Sem dúvida,o tema biodiesel no Brasil é polêmico e controverso. Um dos problemas é a falta de informação e conhecimento. No entanto, o biodiesel é uma das melhores soluções para a descarbonização do transporte pesado, juntamente, com o biometano. Isso é consenso. Antes de tudo, o que precisamos entender são as experiências negativas que muitos transportadores têm. A indústria de caminhões, cada vez, desenvolve caminhões para o diesel renovável, e uma delas, foi o Volvo FH Flex.
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Nós brasileiros já estamos acostumados ao termo flex,nos referindo à automóveis que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol,ou na mesma mistura dos dois em qualquer proporção. No caso do Volvo FH Flex, a solução é similar.
Ele está pronto para ser abastecido com qualquer percentual de mistura de diesel fóssil com biodiesel, inclusive, com 100% de biodiesel renovável (B100). A tecnologia traz uma segurança para o transportador, principalmente, os que estão sendo orientados pelos seus embarcadores para transição energética com frotas com menor nível possível de emissões. Como vai funcionar na prática, vamos saber nos próximos meses, pois o modelo flex acabou de ser lançado na Fenatran 2024.
Maior planta de biodiesel no Brasil
O Grupo Potencial, destacando-se como grande produtor de biodiesel em uma única planta no Brasil e um dos maiores do mundo. Transformou mais de nove milhões de litros de óleo de cozinha usado em biodiesel. Este processo não só reforça a importância do descarte correto de resíduos, mas também destaca a empresa como líder em inovação e sustentabilidade no mercado de biocombustíveis.
Este grupo comprou 10 caminhões Volvo FH Flex para a sua frota. A entrega ocorreu em evento realizado na Usina, localizada na Lapa, na quinta-feira, 21. Fruto de um aporte de R$ 10 milhões, a aquisição visa atender os objetivos do grupo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis.
Opinião do cliente
“O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, e garante uma redução de quase 90% na emissão de gases poluentes”, comenta Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, que abrange empresas como a Potencial Combustíveis, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta.
Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, diz que o modelo da marca concilia ganhos ambientais e flexibilidade operacional: “O Volvo FH B100 Flex é o único veículo do mercado que pode rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel, chegando até 100% desse combustível renovável. Quando abastecido com biodiesel puro, as reduções de CO2 podem chegar a 90%. É uma alternativa já disponível e viável para um transporte de baixas emissões”, assegura.
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