segunda-feira, março 17, 2025

O Lecar 459 e a vocação brasileira para veículos híbridos a biocombustível

O híbrido flex, como foi apresentado pela Marcopolo na última edição da Lat.Bus – a maior feira de ônibus da América Latina –, ganha mais um exemplo de viabilidade no Brasil: o Lecar 459. O automóvel foi desenvolvido pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, e já está disponível para encomendas por R$ 148 mil. O modelo traz a mesma inovação tecnológica presente no micro-ônibus híbrido Volare 9.

A Scania, em parceria com a DHL, também desenvolve um caminhão pesado utilizando a mesma lógica: um motor a combustão dedicado exclusivamente à geração de energia elétrica para o motor elétrico, responsável pelo movimento das rodas. Vale ressaltar que o projeto entre Scania e DHL ocorre na Alemanhã, mas com grande potencial para ser realizado no Brasil.

Lecar
O interior segue o padrão dos carros elétricos com linhas clean e destaque das telas digitais

O Lecar 459 se destaca pela eficiência energética: o modelo pode percorrer até 1.000 quilômetros com apenas 30 litros de etanol, o que equivale a um consumo médio de aproximadamente 33,3 km/l. Essa alta eficiência é possível graças à tecnologia híbrida flex, que combina um motor a combustão – atuando como gerador – com um motor elétrico responsável por toda a tração.

Leia também:

Scania e DHL testarão caminhão elétrico com gerador de energia elétrica movido a diesel verde

VW Meteor Hybrid e outras soluções para redução das emissões de poluentes

Lat.Bus 2024: as inovações reveladas para o transporte urbano de passageiros

Assim como o micro-ônibus Volare 9 Híbrido, o Lecar 459 não precisa de recarga externa. Funcionando exclusivamente com etanol, o modelo oferece uma solução prática e sustentável, aproveitando um combustível amplamente disponível no Brasil.

Os interessados já podem encomendar o Lecar 459 pelo site da fabricante. O modelo tem potência de 165 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e conta com um sistema gerador fornecido pela brasileira WEG, uma gigante global em tecnologia elétrica. O motor a combustão, que atua como gerador de energia, é o mesmo utilizado no Volare 9 Híbrido: um 1.0 de três cilindros supercompacto da Horse, joint venture entre Renault e Geely, com fábrica em Curitiba (PR).

Lecar
Fonte: Lecar

A direção

A empresa, apesar de muito nova, o seu fundador e CEO, Flávio Figueiredo Assis, contratou um time de executivos com bastante experiência no setor automotivo: Rodrigo Rumi, VP de Marketing, Vendas, Pós-Vendas e Inovação; Wagner Luiz de Souza, VP de Operações; Urias G Novaes, Diretor de P&G e Manufatura; Eduardo Ferraz, Diretor de Relações Governamentais; Iledson Fracalossi, Diretor Financeiro; Henrique Novaes, Diretor Jurídico; e Aline Vieira, Diretora de Recursos Humanos.

Lecar
Time de executivos da Lecar

A produção do Lecar 459 está prevista para começar em agosto de 2026, em uma fábrica em construção em Sooretama (ES). O terreno da unidade tem 440.000 m² e está localizado a 119 km de Vitória, 25 km do Aeroporto de Linhares e 100 km do Complexo Portuário do Espírito Santo. Segundo a empresa, a capacidade inicial de produção será de 120 mil unidades por ano.

Lecar
Projeção de como será a fábrica no Espírito Santo
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui