A história da Iveco e Fiat, atual Fiat Chrysler Automobiles, e confundiram por terem os mesmos acionistas controladores, a família Agnelli, por meio da holding Exor. Por sua vez, o controle a FCA tem 14,4% da Stellantis e 27% das ações ordinárias e 42,5% de direito de voto no Iveco Group. Portanto, será comum existirem parcerias entre Iveco e Stellantis, como a recente anunciada produção e comercialização de dois novos furgões elétricos com a marca Iveco.
Antes, apenas para concluir a questão acionaria da Stellantis, os outros grandes acionistas são a família Peugeot (7,2%) — vale lembrar que a Stellantis foi criada a partir da fusão entre FCA e PSA Peugeot Citröen — e o governo francês (6,2%). Ambos os grupos possuem centenas de outros acionistas, porém, minoritários e diluídos em compradores de ações negociadas nas Bolsas de Valores de Milão, Paris e Nova York.
Leia também:
BorgWarner amplia fornecimento de motores elétricos para montadoras
Novo Fiat Scudo, Peugeot Expert ou Citroën Jumpy? Qual comprar?
Lançamento: Edição 48 da revista Frota News Digital com especial Panorama da Indústria de Transporte
Stellantis Pro One
Entre as unidades de negócios da Stellantis, há a divisão de veículos profissionais que cuida de veículos comerciais e frotistas de todas as marcas do grupo — Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall — e que será responsável também esses dois eDaily, inicialmente.
Os modelos serão fabricados nas unidades da Stellantis em Atessa (Itália), Gliwice (Polônia) e Hordain (França) e comercializados exclusivamente pela rede oficial da Iveco na Europa, incluindo o Reino Unido. Ainda não há planos anunciados para exportação para o Brasil. No entanto, na última Fenatran, a Iveco já lançou os modelos 100% elétricos eDaily.
Os novos furgões elétricos, com Peso Bruto Total (PBT) variando entre 2,8 e 4,25 toneladas, vão expandir a linha de veículos comerciais leves (VCL) da Iveco reforçando sua presença no segmento de furgões de médio e grande porte. Essa ampliação complementa o portfólio da marca, que já conta com o icônico eDaily, fabricado em Suzzara, Itália, e eletrificado nas instalações de Brescia.
De 2026 a 2036
O acordo entre Stellantis Pro One e Iveco tem duração prevista de dez anos, com lançamento dos novos modelos programado para meados de 2026.
Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Iveco Group, destacou a importância da parceria para fortalecer a posição da marca no mercado de VCL. “Estamos entusiasmados por adicionar dois novos furgões elétricos à nossa gama. Essa colaboração nos permitirá ampliar nossa competitividade, aproveitando o amplo know-how da Stellantis Pro One e sua forte presença na Europa. Temos certeza de que esses veículos trarão grandes benefícios aos nossos clientes, especialmente na logística de entregas ao domícilio”, afirmou.
Jean Philippe Imparato, Chief Operating Officer da Stellantis para a Europa, ressaltou a importância da parceria para a liderança da empresa no segmento. “Estamos orgulhosos de colaborar com uma empresa italiana de renome como a Iveco. Essa parceria reforça nossa posição de liderança no mercado de VCL na Europa, com produtos de alta qualidade e tecnologias inovadoras de propulsão elétrica”, declarou.
