quinta-feira, dezembro 25, 2025

JBS Biodiesel é a primeira autorizada pela ANP a operar ponto de abastecimento B100 no Brasil

A Biopower, uma empresa da JBS especializada na produção de biodiesel, anunciou a inauguração do primeiro ponto de abastecimento de biodiesel puro (B100) do Brasil. Situado no complexo industrial de Lins, no interior de São Paulo, o local, apelidado de bioponto, é o primeiro do país a receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fornecer exclusivamente B100.

O bioponto está equipado com duas bombas que, juntas, conseguem oferecer até 30 mil litros de biodiesel, sendo que 10 mil litros já são consumidos mensalmente pela frota de caminhões da JBS, conforme as normas da ANP. A expectativa é que esse volume aumente nos próximos meses, solidificando a posição de liderança da Biopower no mercado nacional de biocombustíveis.

Leia também:

Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

Este projeto não só reafirma o compromisso da Biopower com a sustentabilidade, bem como, coloca o biodiesel como uma solução viável para a redução das emissões de CO₂. Segundo estudos, o B100 pode reduzir em até 80% as emissões de dióxido de carbono comparado ao diesel fóssil.

Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, comentou sobre a conquista.

“Este é um marco significativo na história da nossa empresa e para o biodiesel no Brasil. Estamos abrindo caminho para um futuro mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis.”

O biodiesel produzido pela Biopower provou ser não apenas ambientalmente vantajoso, mas também tecnologicamente compatível com os motores atuais. Um caminhão da DAF vem utilizando o B100 em testes práticos que já ultrapassaram 120 mil km, demonstrando a qualidade e a eficácia do combustível em condições reais de uso.

Futuro do Biodiesel no Brasil

A Biopower planeja expandir ainda mais suas parcerias com fabricantes automotivos para promover o uso do B100. Certamente, esperando que a iniciativa contribua para uma adesão mais ampla ao biocombustível no transporte brasileiro. “Este é só o começo de uma série de desenvolvimentos promissores para o biodiesel no Brasil”, adiciona Pereira.

Além disso, o governo brasileiro está incentivando o uso de biodiesel por meio do aumento gradativo do percentual obrigatório na mistura com diesel fóssil, uma vez que, passará para 15% em março de 2025. A Biopower está entre os cinco maiores produtores de biodiesel do país e desempenha um papel crucial no crescimento desse mercado, com a comercialização de 550 milhões de litros do biocombustível só em 2023.

Nos siga LinkedIn!

Lançamento: Prometeon lança Serie 02 para o segmento premium de pesados

A Prometeon, única fabricante de pneus 100% focada em veículos pesados, OTR e máquinas agrícolas, lançou a Serie 02 para caminhões com a marca Pirelli. Com posicionamento no segmento premium, a nova linha começa com pneus de uso rodoviário e uso misto (vias pavimentadas e terra batida). Trata-se também da linha pneus totalmente desenvolvida pela Prometeon e no Brasil, no novo centro tecnológico da empresa em Santo André, na Grande São Paulo.

Antes de tudo, vale lembrar que até 2016, existiam duas divisões: Pirelli (veículos leves) e a Pirelli Industrial (veículos pesados). Desde então, a empresa se dividiu em forma que ambas ficassem totalmente independentes e cada uma se especializasse mais em seus respectivos segmentos, nos explica Ricardo Susini, CEO da Prometeon Tyres Group para América Latina. Portanto, a Prometeon é uma fabricante de pneus independente (possui outras marcas) e pneus com a marca Pirelli para veículos comerciais (caminhões e ônibus), aplicação agrícola e OTR.

Leia também:

Tecnoshow 2024 movimenta R$ 9,3 bilhões de negócios e 135 mil visitantes

Agora, podemos voltar ao lançamento da Serie 02. Primeiramente, os dois modelos de pneus é um início de uma linha que será bem mais ampla de pneus para uso profissional. Ricardo Susini frisa que, mesmo sendo 100% Prometeon, o desenvolvimento desses novos pneus não partiram do zero, mas dos mais de 100 anos de experiência da Pirelli.

A partir de agora, todos os novos pneus 100% Prometeon terão a inscrição na lateral “Prometeon engineered” e “Pirelli”. Os modelos apresentados estão na medida 295/80 R22.5, no entanto, estarão disponíveis nas demais medidas, como a 275.

Há seis anos, começou a desenvolver a Série 06 como parte de um investimento de R$ 700 milhões, que também abrange a atualização das fábricas (Santo André–SP e Gravataí–RS), laboratórios, entre outros.

A equipe de engenharia, liderada pelo diretor de P&D, Luiz Mari, trabalhou para que a nova linha entregue resultados superiores aos pneus de referência no segmento de caminhões pesados.

Para ficar bem informado:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

Ao longo dos seis anos de desenvolvimento, frotistas testaram e avaliaram mais de 2.500 pneus em rotas reais, como a Cavalinho e Alcance. A empresa destaca que constantemente aprimorou esses pneus ao longo de mais de 180 milhões de quilômetros de testes.

“Somos líderes absolutos no mercado de equipamento original, dentro das montadoras, como único fabricante de pneus com foco total em veículos comerciais e, estamos caminhando para evoluir ainda mais. Graças ao portfólio completo e um time dedicado a esse segmento, estamos homologados em 100% das montadoras que produzem caminhões e ônibus no Brasil, sendo polo exportador para todo o continente americano, inclusive os Estados Unidos. Temos certeza de que a Serie 02 será um grande sucesso”, comenta Ricardo Susini.

Em 2024, serão oito modelos

Para aplicações rodoviárias, o R02 Proway promete um rendimento quilométrico 8% maior e índice de reforma para até mais três vidas úteis, após a original. Para essa aplicação, foram desenvolvidos o R02 Proway Steer, para eixos direcionais, livres (inclusive para implementos rodoviários) e de tração moderada.

O R02 Proway Drive é indicado para eixos trativos, com desenho de banda de rodagem que além de ser bidirecional, facilitando a montagem, também garante mais tração até o fim da vida. Os primeiros produtos da linha R02 Proway são 275/80R22.5 e 295/80R22.5.

O G02 On-Off Pro foi desenvolvido para aplicações On-Off, com maior resistência e durabilidade em percursos mistos de asfalto e terra. Segundo Luiz Mari, diretor de engenharia, geralmente, os pneus de uso misto são para uso misto, sendo 50% no asfalto e 50% em terra batida. Já o novo G02 pode ser utilizado em percentual maior em terra batida ou mesmo com mais cascalhos, pois foi construído para ter uma maior resistência a rupturas. Para isso, o desenho da banda de rodagem assegura a expulsão de pedras.

Para essa aplicação, foi desenvolvido o G02 On-Off Pro Multiaxle para eixos direcionais, livres e de tração moderada, enquanto para os eixos trativos, foi criado o G02 On-Off Pro Drive, que oferece maior rendimento quilométrico, montagem bidirecional e maior tração até o fim da vida útil. Os primeiros produtos da linha R02 Proway são 12R22.5, 275/80R22.5 e 295/80R22.5.

As tecnologias aplicadas

A Serie 02 incorpora uma gama de tecnologias projetadas para enfrentar os desafios do transporte. A tecnologia HRB, por exemplo, oferece maior resistência e um contato superior do pneu com o solo, graças aos fios de alta resistência HTB que proporcionam flexibilidade, integridade e resistência a impactos, deformações e oxidações. Além disso, a tecnologia SWiTe apresenta uma cintura metálica sem emendas, otimizando o desgaste do pneu e garantindo maior durabilidade e segurança.

A tecnologia COBe reforça o talão dos pneus da Série 02, combinando um friso de alta resistência com um bordo reforçado para aumentar a flexibilidade, durabilidade e estender a vida útil do pneu. A banda de rodagem é enriquecida com as tecnologias PROGEA e SSRP. A PROGEA melhora a eficiência e a segurança. Por certo, minimiza o impacto ambiental. Enquanto a SSRP otimiza a pressão de contato com o solo e promove um desgaste mais uniforme.

A Prometeon Tyre Group

A Prometeon destaca-se no cenário global como um fabricante de pneus dedicado exclusivamente aos setores de transporte, Agro e OTR (Off-The-Road).

O grupo se posiciona como uma empresa multimarcas: Pirelli, Sestante, Formula, Pharos e Anteo. Com matriz em Milão, na Itália, o grupo conta com quatro plantas industriais, sendo duas no Brasil, uma no Egito e uma na Turquia. Além disso, ela conta com unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, situadas na Itália, Brasil e Turquia, e um Centro de Desenvolvimento no Egito.

A força de trabalho da Prometeon reflete a diversidade de sua presença global. Com aproximadamente oito mil colaboradores de mais de 40 nacionalidades, a empresa, certamente, celebra uma cultura de diversidade. A presença comercial da Prometeon está nos cinco continentes.

Nos siga no LinkedIn!

 

Nova campanha da Mercedes-Benz Sprinter como desejo para empreendedores

A Mercedes-Benz Vans lançou esta semana a campanha “Sprinter Equipada de Possibilidades”, reforçando o posicionamento premium do produto e seu apelo entre empreendedores. A campanha visa não só destacar a tecnologia e a vasta gama de modelos disponíveis da Sprinter, mas também promover a experiência exclusiva que a marca proporciona aos seus clientes por meio de sua rede de concessionários altamente qualificada.

Segundo Alessandra Souza, Head de Marketing e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, a linha Sprinter é mais do que um veículo, é um símbolo de potência, segurança e conforto.

Sprinter
Alessandra Souza – Head de Marketing e Comunicação Corporativa

“Nosso produto apoia os clientes em seus desejos e realizações, tornando tudo possível. Com esta campanha, buscamos nos aproximar ainda mais do que a Sprinter representa para o nosso público”, enfatiza Alessandra.

Mais de 60 versões

Os diferenciais do portfólio da linha Sprinter, que inclui mais de 60 versões, são, portanto, um dos principais focos da nova campanha. Além da qualidade e variedade dos veículos, a Sprinter oferece condições exclusivas por meio da maior rede de concessionários do segmento. A Mercedes-Benz Vans oferece ainda as duas primeiras revisões sem custo adicional e uma garantia de dois anos, com a parceria de implementadores certificados para garantir segurança e qualidade durante todo o processo de aquisição do veículo.

Para maior eficiência na condução da Sprinter, conheça o novo curso oferecido pela Fabet-SP:

Fabet-SP lança curso presencial para condutores de furgões em logística urbana

A Fabet São Paulo lança curso para formação de condutores e condutoras para entregas urbanas. Certamente, o segmento de logística urbana é um dos que mais crescem no Brasil, impulsionado pela tecnologia de e-commerce que está ao alcance de todos. Com isso, mais transportadoras começaram a atuar na atividade de distribuição urbana.

Para condução de furgões com PBT até 3.500 kg, o candidato pode ter CNH categoria B com EAR (sigla que vem inscrição na habilita que significa: Exerce Atividade Remunerada).

O curso terá duração de 60 horas, distribuídas de segunda a sábado. Para saber mais informações, entre em contato com a Fabet por WhatsApp 49 9 9918-8844 ou 49 9 9966-9983, e pelo telefone fixo 11 4708-1784.

A campanha “Sprinter Equipada de Possibilidades” estará ativa nas redes sociais da marca no país. Certamente, onde os empreendedores poderão descobrir todas as possibilidades que a Sprinter pode oferecer para alcançar tanto suas metas profissionais quanto pessoais.

Nos siga LinkedIn!

Mercedes-Benz foi a grande vencedora da 2ª Etapa da Copa Truck

Neste final de semana, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi palco da 2ªetapa da Copa Truck de 2024. As emoções estiveram à flor da pele enquanto os pilotos aceleravam na pista, disputando posições e buscando a vitória. Os pilotos Roberval Andrade (Corrida 1) e Fábio Fogaça (Corrida 2) levaram a marca Mercedes-Benz na categoria Pro.

A Bia Figueiredo, que passa a contar com o patrocínio da Prometeon, também garantiu pódio para a marca Mercedes-Benz na primeira corrida da categoria Elite. Na corrida 2 da categoria Elite, Daniel Kelemen garantiu mais uma vitória para a Mercedes-Benz. Já o Actros da Bia Figueiredo não aguentou completar as nove voltas da segunda corrida, e deixou a piloto literalmente a pé.

A primeira prova do dia foi dominada por Roberval Andrade, que mesmo debilitado por uma virose, não deu chances aos adversários. O piloto da Mercedes-Benz superou o atual campeão, Felipe Giaffone (Volkswagen da R9 Competições), logo na largada e manteve a liderança até o fim, garantindo sua primeira vitória no campeonato de 2024. André Marques, com seu VW Meteor, completou o top-3.

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Na segunda corrida da categoria Pro, com a inversão dos oito primeiros colocados da prova anterior, Fábio Fogaça largou na pole position. Fogaça conseguiu sua primeira vitória na categoria Pro por uma margem mínima de apenas 0s179.

A Copa Truck segue agora para Londrina–PR, onde a próxima etapa ocorrerá no dia 12 de maio.

Resultados

Etapa 2, Goiânia–GO, Super Truck Pro

Corrida 1, resultado extraoficial

1º – Roberval Andrade, 13 voltas em 27min44s942

2º – Felipe Giaffone, a 1s630

3º – André Marques, a 6s798

4º – Adalberto Jardim, a 9s028

5º – Wellington Cirino, a 12s259

6º – Paulo Salustiano, a 12s416

7º – Raphael Abbate, a 12s579

8º – Fabio Fogaça, a 17s553

9º – Beto Monteiro, a 19s151

10º – Danilo Dirani, a 19s389

11º – Leandro Totti, a 22s278

12º – Felipe Tozzo, a 22s769

13º – Jaidson Zini, a 22s982

14º – Débora Rodrigues, a 23s812

15º – Evandro Camargo, a 36s426

16º – Thiago Rizzo, a 1min25s074

17º – Luiz Lopes, a 1 volta

Não completaram

Régis Boessio, a 11 voltas

Victor Franzoni, a 11 voltas

Danilo Alamini, a 12 voltas

Corrida 2 Pro, resultado extraoficial

1º – Fabio Fogaça, 10 voltas em 23min45s649

2º – André Marques, a 0s179

3º – Felipe Giaffone, a 1s095

4º – Raphael Abbate, a 2s609

5º – Paulo Salustiano, a 3s864

6º – Wellington Cirino, a 4s693

7º – Danilo Dirani, a 4s914

8º – Roberval Andrade, a 8s609

9º – Beto Monteiro, a 9s709

10º – Luiz Lopes, a 17s010

11º – Felipe Tozzo, a 25s182

12º – Evandro Camargo, a 33s063

13º – Thiago Rizzo, a 58s120

14º – Leandro Totti, a 2 voltas

15º – Débora Rodrigues, a 3 voltas

 

Não completaram

Jaidson Zini, a 7 voltas – Mercedes-Benz

Adalberto Jardim, a 9 voltas – Mercedes-Benz

 

Etapa 2, Goiânia–GO, Super Truck Elite

Corrida 1, resultado extraoficial

1º – Bia Figueiredo, 13 voltas em 28min14s520

2º – José Augusto Dias, a 0s126

3º – Rodrigo Taborda, a 2s580

4º – Djalma Pivetta, a 11s882

5º – Márcio Giordano, a 15s362

6º – Ricardo Alvarez, a 15s556 – Mercedes-Benz

7º – Leo Rufino, a 22s075

8º – Daniel Kelemen, a 22s610

9º – Pedro Perdoncini, a 23s039

10º – Glauco Barros, a 23s517

11º – Maicon Roncen, a 48s718

12º – Hiro Yano, a 1min15s906

13º – Juca Bala, a 1min16s016

14º – Lucas Bornemann, a 1 volta

15º – Kleber Eletric, a 3 voltas

 

Corrida 2, resultado extraoficial

1º – Daniel Kelemen, 10 voltas em 24min11s302

2º – Rodrigo Taborda, a 4s032

3º – Leo Rufino, a 16s251

4º – Pedro Perdoncini, a 17s069

5º – Djalma Pivetta, a 18s916

6º – Glauco Barros, a 19s868

7º – Ricardo Alvarez, a 19s967

8º – José Augusto Dias, a 20s654

9º – Márcio Giordano, a 23s164

10º – Maicon Roncen, a 41s358

11º –  Juca Bala, a 55s676

12º – Lucas Bornemann, a 1min11s248

13º – Hiro Yano, a 1min30s694

Não completou

Bia Figueiredo, as 9 voltas

Nos siga no LinkedIn!

Tecnoshow 2024 movimenta R$ 9,3 bilhões de negócios e 135 mil visitantes

0

Após cinco dias de evento, feira movimenta R$ 9.340 bilhões em negócios. A 21ª edição da Tecnoshow Comigo, que reuniu cerca de 135 mil visitantes e 690 expositores.

Em cerimônia de fechamento, realizada no dia 12/04, em Rio Verde–GO, o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Comigo, Antonio Chavaglia, destacou que o encontro, mesmo após enfrentar fortes chuvas – o que não acontecia há cinco anos – resultou em mais um case de sucesso.

“Foram cinco dias bem trabalhados e com números positivos para o cenário que enfrentamos atualmente. Além disso, muitos dos negócios que começam aqui, terminam após a feira”, frisou, ao destacar a participação de 55 novas empresas e a presença de tomadores de decisão de diferentes partes do Brasil e do mundo.

Noma do Brasil

Movimenta
Participação da Rodorio, distribuidor Noma, na Tecnoshow

Flávio Júnior, diretor administrativo da Rodorio, distribuidor Noma do Brasil, comentou: “Com grande satisfação, participamos pela décima vez deste grande evento, Tecnoshow Comigo. Tivemos bons negócios e, além das negociações que continuam no pós-evento. E notamos um mercado comprador, apesar das adversidades do momento, e seguimos com ousadia para no decorrer do ano participar de outros eventos. Levando sustentabilidade para agronegócio e transporte.”

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Em prol do meio ambiente, a Tecnoshow Comigo, além de reforçar o projeto de reciclagem de materiais descartados por visitantes, com 115 mil toneladas de lixo, também distribuiu 21 mil mudas nativas.

Para além dos espaços da feira, como frisou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, a edição de 2024 resultou em um incremento de 80 milhões de reais ao comércio da cidade, alta de 8,5% quando comparada com a edição anterior e mais de 14 mil empregos diretos e indiretos.

A rede hoteleira, durante os cinco dias de encontro, também foi 100% ocupada e o aeroporto da cidade contabilizou, no mesmo período, 280 pousos e decolagens.

“Há muito orgulho em se estar em um ambiente tão pujante. É esse agro que queremos e precisamos”, afirmou o prefeito.

Mais de 100 horas de conteúdo ao produtor 

Ao contar com o suporte de três auditórios dedicados a conteúdo. Foram contabilizadas mais de 100 horas destinadas ao conhecimento por meio de palestras e dinâmicas. A saber,  abordaram os mais diversos temas, como nutrição, mercado de grãos, pecuária, sucessão, tecnologia e inovação e cooperativismo. Ao todo, 6800 pessoas passaram por esses espaços.

No último dia do evento, a programação seguiu com destaque para o papel da mulher no agro. Pela manhã, Ana Amélia Paulino, Consolata Piastrella e Luciane Giacon debateram sobre o tema “A pecuária me fez empreender”, com mediação da jornalista e apresentadora do programacast Campo e Batom, Alessandra Bergmann.

O painel evidenciou que a força feminina dentro do agronegócio brasileiro é exemplo de eficiência e comprometimento com bons resultados. O encontro, ainda segundo a profissional, possibilitou que os participantes do evento tivessem acesso a grandes cases de sucesso, com conhecimento de dentro da porteira.

Tecnoshow 2025

A 22ª edição da Tecnoshow Comigo já tem data definida. A feira será realizada entre os dias 07 e 11 de abril de 2025, em Rio Verde–GO. “Já estamos nos preparando para voltar ainda mais fortes daqui a um ano, com um evento que mobiliza o agronegócio na totalidade, de dentro para fora”, Antonio Chavaglia.

Nos siga no LinkedIn!

Copa Truck: Segunda etapa em Goiânia promete emoção nas pistas

A Copa Truck, um dos campeonatos mais emocionantes do automobilismo brasileiro, está de volta para a segunda etapa da temporada de 2024. Nos dias 13 e 14 de abril, o Autódromo Internacional de Goiânia será palco de corridas eletrizantes, com caminhões potentes disputando curvas e retas em alta velocidade.

Desde a temporada de 2017, o Autódromo de Goiânia tem sido palco de intensas disputas no cenário do automobilismo nacional. Com dez etapas realizadas, o circuito goiano acumulou uma série de estatísticas fascinantes que destacam não só o talento dos pilotos, mas também a competição acirrada entre as principais montadoras.

A Prometeon, fabricante de pneus com a marca Pirelli, reassumiu seu papel como patrocinadora e fornecedora exclusiva da Copa Truck, que conta com o suporte das empresas nas oito etapas de 2024. A temporada de 2024, que começou em março, com os veículos utilizando o modelo Prometeon R02 Proway Steer, projetado para alto desempenho em corridas.

Leia a nossa revista digital:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

Equilíbrio e domínio entre as montadoras

Nos últimos anos, Mercedes e Volkswagen mostraram-se como forças dominantes em Goiânia, ambas com oito vitórias cada uma. No entanto, a Iveco não ficou muito atrás, dominando as sessões de classificação com impressionantes seis poles de dez possíveis, evidenciando sua superioridade em velocidade de um único giro.

Vitórias por Marca

– Mercedes: 8 vitórias

– Volkswagen: 8 vitórias

– Iveco: 4 vitórias

Poles por Marca

– Iveco: 6 poles

– Volkswagen: 2 poles

– Mercedes: 2 poles

Pilotos de Destaque

Entre os competidores, Beto Monteiro e Felipe Giaffone emergiram como figuras centrais. Beto Monteiro, com cinco vitórias, é o maior vencedor do circuito, mostrando uma consistência notável nas corridas. Por outro lado, Felipe Giaffone, conhecido por sua habilidade em voltas rápidas, conquistou cinco das dez poles disputadas, solidificando sua reputação como um especialista em classificação.

Roberval Andrade e André Marques também tiveram performances notáveis, com três vitórias cada, seguidos de perto por Danilo Dirani. Já Paulo Salustiano, Wellington Cirino e Jaidson Zini completam a lista com uma vitória cada, provando que o pódio em Goiânia é sempre uma conquista disputada.

Maiores Vencedores

– Beto Monteiro: 5 vitórias

– Felipe Giaffone: 4 vitórias

– Roberval Andrade: 3 vitórias

– André Marques: 3 vitórias

– Danilo Dirani: 2 vitórias

– Outros: 3 vitórias

Maiores Poles

– Felipe Giaffone: 5 poles

– Roberval Andrade: 2 poles

– Outros: 3 poles

As estatísticas de Goiânia revelam um espetáculo de velocidade, técnica e estratégia, onde cada etapa traz novas surpresas e consagra novos campeões. À medida que o automobilismo evolui, o Autódromo de Goiânia continua a ser um cenário crucial para o desenvolvimento e o brilho dos maiores talentos do esporte. Com um equilíbrio tão notável entre os competidores, cada corrida é uma história única, esperando para ser contada.

Cronograma do Evento:

Sábado, 13 de abril:

08h45: Treino livre do NASCAR Brasil (TL1).

10h15: Treino livre da Copa Truck (TL3 Elite e TL3 Pro).

11h40: Classificação da Copa Hyundai HB20

13h30: Classificação da Copa Truck (Elite e Pro).

16h00: Classificatórios do NASCAR Brasil.

Domingo, 14 de abril:

08h30: Warm-up do NASCAR Brasil.

09h13: Corrida 1 do NASCAR Brasil.

10h18: Corrida 2 da Copa Hyundai HB20.

11h00: Visitação aos boxes e desfile de caminhões.

12h30: Corrida 1 da Copa Truck.

13h03: Corrida 2 da Copa Truck.

14h23: Corrida 2 do NASCAR Brasil.

Nos siga no LinkedIn!

Lançamento: Ankai apresentam inovação com quatro modelos de ônibus elétricos no Brasil

A Ankai, fabricante de ônibus da China fundada em 1966, lançou no Brasil sua linha de ônibus 100% elétricos, com modelos que variam de 6 a 12 metros de comprimento. Representada pelo Grupo SHC, que também representa a JAC Motors, a Ankai expande suas operações internacionalmente, marcando presença em mais de 100 países.

A empresa apresenta uma gama diversificada de veículos, incluindo ônibus elétricos de dois andares e veículos movidos a gás e hidrogênio. No Brasil, os modelos lançados são: de 6 metros (micro), 8 m (mini), 10 m (midi) e 12 m (urbano), com opções de piso alto e piso baixo para se adaptarem a diferentes cidades e percursos. Ele têm autonomias de 250 km a 350 km, adaptados para diferentes usos urbanos e configurações de cidades.

Ankai
Os ônibus contam com autonomia entre 250 km e 350 km

Durante um evento em São Paulo, o Frota News, com jornalistas de outras publicações, teve a oportunidade de experimentar a viagem em um dos novos ônibus, destacando a ausência de ruídos e vibrações típicos dos motores a combustão, além de um desempenho suave e constante.

Leia a nossa Newsletter 39

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

A introdução dos ônibus elétricos da Ankai acrescenta uma nova opção ao mercado brasileiro, que já conta com outros fabricantes como Mercedes-Benz, Volvo Buses e Volkswagen, entre outros. Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, enfatiza que a aposta nos elétricos não é meramente estratégica, mas certamente um passo em direção a um transporte mais limpo e sustentável.

Entretanto, a substituição da frota existente por veículos elétricos enfrenta desafios significativos, principalmente devido ao alto custo dos novos ônibus e à necessidade de investimento em infraestrutura de recarga. Os ônibus elétricos são substancialmente mais caros do que os modelos a diesel e a gás, com preços variando entre R$ 2 milhões e R$ 3,5 milhões, portanto, o triplo do similar com motor a combustão.

Ankai
Painel do OE-12, sendo similar nos demais modelos

Algumas cidades, como São Paulo, estabeleceram metas ambiciosas para tornar quase 19% de sua frota de ônibus elétrica, mas até o momento, apenas uma fração dessa meta foi alcançada. Isso evidencia as dificuldades financeiras e de produção enfrentadas.

Os ônibus da Ankai não só atendem a todas as normas de segurança vigentes. Por certo, também introduzem tecnologias avançadas no mercado brasileiro, como sistemas de assistência ao condutor e proteção de baterias. Além disso, a estrutura monobloco dos veículos oferece vantagens em termos de peso e desempenho, uma abordagem comum na Europa, mas ainda nova no Brasil.

A capacidade técnica dos ônibus inclui baterias de íon-lítio e motores elétricos de alto desempenho. Eles são capazes de fornecer uma experiência de condução eficiente e ambientalmente responsável.

Torque e potência

Equipados com bateria de íon-lítio, da CATL, os modelos da Ankai possuem a seguinte característica técnica no Brasil. Eles sempre equipam com motores elétricos da Dana, de acionamento síncrono de ímã permanente.

  • OE-6 – 190 kW (258 cv) de potência e 1.900 Nm (193,9 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 141 kWh a 210 kWh.
  • OE-8 – 200 kW (272 cv) de potência e 2.500 Nm (255,1 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 210,6 kWh a 282 kWh.
  • OE-10 – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 281,9 kWh a 338,4 kWh.
  • OE-12 – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 300,8 kWh a 422,9 kWh.

A reportagem completa estará disponível na revista digital edição 40 da Newsletter Frota News.

Nos siga no LinkedIn!

DAF Caminhões inaugura concessionária em Sergipe com Grupo Nova

0

A DAF Caminhões Brasil, em parceria com o Grupo Nova, inaugurou sua primeira concessionária no estado de Sergipe, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, parte da região metropolitana de Aracaju. Este novo ponto de venda e serviço, estrategicamente situado às margens da BR-101, promete facilitar o acesso e atender à demanda crescente na região.

O espaço, com 7.450 m² de terreno e 2.300 m² de área construída, oferece aos clientes uma ampla gama de produtos, incluindo os últimos lançamentos da marca, como o DAF XF Off-Road, destinado a operações fora de estrada, e o DAF CF Semipesado Rígido, para distribuição e transporte de materiais diversos. Além disso, a concessionária disponibiliza Peças Genuínas e TRP, com oito boxes de serviços mecânicos, incluindo áreas especializadas para troca de óleo e lubrificação, bem como, planos de expansão para incluir serviços de funilaria e pintura.

Marcio Costa, COO do Grupo Nova, expressou seu entusiasmo durante a inauguração.

“Estamos felizes em ampliar nossa operação no Nordeste, chegando agora ao estado de Sergipe. Nossa nova unidade em Aracaju foi pensada para aumentar nossa presença junto ao cliente local, oferecendo produtos e serviços de excelência.”

Leia também:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

O Grupo Nova, que já opera concessionárias DAF em Pernambuco e Alagoas, adiciona Sergipe ao seu portfólio, consolidando sua presença no Nordeste. A rede DAF, agora com 60 concessionárias em todo o território nacional, é conhecida por seguir rigorosos padrões de qualidade e infraestrutura.

Gustavo Luiz Novicki, diretor de Desenvolvimento de Rede DAF, comenta sobre os padrões da rede.

“Somos muito criteriosos com a padronização da infraestrutura e do atendimento de nossa rede. Nossos clientes recebem a mesma qualidade de atendimento e de serviços em qualquer uma de nossas unidades espalhadas pelo território nacional.”

Antes de abrir uma nova concessionária, a DAF investe em treinamentos técnicos extensivos pela DAF Academy e em parceria com o SENAI de Ponta Grossa–PR, garantindo que todos os profissionais estejam bem preparados para atender às necessidades dos clientes.

Saiba também:

DAF apresenta Eldorado Caminhões como representante em todo o RS

Sobretudo, esta nova instalação não só representa um avanço na estratégia de expansão da DAF e do Grupo Nova, mas também reflete o compromisso da marca em sustentar iniciativas ambientais e sociais, bem como a adoção de energia fotovoltaica e o cumprimento das políticas de ESG.

A DAF NOVA Aracaju já está aberta para negócios, localizada na Rodovia BR-101 S/N, Quadra L, Lote 08, Complexo Jardim – Nossa Senhora do Socorro–SE. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone (79) 3014-1010 para mais informações sobre veículos, peças e serviços disponíveis.

Nos siga no LinkedIn!

Caminhões pesados 100% elétricos da Volvo começam a operar no Brasil, em regime experimental

0

O Ministério dos Transportes, em uma cerimônia realizada em Brasília na terça-feira, concedeu autorização oficial para o início das operações de caminhões pesados 100% elétricos da Volvo. Este regime experimental, fruto de um estudo colaborativo entre instituições governamentais, acadêmicas e empresas privadas, visa explorar o potencial dos veículos elétricos pesados em operações urbanas e intermunicipais.

Os caminhões elétricos da Volvo, projetados para operar principalmente em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias, serão submetidos a testes rigorosos. O objetivo é avaliar seu desempenho, impacto no pavimento e comportamento em diferentes tipos de operações. Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, destacou a iniciativa como um avanço significativo para a oferta de veículos elétricos pesados no Brasil.

Participação de autoridades e empresas

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e representantes do setor, incluindo Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; e Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística foram anunciadas como as primeiras empresas a operar regularmente com os caminhões pesados elétricos da Volvo no Brasil, sinalizando uma nova era para o setor de transporte de cargas no país.

Assim como ocorre na União Europeia, o Brasil também terá estudo para uma legislação específica para caminhões elétricos. Os resultados preliminares do estudo sobre o peso por eixo dos caminhões elétricos pesados já revelam benefícios significativos.

Realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com o Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), a Volvo, a fabricante de pneus Prometeon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS), o estudo destaca a alta eficiência energética.

Para saber mais:

Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

Além disso, a ausência de ruído, o baixo nível de vibração e o conforto proporcionado aos motoristas dos caminhões elétricos. Portanto, confirma o potencial dos veículos de zero emissões de CO₂ em atender aos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras.

A Volvo tem como meta a redução de 50% nas emissões de CO₂ de seus caminhões até o fim desta década. E visa alcançar zero emissões até 2040. A introdução de caminhões elétricos no Brasil, seguindo a tendência europeia iniciada em 2019, é um passo estratégico da empresa para expandir globalmente sua frota sustentável, consolidando sua liderança na transição para um transporte mais limpo e sustentável.

Além dos caminhões elétricos, a empresa trabalha com alternativas como o uso de gás verde e, futuramente, com hidrogênio, entre outros combustíveis mais limpos.

Mais sobre energia renovável

Grupo Volvo aposta no hidrogênio para alcançar emissões líquidas zero

Nos siga no LinkedIn!

Bárbaros BBQ 2024: O encontro dos amantes de churrasco em São Paulo

São Paulo está prestes a se transformar em um paraíso para os amantes de churrasco! A 13ª edição do Bárbaros BBQ, um dos maiores festivais de carne assada do país, está marcada para o dia 13 de abril de 2024, um sábado que promete ser inesquecível. Das 13h às 22h, a Arca, um espaço icônico na cidade, será o palco dessa celebração gastronômica.

A Arca, localizada na Av. Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo, oferece amplo estacionamento ao ar livre. O estacionamento é operado pela empresa Autovagas. Em dias de eventos, segundo site do local, o valor para período único é de R$ 50. Além disso, há outras opções de estacionamento particulares nos arredores da entrada principal, incluindo o Carrefour, que fica a 50 metros e oferece uma diária de R$ 15. Se não tiver o motorista que não beba, dê preferência pelo uso de táxi ou veículos de aplicativos.

Qualidade da carne e técnicas de preparo

O Bárbaros BBQ promete ser um evento inesquecível para os amantes da boa carne e da gastronomia de alto nível. Aqui está o que você pode esperar ao participar deste festival culinário:

Os visitantes terão a oportunidade de testemunhar mestres parrilleros e renomados chefs de churrasco do Brasil em ação, compartilhando não apenas suas habilidades incomparáveis, mas também sua paixão pela arte de cozinhar carne. A qualidade dos cortes servidos será de primeira linha, e as técnicas de preparo, desde o tempero até o ponto de cozimento, prometem elevar a experiência do churrasco tradicional a patamares extraordinários.

Fique por dentro:

Newsletter Frota News: Edição 39 com os principais temas de março

Variedade nas estações de churrasco

Com 30 estações de churrasco distintas, o festival oferecerá uma diversidade gastronômica raramente vista. Cada estação trará um toque especial, seja por meio de costelas defumadas lentamente, linguiças artesanais com temperos exclusivos ou cortes exóticos que desafiam o paladar. Os participantes poderão percorrer as estações, experimentando uma vasta gama de sabores e técnicas.

A presença de grandes nomes como Jefferson Rueda, Debetti e Santi Roig, entre outros, garante uma experiência gastronômica de alto nível. Esses profissionais são reconhecidos por sua habilidade de combinar tradição e inovação, criando pratos que respeitam as raízes brasileiras enquanto introduzem novos conceitos e sabores.

Serviço

Local: ARCA — Av. Manuel Bandeira, 360 — Vila Leopoldina — São Paulo.

Data: 13 de abril de 2024. Sábado, das 13h às 22h.

Link para compra: https://www.ingresse.com/barbaros-bbq-sao-paulo-2024

Valores 3º lote: de R$ 430 + taxa de conveniência.

Crianças com idade até 11 anos não pagam.

Nos siga no LinkedIn!