quarta-feira, dezembro 11, 2024

Renovação de frota de ônibus na RMBH ocorre com ação do Tribunal de Contas de MG, MPMG e outros órgãos

Enfim, uma notícia boa para os usuários do transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bastante inferior quando comparamos com São Paulo e Curitiba. Digo por experiência própria nas três cidades. A inferioridade da frota de ônibus da RMBH é muito grande em relação as outras duas cidades citadas, inclusive, já flaguei ônibus da região com pneus quase careca. A partir de um acordo extra-judicial entre o Governo de Minas Gerais, Ministério Pùblico de Minas Gerais, intermediação da Secretária de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceriais, da Controladoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas de Minas Gerais. O acordo também contou com a participação ativa do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano). Quantos órgãos públicos envolvidos para renovar a frota de ônibus da RMBH.

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Para a renovação da frota está sendo feita com a compra de 480 chassis de ônibus Mercedes-Benz, por meio da concessionária Minasmáquinas. As unidades são dos modelos OF e O-500, mas não foram informados qual a quantidade de cada um. Questionamos a Mercedes-Benz e quando formos respondido, vamos atualizar a reportagem. A linha OF da Mercedes-Benz é de entreda e baixo custo de aquisição, com motor dianteiro, câmbio manual e suspensão metálica. O modelo O-500 apresenta maior sofisticação, comum em São Paulo, possui motor traseiro, câmbio automático e suspensão a ar.

A Mercedes-Benz afirmou que distribuirá os ônibus para 30 empresas dos sete consórcios que atuam na região. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota.

Iniciativa do Tribunal de Contas

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público de Minas Gerais, a iniciativa do documento foi do Tribunal de Contas de MG. Devido ao horário, não conseguimos contato com o órgão, o que faremos após o feriado para atualizar o artigo.

O documento assinado prevê ainda que as empresas concessionárias da RMBH completarão o processo de renovação com a aquisição de mais 250 ônibus em 2025.

“Os chassis de ônibus estão sendo enviados de forma programada para as encarroçadoras. Nossa expectativa é receber uma média de 150 ônibus por mês já a partir de dezembro”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sintram. “Essas 600 unidades representam uma renovação de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus da RMBH. Com isso, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público”.

As empresas associadas ao Sintram operam 640 linhas em 34 municípios da RMBH. Transportam, em média, 570 mil passageiros por dia.

A Mercedes-Benz vendo o ônibus escolhido pelo cliente

“A Mercedes-Benz faz parte da nossa história, é uma marca forte e com presença destacada na Região Metropolitana e no Estado de Minas Gerais como um todo”, diz Rubens Lessa Carvalho. “Um parceiro confiável, que novamente vem evoluir com a gente nessa renovação de frota. Aliás, a Mercedes-Benz e a Minasmáquinas nos oferecem um suporte sempre disponível, assegurando uma boa manutenção e as peças de reposição necessárias, porque nossos ônibus precisam estar sempre operando. Temos metas a alcançar e contratos a cumprir. Além disso, temos um canal de atendimento com o concessionário e com a fábrica, o que reforça nosso relacionamento e parceria”.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de novamente ver nossa marca presente na renovação de frota de uma região metropolitana tão importante e referência pelo expressivo volume de passageiros. Mercado, aliás, onde temos grande participação em vendas e market share”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No compromisso das operadoras pela oferta de um serviço cada vez melhor para a população, nossos ônibus se destacam pelo conforto e segurança. Além disso, asseguram baixo custo operacional, contribuindo para a rentabilidade das empresas de ônibus”.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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