quinta-feira, dezembro 25, 2025

Lar Sírio Pró-Infância realiza primeira exposição de carros clássicos em SP

Em um gesto que une a paixão por automóveis históricos e o compromisso com a assistência social, o Lar Sírio Pró-Infância, instituição sem fins lucrativos dedicada ao apoio de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, anuncia a realização de sua 1ª Exposição de Carros Clássicos. Este evento único acontecerá no próximo dia 13 de abril, das 9h às 17h, nas dependências do Lar Sírio, localizado na Rua Serra de Bragança, 1086, Tatuapé, São Paulo.

Com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), a exposição promete ser uma jornada memorável por meio da história do automobilismo. Visitantes terão a oportunidade de admirar de perto modelos icônicos que marcaram diferentes épocas e regiões do mundo. Esta celebração do antigomobilismo mundial não é apenas uma mostra de carros, mas uma verdadeira imersão na cultura automotiva.

O evento se destaca pela inclusão dos jovens atendidos pelo Lar Sírio, que, sob a orientação de especialistas em antigomobilismo e exposições de carros, atuarão na apresentação dos veículos. Esta interação promove uma importante experiência de aprendizado e desenvolvimento para esses jovens, aproximando-os da história e da tecnologia por trás dos clássicos automotivos.

Lar Sírio
sua 1ª Exposição de Carros Clássicos. Este evento único acontecerá no próximo dia 13 de abril, das 9h às 17h, nas dependências do Lar Sírio

Atividades para toda a família

Além da exibição de carros, o evento conta com uma série de atividades pensadas para o entretenimento e a educação de visitantes de todas as idades. Oficinas de desenho e games destinadas às crianças, espaços de convivência com promoções especiais, uma praça de alimentação e até um Workshop Técnico oferecido pela FBVA, garantem uma experiência completa e enriquecedora para toda a família.

A entrada para a exposição é gratuita, porém, em um gesto de solidariedade, os organizadores encorajam os visitantes a doarem 1 kg de alimento não perecível. Estas contribuições serão destinadas às famílias assistidas pela instituição, fortalecendo o impacto social do evento e reafirmando o compromisso do Lar Sírio e seus parceiros com o bem-estar das comunidades mais necessitadas.

Um século de história e dedicação

O Lar Sírio Pró-Infância celebrou seu centenário em 2023, consolidando-se como um importante pilar de suporte e desenvolvimento para a população do extremo leste de São Paulo. Com um legado de amor e dedicação, a instituição segue empenhada na promoção da socioeducação como ferramenta de transformação social, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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Sobre a FBVA

A Federação Brasileira de Veículos Antigos, fundada em 1987, tem sido uma voz ativa na promoção e organização do antigomobilismo no Brasil. Representante da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) no país, a FBVA é essencial na preservação da cultura automotiva e na regulamentação de veículos de coleção, conhecidos pela emblemática placa preta.

Serviço

1ª Exposição de Carros Clássicos do Lar Sírio e 1º Workshop Técnico FBVA

Local: Lar Sírio Pró-Infância — Rua Serra de Bragança, 1086 — Tatuapé — São Paulo–SP

Data: 13 de abril. Sábado, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível.

Realização: Lar Sírio Pró-Infância.
Apoio: Federação Brasileira de Veículos Antigos.

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Mobilidade urbana: SPTuris realizada encontro para melhor organização dos eventos de 2024

A SPTuris (São Paulo Turismo), entidade oficial de eventos e turismo da Prefeitura de São Paulo, promoveu um importante encontro nesta terça-feira (9) pela manhã, no Auditório Bruno Covas, situado na sede da SPTuris. O evento teve como objetivo principal apresentar o Calendário Estratégico de Eventos da cidade e estimular a integração entre os principais players do setor, e para ser realizada também o planejamento para a melhor mobilidade possível dos visitantes.

A abertura do encontro contou com a presença de Gustavo Pires, presidente da SPTuris; Fernanda Ascar, diretora de turismo da empresa; o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho; o vereador Gilberto Nascimento; Rodrigo Goulart, presidente da Comissão de Turismo da Câmara; Toni Sando, diretor presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB); e Marina Figueiredo, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

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Diversos representantes de entidades parceiras e organizadoras de eventos também se fizeram presentes, compartilhando percepções e experiências. Entre eles estavam Gustavo Oliveira, discutindo o Taste São Paulo; Pierre Mantovani, da Omelete Company, com foco na Gamescom Latam e CCXP; Bettina Vettori, falando sobre a WEC São Paulo; Stephanie Mayorkis, ressaltando a importância do Cirque du Solei; Cinthia Favilla, da Câmara Brasileira do Livro, sobre a Bienal; Francisco Mattos, do GP SP de Fórmula 1; e Fernando Altério, da T4F, analisando o impacto do Primavera Sound na cidade.

Gustavo Pires, presidente da SPTuris, destacou a importância de conectar os diferentes atores do setor para pensar em ações estratégicas integradas, visando aprimorar a hospitalidade, otimizar o retorno dos eventos e promover parcerias efetivas. Com o apoio do prefeito Ricardo Nunes, a meta é ampliar o impacto econômico, turístico, melhor mobilidade possível, e a geração de emprego e renda na cidade.

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Os participantes discutiram sobre a relevância dos eventos que compõem o Calendário de Eventos Estratégicos, enfatizando o impacto econômico e o alcance dessas atividades. Foi uma oportunidade para trocar experiências sobre desafios comuns e planejar futuras ações, enquanto representantes do trade turístico tiveram a chance de divulgar oportunidades de negócio e discutir desafios de promoção e comercialização de destinos turísticos.

A reunião evidenciou o empenho de São Paulo em se consolidar não apenas como um centro de turismo de negócios, mas também como um destino de lazer e entretenimento. Com mais de 38 atividades programadas apenas para 2024, o Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade de São Paulo é uma demonstração clara do potencial da metrópole em oferecer diversidade e qualidade em entretenimento, cultura e negócios.

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O Calendário de Eventos Estratégicos é uma iniciativa coordenada por Gustavo Pires e envolve representantes de várias secretarias municipais, demonstrando o comprometimento da cidade em valorizar e promover seus eventos, enriquecendo assim o cenário turístico e econômico local. Com uma agenda tão rica e diversificada, São Paulo se posiciona como um polo turístico de destaque, pronto para acolher visitantes de todas as partes do mundo e oferecer experiências inesquecíveis.

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Mulheres no transporte: como elas vêm participando e impactando o setor

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Olá, meninas! Vocês estão bem? Sabemos que a indústria dos transportes, logística e automotiva é predominantemente masculina, mas é animador ver que a participação das mulheres está crescendo nesses setores. Das ferrovias às rodovias, do transporte urbano à aviação, na navegação marítima e nas docas, as mulheres hoje atuam como motoristas, condutoras, pilotos, mecânicas, dirigentes e em funções administrativas.

Apesar das dificuldades, muitas mulheres têm lutado para conciliar família e trabalho, enfrentando os obstáculos de um universo carregado de preconceitos e estigmas. No entanto, os números mostram que o cenário está mudando. De acordo com um estudo realizado na última edição da “Transport Logistic”, houve um aumento de 20% na contratação de mulheres em toda a cadeia logística dentro de grandes empresas mundiais. Isso é um passo significativo!

Mas não podemos ignorar que o preconceito ainda existe. Seja ao volante ou no comando de uma empresa, muitas mulheres têm encarado o desafio de provar que dão conta do recado. E estão conseguindo! Em 2020, houve uma alta de 229% no volume de contratação do sexo feminino em áreas da logística, segundo pesquisa divulgada pela plataforma de recrutamento Gupy. Isso indica que a presença das mulheres no mercado de transporte está se consolidando, seja em áreas estratégicas ou operacionais.

Atualmente, as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que contabilizou quase 2,3 milhões de trabalhadores no setor em âmbito nacional. Elas vêm buscando maior equidade no mercado de trabalho, mais oportunidades, mesmas condições salariais e reconhecimento em toda sua trajetória.

A busca por capacitação tem sido um fator crucial para a ascensão das mulheres nesses setores. Elas são maioria nas universidades brasileiras, e em cargos de baixa e média hierarquia, possuem mais anos de escolaridade em relação aos homens. Além disso, a presença feminina também tem se ampliado nos cargos de liderança.

Em resumo, as mulheres estão conquistando seu espaço no setor de transporte de carga, quebrando barreiras e provando que são capazes de comandar, liderar e conduzir qualquer tipo de negócio. Mais diversidade e maior capacitação estão impulsionando essa mudança positiva.

Para saber mais:

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Fabet-SP lança curso presencial para condutores de furgões em logística urbana

A Fabet São Paulo lança curso para formação de condutores e condutoras para entregas urbanas. O segmento de logística urbana é um dos que mais crescem no Brasil, impulsionado pela tecnologia de e-commerce que está ao alcance de todos. Com isso, mais transportadoras começaram a atuar na atividade de distribuição urbana.

Para condução de furgões com PBT até 3.500 kg, o candidato pode ter CNH categoria B com EAR (sigla que vem inscrição na habilita que significa: Exerce Atividade Remunerada).

O curso terá duração de 60 horas, distribuídas de segunda a sábado. Para saber mais informações, entre em contato com a Fabet por WhatsApp 49 9 9918-8844 ou 49 9 9966-9983, e pelo telefone fixo 11 4708-1784.

Ascensão da Logística Urbana: Uma oportunidade de carreira

A logística urbana no Brasil está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelo crescimento exponencial do e-commerce. A conveniência das compras on-line e a expectativa de entregas rápidas levam a uma demanda crescente por condutores qualificados para realizar entregas urbanas eficientes. Neste cenário, a Fabet São Paulo surge como uma instituição pioneira, oferecendo um curso especializado para formar profissionais capacitados para atender a essa demanda.

O curso de formação de condutores e condutoras para entregas urbanas é uma resposta direta às necessidades do mercado, preparando os participantes para enfrentar os desafios únicos da distribuição em áreas metropolitanas. Com uma duração de 60 horas, o programa é intensivo e abrangente, cobrindo desde a navegação eficiente nas cidades até as melhores práticas de segurança e atendimento ao cliente.

A iniciativa da Fabet não apenas contribui para o desenvolvimento profissional dos indivíduos, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento do setor de logística urbana na totalidade. Ao investir na formação de condutores, a Fabet está ajudando a elevar os padrões de entrega e a garantir que o Brasil continue a ser um líder em inovação logística na América Latina.

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Para aqueles interessados em aproveitar essa oportunidade de carreira, a Fabet São Paulo está de portas abertas. Com aulas de segunda a sábado, o curso é acessível e projetado para se encaixar na agenda de pessoas com diferentes rotinas. Além disso, a Fabet oferece suporte contínuo aos seus alunos, garantindo que eles estejam prontos para entrar no mercado de trabalho com confiança.

A logística urbana é mais do que apenas um segmento em crescimento; é uma carreira promissora com o potencial de transformar a vida das pessoas e a infraestrutura das cidades. Se você está buscando uma carreira dinâmica e impactante, entrar em contato com a Fabet São Paulo pode ser o primeiro passo para um futuro brilhante na logística urbana.

E se você é proprietário de uma frota de furgões e quer qualificar seus motoristas, a hora é esta.

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Locação de caminhões: a ascensão da Addiante com mais 176 Actros

Em pouco mais de um ano de existência, a Addiante avança no mercado de locação de caminhões e equipamentos pesados. Fruto da união estratégica entre duas potências, Randoncorp e Gerdau, a empresa estabeleceu suas bases em novembro de 2022 e, desde então, vem trilhando um caminho de inovação e liderança.

Com uma frota que já ultrapassa os 250 caminhões Mercedes-Benz Actros, incluindo 220 unidades de modelos Euro 6, a Addiante anunciou a aquisição de mais 176 unidades de caminhões Actros. A empresa mantém em sua frota caminhões de outras marcas também, como Volvo e Volkswagen.

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Fábio Kalil, gerente de Marketing da Addiante, enfatiza a importância desta nova aquisição, garantindo uma ampliação significativa da capacidade operacional em todo o território nacional.

A trajetória ascendente da Addiante no mercado de locação de veículos pesados reflete uma visão de futuro do setor de locação de caminhões, um mercado em ascensão no Brasil.

Segundo a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), as locadoras foram responsáveis por mais de 10% das compras de caminhões zero quilômetros em 2023, ou seja, cerca de 10,2 mil unidades do total de 97,6 mil emplacadas.

Saiba mais:

A ascensão da Localiza Empresas Pesados em pouco tempo

Em comparação com 2022, as locadoras compraram 24,5% a mais de caminhões no ano passado em relação ao ano anterior. A Localiza Empresas Pesados é a locadora que mais cresceu nos últimos anos e já conta com uma frota superior a 5 mil caminhões locados, entre urbanos, fora de estrada e rodoviários.

A Addiante, mais recente no mercado, tem planos ambiciosos para o seu crescimento, pois conta com a rede de 90 distribuidores Randon como parceiros para a locação dos veículos pesados.

Fico mais informado:

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Além das locadoras independentes, praticamente todos os fabricantes de caminhões já contam com locadoras próprias. Entre elas, sendo a Daimler Truck Locações e Serviços a mais recente a chegar no mercado, no último mês de fevereiro.

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Profissões que estão em alta e devem permanecer existindo

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Profissões que estão em alta e devem permanecer existindo. Veja se quais que estão dentro do setor da mobilidade neste artigo de João Roncati*.

Nos últimos anos, temos visto o mundo do trabalho mudar e ser impulsionada pela aceleração da digitalização, automação e inteligência artificial.
Nesse contexto, algumas profissões emergem como protagonistas, enquanto outras se adaptam às demandas crescentes da sociedade e do mercado. Diante desse cenário dinâmico, é essencial refletir sobre as áreas que estão em ascensão e os motivos desse protagonismo.

Um dos campos que se destaca é a Tecnologia da Informação. Com a crescente demanda por soluções digitais e a evolução rápida do setor, profissionais de esferas como Ciências da Computação e Matemática estão em alta. Empresas líderes, como Google e Amazon, já vêm oferecendo remunerações atrativas para estagiários talentosos, evidenciando a valorização dessas habilidades.

Além disso, ramos como Mecatrônica e Engenharia estão ganhando destaque devido à integração de tecnologias avançadas em processos industriais e de automação. O desenvolvimento de sistemas inteligentes e robótica impulsiona a demanda por profissionais qualificados nessas áreas.

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Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

No Brasil, o Programa MCTI Futuro, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferece 70 mil vagas de capacitação gratuita na área de tecnologia. Esses cursos abrangem tópicos como robótica, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e simulação digital.
Outro setor em crescimento é o de gestão e cuidados à áreas naturais ou ao meio ambiente, impulsionado pela crescente preocupação com a degradação de matas nativas, reservas e do aumento médio de temperatura na Terra. Profissionais especializados em pesquisa e soluções sustentáveis estão em alta demanda, à medida que empresas e governos buscam mitigar os impactos ambientais e promover práticas mais sustentáveis.

O campo abrange desde a revitalização de ecossistemas até a gestão de resíduos e energia renovável, passando pelo clima e práticas ESG. Inclusive, a oferta de emprego em vagas com habilidades verdes cresceu 22,4% em todo o mundo no ano passado, segundo dados do LinkedIn Economic Graph, apresentados no Green Skills Report 2023.

A busca por uma melhor qualidade de vida também impulsiona o crescimento de profissões relacionadas à saúde e bem-estar. A procura por personal trainers e nutricionistas nunca foi tão alta, refletindo uma mudança de paradigma em relação ao autocuidado e à prevenção de doenças.
Da mesma forma, profissionais dedicados ao cuidado da terceira idade estão em crescente demanda, à medida que a população envelhece e busca serviços especializados. Segundo um levantamento da Kantar, 91% dos brasileiros estão interessados em melhorar ou manter a saúde e o bem-estar.

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Destaca-se também o aumento da procura por cursos de Psicologia. Apenas na Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil que seleciona candidatos para a USP, a carreira em Psicologia tornou-se a segunda mais disputada, perdendo apenas para Medicina. A concorrência para o curso de Psicologia no campus de São Paulo foi de 70,6 candidatos por vaga.

O curso de Psicologia passou a ocupar um espaço de proeminência e adquiriu notoriedade que não tinha antes.O papel dos psicólogos é fundamental na compreensão das complexidades humanas e no desenvolvimento de estratégias de suporte e intervenção, evidenciando uma maior conscientização sobre saúde mental e bem-estar emocional.

Em suma, as profissões do futuro serão aquelas que combinam habilidades técnicas com um profundo entendimento das necessidades e cuidados ao ser humano e ao meio ambiente. A digitalização e a sustentabilidade moldarão o mercado de trabalho, exigindo uma adaptação contínua e um foco na inovação e na resolução de problemas. Portanto, aqueles que investirem em educação e formação nessas áreas estarão bem posicionados para prosperar em um mundo em constante evolução.

*João Roncati é diretor da People + Strategy, consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano.

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Por que a indústria de implementos pesados cresce e a de leves cai?

Uma das coisas mais difíceis é interpretar números estatísticos de segmentos da economia. Os estatísticos não conseguem comunicar os números para os leitores. Aqui entra o trabalho do jornalista especializado que estuda o setor há décadas. Interpretar os números. E, mesmo assim, não é fácil, pois não respondem ou não sabem responder todas as nossas perguntas.

Fazemos isso com os números da Carta da Anfavea , da Fenabrave e da ANFIR, para focarmos nos números que interessam ao setor de transporte e logística. O meu cliente é o frotista, cheio de dúvidas.

Neste artigo, vamos focar nos números do último trimestre da indústria de implementos rodoviários, divulgados pela Anfir.

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Os números de emplacamentos do Denatran deixam claro as razões

Então, vamos entender os principais números (não vamos fazer isso com todos os números, pois iria virar uma reportagem de dezenas de páginas).

Qual é a manchete dos jornais e sites especializados em transporte?

“A indústria de implementos rodoviários teve queda de 4,28%”. É verdade? Sim e não. Vamos entender isso.implementos

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Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

As estatísticas da Anfir deixam claro os números, mas entender as razões de crescimento ou queda de segmentos é preciso de uma análise demoradaA queda de 4,28% é a média de diversos segmentos. Há os que cresceram muito e há os que tiveram desempenho negativo. Analisar média não é fácil. Exige trabalho.

Então, para ficar muito claro isso, vamos analisar os dois segmentos que tiveram os melhores desempenhos e os dois que tiveram o pior desempenho. A partir disso, vamos entender por que a média foi negativa. Mas ela não foi. É só uma questão de ponto de vista. A dor foi para quem e por qual motivo?

Se as fabricantes de caminhões semileves tiveram queda de 35,3%, a de leves menos 21,1, a de médios 21,’% e de semipesados, de menos 12,1%, o transportador vai comprar implemento sobre chassi para colocar a onde? Já no semento de pesados houve crescimento de 3,2%. No caso de pesados, devemos saber que um cavalo mecânico, como líder no mercado, o FH 540 da @Volvo Caminhões, puxa dois semirreboques, ou seja, os 3,2% viram 6,4%.

Saiba como melhor a gestão do transporte:

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Vamos fazer a análise da seguinte forma, pois temos que ter critério: comparar o segmento que puxou a média para o “fundo do poço com o segmento que puxou a média para o céu”.

O pior desempenho do setor no primeiro trimestre foi dos fabricantes de baú lonado (“sider”) sobre chassi (segmento leve), com uma redução de 42,98% (121 unidades em 2023 e 69 em 2024). Há várias razões para isso, e precisaria de muita pesquisa para entender os motivos, mas ninguém investe em pesquisa, e confia no achismo. Mas vamos pegar um exemplo baseado nas estatísticas da Anfavea. Se as vendas de caminhões semileves tiveram queda de 35,3%, e o de leves

O melhor desempenho foi do setor de tanque de carbono inox, crescimento de 49,96% (1.199 unidades em 2023 e 1.798 em 2024).

O segundo pior desempenho desta indústria foi basculante sobre chassi: queda de 35,87%, com 2.585 unidades em 2023 e 1.659 basculantes.

No segundo melhor resultado foi de graneleiro de carga seca, com crescimentos 36,72%, com 4.137 unidades entre 2023 e 5.656 graneleiros em 2024, sempre considerando a comparação no mesmo período, o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023.

Para o texto não ficar muito longo, colocando a estatística da Anfir abaixo, e o leitor pode comparar o segmento de seu interesse.

O fato é que existe problema na indústria de implementos leves (carroceria sobre chassi) e existe prosperidade na indústria de semirreboques e reboques. A indústria de leves puxa a média para baixo, mas a indústria de pesados, é gigante.

A indústria de leves precisa evoluir, dialogar, fazer novas propostas, se reinventar, pois a de implementos pesados faz isso há décadas. Existe uma diferença gigante entre esses dois segmentos. E alguém precisava falar sobre isso!

Para saber mais, leia o Frota News e a revista digital Frota News com artigos exclusivos:

Qual é a manchete dos jornais e sites especializados em transporte?

“A indústria de implementos rodoviários teve queda de 4,28%”. É verdade? Sim e não. Vamos entender isso.

A queda de 4,28% é a média de diversos segmentos. Há que os cresceram muito e há que tiveram desempenho negativo. Então, para ficar muito claro isso, vamos analisar os segmentos que tiveram os melhores desempenhos e os que tiveram o pior desempenho. A partir disso, vamos entender por que a média foi negativa. Mas ela não foi. É só uma questão de ponto de vista.

Vamos fazer a análise da seguinte forma, pois temos que ter critério: comparar o segmento que puxou a média para o “fundo do poço com o segmento que puxou a média para o céu”.

O pior desempenho do setor no primeiro trimestre foi dos fabricantes de baú lonado (“sider”), com uma redução de 42,98% (121 unidades em 2023 e 69 em 2024). Há várias razões para isso, e precisaria de muita pesquisa para entender os motivos, mas ninguém investe em pesquisa, e confia no achismo.

O melhor desempenho foi do setor de tanque de carbono inox, crescimento de 49,96% (1.199 unidades em 2023 e 1.798 em 2024).

O segundo pior desempenho desta indústria foi basculante sobre chassi: queda de 35,87%, com 2.585 unidades em 2023 e 1.659 basculantes.

No segundo melhor resultado foi de graneleiro de carga seca, com crescimentos 36,72%, com 4.137 unidades entre 2023 e 5.656 graneleiros em 2024, sempre considerando a comparação no mesmo período, o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023.

Saiba mais do mercado de caminhões pesados:

Os 10 caminhões mais vendidos: Volvo FH 540 dispara no 1º trimestre de 2024

Para o texto não ficar muito longo, colocando a estatística da Anfir abaixo, e o leitor pode comparar o segmento de seu interesse.

O fato é que existe problema na indústria de implementos leves (carroceria sobre chassi) e existe prosperidade na indústria de semirreboques e reboques. A indústria de leves puxa a média para baixo, mas a indústria de pesados, é gigante.

A indústria de leves precisa evoluir, dialogar, fazer novas propostas, se reinventar, pois a de implementos pesados faz isso há décadas. Existe uma diferença gigante entre esses dois segmentos. E alguém precisava falar sobre isso!

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A Volvo participa da Tecnoshow 2024: Inovação no coração do agronegócio goiano

A Volvo participa da Tecnoshow 2024, a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro. Este evento anual, que se tornou um marco no calendário do agronegócio. A presença da Volvo na Tecnoshow não é apenas uma demonstração de força e liderança no setor, mas também um testemunho de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Com a exposição de modelos como o Volvo FH 540 6X4T (líder do mercado) e o Volvo VM 290 6×2 Série 20 anos, a empresa não só exibe a eficiência de seus veículos, mas também sua capacidade de atender às necessidades específicas do transporte agrícola.

A parceria com a Suécia Veículos, concessionária da marca em Goiás, reforça a estratégia de proximidade com o cliente, oferecendo um serviço especializado. A Volvo Financial Services complementa essa abordagem com soluções financeiras adaptadas.

A Tecnoshow, com sua história de sucesso desde 2002, é o cenário para as marcas demonstrarem sua visão de futuro para o setor agrícola. A feira, que já é uma vitrine de soluções tecnológicas, palestras técnicas e equipamentos agrícolas, proporciona um ambiente ideal para negócios e troca de conhecimentos.

Leia mais sobre o Tecnoshow:

A Tecnoshow Comigo 2024 promete ser um marco no calendário de eventos do agronegócio em Goiás. Com a expectativa de movimentar R$ 11 bilhões e atrair um público especializado similar ao da edição anterior, que contou com 138 mil visitantes. A feira ocorrerá entre os dias 8 e 12 de abril em Rio Verde, Goiás, é uma iniciativa do Centro Tecnológico COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudeste Goiano).

Em sua 21ª edição, a Tecnoshow Comigo além de destacar a força do agronegócio na região, sobretudo também reforça a importância da tecnologia na maximização da produtividade e sustentabilidade agrícola.

A 21ª edição expande em 6.000 m² sua área para dar mais visibilidade a maquinários agrícolas. Segundo o coordenador Edimilson de Carvalho Alves, a ampliação atende à demanda de empresas expositoras.

Tecnoshow COMIGO 2024: O encontro da tecnologia com o campo em Goiás

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Conheça os veículos apresentados pela REVO para forças de segurança na LAAD

A cidade de São Paulo foi o centro das atenções para profissionais de segurança e defesa de toda a América Latina com a LAAD Security & Defence 2024 realizada recentemente. Entre os participantes, a REVO, especializada em adaptação veicular, apresentou uma série de inovações que apresentaremos neste artigo.

O portfólio inclui desde ambulâncias e viaturas policiais até veículos especiais para combate a incêndios e motocicletas adaptadas, além de uma linha própria de blindagem. Entre os destaques, um Porsche 718 Cayman adaptado para viatura policial com equipamentos REVO, incluindo sirenes e sinalizadores, demonstra a capacidade inovadora e a qualidade dos produtos da empresa.

Flavio Padovan, CEO da REVO, comentou sobre a importância da participação no evento.

“A LAAD é uma vitrine importante para o nosso trabalho, pois nos permite demonstrar a qualidade e a inovação dos nossos veículos a um público especializado de toda a América Latina. Estamos otimistas que essa será uma excelente oportunidade para expandir nossos negócios.”
REVO
Flavio Padovan, CEO da REVO

Os veículos apresentados

Mitsubishi L200 Triton Sport GLS Plus (Viatura Policial)

Produzida no Brasil, esta picape é um exemplo notável de veículo adaptado para atender às exigências das forças policiais. A robustez inerente a este modelo de picape média, combinada com seu desempenho, a torna uma escolha para patrulhas. A REVO realizou uma série de modificações para otimizar a L200 para o serviço policial. Isso incluiu a adição de caixas de ferramentas na caçamba, cada uma com capacidade de aproximadamente 30 litros, e um revestimento de poliuretano para proteção adicional.

Além disso, o veículo foi equipado com engates de reboque tanto na parte traseira quanto na frontal, suportes personalizados para equipamentos de sinalização interna e externa, e estribos laterais que facilitam o acesso. A ergonomia também foi considerada, com a instalação de suportes projetados para facilitar o uso dos sistemas de sinalização. A comunicação é vital em operações policiais, e a L200 foi preparada com suportes para rádios de modelos MTM5400 e Pro5100, além de uma escotilha para manutenção das antenas no teto e um compartimento dedicado para os rádios atrás dos bancos, com a opção de adicionar grades de proteção.

REVO
Mitsubishi L200 para maior eficiência das forças de segurança

Para garantir a segurança dos ocupantes e a integridade do veículo, os vidros foram reforçados com uma película antivandalismo. A eletrônica do veículo também recebeu atenção especial, com a instalação de um sistema de gerenciamento de bateria que desliga automaticamente o sistema de sinalização após seis horas de inatividade, prevenindo o esgotamento da bateria. A iluminação foi aprimorada com a adição de 14 LEDs auxiliares e sinalizadores estrategicamente posicionados para máxima visibilidade. A funcionalidade foi ainda mais ampliada com a inclusão de tomadas USB e 12V extras.

Finalmente, a L200 Triton Sport GLS Plus foi equipada com uma variedade de sinalizadores, incluindo três na frente, dois atrás e uma sirene acústica, garantindo que a presença policial seja claramente anunciada. Internamente, novas capas de bancos foram instaladas para manter a cabine em condições ideais, mesmo sob uso intenso. Essas adaptações transformaram a picape em uma ferramenta policial altamente eficaz, pronta para enfrentar os desafios das rondas urbanas e rurais no Brasil.

Renault Oroch (Viatura Policial Multifunção)

A Renault Oroch é uma opção que exige um investimento menor entre as opções de picapes no mercado brasileiro. Nem por isso deixou de passar por uma transformação completa pela REVO.

Externamente, recebeu uma capota de fibra de vidro com portas laterais para a caçamba, para-choques de aço e estribos metálicos, além do reposicionamento do estepe no teto.

Internamente, destaca-se o novo compartimento canil e o sistema de gavetas para equipamentos de segurança. A iluminação foi reforçada com lâmpadas de 9W e os bancos agora contam com revestimento em couro sintético. A Oroch também foi equipada com um sistema de sinalização completo e uma bateria secundária com gerenciamento eletrônico independente.

Suzuki V-Strom 1050 XT (Moto Patrulha)

A transformação de motocicletas big trail para uso em patrulhamento urbano é um exemplo para aumentar a segurança pública. Em São Paulo, já são utilizados os modelos de alta cilindrada das marcas BMW e Triumph.

REVO
Suzuki VStrom, opção mais eficiente do que as motocicletas de baixa cilindrada

Neste modelo da Suzuki, a REVO fez a inclusão de proteção metálica para o motor e câmbio, bem como a adição de um bagageiro robusto e bauleto. Além disso, a instalação de antenas anti-linha de pipa e protetores de mão demonstra uma atenção cuidadosa à segurança dos oficiais durante a condução em ambientes urbanos.

O suporte para equipamentos como o Terminal Móvel de Dados e o sistema acústico com sirene e caixas de som são cruciais para a comunicação e sinalização eficazes em emergências. Essas adaptações não apenas melhoram a eficiência operacional, mas também garantem a segurança dos policiais e da comunidade que eles servem.

Sobre a REVO

Maior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m² de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

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