quarta-feira, maio 22, 2024

CAMINHÃO IVECO AUTOMATIZADO COM PLUSDRIVE INICIA TESTES EM VIAS PÚBLICAS

A IVECO, em parceria com a empresa Plus, anunciou o caminhão IVECO S-Way equipado com o sistema de assistência ao motorista PlusDrive já está em fase de testes nas vias públicas da Alemanha. É o primeiro Iveco automatizado desta parceria.

Esse marco representa o resultado de um minucioso processo de teste e validação, que incluiu extensos testes em circuitos fechados, validação de dados prévios coletados e um treinamento intensivo dos motoristas de teste sobre as avançadas características de segurança do caminhão.

Além disso, a TÜV SÜD, uma organização independente de testes, verificou a segurança funcional do conceito de segurança para esses testes em vias públicas. A coleta abrangente de dados reais durante essa fase crucial de teste está preparando o caminhão automatizado com motorista para a futura industrialização.

“A próxima geração de tecnologia preditiva de segurança baseada em IA, como o PlusDrive, tem o potencial de tornar o transporte rodoviário mais seguro, fácil e sustentável. Ela pode ajudar a reduzir o risco de acidentes, melhorar a economia de combustível, aumentar a retenção de motoristas e combater a escassez de caminhoneiros em toda a Europa”, afirmou Marco Liccardo, Chief Technology & Digital Officer do Grupo Iveco.

“Estamos muito satisfeitos em dar esse próximo passo em nossa parceria com a Plus. Vamos demonstrar a crescente maturidade do nosso IVECO S-Way com PlusDrive por meio de testes em vias públicas e operações comerciais”, acrescentou Liccardo.

Leia também: MERCADO: O MELHOR ANO E O PIOR ANO DAS MARCAS DE PESADOS

Sensores de última geração

Equipado com um software avançado de direção autônoma baseado em inteligência artificial. O caminhão conta com sensores de última geração, como lidars, radares e câmeras. Decerto, o PlusDrive proporciona aos motoristas uma percepção ampliada do ambiente ao redor do veículo.

Os testes continuarão na Alemanha nos próximos meses. Depois, estendidos para a Áustria, França, Itália e Suíça, visando coletar dados reais de diversas rotas e condições de direção na região. Além disso, eles demonstrarão que o PlusDrive pode realizar com segurança, Inclusive, manobras automáticas supervisionadas pelo motorista. E mais centralização de faixa, fusão de faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema e assistência em engarrafamentos.

Boné CapMuscle

“Estamos orgulhosos do trabalho árduo que as equipes realizam para levar essa solução inovadora de direção para testes em vias públicas. Algumas das maiores frotas do mundo já estão usando o PlusDrive para o transporte de carga. Assim, podemos disponibilizar esse produto para mais frotas, maior será o impacto que poderemos ter”, afirmou Shawn Kerrigan, diretor de Operações e Cofundador da Plus.

Nos siga no LinkedIn!

Com a combinação da experiência da IVECO e a tecnologia de direção autônoma da Plus, a expectativa é que traga benefícios para o setor de transporte. Ademais, isso pode contribuir para a segurança nas estradas, melhorando a eficiência operacional e enfrentando desafios como a escassez de motoristas.

Enfim, o avanço desses testes em vias públicas na Alemanha representa um importante passo em direção à produção em fábrica do caminhão automatizado IVECO S-Way com PlusDrive.

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui