementos) têm 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.
“Os aprimoramentos permitiram ao conjunto suportar maior carga vertical e maior capacidade de tração, assim como evitar paradas indesejadas por conta de patinação. O projeto é mais um importante passo na parceria da Volvo com a Suzano, que precisa de soluções customizadas para ampliar a produtividade, mas por meio de iniciativas que não impactem o meio ambiente”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo. Outra novidade foi a colocação de um engate na parte frontal da cabine, para eventual auxílio de tração, que pode acontecer em uma aplicação severa como o transporte florestal.
“A parceria entre Suzano e Volvo vem de longa data. No projeto de Ribas do Rio Pardo, optamos pela Volvo como fornecedora devido ao seu reconhecimento no mercado. Além, da disposição para atender nossas necessidades de desenvolver um veículo com CMT de até 250 toneladas. O desempenho do caminhão tem sido consistente com o escopo proposto, trazendo um custo-benefício dentro do esperado”, destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Em utilização pela Suzano desde 2019, quando foram implantados na Unidade Três Lagoas, os hexatrens trafegam somente dentro das fazendas de eucalipto da empresa. Diferentemente dos caminhões bitrens ou tritrens, o que contribui para reduzir bastante o tráfego nas rodovias. Na Unidade Ribas do Rio Pardo, a companhia chegará a cerca de 50% de sua logística florestal com hexatrens, o que resulta em menor consumo de combustível no transporte de madeira e, consequentemente, menor emissão de CO₂/m³.
O Volvo FMX vem ganhando espaço cada vez maior no segmento vocacional. “Além da aplicação florestal, o veículo amplia sua participação em operações canavieiras e de mineração, principalmente por sua robustez, alta disponibilidade mecânica e eficiente consumo de combustível”, assegura Gelson Philippsen, engenheiro de vendas da Volvo.
Gigante sustentável
Formada por um time de mais de 40 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose. A saber, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.
Com 12 fábricas no Brasil, e outras na América do Norte e na Europa, a companhia tem capacidade instalada anual de 13,4 milhões de toneladas de celulose, 1,7 milhão de toneladas de papéis e 280 mil toneladas de itens de higiene. Abastece mais de 100 países e seus produtos incluem celulose, bem como, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, bem como novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global, alcançando mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.
A indústria de celulose e papel brasileira está entre os maiores players do setor no mundo. A produção local de celulose em 2023 foi de 24,3 milhões de toneladas. Maior exportador mundial, o País vendeu 18 milhões de toneladas de celulose no mercado externo no ano passado. Além disso, tem 220 empresas e 255 unidades fabris nessa área.
Por que alguns fabricantes de caminhões promovem encontros com jornalistas antes da Fenatran para antecipar as novidades? A Volkswagen Caminhões realizou o seu na fábrica de Resende (RJ), a Mercedes-Benz do Brasil fez o seu recentemente, em São Bernardo do Campo (SP), a Scania, também promoveu o seu encontro pré-Fenatran.
No primeiro dia da Fenatran, cada marca tem 30 minutos para apresentar um grande volume de informações. Após várias coletivas de imprensa, os jornalistas ficam exaustos e acabam retendo poucas informações. Nos encontros prévios, temos mais tempo para conversar com diversos executivos e engenheiros, o que permite a produção de artigos muito mais elaborados.
Neste artigo, resumiremos como foi o encontro com os executivos da Mercedes-Benz Caminhões. No link abaixo, você encontrará o resumo do evento da Volkswagen. Na edição de novembro da revista Frota News, número 45, traremos uma cobertura detalhada sobre cada marca, com muito mais fotos.
Para não perder essa edição especial sobre a Fenatran 2024, inscreva-se gratuitamente para receber a Newsletter Frota News.
Linha Mercedes-Benz 2025
Executivos da Mercedes-Benz do Brasil: Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa, Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões, e Marcos Andrade da Silva, gerente sênior de Produto e Comunicação
A Mercedes-Benz antecipou as novidades que estarão em seu estande com o portfólio de caminhões, peças e serviços para o ano de 2025. A marca promete impressionar o mercado com uma série de lançamentos e atualizações voltadas para diferentes segmentos do transporte rodoviário. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, algumas novidades estão guardadas para serem reveladas somente no dia 4 de novembro, no São Paulo Expo.
Além disso, entre os principais destaques está o Actros Evolution, o caminhão extrapesado mais completo e seguro da categoria, que chega com novos componentes. O modelo ganhou inovações, bem como baterias de alta ciclagem, maior capacidade de filtragem e faróis de LED como item de série. Essas mudanças garantem uma redução significativa nas paradas para manutenção e um consumo de combustível ainda mais otimizado.
Portfólio Actros ampliado
A linha Actros também será reforçada com os modelos 2045, 2548 e 2553, agora com suspensão metálica. Essa opção é para atender as demandas de clientes que necessitam de maior durabilidade e desempenho em operações mais severas, ao mesmo tempo que mantêm a conhecida suspensão pneumática para aplicações menos exigentes.
Arocs 4051: robustez para o setor madeireiro
Pensando nas operações fora de estrada, a Mercedes-Benz apresenta o Arocs 4051 8×4, voltado ao segmento madeireiro. O novo modelo vem totalmente customizado para oferecer máxima robustez e produtividade, certamente, reafirmando o compromisso da marca em atender as necessidades do setor off-road.
Atego 1719 Full Air: ideal para cargas sensíveis
Aliás, outra grande novidade é o Atego 1719 Full Air, projetado para o transporte de bebidas e cargas delicadas. Equipado com suspensão pneumática nos dois eixos, o modelo garante mais segurança e conforto nas operações, facilitando assim o carregamento e descarregamento em vias irregulares, típicas dos centros urbanos.
Accelo renova o segmento de caminhões leves e médios
A saber, para o segmento de caminhões leves e médios, a Mercedes-Benz traz uma renovação completa na linha Accelo, com os novos modelos 917, 1117 e 1417 6×2. Além de um design futurista, os veículos ganharam maior capacidade de carga e uma série de inovações tecnológicas, alinhando modernidade e tradição da marca no Brasil.
Inovações em peças e serviços
Além dos novos veículos, a Mercedes-Benz apresenta um portfólio renovado em Peças e Serviços. Entre as principais novidades estão o FleetBoard, plataforma integrada ao Mercedes-Benz Truck Uptime, e o Plano de Manutenção Complete Flex, oferecem flexibilidade de pagamento de acordo com os quilômetros rodados. Outra inovação é o atendimento de peças e serviços via WhatsApp, proporcionando mais agilidade no relacionamento com os clientes.
Não perca a edição de novembro da revista Frota News, pois apresentaremos as novidades com muitas fotos para o leitor visitar a Fenatran já com muita bagagem na mochila.
Executivo da ONErpm estreia com 60 desenhos inspirados em trilhas sonoras; renda líquida será revertida para causas sociais
Um dos grandes nomes do mercado musical, Arthur Fitzgibbon, presidente da ONErpm, estreia sua faceta artística com a exposição “Harmonias Visuais”, que traz ao público uma coleção de 60 desenhos repletos de referências à música, sua maior inspiração. Com inauguração marcada para 21 de outubro em São Paulo, na unidade Máster da School of Rock, e para 28 de outubro no Rio de Janeiro, a mostra propõe uma imersão na relação entre música e artes visuais, revelando como o artista transita entre duas paixões.
Apesar de consolidado há mais de 25 anos na indústria musical, Fitzgibbon sempre manteve uma conexão profunda com o desenho, uma atividade que cultivou desde a infância. Relembrando o início de sua jornada, ele conta que começou desenhando dinossauros nas paredes de casa, mas foi aos 7 anos que uma nova paixão se consolidou, quando ouviu o álbum “Voo de Coração”, de Ritchie. A música passou então a ocupar um papel central em sua vida, mas o desenho só voltaria com força durante a pandemia de 2021. “Foi um retorno à minha essência e à simplicidade”, afirma o artista, que utiliza exclusivamente giz de cera e cadernos de anotações como suporte para as criações.
Cada uma das obras da exposição é fruto de uma conexão íntima entre a música e o desenho. Ao som de faixas que marcaram sua trajetória pessoal e profissional, Fitzgibbon traduz em cores e formas os sentimentos despertados por cada canção, compondo uma espécie de sinfonia visual. “As escolhas de traços e cores são guiadas pela trilha sonora, que, em alguns casos, ecoa por semanas até que o desenho esteja completo”, explica. Os desenhos apresentam desde temas mais leves até os sombrios, uma expressão sincera de suas várias facetas.
Além da experiência artística, a exposição conta com a venda de reproduções numeradas, autografadas e com certificado de autenticidade, com a renda líquida revertida para projetos sociais, uma iniciativa que reforça o compromisso de Fitzgibbon com a responsabilidade social. “Conciliar a intensidade da minha rotina com a criação artística e contribuir para causas beneficentes é uma forma de harmonizar minhas paixões”, destaca o executivo.
Após passar por São Paulo e Rio de Janeiro, Fitzgibbon pretende levar “Harmonias Visuais” a outras cidades brasileiras e, futuramente, ao exterior. Para o artista, a parceria com a School of Rock, espaço dedicado à música e idealizado por Fernando Quesada, representa a conexão perfeita entre o que sempre o inspirou. “Apresentar minha arte aqui é uma forma de unir tudo o que me move em um único lugar”, afirma.
### **Sobre Arthur Fitzgibbon**
Natural de São Paulo, Fitzgibbon começou na indústria musical em 1994. Ele é atualmente presidente da ONErpm e da Thurbo Music, além de ter sido eleito duas vezes pela revista Billboard como International Power Player (2021 e 2022). Em 2024, recebeu o título de “Maestro of Metadata” pela Music Bizz Association. Professor de Marketing e Negócios da Música há mais de 20 anos, ele é reconhecido como um dos executivos mais influentes do cenário musical brasileiro.
### **Serviço**
**São Paulo**
– **Local**: School Of Rock – Rua Batataes, 187 – Jardins
– **Abertura**: 21/10, das 18h às 21h45
– **Visitação**: Até 24/10, das 13h30 às 22h
**Rio de Janeiro**
– **Local**: School of Rock – Av. Atlântica, 1588 – LOJA A – Copacabana
As marcas de caminhões suecas são conhecidas por manterem seus caminhões atualizados globalmente, lógico, respeitando algumas características e as legislações de cada país. Dessa forma, as atualizações ocorridas na Europa e noticiadas pela Frota News, agora, chegam aos modelos FH 2025 fabricados em Curitiba, no Paraná.
O modelo recebeu uma série de avanços tecnológicos para aprimorar a segurança, o conforto do motorista e otimizar o consumo de combustível e a eficiência como um todo.
I-See com IA aprimorada
Além disso, uma das grandes novidades do Volvo FH 2025 é a evolução do sistema I-See, tecnologia que utiliza a conectividade para prever o percurso da viagem. Antes restrito a subidas e descidas, o sistema agora também antecipa curvas e rotatórias, ajustando automaticamente as marchas para garantir uma condução mais segura e eficiente. “Esse avanço traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
O I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para melhorar o desempenho dos caminhões, sendo introduzido no Brasil há mais de uma década. Agora, a Volvo amplia o uso de dados em nuvem para otimizar ainda mais a performance dos veículos, especialmente em condições de estrada desafiadoras.
Retrovisores por câmeras
A saber, outra inovação de destaque são os retrovisores por câmeras, disponíveis como opcional no modelo 2025. Menores e mais aerodinâmicos que os espelhos tradicionais, aliás, esses retrovisores reduzem o consumo de combustível e o ruído causado pela resistência do ar. Além disso, o novo sistema melhora significativamente a visibilidade do motorista. “Nossa meta é melhorar o consumo de combustível, um dos principais custos dos transportadores”, ressalta Valério.
A Frota News já mostrou os diversos benefícios dos retrovisores por câmeras em artigos mais detalhados, tanto da Volvo, no link abaixo, como também sobre os modelos utilizados pela Marcopolo na nova geração Paradiso G8. No Brasil, a tecnologia também é opcional no Mercedes-Benz Actros. Os benefícios desta inovação são muitos e cresce o número de marcas que começam a oferecê-la.
A Volvo também revisou o design externo do FH 2025, aprimorando sua aerodinâmica e deixando o caminhão com um visual mais moderno. Aliás, a marca aposta ainda em novas identificações visuais, com o logotipo maior e mais destacado no painel frontal, além de emblemas renovados.
Monitoramento dos pneus
Por incrível que pareça, o controle da pressão dos pneus é um problema antigo que persiste, sendo um dos grandes desafios dos gestores de frotas. Para auxiliar os frotistas, o novo sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus é outra inovação importante do Volvo FH 2025. Equipado com sensores mais avançados, o sistema informa o motorista em tempo real sobre possíveis irregularidades, como baixa pressão ou sobre pressão, fatores que podem desgastar os pneus e aumentar os custos operacionais. “Pneus mal calibrados também impactam diretamente no consumo de combustível, e esse novo monitoramento traz um benefício extra para os nossos clientes”, destaca Valério.
Certamente, essa tecnologia permite que tanto o motorista quanto os gestores de frota acompanhem o estado dos pneus de forma remota, por meio da plataforma Volvo Connect, garantindo maior segurança e eficiência operacional.
Interior aprimorado
No interior, o Volvo FH 2025 também oferece melhorias. A nova base do banco do motorista permite ajustes mais precisos, garantindo conforto durante longas jornadas. “Nosso foco é sempre o motorista, e cada projeto de ergonomia de cabine começa com essa premissa”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. O novo assento, além de mais confortável, contribui para a segurança e produtividade ao volante.
Outras melhorias incluem uma chave de ignição e controle remoto mais ergonômicos, além de tomadas USB-C, que permitem carregamento mais rápido de dispositivos eletrônicos.
Com essas inovações, o Volvo FH 2025 chega ao mercado latino-americano com objetivo de manter o modelo na liderança das vendas no segmento de vendas. Segundo a Fenabrave, federação que representa as concessionárias de veículos, os Volvo FH 540 é o modelo de caminhão pesado mais vendido este ano, considerando os emplacamentos entre janeiro e agosto, com 4.915 unidades; e o Volvo FH 460 é o quarto mais emplacado, com 2.926 registros.
Alcides Cavalcanti e Jeseniel Valério
“O Volvo FH é um ícone do transporte rodoviário de carga e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias no modelo 2025 o tornam ainda mais avançado”, conclui Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Além disso, muitos dos novos recursos presentes no FH também serão incorporados nos modelos Volvo FM e FMX 2025, elevando o padrão de toda a linha da marca no Brasil e América Latina.
No próximo domingo, 27 de outubro, a partir das 13h, o tradicional churrasco brasileiro vai se encontrar com a energia do rock’n’roll no evento “Churras of Rock”, promovido pela renomada rede de restaurantes Fogo de Chão em parceria com a escola de música School of Rock. A primeira edição do evento será realizada na unidade da School of Rock em Pinheiros, na Avenida Pedroso de Moraes, 1950. Voltado para todas as idades, o encontro contará com uma série de atividades gratuitas, apresentações musicais e uma variedade de opções gastronômicas para agradar a todos os gostos.
O destaque musical fica por conta das apresentações das bandas formadas pelos alunos da School of Rock, proporcionando uma verdadeira experiência de performance ao vivo. Entre as atrações, estão a banda X-Maiden Evolution, o músico Polako e, para encerrar o dia com chave de ouro, o show da Jimmy&Rats, banda liderada por Jimmy London, ex-vocalista do Matanza.
Além das apresentações, o evento também oferecerá experiências interativas como o “Rock Experience”, onde o público terá a oportunidade de tocar instrumentos e participar de uma session. Esta pode ser a chance para muitos de experimentarem tocar bateria ou guitarra pela primeira vez, sentindo o clima de um verdadeiro rockstar. Campeonatos de karaokê e videogame de guitarra também estarão disponíveis, criando uma atmosfera divertida para iniciantes e músicos mais experientes.
Música e gastronomia
O “Churras of Rock” será uma grande celebração não só da música, mas também da gastronomia. Além do famoso churrasco do Fogo de Chão, o evento contará com hambúrgueres, espetinhos variados, combos, opções vegetarianas, drinks e o Chopp Heineken, que prometem agradar até os paladares mais exigentes. A comercialização de alimentos e bebidas será cobrada à parte, mas a entrada e todas as atividades são gratuitas. Os ingressos podem ser resgatados na plataforma Meaple.
Sobre o Fogo de Chão
Fundado no sul do Brasil, o Fogo de Chão é conhecido mundialmente por transformar a tradicional arte do preparo de churrasco em uma experiência gastronômica inesquecível. Com mais de 80 unidades espalhadas por países como Brasil, Estados Unidos, México e Oriente Médio, o restaurante se destaca pelo atendimento de qualidade e pelo cardápio variado que agrada a todos os momentos do dia.
Sobre a School of Rock
Reconhecida como a maior e mais respeitada escola de música do mundo, a School of Rock se destaca pelo seu método de ensino focado em performance, permitindo que seus alunos desenvolvam habilidades musicais e pessoais por meio da prática e da criatividade. Com unidades em diversos países, a instituição é um verdadeiro celeiro de talentos, incentivando jovens e adultos a explorar o mundo da música com paixão e dedicação.
Sobre Jimmy&Rats
A banda Jimmy&Rats é liderada por Jimmy London, ex-vocalista do Matanza, um dos maiores nomes do rock brasileiro. Unindo-se à banda carioca RATS, o projeto mescla influências de rock, folk e música irlandesa, resultando em uma sonoridade única que já conquistou fãs pelo Brasil. O álbum “Só há um caminho a seguir” é uma das principais obras do grupo, que promete trazer muita energia e autenticidade ao palco do “Churras of Rock”.
Serviço
– Data: 27 de outubro de 2024 (domingo)
– Horário: A partir das 13h
– Local: School of Rock Pinheiros, Av. Pedroso de Moraes, 1950 – São Paulo/SP
– Classificação: Livre
– **Ingressos**: Gratuitos, disponíveis em [Meaple](https://meaple.com.br/maramusicamkt/churras-do-rock)
Prepare-se para um domingo de muita música, diversão e, claro, o melhor do churrasco brasileiro. Não perca essa oportunidade de curtir o “Churras of Rock” com toda a família!