domingo, dezembro 14, 2025

Entenda o que é o Volvo FH Flex e porque o Grupo Potencial já comprou 10 unidades

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Sem dúvida,o tema biodiesel no Brasil é polêmico e controverso. Um dos problemas é a falta de informação e conhecimento. No entanto, o biodiesel é uma das melhores soluções para a descarbonização do transporte pesado, juntamente, com o biometano. Isso é consenso. Antes de tudo, o que precisamos entender são as experiências negativas que muitos transportadores têm. A indústria de caminhões, cada vez, desenvolve caminhões para o diesel renovável, e uma delas, foi o Volvo FH Flex.  

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Nós brasileiros já estamos acostumados ao termo flex,nos referindo à automóveis que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol,ou na mesma mistura dos dois em qualquer proporção. No caso do Volvo FH Flex, a solução é similar.   

Assista também o canal FrotaCast e a entrevista exclusiva com o presidente e CEO de Operações Comerciais, Simone Montagna:

Ele está pronto para ser abastecido com qualquer percentual de mistura de diesel fóssil com biodiesel, inclusive, com 100% de biodiesel renovável (B100). A tecnologia traz uma segurança para o transportador, principalmente, os que estão sendo orientados pelos seus embarcadores para transição energética com frotas com menor nível possível de emissões. Como vai funcionar na prática, vamos saber nos próximos meses, pois o modelo flex acabou de ser lançado na Fenatran 2024.

Maior planta de biodiesel no Brasil 

O Grupo Potencial, destacando-se como grande produtor de biodiesel em uma única planta no Brasil e um dos maiores do mundo. Transformou mais de nove milhões de litros de óleo de cozinha usado em biodiesel. Este processo não só reforça a importância do descarte correto de resíduos, mas também destaca a empresa como líder em inovação e sustentabilidade no mercado de biocombustíveis. 

Este grupo comprou 10 caminhões Volvo FH Flex para a sua frota. A entrega ocorreu em evento realizado na Usina, localizada na Lapa, na quinta-feira, 21. Fruto de um aporte de R$ 10 milhões, a aquisição visa atender os objetivos do grupo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. 

Opinião do cliente 

 “O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, e garante uma redução de quase 90% na emissão de gases poluentes”, comenta Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, que abrange empresas como a Potencial Combustíveis, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta. 

Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, diz que o modelo da marca concilia ganhos ambientais e flexibilidade operacional:  “O Volvo FH B100 Flex é o único veículo do mercado que pode rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel, chegando até 100% desse combustível renovável. Quando abastecido com biodiesel puro, as reduções de CO2 podem chegar a 90%. É uma alternativa já disponível e viável para um transporte de baixas emissões”, assegura. 

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FAW Jiefang J7 Pioneer Edition vence o prêmio Chinese Truck of the Year 2025 (CTOY 2025) 

Em 15 de novembro de 2024, os resultados da avaliação Chinese Truck of the Year 2025 (CTOY 2025)”, organizada pela revista Commercial Vehicle, foram oficialmente anunciados na Exposição Internacional de Veículos Comerciais de Guangzhou.  A saber, o modelo FAW Jiefang J7 Pioneer Edition ganhou o prêmio de ‘Chinese Truck of the Year 2025’ (CTOY 2025) por seu desempenho excepcional. Esta é a segunda vez que o FAW Jiefang J7 recebe esse título, tendo vencido pela primeira vez em 2018 como “Chineses Truck of the Year 2019”. 

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O premiado Chinese of the Year FAW Jiefang J7 Pioneer Edition é, sem dúvida, mais uma criação notável da FAW Jiefang. Seu design integra harmoniosamente elementos das culturas chinesa e ocidental. Aliás, o projeto de design externo foi orientado e revisado por Hansson, diretor de Design Industrial da Scania, e Taylor, diretor Criativo Global da Hongqi. Este modelo apresenta uma aparência simples e elegante, com uma frente em formato “V”, uma grade em cascata e tiras decorativas cromadas, destacando uma estética tecnológica marcante. Os faróis exclusivos “Starlight Eye” adotam um design em matriz de LED, formando um logotipo “FAW” altamente reconhecível. Além disso, o modelo incorpora de forma criativa elementos da poesia chinesa, bem como decorações em formato de floco de neve. Exibindo assim, uma vibe artística sofisticada que combina perfeitamente cultura tradicional com design contemporâneo. 

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Em termos de desempenho, o FAW Jiefang J7 Pioneer Edition demonstra potência, manuseio e conforto excepcionais. Oferece diversas opções de motorização, incluindo configurações de combustível, gás e célula de combustível. O modelo também pode ser equipado com o mais recente domínio de energia inteligente desenvolvido pela Jiefang, o GD300-3.0, projetado especificamente para cenários de entregas expressas de alto padrão. Este sistema de energia oferece alta potência, eficiência e adaptabilidade. 

Materiais ecológicos 

A “cabine saudável” do FAW Jiefang J7 Pioneer Edition é outro destaque, com interiores feitos de materiais ecológicos e antibacterianos seguros para contato direto com a pele. Aliás, a cabine recebeu a primeira certificação de nível 5A para veículos comerciais. Inclui um sistema de filtragem de carvão ativado de sete camadas para garantir ar fresco aos motoristas e passageiros. Além disso, a tecnologia de proteção eletromagnética que reduz interferências, mantendo os níveis de radiação mais baixos que os de telefones celulares. Com tecnologia de isolamento acústico e redução de ruído de alta performance. Oferece um efeito de isolamento que excede os padrões Classe A em mais de 5 decibéis. Essas medidas melhoram significativamente o bem-estar e o conforto dos ocupantes. 

No que diz respeito a recursos inteligentes, o FAW Jiefang J7 Pioneer Edition se destaca com um painel de instrumentos LCD completo de 12,3 polegadas. Além de uma tela de multimídia veicular de 15,6 polegadas, proporcionando uma nova experiência de interação homem-máquina. A saber, toda a série vem equipada de fábrica com capacidades de condução autônoma de nível L2, incluindo uma configuração L2++. O que reduz efetivamente o cansaço do motorista em viagens longas e melhora o conforto durante a condução.  

Chinese
FAW Jiefang J7 Pioneer Edition 1

Tecnologias de segurança 

O modelo também conta com tecnologia eletrônica de frenagem de alta segurança como padrão, incluindo alerta duplo, frenagem ativa e outras funções de segurança, oferecendo proteção robusta durante a condução. Além disso, dispõe de um sistema de detecção de fadiga veicular altamente preciso, um sistema de imagem com quatro câmeras de alta definição para uma visão sem “pontos cegos” e um sistema inteligente de monitoramento de temperatura e pressão dos pneus, garantindo segurança completa. Coletivamente, essas tecnologias inteligentes oferecem uma experiência integrada de direção inteligente veículo-humano-estrada. 

Yu Jing, presidente do júri do Chinese Truck of the Year, anunciou o prêmio e compartilhou os comentários do júri, afirmando: “O FAW Jiefang J7 Pioneer Edition realizou uma atualização abrangente de sua tecnologia central independente, estabelecendo um novo padrão na indústria para melhorar a eficiência e proporcionar uma experiência logística de alto nível.” 

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PACCAR Power Solutions: nova divisão para soluções de carregamento dos caminhões elétricos DAF

Na Fenatran de 2022, a DAF Caminhões Brasil apresentou o DAF FL 100% com o objetivo de mostrar que a fabricante está preparada para atender o segmento de distribuição urbano que optar pela eletromobilidade. No entanto, o mercado brasileiro para caminhões elétricos ainda é desafiador devido a infraestrutura. Na Europa, a PACCAR Parts lançou a PACCAR Power Solutions, oferecendo à DAF e aos clientes uma gama de soluções personalizadas para a transição energética.

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Aliás, a DAF foi a primeira montadora européia a trazer um caminhão totalmente elétrico ao mercado (2018). Atualmente, a DAF oferece uma gama de caminhões totalmente elétricos. A série começa com o XB Electric de 12 toneladas (alcance de até 350 quilômetros) e culmina no XD Electric e no XF Electric (alcance de até 500 quilômetros) para aplicações nacionais e de longa distância. 

PACCAR Power
DAF XB elétrico e a estação de carregamento da PACCAR Parts

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Vale lembrar que, 500 km de distância na Europa, é considerado longa distância. Entretanto,no Brasil a autonomia de 500 km não cobre o trajeto São Paulo-Belo Horizonte, exceto, se forem construídas estações de carregamento de alta potência, como a de 375 kW utilizada pela Scania para carregar o Scania 30 G 4×2, lançado na Fenatran 2024, em 50 minutos, tempo que o motorista precisa para descansar na viagem. O preço de um carregador de 375 kW pode chegar a R$ 300 mil.  

Energia no local 

Certamente, alcançar uma transição bem-sucedida para o transporte com emissão zero requer mais do que uma frota de veículos elétricos eficientes e confiáveis, combinados com carregadores potentes. 

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A princípio, para desenvolver a solução mais eficaz , a PACCAR Power Solutions começa avaliando fatores como tamanho da frota, aplicação do veículo, cronogramas de carregamento, demandas de pico de energia e tarifas de energia. A capacidade da rede também faz parte da primeira avaliação. 

 “Após essa análise, alinhamos as ambições, necessidades e expectativas do cliente com os insights e tecnologias mais recentes”, diz Michael van Rijen, chefe da PACCAR Power Solutions.   

Soluções de microrrede completas  

A PACCAR Power Solutions afirma poder implementar projetos completos, incluindo microrredes com painéis solares, BESS, EMS avançados e carregadores de alta velocidade.

A PACCAR Power Solutions promete ajudar os clientes a tomar as decisões certas para concretizar seu roteiro de sustentabilidade. Van Rijen: “Com nosso amplo portfólio de consultoria e hardware, junto com a DAF Trucks, estaremos abrindo caminho para um modelo de negócio robusto”.

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Iveco retorno com “Festival de Peças” com desconto de até 40% 

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A concorrência no mercado de reposição de peças nunca foi tão grande como atualmente. E isso começou quando os fabricantes de caminhões criaram as suas linhas de peças multimarcas. Com isso, quem ganha é o transportador em razão das promoções. Assim, neste mês, foi a vez da Iveco anunciar o retorno de seu “Festival de Peças”, que ocorrerá até 31 de dezembro de 2024. A campanha traz uma seleção exclusiva de 164 itens, incluindo Peças Genuínas e da linha Nexpro, com descontos que podem chegar a 40%. A saber, o festival contempla componentes para toda a linha de caminhões e ônibus da montadora, oferecendo uma oportunidade especial para os consumidores adquirirem produtos de reposição com preços mais competitivos e qualidade garantida. 

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Segundo Rômulo D’Alessandro, diretor Comercial de Vendas de Peças da Iveco, a expectativa é de um grande sucesso. “Com a expectativa de garantir as melhores ofertas e atender à demanda com agilidade, o Festival de Peças promete ser um sucesso. A campanha visa proporcionar as melhores soluções em peças, genuínas e da linha Nexpro, com preços reduzidos, mantendo a qualidade dos componentes e a excelência no atendimento em toda a rede de concessionárias da montadora”, afirma o executivo. 

Parceria com a rede

Aliás, a seleção dos itens foi feita em parceria com a rede de concessionárias Iveco, levando em conta as necessidades reais dos consumidores. O objetivo é garantir que as peças mais procuradas estejam disponíveis com condições favoráveis aos clientes.  

Leia a edição 44 da Revista Frota News

edição 44
Revista digital com artigos exclusivos

Para potencializar a divulgação do “Festival de Peças”, a campanha está sendo promovida por uma estratégia 360º, que inclui ações com os pilotos da equipe Iveco Usual Racing, que participa da Copa Truck, e divulgação nos principais canais de mídia digital e impressa. “Queremos impactar nossos clientes em todas as plataformas, reforçando a oportunidade de adquirir peças de reposição com desconto, garantindo economia, qualidade e garantia na rede de concessionárias Iveco”, destaca Gustavo Hollatz, gerente de Marketing de Peças da marca. 

Além dos preços atrativos, as Peças Genuínas e os produtos da linha Nexpro, que fazem parte do festival, são testados e homologados pela montadora. Certamente, quando comprados e instalados nas concessionárias autorizadas, esses itens oferecem uma garantia de 12 meses, assegurando ao cliente total tranquilidade e confiança na manutenção de seus veículos. 

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Transportes Gabardo transporta o Hyundai HB20 para a Argentina

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Notícia sobre exportação de produtos brasileiros sempre é uma boa notícia para as transportadoras. Nesta, sobre a exportação do Hyundai HB20, produzido em Piracicaba (SP). Aliás, chegou a exportá-lo para a Argentina, após já ter conquistado os mercados da Colômbia, bem como México, Paraguai e Uruguai. É um novo fato positivo para o transporte. 

O primeiro lote de HB20 foi transportado pela Transportes Gabardo, do empresário Sérgio Gabardo, conhecido pela sua intensa atuação em prol da qualidade do transporte. E certamente, pelo seu estado, Rio Grande do Sul. A saber, atual presidente do Setcergs (Sindicato das Empresas e Logística do Estado do Rio Grande do Sul.  

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O modelo HB20 exportado  

A versão destinada ao consumidor argentino é a hatchback com motor 1.6 litro de 123 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque, com opção de transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades. 

“A Hyundai produz o HB20 unicamente aqui no Brasil e exporta para países da América do Sul desde 2016, mas nunca o havia destinado à Argentina. Que aliás, agora adota uma política econômica mais aberta às importações. E certamente, voltará a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região”, avalia Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai para o Brasil e as Américas Central e do Sul. 

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O executivo destaca alguns diferenciais do modelo, dentre os quais “o design recentemente atualizado, o elevado nível de equipamentos de segurança, conforto e tecnologia. Além da comprovada confiabilidade do motor e da transmissão”. 

A lista de itens de série contempla seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. 

Equipamentos acima do padrão do segmento 

 Algumas configurações, segundo comunicado da assessoria de imprensa da Hyundai Motor do Brasil, também contam com detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.  

A empresa lembra que o HB20 foi projetado exclusivamente para o mercado brasileiro, onde foi lançado em 2012. Mas quatro anos depois passou a ser exportado, sendo líder de vendas em sua categoria no Uruguai e no Paraguai. 

Em 14 anos, a Hyundai produziu 1,7 milhão de unidades do hatch, destinando 95% delas ao mercado nacional, onde o modelo figura historicamente como um dos três mais vendidos a cada ano.

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Volvo FH e FM tiram nota máxima no teste de segurança do Euro NCAP

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Em jornalismo, para um fato ser notícia, é necessário ter uma informação nova. Não há informação nova que a Volvo Trucks se consolidou como referência em segurança. Certamente, a grande novidade é o estudo, inédito, da Euro NCAP para caminhões, chamado de “Truck Safe”.   

A saber, o Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos) foi fundado em 1996. E se tornou o padrão europeu para avaliação de segurança automotiva, com apoio de governos e da União Europeia. Ele ficou conhecido pelos testes com automóveis de passeios, depois com furgões, e passou a fazer testes com caminhões também. Inclusive, em 2010, foi fundado o Latin NCAP para América Latina e o Caribe, por enquanto, somente para automóveis de passeio.  

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Além disso, o programa realiza testes rigorosos em veículos novos para avaliar a segurança em diversas áreas, bem como prevenção de colisões, segurança dos ocupantes e assistência ao motorista. Os resultados são classificados de uma a cinco estrelas, ajudando consumidores a tomar decisões informadas e incentivando a indústria automotiva a melhorar continuamente seus padrões de segurança. 

Os líderes 

Os modelos Volvo FH e Volvo FM foram os protagonistas desse marco, demonstrando excelência frente a veículos de diversas marcas. 

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“Este resultado nos enche de orgulho, reafirmando nossa liderança em segurança”, destacou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, que já foi presidente da Volvo do Brasil e esteve presente, recentemente, na Fenatran 2024. 

Roger acrescentou: “A segurança é um valor fundamental para a Volvo, presente em nosso legado desde a fundação da marca, há quase um século. Com cada novo modelo, avançamos ainda mais para garantir veículos mais seguros”. 

A classificação de cinco estrelas reflete o desempenho excepcional da Volvo em áreas como suporte ao motorista, prevenção de colisões e segurança urbana. Aliás, os modelos atendem aos rigorosos critérios “City Safe”, que avaliam recursos como visibilidade aprimorada e sistemas de segurança ativa, projetados para reduzir riscos em áreas urbanas. 

Anna Wrige Berling, diretora de segurança e de produto da Volvo Trucks, reforçou o compromisso da empresa: “Nossa visão Zero Acidentes nos guia no desenvolvimento de tecnologias que vão além das exigências legais. As avaliações do Euro NCAP não só ajudam os clientes em suas decisões de compra, mas também desafiam toda a indústria a evoluir continuamente em segurança”. 

Euro NCAP
Anna Wrige Berling, diretora de segurança e de produto da Volvo Trucks

Sobre o Truck Safe 

No teste em caminhões, cada sistema de segurança recebeu uma pontuação, que foi somada. Essas pontuações serviram para a classificação de uma a cinco estrelas, para o veículo como um todo. 

 O escopo do teste foi: 

 Condução segura: monitoramento dos ocupantes, visão (direta e indireta) e assistência ao veículo (por exemplo, assistência em velocidade). 

 Prevenção de colisões: frontais (carro, pedestre e ciclista), nas manobras em baixa velocidade e colisões de saída de faixa. 

 Pós-acidente: informações de resgate. 

O objetivo do Euro NCAP é expandir gradualmente o escopo do teste para incluir também a proteção contra colisões em um estágio posterior, bem como testar caminhões em diferentes segmentos de transporte. 

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Knorr-Bremse (atualizado): Encontro com jornalistas com direito a bandejão, revista por seguranças e assalto

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Acreditamos em nosso cunho com a verdade. Neste período desde a publicação deste artigo, fomos procurados e “convidados” a retirar esta publicação do ar. Foi nos falo que havia uma preocupação com a marca que estava sendo exposta, mas poucas menções de respeito para com os descasos foram pontuadas. Uma conversa foi proposta, sem sucesso. Não me cabia mais falar, uma vez que minha intenção aqui era informar e ajudar outras marcas a não cometerem tais erros e que meus colegas jornalistas, não passem por situações como as que tive de passar. Dias depois, vários executivos nos vieram dizer que estão utilizando o artigo como “Case” de como não se fazer comunicação e evento de coletiva com a imprensa. Assim, o artigo, além de relatar o fato, está sendo útil para melhorar o planejamento de comunicação das empresas.

Por este compromisso, atualizo este artigo e o republico abaixo.

Este é um relato que pode servir de aprendizado para você, marca ou assessoria, que deseja organizar um encontro com imprensa sem cometer uma série de falhas ou os mais de 7 erros, que descreverei a seguir.   

Assista também o FrotaCast, com entrevista exclusiva com o presidente e CEO de Operações Comerciais Scania Brasil:

No dia 24 de outubro de 2024, a convite, fui conhecer a fábrica da Knorr-Bremse, em Itupeva (SP), para um lançamento cujo destaque apresentarei mais adiante. 

Seria, a princípio, mais uma coletiva de imprensa, evento que exige trabalho intenso, tempo, deslocamento, atenção e apuração rigorosa para que o conteúdo possa se transformar em uma matéria informativa. 

Criminalidade no Parque Villa Lobo 

O primeiro ponto a ser salientado — e que culminou em um desfecho problemático — foi o local marcado para o ponto de encontro para embarque e desembarque no transfer que levou os jornalistas ao estacionamento no número 1.315 da Av. Queiroz Filho, entrada lateral do Parque Villa Lobos.

Knorr-Bremse
O local já é notícia em vários meios de comunicação como local de alto índice de assaltos

A saída em direção a Itupeva, interior de São Paulo, conforme estava no convite para as 7h30 da manhã. 

Vamos descrever o cenário: um estacionamento ermo, sem segurança, sem cobertura para proteção em caso de chuva, sem sanitários próximos para eventuais necessidades fisiológicas e, além disso, sem ninguém disponível, pelo menos nos horários de embarque e desembarque, para oferecer o mínimo de segurança ou auxílio aos convidados. 

A chegada ao estacionamento já foi complicada pela dificuldade que motoristas de aplicativos tiveram para parar e localizar o local exato.   

A van que nos transportou estava em condições razoáveis e sequer dispunha de água para o trajeto, que duraria mais de uma hora. Não havia nada além dos bancos de uma van de porte médio. Seguimos, então, para a fábrica, onde fomos recebidos de maneira trivial, sem muita cerimônia. 

Na sede da Knorr-Bremse Brasil 

Na sala da apresentação, nos ofereceram café, água, bolo e lanche de metro. Após a apresentação, fomos levados para conhecer a fábrica, que surpreendentemente, a quantidade de trabalhadores era visualmente pequena. Algo que foi destacado com orgulho pela empresa, que nos mostrou a forte presença de automação nos processos.  

Prosseguimos, então, para o almoço, que contou com uma fila demorada.No refeitório geral. Durante a refeição, um dos executivos questionou uma funcionária que acompanhava a visita, se a mesa em que estávamos precisava ser desocupada, recebendo dela um gelado “sim” como resposta para deixar a mesa. Após o almoço, encerrava-se a visita, salvo para alguns colegas que ainda estavam capturando material em vídeo. 

Na saída, os jornalistas, profissionais da imprensa foram revistados pela segurança da empresa. Após a devolução do crachá, outra segurança, posicionada em uma mesa, nos aguardava um a um para a revista. Mostrei espanto com a situação, e a segurança me informou que aquela era a prática padrão da empresa com seus funcionários. Com a bolsa vasculhada, entre equipamentos e meu bloco de anotações, fui liberado. 

O desembarque

O retorno transcorreu sem pressa — com duas paradas no percurso sendo da fábrica até o Indico — e novamente sem água. Uma parte do grupo desceu em uma parada  que me pareceu uma quarteirão do destino. Eu segui até a última parada e, ao descer, agradeci ao motorista enquanto a porta da van se fechava e o veículo seguia seu caminho. 

Ainda no estacionamento, solicitei um carro de aplicativo. Foram necessárias várias tentativas, pois muitos motoristas não aceitavam a corrida ou a cancelavam. Em meio à espera, uma colega jornalista aproximou-se, também buscando um transporte de retorno. Ela havia sido deixada na parada anterior e caminho para a entrada do estacionamento lateral do Parque Villa Lobos. Perguntou se eu havia conseguido chamar um carro e se eles iriam até lá, pois estava difícil. Com calor de aproximadamente 30ºC e sem qualquer sombra de respiro, expliquei  que após insistentemente, acabara de solicitar o carro, enquanto ambos aguardávamos, desamparados e com pouca movimentação nas proximidades. A colega caminha em direção ao ponto de ônibus a procura de recuo. Eu aguardo na frente ao numero 1315.

 Foi então que o pior aconteceu. 

Fui abordado por um assaltante armado com revólver, acompanhado por dois comparsas ao fundo. Apontando uma arma, ele deu a ordem: 

— Não brinca! — gritou, mostrando o revólver. 

— Passa os celulares e o relógio! 

Em meio a um turbilhão de pensamentos e à sensação de impotência, vi meus pertences serem roubados à mão armada. O assaltante saiu rapidamente em meio aos carros.

Caminho em direção a colega, que me presta auxilio e ainda atônito peço para que ela avise ao meu escritórios e redação o ocorrido, enquanto uma senhora que aguardava no ponto de ônibus e presenciou o crime, me indicou ir até a delegacia, me acompanhando e prestando todo o suporte, onde registrei o boletim de ocorrência, na 91ª DP, que foi indiscutivelmente prestativa e solicita para comigo.

Caro leitor e colegas, 

O despreparo, a falta de comprometimento da marca e da assessoria Alfapress Comunicações me causaram vergonha e indignação. Vergonha pelo descuido com os jornalistas e desrespeito com grandes montadoras e fabricantes que, ao contrário, demonstram dedicação e cuidado ao nos receber. Aqui não se trata de luxo ou custo. O objetivo não é comparar experiências, pois o simples, quando oferecido com respeito e atenção, pode transformar qualquer ambiente. 

Meu Editor e Publisher, Marcos Villela, que já visitou centenas de fábricas no Brasil e em mais de 30 países do mundo, comentou que jamais foi revistado como convidado dessas empresas em quase 40 anos de jornalismo. Após ouvir o relato, ficou espantado com tamanha falta de organização e despreparo. Com permissão dele, compartilho suas palavras no LinkedIn.

Knorr-Bremse
Primeiro relato após o susto

O outro lado 

Em conversa com a sócia da Alfapress, Cecília Strang e auxiliares, ela disse que o transfer foi contratado pela Knorr-Bremse e que haviam garantido que o local escolhido era seguro, contrariando as estatísticas, os fatos por mim  apresentados e o B.O a ela encaminhado. Afirmou que não estava gostando do rumo da minha conversa, afirmando novamente que havia  planejado com detalhes para o conforto dos convidados. Endosso; no local não havia sanitários, água ou qualquer assistência básica necessária. Em contradição com os fatos, afirmaram, repetidas vezes, que o estacionamento era apropriado e que inicialmente usariam o estacionamento do Shopping Villa Lobos, mas, devido ao horário, aceitaram a sugestão do transfer e optaram pelo estacionamento “seguro” na Av. Queiroz Filho, número 1315. Me dei o direito ao silêncio. Dali em diante, meu microfone por mim, foi deixado mudo, uma vez que a minha “conversa” não seria relevantes, estavam cheias de certezas.

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Durante a reunião, manifestei minha insatisfação e angústia com os acontecimentos, citando todos os fatos. A crítica não foi aceita pela assessoria, que em tom amistoso  e incongruente, encerrou a ligação informando que já haviam contatado a responsável, Knorr-Bremse, que por sua vez também foi responsavel pelo transporte e que tentariam novamente um diálogo na segunda-feira. 

Deixo claro que não espero e nem busco reembolso ou ressarcimento, o Grupo Frota News me fez o ressarcimento total assim como toda assistência necessária. Agradeço aqui, a manifestação de apoio dos grandes colegas e veículos.

Meu compromisso, enquanto profissional e representante deste veículo de comunicação, é com os fatos, com a verdade e com o poder da voz do jornalismo, que merece respeito! 

A Knorr-Bremse fica o desejo de que sua postura no Brasil seja digna e que aprenda a receber, convidar e organizar visitas e lançamentos de forma adequada. A marca é referência mundial no segmento, mas no Brasil ainda há muito a ser melhorado. 

A assessoria, desejo humildade para reconhecer seus erros e evoluir com o aprendizado. Que, em próximos eventos, tenham mais atenção aos detalhes e à segurança dos convidados. 

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Scania consolida sucesso na Fenatran 2024 com a venda do primeiro caminhão elétrico

A Fenatran 2024, o 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, foi palco de um marco histórico para a Scania. Líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Com a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4×2 para a empresa Reiter Log. O modelo, projetado para atender às demandas de mercado na busca por soluções mais sustentáveis e eficientes. Além disso, é ideal para curtas distâncias de até 200Km em operações hub to hub e distribuição, oferecendo zero emissão de CO2 e baixo custo operacional. A fabricante também ganhou com a linha R o desejado prêmio Truck of the Year. No total, a Scania vendeu mais de 2 mil caminhões na Fenatran.

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“Comprovamos com esta venda para a Reiter Log que a Scania está fazendo uma Fenatran histórica. O ano de 2024 vem sendo muito especial com recordes de vendas de caminhões. O elétrico chegou para oferecermos o portfólio mais completo do mercado em matrizes alternativas ao diesel”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil
Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil

“A Reiter Log é o nosso maior cliente de produtos sustentáveis no Brasil, com uma frota a gás que supera as 200 unidades. E agora, certamente, entra para a nossa história comprando nosso primeiro elétrico cavalo mecânico. Momento de celebrar um feito muito importante para a Reiter Log e seus clientes”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Agradecemos todo o apoio da Casa Scania Suvesa que atende muito bem a Reiter e merece esta celebração também. Tivemos outro momento de grandes negociações com a Reiter que fechou 100 caminhões aqui na Fenatran sendo 40 do modelo G 460 a gás e outros 60 dentre Super e Plus.”

30 G 4x2 ELÉTRICO - Foto imprensa Scania
30 G 4×2 ELÉTRICO – Foto imprensa Scania

“Importante reforçar que já tínhamos importado dois elétricos semipesados da Suécia para a PepsiCo, que foram adquiridos para um período de testes a pedido do cliente no final de 2023”, complementa Nucci.

“Esse é mais um passo importante na jornada ESG da Reiter Log. Iniciamos a descarbonização da nossa frota em 2014, estamos investindo mais fortemente desde 2021 e, hoje, somos a maior frota sustentável do Brasil. Mas não acreditamos numa única solução. Além dos caminhões 100% a gás, que buscamos abastecer com biometano, estamos atentos às novidades do mercado para oferecer o melhor arranjo para os clientes que têm o mesmo objetivo na sua operação. Por isso estamos investindo, e apostando, junto com a Scania, como grandes parceiros, nesse novo modelo”, avalia Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log.

Vendas durante a Fenatran

Além do caminhão elétrico, todos os outros caminhões expostos foram comercializados ao longo dos cinco dias de evento. O novo P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, foi vendido para a MS Terraplenagem; a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, foi adquirida pela Araki Transportes.

Já o modelo RH 540 6X4 Plus foi vendido para a Transportes Borges; RH 450 6×2 Plus foi adquirido pela BSA Log Transportes; o GH 460 6X2 (gás comprimido e/ou biometano), de 650km de autonomia, foi negociado para a Bravo Serviços Logísticos; o 500 RH 6X4 Super B100 (100% biodiesel) foi negociado para a Sekalog; o 460 RH 6X2 Super foi vendido para a Jomed Transportes; 560 RH 6X4 Super foi adquirido pela JN Transportes; P 320 8X2 foi vendido para a Casa do Adubo; o semipesado de 7 litros e 280cv foi comercializado para a Elite Garcense Transportes e o 770 S 6X2 V8, Edição Especial ‘The Legend’ foi a aquisição realizada pelo cliente Pedra Brilhante.

AW Ávila Transportes comprou o R 560 6X4 XT (madeireiro) da linha off-road; e o cliente Terrabel TSL adquiriu os modelos G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT.

“Nesta edição do evento, também estamos celebrando duas marcas importantes: 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde o início das entregas, em 2019; e 20 mil unidades da gama Super registradas, em apenas dois anos de mercado. O nosso resultado no ano, de janeiro a outubro, com quase 15.500 emplacamentos e os crescimentos em participação, acima de 16t e nos pesados, comprova o ano histórico de 2024 para a marca”, salienta Nucci.

Outro sucesso de vendas no estande foi a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, que teve sua estreia na feira e vendeu quase 300 unidades.

Truck of the Year Latin America

Durante a Fenatran, a Scania recebeu o troféu Truck of the Year Latin America 2025 com o caminhão Scania R, vocacionado para o transporte rodoviário pesado. Esta é a segunda edição da versão latino-americana do International Truck of the Year (IToY). O jornalista Marcos Villela, membro representante do Brasil no IToY, coordenou a premiação. Que aliás, contou com um júri de 20 jornalistas e editores de imprensa de veículos comerciais. Esses profissionais representaram 20 publicações dos mercados mais importantes da América Latina. Assim sendo, avaliaram as inovações tecnológicas em eficiência energética, segurança e conforto para os motoristas aplicados aos caminhões nos últimos 12 meses.

Entrega do prêmio International Truck of the Year (IToY)
Entrega do prêmio International Truck of the Year (IToY)

A premiação aconteceu no estande da empresa e foi entregue a Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group, Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. Os executivos receberam o troféu das mãos de Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, empresa apoiadora.

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Renovação de frota de ônibus na RMBH ocorre com ação do Tribunal de Contas de MG, MPMG e outros órgãos

Enfim, uma notícia boa para os usuários do transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bastante inferior quando comparamos com São Paulo e Curitiba. Digo por experiência própria nas três cidades. A inferioridade da frota de ônibus da RMBH é muito grande em relação as outras duas cidades citadas, inclusive, já flaguei ônibus da região com pneus quase careca. A partir de um acordo extra-judicial entre o Governo de Minas Gerais, Ministério Pùblico de Minas Gerais, intermediação da Secretária de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceriais, da Controladoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas de Minas Gerais. O acordo também contou com a participação ativa do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano). Quantos órgãos públicos envolvidos para renovar a frota de ônibus da RMBH.

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Para a renovação da frota está sendo feita com a compra de 480 chassis de ônibus Mercedes-Benz, por meio da concessionária Minasmáquinas. As unidades são dos modelos OF e O-500, mas não foram informados qual a quantidade de cada um. Questionamos a Mercedes-Benz e quando formos respondido, vamos atualizar a reportagem. A linha OF da Mercedes-Benz é de entreda e baixo custo de aquisição, com motor dianteiro, câmbio manual e suspensão metálica. O modelo O-500 apresenta maior sofisticação, comum em São Paulo, possui motor traseiro, câmbio automático e suspensão a ar.

A Mercedes-Benz afirmou que distribuirá os ônibus para 30 empresas dos sete consórcios que atuam na região. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota.

Iniciativa do Tribunal de Contas

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público de Minas Gerais, a iniciativa do documento foi do Tribunal de Contas de MG. Devido ao horário, não conseguimos contato com o órgão, o que faremos após o feriado para atualizar o artigo.

O documento assinado prevê ainda que as empresas concessionárias da RMBH completarão o processo de renovação com a aquisição de mais 250 ônibus em 2025.

“Os chassis de ônibus estão sendo enviados de forma programada para as encarroçadoras. Nossa expectativa é receber uma média de 150 ônibus por mês já a partir de dezembro”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sintram. “Essas 600 unidades representam uma renovação de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus da RMBH. Com isso, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público”.

As empresas associadas ao Sintram operam 640 linhas em 34 municípios da RMBH. Transportam, em média, 570 mil passageiros por dia.

A Mercedes-Benz vendo o ônibus escolhido pelo cliente

“A Mercedes-Benz faz parte da nossa história, é uma marca forte e com presença destacada na Região Metropolitana e no Estado de Minas Gerais como um todo”, diz Rubens Lessa Carvalho. “Um parceiro confiável, que novamente vem evoluir com a gente nessa renovação de frota. Aliás, a Mercedes-Benz e a Minasmáquinas nos oferecem um suporte sempre disponível, assegurando uma boa manutenção e as peças de reposição necessárias, porque nossos ônibus precisam estar sempre operando. Temos metas a alcançar e contratos a cumprir. Além disso, temos um canal de atendimento com o concessionário e com a fábrica, o que reforça nosso relacionamento e parceria”.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de novamente ver nossa marca presente na renovação de frota de uma região metropolitana tão importante e referência pelo expressivo volume de passageiros. Mercado, aliás, onde temos grande participação em vendas e market share”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No compromisso das operadoras pela oferta de um serviço cada vez melhor para a população, nossos ônibus se destacam pelo conforto e segurança. Além disso, asseguram baixo custo operacional, contribuindo para a rentabilidade das empresas de ônibus”.

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A experiência de viajar em ônibus de luxo DD pelo aplicativo da Buser

Com a experiência e conhecimento que a Frota News tem com a indústria de ônibus, o Roteiro Automotivo começa uma jornada em parceria com a Buser para conhecer os roteiros e a experiência com as viagens, avaliando os ônibus, bem como as empresas prestadoras de serviço de transporte rodoviário de passageiros. O primeiro teste de viagem foi no roteiro de São Paulo para Belo Horizonte. O destino foi escolhido pela redação para a produção de pautas para um especial Roteiro Automotivo BH, que envolve sustentabilidade e iniciativas com o fretamento colaborativo.

 A saber, pelo aplicativo da Buser, escolhemos o dia e a empresa Levare, por ela ser referência em turismo de luxo. Nesta viagem, registramos os diferenciais da Levare para entender o conceito de ônibus de luxo.

Salas Vip 

Além da facilidade de comprar a passagem pelo aplicativo da Buser, embarcamos por meio de uma Sala Vip, o mesmo ocorrendo no desembarque, em Belo Horizonte. Aliás, outro diferencial é o serviço de bordo, com um rodomoço, lanches, refrigerante e água gelada durante todo o percurso. Além disso, travesseiro e coberta higienizadas e protegidas em embalagens para serem abertas pelo passageiro.

a experiência
A Sala Vip da Levare em São Paulo

Agora, vamos conhecer o ônibus da viagem, pois isso é fundamental para o conforto e segurança dos passageiros. O modelo foi um Scania K 400 6×2 com carroceria Marcopolo G8. Agora, vamos detalhar mais o veículo. 

Assista o vídeo no nosso Instagram

Chassi Scania

Vamos começar com o chassi Scania K 400, ou seja, com motor de 13 litros, 400 cv de potência e torque de 2.100 Nm, desenvolvido pela marca sueca para o segmento rodoviário de luxo. Aliás, são características técnicas que garantem desempenho e boas velocidades médias, mesmo em rodovias com topografia com muitos aclives, como é a Rodovia Fernão Dias que liga São Paulo a Belo Horizonte. O modelo estava equipado com caixa automatizada Scania Opticruise GRS 985 de 12 velocidades, o que aumenta o conforto para os passageiros e torna a viagem mais produtiva e segura para o motorista. A suspensão a ar em todos os eixos com proteção contra tombamento.  

O motorista nos contou, com orgulho, que o modelo também estava equipado com Retarder Scania. Trata-se de um sistema de freio auxiliar que aumenta de forma significativa a potência de frenagem, inclusive, as de emergência, certamente, tornando a viagem muito mais segura.  

Marcopolo Paradiso G8

Agora, vamos contar sobre a carroceria Paradiso geração 8 da Marcopolo, o padrão mais alto em carroceria de ônibus rodoviário. Esta geração foi lançada em julho de 2021, trazendo o que há de mais moderno em segurança, materiais, design, conforto e comodidade.  

Assim, vale destacar o conforto das poltronas. Elas contam com novo design tecidos e espuma, e uma estrutura totalmente redesenhada. Além disso, o sistema de reclinação conta com amortecedores de acionamento mais suave e infinitas posições. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura.

a experiência
Poltrona leito cama, com massageador e tela sensível ao toque com catálogo de filmes

Com a parede lateral mais alta, o assento da janela passa a ter apoio de braço do lado direito. No caso do modelo da Levare, 100% das poltronas são cama leito com sistema massageador com diversas funções de tipos e intensidade de massagem. Cada lugar conta uma TV com tela sensível ao toque com catálogo de filmes, além da cortina para garantir privacidade. 

Sobre a Levare 

A história da Levare Transportes começou em 2010, quando foi fundada por Sinval Célico Júnior. Ele identificou a necessidade de um serviço de transporte terrestre diferenciado para a população de sua cidade natal, São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, facilitando o deslocamento para a capital. Com a Buser como parceira, os destinos da Levare foram ampliados para muitas outras cidades e estados, como Belo Horizonte. 

Sobre a Buser Brasil 

A Buser nasceu com o propósito de fazer com que os brasileiros viajem mais e melhor. Com o fretamento colaborativo, que permite a divisão e formação de grupos de forma online, a empresa inovou e modernizou a forma de viajar pelo Brasil, com viagens custando até 60% a menos.  

A startup oferece ainda outros serviços, como a revenda de passagens em parceria com viações que atuam em rodoviária. Com mais de 11 milhões de clientes cadastrados, a Buser conta com mais de 300 empresas parceiras (entre fretadores e viações maiores), usando até 1.000 ônibus na alta temporada. A startup chega a transportar 20 mil passageiros por dia em todo o País.  

Para mais informações, acesse: www.buser.com.br.

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