quarta-feira, dezembro 11, 2024

Entenda o que é o Volvo FH Flex e porque o Grupo Potencial já comprou 10 unidades

Sem dúvida,o tema biodiesel no Brasil é polêmico e controverso. Um dos problemas é a falta de informação e conhecimento. No entanto, o biodiesel é uma das melhores soluções para a descarbonização do transporte pesado, juntamente, com o biometano. Isso é consenso. Antes de tudo, o que precisamos entender são as experiências negativas que muitos transportadores têm. A indústria de caminhões, cada vez, desenvolve caminhões para o diesel renovável, e uma delas, foi o Volvo FH Flex.  

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News 

Nós brasileiros já estamos acostumados ao termo flex,nos referindo à automóveis que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol,ou na mesma mistura dos dois em qualquer proporção. No caso do Volvo FH Flex, a solução é similar.   

Leia também: 

Resultados da Fenatran 2024 e os desafios para 2026 

Ele está pronto para ser abastecido com qualquer percentual de mistura de diesel fóssil com biodiesel, inclusive, com 100% de biodiesel renovável (B100). A tecnologia traz uma segurança para o transportador, principalmente, os que estão sendo orientados pelos seus embarcadores para transição energética com frotas com menor nível possível de emissões. Como vai funcionar na prática, vamos saber nos próximos meses, pois o modelo flex acabou de ser lançado na Fenatran 2024.

Maior planta de biodiesel no Brasil 

O Grupo Potencial, destacando-se como grande produtor de biodiesel em uma única planta no Brasil e um dos maiores do mundo. Transformou mais de nove milhões de litros de óleo de cozinha usado em biodiesel. Este processo não só reforça a importância do descarte correto de resíduos, mas também destaca a empresa como líder em inovação e sustentabilidade no mercado de biocombustíveis. 

Este grupo comprou 10 caminhões Volvo FH Flex para a sua frota. A entrega ocorreu em evento realizado na Usina, localizada na Lapa, na quinta-feira, 21. Fruto de um aporte de R$ 10 milhões, a aquisição visa atender os objetivos do grupo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. 

Opinião do cliente 

 “O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, e garante uma redução de quase 90% na emissão de gases poluentes”, comenta Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, que abrange empresas como a Potencial Combustíveis, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta. 

Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, diz que o modelo da marca concilia ganhos ambientais e flexibilidade operacional:  “O Volvo FH B100 Flex é o único veículo do mercado que pode rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel, chegando até 100% desse combustível renovável. Quando abastecido com biodiesel puro, as reduções de CO2 podem chegar a 90%. É uma alternativa já disponível e viável para um transporte de baixas emissões”, assegura. 

Nos siga no LinkedIn! 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui