O híbrido flex, como foi apresentado pela Marcopolo na última edição da Lat.Bus – a maior feira de ônibus da América Latina –, ganha mais um exemplo de viabilidade no Brasil: o Lecar 459. O automóvel foi desenvolvido pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, e já está disponível para encomendas por R$ 148 mil. O modelo traz a mesma inovação tecnológica presente no micro-ônibus híbrido Volare 9.
A Scania, em parceria com a DHL, também desenvolve um caminhão pesado utilizando a mesma lógica: um motor a combustão dedicado exclusivamente à geração de energia elétrica para o motor elétrico, responsável pelo movimento das rodas. Vale ressaltar que o projeto entre Scania e DHL ocorre na Alemanhã, mas com grande potencial para ser realizado no Brasil.

O Lecar 459 se destaca pela eficiência energética: o modelo pode percorrer até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol, o que equivale a um consumo médio de aproximadamente 33,3 km/l. Essa alta eficiência é possível graças à tecnologia híbrida flex, que combina um motor a combustão – atuando como gerador – com um motor elétrico responsável por toda a tração.
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Assim como o micro-ônibus Volare 9 Híbrido, o Lecar 459 não precisa de recarga externa. Funcionando exclusivamente com etanol, o modelo oferece uma solução prática e sustentável, aproveitando um combustível amplamente disponível no Brasil.
Os interessados já podem encomendar o Lecar 459 pelo site da fabricante. O modelo tem potência de 165 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e conta com um sistema gerador fornecido pela brasileira WEG, uma gigante global em tecnologia elétrica. O motor a combustão, que atua como gerador de energia, é o mesmo utilizado no Volare 9 Híbrido: um 1.0 de três cilindros supercompacto da Horse, joint venture entre Renault e Geely, com fábrica em Curitiba (PR).

A direção
A empresa, apesar de muito nova, o seu fundador e CEO, Flávio Figueiredo Assis, contratou um time de executivos com bastante experiência no setor automotivo: Rodrigo Rumi, VP de Marketing, Vendas, Pós-Vendas e Inovação; Wagner Luiz de Souza, VP de Operações; Urias G Novaes, Diretor de P&G e Manufatura; Eduardo Ferraz, Diretor de Relações Governamentais; Iledson Fracalossi, Diretor Financeiro; Henrique Novaes, Diretor Jurídico; e Aline Vieira, Diretora de Recursos Humanos.

A produção do Lecar 459 está prevista para começar em agosto de 2026, em uma fábrica em construção em Sooretama (ES). O terreno da unidade tem 440.000 m² e está localizado a 119 km de Vitória, 25 km do Aeroporto de Linhares e 100 km do Complexo Portuário do Espírito Santo. Segundo a empresa, a capacidade inicial de produção será de 120 mil unidades por ano.
