segunda-feira, maio 20, 2024

REITER LOG AVALIA CAMINHÃO DIESEL TRANSFORMADO EM ELÉTRICO

A Reiter Log, renomada empresa de transporte e logística do Brasil e do Mercosul, está determinada a liderar a transição do uso de veículos da frota movidos a combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis. Como parte desse compromisso, a empresa, recentemente, testou um caminhão da startup Plug.in, uma empresa inovadora cujo objetivo é aumentar a autonomia dos caminhões elétricos existentes e realizar o retrofit de caminhões a diesel para torná-los elétricos.

Testando a Eficiência do Modelo de Caminhão Plug.in

O modelo testado pela Reiter Log foi um cavalo mecânico utilizado para transporte na Região Metropolitana de São Paulo. Durante o teste, o caminhão foi responsável pela transferência de cargas de quatro clientes diferentes, com pesos variando entre quatro e 32 toneladas. Para essa tarefa, foi utilizado um implemento baú vanderleia com três eixos espaçados.

De acordo com André Lourenço, gerente nacional de vendas da Plug.in, o cavalo mecânico demonstrou uma autonomia de 300 km quando vazio e 190 km quando carregado. É importante ressaltar que esses testes foram realizados em áreas urbanas com alto tráfego, o que pode afetar a autonomia dos veículos elétricos. No entanto, Lourenço destacou que o veículo pode alcançar uma autonomia ainda maior com a adição de baterias extras.

Soluções Inovadoras da Plug.in para a Mobilidade Elétrica

A Plug.in foi fundada com a missão de atender às necessidades do mercado brasileiro no segmento de mobilidade elétrica. Além disso, especialmente no que diz respeito a veículos pesados, como os utilizados pela Reiter Log. As soluções oferecidas pela Plug.in vão além da disponibilização de caminhões 100% elétricos. A startup busca também adaptar uma solução integrada para cada cliente, considerando fator como autonomia, sistemas de carregamento e carga dimensionados exclusivamente para cada aplicação.

Arthur Ramos, CEO e fundador da Plug.in, afirmou: “nossas soluções vão além de disponibilizar caminhões elétricos para o mercado. Bem como, buscamos oferecer uma solução completa e personalizada para cada cliente, garantindo a melhor experiência possível com a mobilidade elétrica”.

A Plug.in e sua Frota de Testes

Assim como alguns fabricantes de caminhões ao redor do mundo, a Plug.in adotou uma abordagem inovadora ao criar sua própria transportadora para funcionar como um laboratório. Embora não seja uma fabricante de caminhões, a Plug.in possui uma frota própria de oito caminhões elétricos. Eles são utilizados em sua transportadora para testar e aprimorar continuamente seus desenvolvimentos no campo da eletromobilidade.

Ivan Vendramini, COO da Plug.in, enfatizou a importância dessa iniciativa, afirmando: “o fato de termos nossa própria transportadora com caminhões 100% elétricos nos permite aplicar todo nosso conhecimento e expertise em operações com esse tipo de equipamento. Portanto, isso nos permite entregar aos nossos clientes caminhões convertidos pela Plug.in com a confiança de que eles estão adquirindo um produto de alta qualidade e desempenho”.

Compromisso da Reiter Log com ESG

A transportadora se prepara para a transição de sua frota para combustíveis renováveis desde 2014, ano em que começou a testar as alternativas do mercado. Na época, explica Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log, testaram um caminhão da Iveco movido a gás. Atualmente, a transportadora já conta com 124 cavalos mecânicos movidos a gás da Scania e, com a entrada da Iveco neste segmento, a Reiter Log está avaliando o novo modelo Iveco S-Way, apresentado na última Fenatran. Além disso, para o “last mile”, a empresa possui 20 caminhões elétricos leves para a logística urbana, com planos para crescer a frota de modelos que utilizam diferentes fontes de energia limpa e renovável. Por fim, a meta é que 100% da frota seja desses tipos de veículos até 2035, revela Vanessa. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
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