sábado, outubro 12, 2024

Volvo lança ônibus B320R com motor, transmissão de freio auxiliar superiores

- Publicidade -

A Volvo acaba de lançar o ônibus B320R no mercado brasileiro. Este lançamento vem com versões projetadas para atender às demandas da aplicação urbana, rodoviária de curta distância e fretamento. A novidade principal está no motor D8K Euro 6, que se destaca por ser mais potente e econômico do que a geração anterior. Esse motor já equipa os caminhões Volvo VM, consolidando ao completar 20 anos no mercado brasileiro.

O Volvo B320R é uma adição ao portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. Além da versão tradicional urbana, o veículo oferece opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância, tornando-o um chassi versátil, adaptável às diversas necessidades do mercado de transporte de passageiros.

O modelo está disponível na configuração de eixos 4×2 e pode acomodar carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura, proporcionando flexibilidade e versatilidade na sua utilização.

Leia também:

MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA

Viagens mais confortáveis

O destaque do motor D8K Euro 6 está na redução das emissões e com um torque de 1.200 Nm, que agora se encontra disponível em rotações mais baixas. Isso resulta em um desempenho mais silencioso e suave tanto para os passageiros quanto para os motoristas, tornando a viagem mais confortável. Além disso, o motor Euro 6 de 8 litros é ainda mais econômico, podendo estender o período de troca de óleo para até 100.000 km, dependendo da aplicação.

Para as versões de fretamento e rodoviárias, o Volvo B320R vem equipado com a transmissão I-Shift de sétima geração, que oferece trocas rápidas e suaves, praticamente imperceptíveis. Para as aplicações urbanas, os transportadores podem escolher entre duas opções de transmissão automática das marcas ZF ou Voith, garantindo a adequação às condições específicas da operação.

ônibus B320R
Freio a disco nas quatro rodas é um diferencial que aumenta a segurança deste chassi

Freio a disco

Alinhado à visão “Zero Acidentes” da marca, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas, o que é uma iniciativa da Volvo, mas, deveria ser obrigatório por lei. O freio a disco reduz, segundo estudos de todas os fabricantes, em 15% o espaço de frenagem. Em uma situação de emergência, esses 15 minutos reduz um acidente para quase um acidente. Além disso, a troca de pastilhas de freio é quatro vezes mais rápida do que a troca de sapatas de freio no sistema a tambor.

Na versão rodoviária, o controle eletrônico de estabilidade ESP é padrão, proporcionando um nível excepcional de segurança para os passageiros e motoristas.

Outro ponto de destaque na versão rodoviária é o freio motor VEB300, com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder, que é um item opcional, a potência de frenagem pode alcançar incríveis 900 cv, garantindo uma frenagem segura e eficaz. Com tanta potência de frenagem auxiliar, um motorista treinado, faz o sistema principal de freio durar muito, reduzindo significativamente as despesas com manutenção e aumentando a segurança. E, no caso de ônibus, o conforto dos passageiros.

Facilidade na manutenção

Mesmo com o motor e a transmissão aprimorados, a manutenção do chassi B320R continua sendo funcional e eficiente. Muitos dos componentes já são amplamente utilizados nos chassis da Volvo há muitos anos, o que garante a disponibilidade de peças. Além disso, há uma vasta experiência em serviços nas concessionárias da marca. O B320R é um ônibus robusto e de alta produtividade, o que permite a realização de manutenções com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação e, consequentemente, uma maior rentabilidade para os operadores.

O chassi B320R é um modelo global, anteriormente fornecido pela Volvo para mercados de exportação, como Chile e Colômbia.

Com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6 no Brasil, a Volvo entendeu a oportunidade de introduzi-lo no mercado nacional. Atualmente, o mercado de ônibus demonstra sinais de recuperação. Sobretudo, após os desafios da pandemia, com um ambiente econômico mais favorável, aumento no crédito, taxas de juros em queda e redução do desemprego. Além disso, a Volvo registra um momento positivo de vendas no país, com um crescimento de 68,5% nas entregas acumuladas deste ano. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais a oferta da Volvo nos segmentos urbano e rodoviário de entrada.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui