A Volvo acaba de lançar o ônibus B320R no mercado brasileiro. Este lançamento vem com versões projetadas para atender às demandas da aplicação urbana, rodoviária de curta distância e fretamento. A novidade principal está no motor D8K Euro 6, que se destaca por ser mais potente e econômico do que a geração anterior. Esse motor já equipa os caminhões Volvo VM, consolidando ao completar 20 anos no mercado brasileiro.
O Volvo B320R é uma adição ao portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. Além da versão tradicional urbana, o veículo oferece opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância, tornando-o um chassi versátil, adaptável às diversas necessidades do mercado de transporte de passageiros.
O modelo está disponível na configuração de eixos 4×2 e pode acomodar carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura, proporcionando flexibilidade e versatilidade na sua utilização.
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Viagens mais confortáveis
O destaque do motor D8K Euro 6 está na redução das emissões e com um torque de 1.200 Nm, que agora se encontra disponível em rotações mais baixas. Isso resulta em um desempenho mais silencioso e suave tanto para os passageiros quanto para os motoristas, tornando a viagem mais confortável. Além disso, o motor Euro 6 de 8 litros é ainda mais econômico, podendo estender o período de troca de óleo para até 100.000 km, dependendo da aplicação.
Para as versões de fretamento e rodoviárias, o Volvo B320R vem equipado com a transmissão I-Shift de sétima geração, que oferece trocas rápidas e suaves, praticamente imperceptíveis. Para as aplicações urbanas, os transportadores podem escolher entre duas opções de transmissão automática das marcas ZF ou Voith, garantindo a adequação às condições específicas da operação.
Freio a disco
Alinhado à visão “Zero Acidentes” da marca, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas, o que é uma iniciativa da Volvo, mas, deveria ser obrigatório por lei. O freio a disco reduz, segundo estudos de todas os fabricantes, em 15% o espaço de frenagem. Em uma situação de emergência, esses 15 minutos reduz um acidente para quase um acidente. Além disso, a troca de pastilhas de freio é quatro vezes mais rápida do que a troca de sapatas de freio no sistema a tambor.
Na versão rodoviária, o controle eletrônico de estabilidade ESP é padrão, proporcionando um nível excepcional de segurança para os passageiros e motoristas.
Outro ponto de destaque na versão rodoviária é o freio motor VEB300, com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder, que é um item opcional, a potência de frenagem pode alcançar incríveis 900 cv, garantindo uma frenagem segura e eficaz. Com tanta potência de frenagem auxiliar, um motorista treinado, faz o sistema principal de freio durar muito, reduzindo significativamente as despesas com manutenção e aumentando a segurança. E, no caso de ônibus, o conforto dos passageiros.
Facilidade na manutenção
Mesmo com o motor e a transmissão aprimorados, a manutenção do chassi B320R continua sendo funcional e eficiente. Muitos dos componentes já são amplamente utilizados nos chassis da Volvo há muitos anos, o que garante a disponibilidade de peças. Além disso, há uma vasta experiência em serviços nas concessionárias da marca. O B320R é um ônibus robusto e de alta produtividade, o que permite a realização de manutenções com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação e, consequentemente, uma maior rentabilidade para os operadores.
O chassi B320R é um modelo global, anteriormente fornecido pela Volvo para mercados de exportação, como Chile e Colômbia.
Com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6 no Brasil, a Volvo entendeu a oportunidade de introduzi-lo no mercado nacional. Atualmente, o mercado de ônibus demonstra sinais de recuperação. Sobretudo, após os desafios da pandemia, com um ambiente econômico mais favorável, aumento no crédito, taxas de juros em queda e redução do desemprego. Além disso, a Volvo registra um momento positivo de vendas no país, com um crescimento de 68,5% nas entregas acumuladas deste ano. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais a oferta da Volvo nos segmentos urbano e rodoviário de entrada.