terça-feira, dezembro 16, 2025

Scania R vence o Truck of the Year Latin America 2025  

Com cerimônia realizada no primeiro dia da Fenatran 2024, a alta direção da Scania recebeu o troféu da vitória do Scania R, eleito o “Truck of the Year Latin America 2025” por um júri de 20 jornalistas e editores da imprensa de veículos comerciais, representando 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina.  

O prestigioso prêmio foi recebido por Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group (holding que reúne as marcas Scania, Volkswagen Truck & Bus, MAN Truck & Bus, IC Bus, Volkswagen, Traton Chargin Solution e RIO Logistics Flow), Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.  

Os concorrentes 

Com 17 votos, o caminhão Scania R Euro 6 para transporte rodoviário pesado venceu a forte concorrência de finalistas: Volvo FH, Mercedes-Benz Actros, DAF XF, Iveco S-Way e Volkswagen Meteor. 

O júri avaliou as inovações tecnologicas em eficiência energética, segurança e conforto do motoristas aplicadas aos caminhões nos últimos 12 meses. Somente competiram modelos que estão à venda no mercado. 

O Scania R representa uma família de caminhões rodoviários, que incluem uma variedade de opções de motores para a descarbonização dos transportes, como os da diesel com tecnologia Euro 6, biodiesel puro (B100) e movidos a GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e/ou biometano renovável. Além disso, a linha R conta com o R Super, único trem de força Euro 6 totalmente novo lançado no Brasil, e com a gama Plus (de potências 450 e 540 cavalos). 

Como começou 

“Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). Comecei a coordenar a edição da América Latina em 2018, a convite do presidente da organização globalmente, Gianenrico Griffini”, explica Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY. 

O IToY começou na Grã-Bretanha em 1976, quando o primeiro editor da Truck Magazine, o jornalista britânico Pat Kennett (in memorian), estava testando o então novo Seddon Atkinson SA200 no norte da Grã-Bretanha. Ele o considerou altamente inovador e à frente de seus concorrentes quando se tratava de conforto e segurança. E assim nasceu a ideia de criar um prêmio que reconhecesse os últimos desenvolvimentos técnicos em novos projetos de veículos comerciais e tecnologia de caminhões, especialmente no que diz respeito aos benefícios que eles oferecem aos operadores e motoristas. A ideia de Pat foi entusiasticamente apoiada pelo editor da Truck, Andrew Frankl, e juntos eles decidiram criar o prêmio “Caminhão do Ano”.  

De acordo com as regras do Truck of the Year Latin America (ToYLA), o prêmio anual vai para o caminhão lançado nos 12 meses anteriores, que faz a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. O julgamento é baseado em uma série de critérios críticos, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, eficiência energética, pegada ambiental e custo total de propriedade (TCO). 

É a segunda vez que o Scania R ganha o prêmio o Truck of the Year Latin America, que está em sua segunda edição, é a versão latino-americano do consagrado International Truck of the Year (IToY), que remonta a 1977. Além disso, os cinco concorrentes são todos caminhões Euro 6 Premium que receberam importantes renovações para atender a legislação ambiental fase P8 do Proconve (equivalente a Euro 6). 

Vale lembrar que, na Europa, a Scania venceu o IToY cinco vezes: 2017 (Nova Geração Scania), 2010 (Scania R), 2005 (Scania R Series), 1996 (Scania 4 Series) e 1989 (Scania 3

America 2025
Os jornalistas do corpo de jurados presentes à cerimônia com os executivos da Scania

Corpo de jurado 

Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero). 

Sobre o IToY atualmente 

O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado. 

Nos liga no LinkedInLinkedIn!

Leia o editorial da revista Frota News 45, Especial Fenatran

Como jornalista, perdi as contas de quantas feiras de transporte, automóveis, motocicletas, logística etc., que já fiz cobertura em 38 anos de jornalismo no setor no Brasil e no exterior, principalmente, na Alemanha. No entanto, a 24ª Edição da Fenatran para mim está sendo diferente e tudo novo. Como jornalista funcionário de grandes empresas de mídias, tendo a editora alemã Motorpresse por 17 anos como minha maior escola, eu prendi muito sobre gestão de redação, produção de reportagens etc. Sou muito grato pelos mentores que tive na vida. Agora, estou na Fenatran como jornalista e empreendedor em uma plataforma de mídia altamente especializada em gestão de transporte e logística. 

Assine a Newsletter Frota News gratuitamente

Em maio de 2023, dois profissionais, os irmãos Manuela e Filipi, aceitaram a ideia de fundar a plataforma Frota News, um projeto para ser diferente do que existe e do que já tinha feito como funcionário de editoras e jornais por 37 anos.  

Os pessimistas: “mais um portal de notícias sobre transporte”. Os otimistas: “você deve usar todo o seu conhecimento acumulado para fazer um noticiário diferente”. Acreditei nos otimistas, mas com responsabilidade. 

Vou evitar citar nomes para não cometer injustiças, mas tenho muito gratidão pelos que me apoiaram. Vou citar alguns e peço perdão aos não citados, mas eles sabem sobre a minha gratidão, pois falo isso pessoalmente.  

Capa da edição 45 e link para baixar PDF e FlipBook:
Frota News 45
Capa especial sobre os principais lançamentos da Fenatran 2024

A Manuela e o Filipi sempre trabalharam em segmentos diferentes do meu, mais ligados aos segmentos de luxo e serviço. Cada um com competências em segmentos diferentes, e hoje estamos trilhando juntos, e apreendendo um com o outro. As competências diferentes estão fazendo a plataforma Frota News ser inovadora. 

Os apoiadores da Frota News estão em nossas páginas das revistas e no site. No entanto, eu preciso falar sobre a Fabet (fundação de educação em transporte sem fins lucrativos), que sempre me valorizou e para mim é a “Universidade Havard” brasileira no segmento de transporte. Para mim e para grandes embarcadores e transportadores. São grandes empresas que apoiam a Fabet e para saber mais é só acessar o site da fundação. 

Isso mesmo, o nível dos cursos na Fabet é altíssimo. Eu me formei no curso “Gestão em Segurança do Transporte” graças ao excelente relacionamento e convite da gerente-geral da Fabet, a Salete Marisa Argenton. Sou colaborador em várias ações da Fabet, principalmente, como membro da banca de apreciação dos formandos em “Gestão em Segurança no Transporte”.  

O slogan “Transformar informação em conhecimento” da Frota News nasceu em momentos de inspiração dentro da Fabet e após o curso que fiz sobre a escola “Jornalismo de Soluções”, pela Knight Center, além do curso de Jornalismo Digital pela Reuters. E, o maior em educação sobre jornalismo digital vem agora: o Google. Isso mesmo. Ao perceberem a diferença em termos de conteúdo jornalismo, a diretoria de relacionamento com a mídia do Google me convidou para fazer um curso sobre jornalismo digital que começou em abril e vai terminar em dezembro. 

Toda essa busca por conhecimento, faz de a Frota News empreender em um jornalismo educativo, analítico e responsável.  

Nesta edição, todos os artigos têm uma análise, pois informação é acessível por meio dos buscadores de sites e pelas empresas. O nosso esforço é entregar informação analisada, de forma independente, sem sensacionalismo ou parcialidade. O apoio de muitas marcas da indústria de caminhões e transportes nos permite sermos independentes, mas de forma responsável. Não jogamos “plumas e nem pedras” em ninguém e nenhuma empresa. Respeitamos todos.  

É de conhecimento público, que tivemos um problema recente com a assessoria de imprensa da Knorr-Bremse, a Alfapress. É um ponto fora da curva, pois só reagimos ao extremo desrespeito com um membro de nossa equipe. Em um ano e meio, com mais de 1.000 artigos publicados, este sobre a Knorr-Bremse foi o único e esperamos que seja o último, pois acreditamos no diálogo respeitoso e transparente. E estamos abertos ao diálogo.  

Nesta edição 45, publicamos as novidades das marcas que nos apresentaram as suas novidades antecipadamente. Ainda há muito que publicar, e vamos publicar na medida que as informações chegarem, serem analisadas e compreendidas. Essa conversa continua na plataforma Frota News e, com artigos analíticos exclusivos, na próxima edição pós-Fenatran, a edição 46.  

Até breve! 

Marcos Villela Hochreiter 

Nos liga LinkedIn!

 

Scania S 770 V8 é adquirido pela Rodojunior para ampliar a sua coleção 

Rodojunior
Unidade adquirida em 2022 pela Zaqueu Transportes, empresa de Mato Grosso

É óbvio que caminhão é uma ferramenta de trabalho. No entanto, há apaixonados que compram por diferentes motivos, como o Neguinho da Beija-Flor, renomado sambista, intérprete musical e compositor brasileiro. Como Neguinho da Beija-Flor, há pessoas que compram caminhões para construir motorhome, para usar como “automóvel de passeio” e há colecionadores, como é o caso Rodojunior Transportes e Logística, com sede Rio Verde (GO). 

O Scania S 770 V8 foi lançado durante a Fenatran 2022, e a primeira unidade no Brasil foi comprada pela Zaqueu Transportes, empresa de Mato Grosso que atua no transporte de grãos, é uma das principais clientes da Scania no Brasil. Mais um modelo estará à venda, no entanto da Scania na Fenatran deste ano. 

Assine na Newsletter Frota News gratuitamente 

A coleção da Rodojunior 

Com pintura inspirada na série Frost Edition, o Scania S 770 V8 foi comprado pela Rodojunior para ampliar a sua coleção.  

Agora, a Rodojunior possui 11 caminhões das marcas Scania e Volvo em sua coleção. Como apaixonado por caminhão e telos motores V8, não poderia deixar de ter um 770 na coleção. Quando vi essa edição, apaixonei pelas cores, ainda mais sendo o tom do azul que usamos muito nos caminhões da frota”, explica Eliseu Marques Junior, proprietário da empresa. 

Rodojunior
Coleção de caminhões da Rodojunior

A coleção que o empresário se refere conta com outros 10 caminhões das marcas Scania e Volvo, sendo, LK 140 1976, L 111S 1980, 142ES 1988, 112 HW 1991 série Jubileum, 143 1995 Topline, R 620 v8 2018, NL 340 Power 1992 (1º caminhão da empresa), NH 420 2002, FH 80 anos 2007 e FH 25 anos 2018. Todos os veículos ficam reunidos em um espaço especialmente pensado para receber os amigos, clientes e fornecedores. 

Segundo Junior, a coleção ainda não está completa. “Era para ter parado já, mas acaba sendo um vício. Vamos ter mais um integrante que será comprado na Fenatran, uma série especial também”, releva. 

 A personalização 

Desde a criação de artes para vetores de pintura, tapeçaria, emblemas, elaboração e teste das cores, passando pela projeção do grafismo e finalização da pintura, até o acabamento e montagem dos acessórios, o primeiro Scania 770 S V8 Frost Edition do continente é resultado de pouco mais de 90 dias de trabalho da Politrix, empresa paulista especializada em pinturas automotivas especiais. 

Ao contrário do que se imagina, o extrapesado exclusivo não possui adesivo. De ponta a ponta foi totalmente pintado e personalizado. Segundo João Marcos Muller, proprietário da empresa de customização e responsável pelo trabalho, três tons de azul foram utilizados em todo o processo de pintura, além da aplicação de uma pérola azul translúcida. 

Grafismo é o destaque

De acordo o profissional, um dos principais desafios do projeto foi o grafismo da pintura e o mosaico que compõe o 770 em ambas as laterais do caminhão, desde o para-choque dianteiro, passando pelas portas e chegando as saias laterais. “Após pintado e envernizado lixamos e aplicamos verniz por mais duas vezes para que o a arte grafismo se nivela se com a pintura do veículo”, revela Muller.  

Ainda segundo ele, todos processos foram feitos do zero, uma vez que não havia dimensões, medidas e vetores disponíveis. A personalização do Scania 770 S V8 incluiu colunas em black piano, rodas e cubos personalizados, e todo o interior com acabamento em couro em dois tons combinado com costuras em diamante e linhas azul, garantindo assim maior fidelidade ao projeto. 

“Foi um desafio e um prazer enorme executar este projeto especialmente em um V8, talvez o único no mundo em pintura e por atender pela primeira vez um cliente externo e grande empresário referência no setor de transporte, Eliseu Marques Junior, conhecido e elogiado pela sua bela frota e sua bela coleção que agora conta com a única edição Frost Edition do Brasil”, destaca Muller. 

Sobre o Scania 770 S V8 

Como caminhão em produção em série comercial, o modelo é o mais potente no Brasil, desconsiderando os modelos de competição da Copa Truck, que ultrapassam os 1.100 cv de potência. 

Considerado um dos caminhões rodoviários mais potentes do mundo, o Scania 770 S V8 6×4 conta com um motor 16 litros, 8 cilindros em V, 770 cavalos de potência e impressionantes 3.700 Nm de torque, combinado com uma transmissão automatizada de 12 velocidades. Destaca-se ainda a presença da cabine S Highline, a maior ofertada pela marca atualmente. 

Nos siga no LinkedIn!

Ford mostra Nova Transit com novo painel e a Ranger cabine simples na Fenatran

As fabricantes de automóveis têm criado divisões com maior especialização para atender os clientes frotistas. A Renault Pro+ é pioneira e um dos cases de sucesso no mercado profissional brasileiro. Nessa linha, nasceu a divisão Ford Pro, para atender clientes frotistas de veículos comerciais. Na Fenatran, a novidade da marca é o Serviço Móvel, uma oficina que vai até o local do cliente para fazer a manutenção da frota. Além disso, o estande conta com a Nova Ranger cabine simples, e a Nova Ford Transit.  

Assine a Newsletter Frota News

“Os veículos comerciais são um dos pilares de negócios da Ford, não só na América do Sul como em todo o mundo”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.   

O executivo destacou que as vendas da Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul somam 19.000 unidades em 2023. No Brasil, as vendas da Ford Pro cresceram cerca de 15% este ano, com 4.500 unidades até setembro.

Leia também: 

Knorr-Bremse (atualizado): Encontro com jornalistas com direito a bandejão, revista por seguranças e assalto

A Nova Transit, programada para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025, apresenta mudanças que se concentram principalmente na parte interna, com importantes aprimoramentos tecnológicos e mais equipamentos de série. Ela traz um novo painel de instrumentos e outros recursos que aumentam a produtividade da operação. 

Ranger Cabine Simples 

A Ranger cabine simples, já oferecido em outros mercados, tem capacidade de carga – 1.250 kg e 1.876 litros –, e vai buscar o mercado de transformações, também a partir da derivação chassi-cabine.   

Saiba mais:

Truck of the Year Latin America 2025 vai revelar os vencedores na Fenatran

Entre os atributos de, destaca-se a tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado, dinâmica veicular incomparável, maiores ângulo de entrada e saída, a maior capacidade de imersão da categoria, de 800 mm, e recursos de assistência ao motorista. 

Serviço Móvel 

Outra grande novidade da Ford Pro é o Serviço Móvel, uma Transit equipada como oficina móvel que vai até o local do cliente para realizar a manutenção do seu veículo ou frota, sem ele ter de se deslocar até uma concessionária. Entre outros serviços, ela é preparada para fazer: troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas e limpadores de para-brisa, serviços em freios e baterias, campanhas de serviço e recalls, rodízio de pneus, escaneamento e diagnóstico, atualização de software e instalação de acessórios. 

O Serviço Móvel Ford poderá ser solicitado por meio do aplicativo FordPass, do site Agenda Ford ou das concessionárias para atendimento a até 30 km de distância das revendas. Para distâncias maiores, o contato deve ser feito diretamente com a concessionária. 

Nos siga no LinkedIn!

Truck of the Year Latin America 2025 vai revelar os vencedores na Fenatran

0

O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado.

Na 2ª Edição do Truck of the Year Latin America 2025 (ToYLA), teremos duas premiações: a principal tradicional e a 1ª Edição do Truck Innovation Award LA. O regulamento segue o padrão do IToY na Europa, no entanto, com adaptações para a realidade da nossa região.   

Os prêmios

No prêmio Truck of the Year Latin America 2025 concorrem os seguintes caminhões, em ordem alfabética:

Latin America
Finalistas: DAF XF, Iveco S-Way, Scania R, Volkswagen Meteor e Volvo FH

No prêmio Truck Innovation Award Latin America 2025, a edição deste ano tem o objetivo de reconhecer as inovações em caminhões semiautônomos ou autônomos para o agronegócio. Os concorrentes são:

Latin America
Finalista: Mercedes-Benz Axor Autônomo, Scania P 280 Autônomo, Volkswagen Constellation Autônomo e Volvo FMX Autônomo

Corpo de Jurados

Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero).

Latin
Jornalistas com anos de experiência no setor de transporte e com a indústria de caminhões

Equipe

Para a realização desta premiação, contamos com a seguinte equipe:

Latin America
Equipe que trabalhou para a realização desses dois prêmios

E para a realização desta premiação, contamos com o apoio da Noma do Brasil

Latin America
Apoio
Abaixo, os critérios para um caminhão ser considerado elegível e o que deve ser levado em consideração para a escolha: 
  1. Truck of the Year Latin America 

1.1 – O principal critério para a nomeação e eleição de qualquer caminhão como Truck of the Year Latin America será sua contribuição para elevar os padrões de eficiência do transporte rodoviário de mercadorias nos países envolvidos. Deve-se levar em consideração a contribuição do modelo ou sua família de modelo em relação a geração anterior da mesma linha ou aos concorrentes.   

1.2 – Qualquer caminhão que cumpra o critério mencionado no artigo 1.1 e que tenha um peso bruto de veículo superior a 3,5 toneladas é elegível. No entanto, o caminhão deve conter melhorias tecnológicas consideráveis e demonstráveis acrescentadas a família de modelo nos últimos 12 meses.  

1.3 – Para haver uma equidade entre os candidatos para concorrer, a prioridade é para que todos sejam do mesmo segmento da maioria dos competidores. Uma marca pode defender a candidatura de um modelo de outro segmento, caso queira, mas o que deverá ser levado em conta pelo corpo de jurado é a evolução em tecnologia em prol do conforto do motorista e das tecnologias de segurança e eficiência energética de cada candidato.  

1.4. – O caminhão indicado deve ser ‘novo’ (ou seja, lançado ou recebido novas versões dentro dos últimos 12 meses da eleição); deve ser produzido em série e disponível para compra pelo cliente desde o início do período do concurso.  

1.5 – Família dos modelos elegíveis para a o TOYLA 2025 em ordem alfabética: DAF XF, Iveco S-Way, Mercedes-Benz Actros, Scania R, Volkswagen Meteor e Volvo FH. 

  1. Innovation Truck Award LA 2025 

2.1 – A organização Truck of The Year Latin America concede o Truck Innovation Award, reconhecendo aos caminhões que dão contribuição com tecnologias avançadas e conforme o estágio tecnológico da indústria de caminhões na América Latina.  

2.2 – Em razão dos avanços dos últimos anos para a automação dos caminhões para o agronegócio, com tecnologias desenvolvidas localmente, e soluções apresentadas pelos principais fabricantes, e edição deste ano contempla os modelos automação a partir do nível 2, conforme critérios da SAE International, inclusive, os modelos desenvolvidos em parceria com outras empresas de tecnologia.  

2.3 – As indicações para o Truck Innovation Award serão feitas e julgadas em paralelo com o prêmio Truck of the Year Latin America. O principal critério para a nomeação e eleição de um caminhão para o Prêmio de Inovação será sua provável contribuição para aumentar a eficiência do transporte de cargas.   

2.3 – O caminhão indicado deve ser um veículo tecnologicamente avançado, com peso bruto superior a 3,5 toneladas. Deve possuir soluções específicas de “alta tecnologia” em termos de “conectividade de veículos” — como sistemas de condução semiautônoma/autônoma, possível capacidade de “platooning”, serviços avançados de suporte como diagnósticos remotos etc. – que podem estar em estágio de protótipo/desenvolvimento inicial (unidade única) ou em produção de “pequenas séries”. 

2.4 – As indicações para a edição deste ano, em ordem alfabética: Mercedes-Benz Axor Autônomo, Scania P Autônomo, Volvo FMX Autônomo e Volkswagen Constellation Autônomo. 

Leia também:

Knorr-Bremse: Encontro com jornalistas com direito a bandejão, revista por seguranças e assalto no fim do percurso

Nos siga no LinkedIn:

 

Confira as dicas de gestão de pneus da Bridgestone 

A Bridgestone é uma daquelas marcas que apoiam os frotistas para a gestão dos pneus para maior rentabilidade. Ela, inclusive, é uma das mantenedoras da Fabet-SP, fundação de educação no transporte sem fins lucrativos.  Inclusive, há, na sede da Fabet-SP, uma sala Bridgestone muito bem equipada para o treinamento de gestores de frotas e pneus. 

Confira, neste artigo de autoria da Bridgestone, as recomendações para a gestão de pneus das frotas de veículos leves: 

Além de oferecer mais estabilidade e permitir o desgaste uniforme dos pneus, as ações de alinhamento e balanceamento são importantes para a segurança dos condutores. Por conta disso, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, fornece uma série de dicas relacionadas à importância desses procedimentos. 

Assine a Newsletter Frota News gratuitamente

A Bridgestone recomenda que tanto o alinhamento quanto o balanceamento sejam feitos simultaneamente a cada 10 mil quilômetros. “No entanto, se houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou no veículo, rodízio de pneus, consertos por conta de furos ou cortes ou ainda choques contra obstáculos na pista ou em buracos esses procedimentos devem ser antecipados”, alerta Roberto Ayala, gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone.   

O profissional destaca ainda que a calibragem dos pneus também ajuda na segurança do condutor. “Realizar a calibragem de todos os pneus ao menos uma vez por semana, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo, contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada contribui para a economia de combustível, evitando que o motor do veículo seja sobrecarregado”, explica. 

Leia também:

Linha Iveco Tector recebe atualizações no Brasil e o novo espaço FPT

Ayala pondera também que o desgaste acentuado nas partes internas ou externas do pneu está ligado à falta de alinhamento. “A suspensão mal alinhada faz com que o pneu se incline demais para o interior ou exterior, colocando carga demais em um dos lados. Como a carga do veículo tem um grande efeito sobre o alinhamento, é preciso distribui-la igualmente entre os pneus”, pontua o especialista.  

O alinhamento deve ser executado de forma que os ângulos das rodas estejam equilibrados em relação ao piso e as linhas de centro do veículo, considerando todas as forças que atuam no carro (gravidade, força centrífuga e força de viragem). 

Os três ângulos mais importantes considerados para o alinhamento são a cambagem (ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo), o caster (ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção em relação à vertical) e a convergência ou divergência (diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus quando vistos de cima). 

Saiba mais:

As 10 maiores empresas de transporte do mundo

Já o balanceamento de rodas refere-se à distribuição adequada de peso no aro da roda. Existem duas maneiras de se balancear: o estático e o dinâmico. 

No modo “estático”, o conjunto deve estar imóvel, enquanto no “dinâmico”, em rotação, para, assim, corrigir problemas que o estático não consegue. Ambos os sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação e evitam as trepidações no carro, deterioração do pneu, distúrbios de direção e comprometimento da capacidade de frenagem. 

Também é recomendado respeitar as medidas indicadas pelo fabricante para pneus e rodas, e analisar o tipo de solo a ser percorrido, já que utilizar na cidade um modelo destinado ao uso off road, poderá acarretar aumento no consumo de combustível e comprometer a estabilidade e durabilidade das peças do veículo. 

Nos siga no LinkedIn

O futuro do transporte de carga será debate durante a Fenatran 

Faltam pouco dias para o início da maior feira de transportes e logística da América Latina, a Fenatran, de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.  E ela será uma maratona, pois são cerca de 600 expositores e muitas atividades paralelas para aumentar o conhecimento dos gestores de transportadoras, frotas, logística etc. Entre os, ocorrerá a Rota Fenatran, que vai debater o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil.  

Assine a Newsletter Frota News gratuitamente

O debate vai acontecer dentro do Espaço de Conteúdo, associações que representam o setor, montadoras, operadores logísticos e transportadoras abordam as principais expectativas e previsões para o setor em 2025  

Oportunidades para negócios 

A Rota Fenatran é um workshop de painéis e palestras que vão abordar as principais expectativas e previsões para o setor em 2025. O encontro será dia 05 de novembro, no Espaço de Conteúdo e faz parte da programação oficial da Fenatran.  

O gerente executivo da Fenatran, Thiago Braga Ferreira, explica que a programação terá painéis com conteúdo focado nos principais desafios da indústria de veículos pesados e logística. “Vamos receber importantes nomes do mercado e de associações parceiras da feira, como NTC, Anfir, CNT e Anfavea, que vão tratar de temas muito pertinentes para toda a cadeia de transporte, como alternativas energéticas, custos para os frotistas, além de fazer projeções para o próximo ano”, explica.   

eventos estratégicos
Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran

Leia também:

Entrevista: Executivos da Iveco e FPT acrescentam informações na IAA Transportation 

No primeiro painel, que acontece às 14h15, os participantes vão saber mais sobre os principais destaques e tendências da IAA Transportation, feira europeia dedicada aos veículos comerciais e industriais que ocorreu no mês de setembro, em Hannover, na Alemanha.   

Na sequência, às 14h15, o espaço recebe representantes da Volvo, Scania, Mercedes-Benz, DAF, Iveco e Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vão apontar as tendências do mercado. Entre os temas de destaque estão a produção, vendas e exportações de caminhões este ano e as perspectivas para 2025. Também fazem parte do debate as metas da redução das emissões, novas alternativas de propulsão, uso do biodiesel, entre outros temas. Para encerrar, os speakers vão tratar da previsão de um futuro Euro 7, expectativas com financiamento verde e programas de renovação de frota.  

Apoio:
Unidas
A plataforma Frota News apoia profissionalização de mulheres por meio da Fabet

No terceiro painel, às 15h15, Henry Joseph Junior, diretor de sustentabilidade e de parcerias estratégicas e institucionais da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, vai apresentar os Caminhos da Descarbonização no Brasil. O estudo reúne diversos dados e estatísticas, além de propor algumas soluções para reduzir ou zerar a emissão de gases de efeito estufa e carbono do setor automotivo na atmosfera.

A palestra, que começa às 15h50, traz o ponto de vista dos transportadores de cargas e as dificuldades enfrentadas pelo segmento com o aumento dos custos operacionais e dos insumos básicos, a falta de motoristas e a questão dos impostos. Na sequência, representante da CNT, a Confederação Nacional do Transportes, vão trazer a visão da entidade sobre o cenário atual do segmento.   

E para encerrar a programação do dia, às 17h10, Fenabrave, NTC e Anfir vão abordar as novas alternativas energéticas, assim como o emprego de medidas para redução de acidentes e de roubos de cargas. Outros temas também serão debatidos, entre eles o mercado de implementos rodoviários e as inovações tecnológicas de caminhões e carroçarias.  

Para ter acesso a Fenatran bem como ao Rota FENATRAN e Espaço de Conteúdo é necessário fazer o credenciamento prévio. Para se cadastrar, os participantes devem clicar no link, acessar o site e preencher as informações requisitadas. A credencial permite a entrada gratuita aos pavilhões do São Paulo Expo durante os cinco dias de feira.   

 Serviço: – Rota Fenatran  

 Data: 05 de novembro (terça-feira)  

 Horário: a partir das 13h30  

 Endereço: SP Expo – Espaço de Conteúdo Fenatran: Pavilhão 8, Sala 101.  

 Sobre a Fenatran  

A Fenatran, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª Fenatran ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.  Mais informações e credenciamento em breve –  www.fenatran.com.br   

 Sobre a RX  

 A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.  www.rxglobal.com/rx-brazil  

 Sobre a RELX  

A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.  

Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors  

Nos siga no LinkedIn!

Mana Bernardes e Domenico Lancellotti transformam o Teatro Oficina com “Questão Humana”

O Roteiro Automotivo tem o prazer de apresentar o projeto “Questão Humana”, que da sensibilidade visceral de Mana Bernardes e da potência sonora criativa de Domenico Lancellotti nasce o projeto Questão Humana, uma fusão entre as palavras de Mana e as notas musicais de Domenico, que será apresentado ao público em uma performance inédita, no dia 31 de outubro, no icônico Teatro Oficina. 

Assine a Newsletter Frota News grauitamente

Após um “ensaio” de 20 anos e o reencontro artístico entre a dupla, ocorrido em julho de 2024, em Copacabana, Rio de Janeiro, teve início este bordado poético-musical, entrelaçado pela produção de Bruno di Lullo, que resultou na criação de 12 faixas inéditas,  com títulos como Serpente, Paz e Gente, e lançamento nas principais plataformas digitais de música. 

Mana com a família Okano

O projeto inclui ainda uma obra sonora única, um manifesto poético inspirado em uma entrevista realizada por Mana com a família Okano, apresentado em papel museológico de fibra natural, acompanhada de um QR code para uma experiência sensorial. Gravada em estúdio, a faixa será composta pela leitura do poema por Mana e membros da família, com a experiência musical de Domenico,  para eternizar o legado da família em obra física, emoldurada, mas também sonora. 

Mana Bernardes é artista independente e atua em projetos de envolvimento humano, realizando performances e unindo criações literárias à manufatura no desenvolvimento de suas obras. Expõe em galerias e museus como Mad Museum (NY), Fondation Cartier (Paris) e Museu Nacional (Brasília). Sua linha de joias feitas com materiais do cotidiano circula em lojas de museus como MoMA (Nova York), MAD (NY), MAM (RJ), MAR (RJ) e Inhotim (MG). Tem sua caligrafia em obra fixa no Museu do Amanhã (RJ) e no Museu da Língua Portuguesa (SP), além da Mulher Raíz, no acervo permanente do MAR (RJ). 

Leia também:

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento

Revista Rolling Stone Brasil

Domenico Lancellotti é um cantor, compositor, violonista, percussionista e baterista brasileiro, que tem colaborado com vários artistas como o Quarteto em Cy, Daniel Jobim, Caetano Veloso, Fernanda Abreu e Adriana Calcanhotto. Atualmente participa em vários projetos, nomeadamente Os Ritmistas (NR/Dubas), com Stephane San Juan e Dany Roland, Orquestra Imperial, com Berna Ceppas e Kassin, e +2, com Moreno e Kassin. Já lançou dois álbuns solo de estúdio: Cine Privê (2011) e Serra dos Órgãos (2017), este eleito o 24º melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. 

Bruno Di Lullo é conhecido por seu trabalho como baixista na banda Tono e por acompanhar e gravar com grandes nomes da música como Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Moreno Veloso, que, entre outros, incluiu suas composições em seu repertório fonográfico. Sua habilidade como compositor se reflete na qualidade e diversidade de suas músicas. 

Nos siga no LinkedIn!

Ficha Técnica 

Performistas: Mana Bernardes e Domenico Lancellotti 

Músicos: Bruno Di Lullo e Eduardo Manso 

Direção cênica: Guilherme Mattos 

Produção artística: Ana Aurora Borges 

Colaboração artística: Marina Monteiro 

Designer: Rey Silva 

Estúdio: Primatas 

Maquiagem: Bruna Carvalho 

Realização: Teatro Oficina 

Assessoria de Imprensa: Vicente Negrão Assessoria 

Serviço: 

Lançamento Questão Humana 

Mana Bernardes e Domenico Lancellotti  

Teatro Oficina  

Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista 

31/10, às 20h30 

Duração: 1h 

Classificação indicativa: livre 

Ingressos: R$70 | R$ 35 (meia)   

Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/99413  

A bilheteria do teatro abre com 1h de antecedência ao espetáculo 

Morador do Bixiga: R$30 (venda presencial na bilheteria, mediante a comprovante de residência em próprio nome, um por pessoa) 

Nos siga no LinkedIn!

Empresas de Curitiba compram ônibus Volvo. Isso é bairrismo? Será BH?

0

O termo bairrismo refere-se a um sentimento de orgulho e lealdade que as pessoas têm pelo seu bairro ou região. É como um patriotismo em menor escala, onde os moradores defendem e valorizam as características e tradições locais. Esse sentimento pode ser positivo, promovendo a união e a identidade comunitária, mas também pode levar a rivalidades e preconceitos entre diferentes bairros ou regiões. E no caso de veículos com padrão Volvo? Alguém tem dúvida da qualidade e da tecnologia? É difícil ter argumentos contra a qualidade Volvo.

Assine nossa Newsletter

A saber, as empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade, no total, adquiriram 95 ônibus fabricados em Curitiba, capital do Paraná. Em uma outra ocasião, o próprio prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em entrevista a este jornalista, disse que, se fabricamos excelentes ônibus, porque vamos comprar outro inferior?

Modelo Padron

O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil. A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo.

Silencioso e econômico

O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana possui uma caixa de câmbio automática. Que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas. Só para efeito de comparação, em Belo Horizonte (MG), uma cidade maior e com maior arrecadação fiscal mais elevada, os ônibus são mais velhos, menos potentes, maioria sem ar-condicionado, motor dianteiro, câmbio manual e suspensão metálica ultrapassada.

Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.

O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. Além disso, o propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.

“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo. Que aliás, atende a capital e parte do interior do Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.

Nos siga no LinkedIn!

Tori e Castello Branco em apresenta inédita na CaSa SLAMB

No dia 31 de outubro, a CaSa SLAMB será o cenário de uma experiência musical singular, com a apresentação da talentosa cantora Tori, acompanhada pelo renomado cantor Castello Branco. Este evento promete uma noite repleta de emoções e novas sonoridades, combinando introspecção e psicodelia.

Assine a Newsletter Frota News gratuitamente

Tori, uma compositora, musicista e cantora de Aracaju-SE, atualmente radicada no Rio de Janeiro, apresentará seu show inédito. Seu primeiro álbum solo, “Descese”, lançado em 2023 pela PWR Records, foi produzido por nomes ilustres como Bem Gil, Bruno di Lullo e Domenico Lancellotti. O disco, que flerta com o universo da Música Popular Brasileira, conta com colaborações especiais de artistas como Joana Queiroz, Bruno Berle, Dora Morelenbaum e Julia Mestre. Em 2023, Tori foi indicada ao Prêmio Multishow na categoria Brasil pela canção que intitula o álbum, destacando-se em parcerias com diversos artistas renomados.

Tudo começa em um monastério

Castello Branco trará à apresentação sua sensibilidade musical, desenvolvida durante sua infância em um monastério. Com cinco discos lançados e colaborações com artistas como Zélia Duncan, Duda Beat, Rubel e Mahmundi, sua trajetória é marcada por reconhecimentos significativos, incluindo temas de novelas da Globo e uma final do Big Brother Brasil. Castello já encantou plateias em festivais renomados como Rock In Rio, Vodafone Mexefest em Portugal e Fête de la Musique na França, além de ter realizado quatro turnês internacionais.

O encontro dessas duas forças criativas promete proporcionar uma noite mágica, repleta de emoções e novas sonoridades. O show contará com um vídeo cenário projetado especialmente para a apresentação, criando uma atmosfera imersiva e envolvente para o público, além de uma cenografia cuidadosamente elaborada, que incorpora elementos inspirados nas florestas e na natureza.

Leia também:

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pela Sympla, e no dia do evento haverá vendas na porta da CaSa SLAMB.

Serviço:

  • Data: 31 de outubro
  • Horário: Abertura da casa às 18h; Show às 21h
  • Local: CaSa SLAMB, Rua Mateus Grou, 106 – Pinheiros
  • Ingressos: R$ 30,00 (Sympla) e R$ 45,00 (na porta)