Mesmo tendo, até o momento, apenas duas montadoras – Scania e Iveco – apostando no biometano como bioenergia para a descarbonização do transporte, a ZEG Biogás segue investindo para aumentar a produção do gás renovável. A unidade de biometano da empresa, instalada na usina sucroenergética Aroeira, em Minas Gerais, está pronta para iniciar a produção na próxima safra. Agora, só falta a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que a operação comece oficialmente.

Essa conquista não é apenas uma vitória para a ZEG Biogás, mas também um passo significativo para que as transportadoras e embarcadores possam aumentar suas frotas de caminhões movidos a gás verde, solução que torna os passivos ambientais – lixões e resíduos orgânicos das indústrias e fazendas – em ativos energéticos. Além da Scania e Iveco, a Volkswagen está testando o modelo o Constellation 26.280, equipado com transmissão totalmente automática e motor Cummins de ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque, similares à versão diesel.
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Vale lembrar que a MWM Motores também já oferece ao mercado o trabalho de conversão de caminhões a diesel usado em modelo a gás. A Cocal e Sada são dois exemplos de frotistas que apostaram nesta solução que, além dos benefícios do gás renovável, também faz um caminhão Euro 3 ser transformado em Euro 6, com uma redução das emissões de CO2 superior a 90% em comparação com o caminhão Euro 6 a diesel. Além disso, a ZEG Biogás já tem novos projetos no horizonte.
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Bioplantas Tupy
A Tupy, empresa brasileira e maior fabricante mundial de blocos de motores, entre adquiriu a MWM Motores e Geradores em 2022. Ambas trabalham junta na construção de bioplantas para produção de biometano e biofertilizante. Outras empresas vão construir mais de 400 postos para abastecimento de caminhões a gás com bombas de alta pressão. Projetos similares ocorrem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e outros Estados.