sábado, maio 25, 2024

Mulheres no transporte: como elas vêm participando e impactando o setor

Olá, meninas! Vocês estão bem? Sabemos que a indústria dos transportes, logística e automotiva é predominantemente masculina, mas é animador ver que a participação das mulheres está crescendo nesses setores. Das ferrovias às rodovias, do transporte urbano à aviação, na navegação marítima e nas docas, as mulheres hoje atuam como motoristas, condutoras, pilotos, mecânicas, dirigentes e em funções administrativas.

Apesar das dificuldades, muitas mulheres têm lutado para conciliar família e trabalho, enfrentando os obstáculos de um universo carregado de preconceitos e estigmas. No entanto, os números mostram que o cenário está mudando. De acordo com um estudo realizado na última edição da “Transport Logistic”, houve um aumento de 20% na contratação de mulheres em toda a cadeia logística dentro de grandes empresas mundiais. Isso é um passo significativo!

Mas não podemos ignorar que o preconceito ainda existe. Seja ao volante ou no comando de uma empresa, muitas mulheres têm encarado o desafio de provar que dão conta do recado. E estão conseguindo! Em 2020, houve uma alta de 229% no volume de contratação do sexo feminino em áreas da logística, segundo pesquisa divulgada pela plataforma de recrutamento Gupy. Isso indica que a presença das mulheres no mercado de transporte está se consolidando, seja em áreas estratégicas ou operacionais.

Atualmente, as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que contabilizou quase 2,3 milhões de trabalhadores no setor em âmbito nacional. Elas vêm buscando maior equidade no mercado de trabalho, mais oportunidades, mesmas condições salariais e reconhecimento em toda sua trajetória.

A busca por capacitação tem sido um fator crucial para a ascensão das mulheres nesses setores. Elas são maioria nas universidades brasileiras, e em cargos de baixa e média hierarquia, possuem mais anos de escolaridade em relação aos homens. Além disso, a presença feminina também tem se ampliado nos cargos de liderança.

Em resumo, as mulheres estão conquistando seu espaço no setor de transporte de carga, quebrando barreiras e provando que são capazes de comandar, liderar e conduzir qualquer tipo de negócio. Mais diversidade e maior capacitação estão impulsionando essa mudança positiva.

Para saber mais:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

Nos siga no LinkedIn!

Sula Miranda
Sula Mirandahttps://www.frotanews.com.br
Conhecida como cantora, Sula Miranda é engajada nas causas do transporte e, por isso, colunista do Frota News. Atua também como, apresentadora de eventos, presença VIP, mestre de cerimônia para eventos corporativos, palestras para profissionais do volante, e campanhas publicitárias para todos os segmentos.
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui