sábado, abril 26, 2025

Noma do Brasil aumenta a segurança no transporte de bobinas de aço com novo implemento rodoviário

A Noma do Brasil, referência na fabricação de implementos rodoviários, acaba de lançar um novo produto voltado ao transporte de bobinas de aço. O modelo chega ao mercado para elevar a segurança, a eficiência e a robustez do setor. Trazendo assim, uma série de inovações que garantem mais estabilidade e proteção à carga.

Desenvolvido com um chassi reforçado e projetado especificamente para esse tipo de transporte, o novo implemento assegura maior resistência e durabilidade. Permitindo assim,  enfrentar as exigências das estradas brasileiras com muito mais robustez. O centro de gravidade mais baixo do equipamento proporciona maior estabilidade, tornando as manobras mais seguras e controladas, reduzindo riscos e oferecendo mais confiança ao transportador.

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Outro diferencial do lançamento da Noma são as catracas móveis e os pontos de amarração fixos, que garantem um transporte mais seguro e eficiente. Aliás, o projeto também prioriza a ergonomia do operador, oferecendo plataformas laterais e traseira para facilitar o acesso à bobina, tornando o manuseio mais prático no dia a dia.

A segurança da carga é outro ponto forte do novo implemento. O berço onde as bobinas são acomodadas conta com piso de borracha colado, evitando qualquer contato direto com os parafusos. Essa solução reduz significativamente os riscos de danos ao material transportado, agregando mais proteção e confiabilidade ao processo logístico.

transporte de bobinas
Ele foi projetado para o PBTC de 58.500 kg e capacidade de carga líquida em torno de 40.400 kg, variando conforme o peso do caminhão trator

Quatro eixos com o primeiro autodirecional

Com esse lançamento, a Noma do Brasil reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência no transporte rodoviário, certamente entregando ao mercado um produto que atende às demandas mais exigentes da indústria siderúrgica e garantindo mais eficiência para os transportadores de bobinas de aço.

O modelo lançado pode ser tracionado por cavalo mecânico 6×2 e conta com quatro eixos, sendo o primeiro autodirecional e os três seguintes com suspensão mecânica. Ele foi projetado para o PBTC de 58.500 kg e capacidade de carga líquida em torno de 40.400 kg, variando conforme o peso do caminhão trator.

A versão standard já sai de fábrica bem completa, com caixa de ferramentas, reservatório de água de 25 litros, caixa de mantimentos com gavetas e acessórios, porta estepe para dois pneus, protetor lateral, sistema de freios a tambor e ABS, sistema elétrico com lanternas 100% em LED e suspensor pneumático no 1º e 2º eixos. As rodas são de 17 rodas com pneus 295/80R22,5. O comprimento total é de 13.500 mm, com berço de 9.000 mm de comprimento.

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Outro diferencial do lançamento da Noma são as catracas móveis e os pontos de amarração fixos, que garantem um transporte mais seguro e eficiente.

A indústria de bobinas de aço

O Brasil é o nono maior produtor mundial e o primeiro na América Latina de aço bruto, segundo o Instituto Aço Brasil. Em 2024, a produção foi de aproximadamente 33,7 milhões de toneladas, representando um crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior.  As bobinas entram na categoria de aços planos, com uma produção de 23,5 milhões de toneladas utilizados. Principalmente nas indústrias bem como automotivas, eletrodomésticos, estruturas metálicas e tubos.

O transporte de bobinas de aço ocorre em diferentes direções. Além das indústrias brasileiras, mais concentradas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, exportações, o Brasil também importa bobinas de aço. No ano passado, as indústrias de transformação importaram 1.023.464 bobinas pelos portos brasileiros e distribuíram para centenas de indústrias

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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