segunda-feira, março 17, 2025

Brasil de fora? O desafio de entrar na revolução do aço de baixo carbono pela Volvo Trucks 

O aço representa 47% de um caminhão a diesel pesado típico e cerca de 44% do CO2 emitido por sua produção. Mas e se todo esse aço pudesse ser substituído por uma alternativa de baixa emissão de CO2? Pelo aço de baixo carbono?

Em 2025, a Volvo Trucks começará a incorporar aço de baixa emissão de CO2 em sua produção comercial em uma escala muito maior. Isso marca um passo significativo em seu objetivo de atingir uma cadeia de suprimentos líquida zero até 2040. 

O Brasil e a Austrália juntos respondem por quase 80% das exportações da commodities minério de ferro. Já na transformação do minério de ferro em aço, o Brasil tem uma participação de apenas 1,8% da produção global, segundo o Instituto do Aço Brasil. Por sermos uma economia primária, que vive mais da extração dos recursos naturais, vamos continuar de fora de grandes transformações tecnológicas, como o novo aço de baixa de carbono que a Volvo Trucks passará a utilizar mundialmente. 

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O novo aço de baixa emissão de CO2 é produzido usando material reciclado e energia renovável na produção, o que reduz as emissões em cerca de 80% em comparação ao aço convencional. A partir do ano que vem, o novo aço de baixa emissão de CO2 será usado para fazer as longarinas do chassi em cerca de 12.000 caminhões Volvo FH e Volvo FM, reduzindo a emissão de cerca de 6.600 toneladas de CO2. Isso é o equivalente às emissões anuais esperadas de CO2 de 910 cidadãos europeus. 

Por que o aço de baixa emissão de CO2 é essencial para a produção de caminhões com emissão líquida zero? 

Se a Volvo Trucks quiser atingir suas ambições climáticas, incluindo uma cadeia de suprimentos líquida zero, uma alternativa de baixa emissão de CO2 ao aço convencional é essencial.  

Maior material do caminhão

“Como o aço é o maior material estrutural do caminhão e o mais intensivo em termos de clima para produzir, ser capaz de implementar uma alternativa de baixa emissão de CO2 na produção em série é realmente importante para atingir nossas ambições climáticas”, diz Håkan Björklund, arquiteto de produtos da Volvo Trucks. 

Assista o Canal FrotaCast:

Em 2022, a Volvo Trucks se tornou a primeira fabricante do mundo a usar aço sem combustíveis fósseis. Esse aço foi produzido usando uma nova tecnologia, que usa hidrogênio em vez de carvão no processo de redução de minério de ferro, eliminando efetivamente as emissões de CO2. No entanto, a tecnologia ainda está em desenvolvimento e ainda não está disponível comercialmente em grandes quantidades. Enquanto isso, a Volvo Trucks está explorando maneiras de usar aço reciclado para reduzir a pegada de carbono de seus caminhões hoje. 

Que diferença o aço de baixa emissão de CO2 pode fazer para o futuro do transporte rodoviário? 

Antes de incorporar o novo aço de baixa emissão de CO2 em sua produção, a Volvo Trucks teve que testar e verificar sua qualidade. “Do lado da tecnologia, precisávamos entender melhor o aço”, explica Harsha Ar, engenheiro-chefe da Volvo Trucks. “Devido ao seu conteúdo reciclado, houve algumas diferenças em suas propriedades. E então tivemos que garantir que ele passasse em todas as nossas verificações internas de durabilidade e tratamento de superfície e tivesse um desempenho tão bom quanto o aço convencional. Só então decidimos implementá-lo em nossa produção.” 

Como um produto recém-desenvolvido, os volumes do novo aço ainda são relativamente baixos. No entanto, à medida que o fornecedor aumenta a produção de todos os tipos de aço, a Volvo Trucks espera utilizar mais dele para substituir seu consumo de aço convencional. 

“Nossa estratégia era começar com um aço em uma espessura como piloto, mas o plano sempre foi aumentar a escala, desde que o resultado fosse bem-sucedido”,
diz Harsha. “Agora que conhecemos melhor o aço e ele foi verificado, o próximo passo é aplicá-lo a diferentes graus e espessuras de aço e substituir o aço em diferentes seções do caminhão. E esse plano já está em andamento.” 

O sucesso do aço de baixa emissão de CO2 remove um dos maiores obstáculos no caminho para a produção de um caminhão pesado com emissões líquidas zero. Com sua implementação, a Volvo Trucks dá um importante passo à frente no cumprimento de seu objetivo climático. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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