A Renault Oroch foi a picape escolhida pelo Roteiro Automotivo, seção de entretenimento da plataforma Frota News, para revisitar os Chalés Senhor dos Trilhos que está em ampliação. A versão foi a Iconic 1.6, intermediária é a mais nova adição à linha de picapes da Renault. Ela traz uma combinação interessante de conforto, funcionalidade e preço.
Lançada em março de 2024, esta versão se destaca por oferecer uma série de equipamentos que a tornam uma opção atraente para quem busca uma picape intermediária com bom custo-benefício.
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A linha Oroch conta com quatro versões. A Pro (a partir de R$ 121.190), mais básica e para ambientes para rústicos. A opção seguinte é a Intense (R$ 129.580), indicada para frotistas que buscam uma imagem melhor para a empresa. A terceira opção, a Icone (R$ 132.450) é para frotistas que querem oferecer mais conforto e funcionalidade ao funcionário; e como topo da gama, há a Outsider (R$ 157.200) seria a opção para máximo conforto dentro da linha Oroch, menor consumo de combustível e maior desempenho. Esta versão é a única que vem com motor turbo 1.3 TCe 16v.

Veja no comparativo abaixo as principais diferenças entre os dois motores. Como a Frota News defende o uso do etanol como prioridade no abastecimento de veículos de frotas, uma tendência bem aceita pelos gestores de frotas por questões de descarbonização da mobilidade, apresentaremos os dados considerando o veículo abastecimento com o biocombustível.
Motor | 1.6 SCe 16V aspirado | 1.3 TCe 16v turbo |
Potência | 120 cv @ 5.500 rpm | 170 cv @ 4.500 rpm |
Torque | 159 Nm @ 4.000 rpm | 270 Nm @ 1.600-4.250 rpm |
Tipo de injeção | Indireta multiponto | Direta |
Cilindrada | 1.598 | 1.330 |
Caixa de câmbio | Manual de 6 marchas | CVT X-Tronic |
Design e Conforto
Externamente, a Oroch Iconic 1.6 mantém o design robusto característico da linha, com detalhes que conferem um toque de sofisticação, como as rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado bicolor. No interior, a picape oferece um ambiente confortável e bem equipado. Entre os destaques estão o ar-condicionado automático, vidros elétricos traseiros, sensor de chuva, e uma central multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Desempenho e Economia
Sob o capô, a Oroch Iconic 1.6 é equipada com o motor 1.6 16V SCe, que entrega até 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Este motor é acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, proporcionando uma condução eficiente e econômica. Embora não ofereça a opção de câmbio automático nesta versão, a transmissão manual é elogiada por sua capacidade de extrair o melhor desempenho do motor aspirado.
Equipamentos e segurança
A lista de equipamentos da Oroch Iconic 1.6 é bastante completa para sua faixa de preço. Além dos itens já mencionados, a picape conta com controle de cruzeiro, faróis com acendimento automático e sistema start-stop.
Para uma picape na faixa de preço dela, ela vem bem equipada de fábrica em termos dos itens de segurança: airbag duplo: AFU – assistência de frenagem de emergência; EBD – distribuição eletrônica de frenagem; ESP – controle de estabilidade; TCS – controle de tração; HSA – assistente de partida em rampa; RMI e ROM: sistema anticapotamento; CAR – travamento automático das portas com destravamento em caso de colisão; travamento de ignição eletrônica por transponder; alerta de cinto de segurança; não afivelado (motorista e passageiro); pontos de fixação Isofix para cadeiras de criança nos bancos traseiros (x2) e função de trava infantil nas portas traseiras.
A capacidade de carga em peso de 650 kg. Vale lembrar que nesta capacidade, inclui o peso do motorista e passageiros. Portanto, se a soma do peso de cinco pessoas for 380 kg, na caçamba pode transportar 300 kg de carga. Em termos de volume, a caçamba pode transportar 683 litros e conta com oito ganchos para amarração da carga.
Conclusão

A avaliação da picale Renault Oroch Iconic 1.6 foi durante a reportagem para o Roteiro Automotivo em Mairiporã, em visita ao Chalés Senhor dos Trilhos. O veículo atendeu as expectativas em conforto, como ótimo espaço interno e para os equipamentos, e, mesmo não sendo um 4×4, teve desempenho bastante satisfatório nas estradas de terra, com ótima estabilidade graças às tecnologias de segurança, como o controle de tração. No entanto, a recomendação, é que é viável investir um pouco mais e optar pela versão topo de linha devido ao seu motor 1.3 turbo, com muito mais torque e bem mais econômico. Quem sabe, a Renault não estenda este motor para mais versões.
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